Futebol
19 Nov 2024 | 13:56 |
Na última segunda-feira (18), a ESPN organizou um debate com os candidatos à presidência do Flamengo, no qual os postulantes Rodrigo Dunshee, Maurício Gomes de Mattos (MGM) e Luiz Eduardo Baptista (Bap) discutiram propostas para o próximo triênio do clube. Apesar do propósito inicial, o programa, com mais de duas horas de duração, foi dominado por acusações e ataques pessoais, ofuscando a apresentação de ideias concretas.
TENSÃO E ATAQUES DIRETOS
A troca de farpas começou com Rodrigo Dunshee acusando MGM e Bap de lobby contra a compra do terreno para o estádio próprio do Flamengo. Dunshee afirmou que Maurício e aliados de Luiz Eduardo Baptista deixaram o Ginásio Hélio Maurício antes da votação que aprovou a aquisição.
“Falando especificamente de você (se referindo a MGM), nem você votou a favor do terreno do estádio, nem o Bandeira de Mello. E todo mundo sabe porque a ata de votação é pública. A gente sabe que nem você e nem os colegas do Bap votaram, foram embora. Se eu sou Flamengo e a favor do estádio, sonho da nossa Nação, está faltando 10, 20 minutos para ser votado. Eu vou embora? Isso aí para mim é a maior prova de que você está contra”, disse Dunshee.
Em resposta, MGM negou as acusações, declarou apoio ao projeto do estádio e atacou o adversário, chamando-o de “Pinóquio do mal” e “covarde”. Ele também usou um episódio recente envolvendo faixas de campanha na sede do clube para reforçar sua crítica.
“Bom, se você aprovar o que você está falando, eu realmente não vou te chamar de Pinóquio. Como você não vai provar, você é Pinóquio, porque eu entreguei um estudo de viabilização, de viabilidade econômica, financeira, para cada um dos presentes. Eu vou contra o que eu estava apresentando? Você está realmente, você é um Pinóquio. Agora, é um Pinóquio do mal, porque você utilizou a força do clube para tirar uma faixa.”
BAP E DUNSHEE ELEVAM O TOM
A rivalidade entre Bap e Dunshee também chamou atenção. Dunshee ironizou o uso de "colinha" por Bap durante o debate e classificou como "ridículo" ser chamado de mentiroso. Ele ainda exigiu que o adversário pedisse desculpas a Filipe Luís por ter comparado o técnico a um “cachorro”.
Bap respondeu afirmando que jamais se referiu a Filipe Luís dessa maneira, e chamou o oponente de mentiroso. “Não responde absolutamente nada porque não entende. Não tem planejamento, falta processo, preferência por amigos, formação de base caindo. Declínio evidente nos últimos dois anos. Ninguém chamou o Filipe Luís de cachorro. Você mente um dia sim e o outro também. Não tem conteúdo, estrutura e nem estofo para ser presidente”.
Por outro lado, Dunshee também questionou a aliança de MGM com Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, após este ter criticado a gestão atual da qual o candidato da oposição fez parte. Maurício tratou a pergunta como lamentável e chamou o vice-geral de ‘ingrato’.
MGM questionou Bap sobre de onde comandaria o clube caso fosse eleito, do Rio de Janeiro, ou em São Paulo, onde têm residência. Visivelmente irritado, Bap declarou: “É claro que eu vou morar no Rio.”
CLIMA POLARIZADO
O debate, que deveria servir como um espaço para os candidatos apresentarem suas propostas e visões para o Flamengo, terminou por ressaltar um cenário de polarização e ataques, refletindo a disputa acirrada pela liderança do clube. Resta saber como esses confrontos impactarão os sócios nas eleições marcadas para o dia 9 de dezembro.
Atletas deixaram o Mengão no meio da atual temporada, mas clube vai recompensá-los pela participação dos títulos nacional e continental
11 Dez 2025 | 14:00 |
O Flamengo viveu um ano de excelência, coroado com os títulos da Libertadores e do Brasileirão. E, mesmo com mudanças significativas no elenco ao longo da temporada, a diretoria decidiu reconhecer quem participou do percurso até as conquistas. Assim, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves, que deixaram o clube no meio do ano, receberão medalhas pelos dois títulos. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Flazoeiro.
Gerson deixou o clube pouco depois do Mundial de Clubes, embalado por boas atuações, e seguiu para o Zenit. Já o lateral-direito Wesley, peça importante no primeiro semestre, foi negociado com a Roma, dirigida por Gasperini. Matheus Gonçalves, por sua vez, rumou ao Al Ahli, da Arábia Saudita. O jovem tinha menos minutagem, era bem visto pela torcida, mas encontrou poucas oportunidades com Filipe Luís e acabou reforçando as equipes de base antes de partir.
Wesley e Gerson foram titulares em boa parte do ano, e suas saídas geraram ajustes no time. Varela consolidou-se na lateral direita, enquanto o meio-campo encontrou equilíbrio com a dupla Jorginho e Pulgar, além de Saúl como alternativa qualificada — o espanhol chegou a viver um período de titularidade.
Sem o trio, o Flamengo segue firme em busca do título da Copa Intercontinental para encerrar o ano com chave de ouro. O primeiro passo foi dado com a vitória sobre o Cruz Azul, que ainda trouxe mais uma taça ao clube: o Dérbi das Américas.
No entanto, diferentemente da Libertadores e do Brasileirão, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves não receberão medalhas referentes ao Dérbi das Américas ou ao Intercontinental, já que não integram o grupo que disputa o torneio. Para chegar à decisão contra o PSG e sonhar com o título mundial, o elenco comandado por Filipe Luís precisa superar o Pyramids na semifinal.
Atletas com passagens marcantes pelo Mengão buscam uma vaga na decisão do mata-mata e momento chama a atenção de torcedores
11 Dez 2025 | 13:00 |
Enquanto o Flamengo segue firme na busca por mais um título internacional, as semifinais da Copa do Brasil também movimentaram a quarta-feira do futebol nacional com vários nomes conhecidos da torcida rubro-negra.
No Mineirão, o Corinthians derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e abriu vantagem na semifinal da Copa do Brasil. A partida reuniu diversos ex-jogadores do Flamengo, alguns deles com atuações de destaque. Matheuzinho e Hugo Souza tiveram boa participação pelo time paulista, enquanto Gabigol entrou no segundo tempo pelo Cruzeiro, mas sem grande influência no confronto.
No entanto, o lance que mais chamou atenção envolveu Vitinho e Fabrício Bruno. Já no segundo tempo, o atacante do Corinthians aplicou uma caneta desconcertante no ex-zagueiro rubro-negro e, na sequência, finalizou para fora. Já no primeiro tempo, o camisa 15 ainda participou do lance que terminou no gol de Memphis Depay para o Timão.
O ano de 2025 continua iluminado para o torcedor do Flamengo. Depois de conquistar Libertadores e Brasileirão em um intervalo de poucos dias, o time carioca voltou a erguer mais uma taça nesta quarta-feira (10). Em Doha, no Catar, o elenco superou o Cruz Azul (MEX) por 2 a 1, avançou para a semifinal da Copa Intercontinental e levou o troféu do “Dérbi das Américas”, tornando-se o primeiro sul-americano a vencer o duelo oficial entre as regiões.
De volta ao cenário internacional, o Flamengo tem compromisso decisivo neste sábado (13), novamente em Doha. O Rubro-Negro enfrenta o Pyramids (EGI) às 14h (de Brasília), em duelo que vale vaga na final da Copa Intercontinental. Caso avance, poderá reencontrar o PSG na decisão do torneio considerado mundial pela Fifa.
Mengão não teve folga após vitória sobre o Cruz Azul, foca seus esforços na partida diante do Pyramids no Intercontinental e espera ter retorno decisivo
11 Dez 2025 | 12:00 |
O Flamengo começou a caminhada na Copa Intercontinental com o pé direito. A vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul (MEX) garantiu a classificação à semifinal e abriu o caminho para mais um objetivo internacional. Agora, o elenco volta as atenções ao duelo decisivo contra o Pyramids (EGI) e a atividade tem uma novidade importante: o retorno de Pedro.
Nesta quinta-feira (11), Filipe Luís comandou o primeiro trabalho voltado especificamente para a semifinal. O grupo rubro-negro se apresentou no CT Al Erssal às 16h no horário local, 10h em Brasília, iniciando a preparação para encarar os egípcios e contando com a volta do camisa 9 em atividades com o grupo.
A presença do Flamengo no Intercontinental vem diretamente do título da Copa Libertadores. No dia 29 de novembro, em Lima, no Peru, a equipe derrotou o Palmeiras por 1 a 0 e assegurou o direito de disputar o torneio da Fifa.
Após eliminar o Cruz Azul, o Flamengo enfrenta o Pyramids neste sábado (13), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Doha. A Rede Globo transmite a partida em TV aberta, enquanto SporTV, GETV (YouTube) e CazéTV também exibem o confronto.
Se avançar novamente, o Flamengo terá pela frente o PSG (FRA) na grande decisão da Copa Intercontinental. A final está marcada para 17 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no mesmo Estádio Ahmed bin Ali, mesmo estádio da partida diante do Cruz Azul.