Futebol

Off-Rio: Dunshee indica tratamento diferentes a sócios e Bap critica estatuto do Flamengo

Candidatos foram questionados sobre como melhorar a experiência dos torcedores do Mengão que moram longe o Rio de Janeiro; MGM não foi abordou o tema

Torcedores Off-Rio foram tema no debate entre os candidatos no Flamengo - Foto: Reprodução
Torcedores Off-Rio foram tema no debate entre os candidatos no Flamengo - Foto: Reprodução

19 Nov 2024 | 11:25 |

Icon Comentário0

A noite de segunda-feira (18) foi marcada por um debate entre os presidenciáveis do Flamengo, transmitido pela ESPN. Os candidatos Rodrigo Dunshee, apoiado por Rodolfo Landim, Luiz Eduardo Baptista (Bap), com Tostes e Pracownik, e Maurício Gomes de Mattos (MGM), apoiado por Eduardo Bandeira de Mello, discutiram diversos temas, incluindo a situação dos sócios off-Rio.


Sócios off-Rio em pauta


Maurício Gomes de Mattos, cuja chapa tem como uma de suas principais bandeiras os sócios off-Rio, não conseguiu abordar o tema durante o debate. Por outro lado, Bap recebeu a pergunta sobre o assunto devido a sorteio e aproveitou para criticar o antigo Estatuto do clube, mencionando a impossibilidade de voto remoto como um ponto de atraso.


“Esse processo eleitoral vai sendo definido estatutariamente na medida que o conselho deliberativo do clube vai buscando avanços. O Estatuto do Flamengo é antigo, 32 anos. Vem de uma época que não tinha internet, não tinha nada. E já se tem há algum tempo a intenção de que você permita o voto à distância, acesso à distância de algumas pessoas nas sessões”, inicia.

Bap ainda apontou que a atual gestão não avançou em mudanças no Estatuto que permitissem maior inclusão dos sócios off-Rio no processo eleitoral, mantendo as limitações para quem está longe do Rio de Janeiro.


“No Flamengo, isso não aconteceu de maneira mais profunda, porque este conselho diretor do clube não quis trabalhar contra um dia sim ou outro também sobre essas evoluções. De longa data, qualquer mudança estatutária, qualquer evolução foi sistematicamente barrada, engavetada e trabalhada contrariamente. A tecnologia permite. Quem é sócio e mora fora devia poder votar”, opina.

Polêmica sobre a data da eleição

MGM já havia demonstrado insatisfação com a escolha da data da eleição, marcada para uma segunda-feira, 9 de dezembro. Segundo ele, a decisão dificulta a participação de sócios off-Rio, prejudicando sua candidatura, dado seu trabalho anterior como ex-vice de Consulados e Embaixadas, que estreitou sua relação com essa base.

Bap, por sua vez, tentou justificar a escolha, argumentando que as segundas-feiras registram maior presença de sócios nas proximidades da sede da Gávea, o que justificaria a data.

“A escolha se deu, pelo que ouvi dizer, pela comissão eleitoral, de que, historicamente, a presença, ainda que pareça um contrassenso, é maior na segunda-feira do que no fim de semana. Por quê? Porque a maioria dos sócios do clube estão nas proximidades do clube. Então, é uma questão muito mais física de realidade do clube do que uma proibição a quem está morando distante”, finaliza.

Diferença no tratamento dos sócios

Durante sua fala, Rodrigo Dunshee mencionou, de forma não intencional, uma diferenciação entre os sócios residentes no Rio de Janeiro e os off-Rio. Ele destacou que os sócios do Estado podem ser prejudicados quando o Flamengo joga fora do Rio, mas reconheceu que os rubro-negros de outras regiões estão ainda mais excluídos atualmente.

“É fundamental que o Flamengo faça alguns jogos do Estadual sem prejudicar o nosso programa de Sócio-Torcedor, porque o Sócio-Torcedor compra os jogos que nós somos mandantes. Se a gente sai, a gente prejudica aqueles jogos que foram comprados, e o Sócio-Torcedor perde aquele jogo. A gente tem que estar sempre vendo como pode compensar o nosso Sócio-Torcedor, mas atender o nosso sócio off-Rio”, inicia.

Dunshee também defendeu a expansão do programa de Consulados e Embaixadas, buscando criar um sentimento de pertencimento para os off-Rio, e admitiu que essa parcela da torcida está desvalorizada no momento.

“Agora mesmo, nós temos o plano de ir para Fortaleza e fazer uma festa bacana lá com o torcedor local do Ceará. É muito importante. O Flamengo está viajando, o Flamengo está com o seu torcedor próximo dele, fazendo festas, eventos, jogos. Na minha gestão, estou ampliando o programa de Consulados e Embaixadas, que é um programa que exatamente traz um pertencimento para esse sócio que está fora do Rio de Janeiro”, continua.

Proposta de diretorias regionais

Para integrar melhor os sócios off-Rio, Dunshee propôs a criação de diretorias regionais, com representantes em diferentes partes do país para atender às necessidades e demandas desse grupo. A ideia visa fortalecer a relação entre o Flamengo e sua torcida espalhada por todo o Brasil.

“Eu estou montando diretorias regionais, porque o vice-presidente fica aqui no Rio de Janeiro, e ele fica muito distante. Estou fazendo diretorias regionais colocando um diretor regional em cada região do Brasil para estar mais próximo ainda dos torcedores. Assim, nosso compromisso é ampliar cada vez mais o programa de consulados e embaixadas com esses diretores, e cada vez mais estar viajando no Campeonato Carioca para estar próximo desse torcedor”, finaliza.

Confira o debate na íntegra



Futebol

Piada? Comentarista da ESPN diz que Flamengo perdeu força no Maracanã

Analista diz que obras feitas no estádio e elitização com aumentos excessivos do valor de ingressos eliminaram clima hostil do Mengão

Jornalista da ESPN garante que Flamengo no Maracanã não oferece clima hostil a adversários - Foto: Reprodução/Flamengo
Jornalista da ESPN garante que Flamengo no Maracanã não oferece clima hostil a adversários - Foto: Reprodução/Flamengo

16 Set 2025 | 15:14 |

Icon Comentário0

O jornalista André Galindo, da ESPN, levantou debate ao analisar o atual clima do Maracanã, especialmente nos jogos do Flamengo. Para o comentarista, o estádio perdeu parte da atmosfera intimidadora que marcou épocas anteriores.


André Galindo, da ESPN: "No Maracanã antigo, o Flamengo botava medo, hoje não bota mais"


Segundo Galindo, o Novo Maracanã não impõe mais respeito aos adversários da mesma forma que o antigo. Ele lembrou que, no passado, a pressão da torcida rubro-negra fazia diferença dentro de campo, algo que hoje estaria enfraquecido.


“O Flamengo do Novo Maracanã é “mi casa, su casa”. Não existe clima hostil. No Maracanã antigo, o Flamengo botava medo, hoje não bota mais. O único estádio que consegue ter clima hostil no Rio é São Januário. Tirando isso, ninguém consegue”, declarou.

CRÍTICAS À TORCIDA ORGANIZADA


O jornalista também direcionou críticas à falta de sincronia das torcidas organizadas. Na visão dele, a ausência de unidade prejudica o ambiente nas arquibancadas, antes considerado um dos mais fortes da América do Sul.

“O Flamengo hoje em dia não bota medo em ninguém no estádio. A torcida não canta, as organizadas não cantam juntas, é uma desorganização. No Maracanã antigo, sim, a torcida antiga do Flamengo dava medo, hoje em dia não dá medo em ninguém”, completou.

CRÍTICA SEM SENTIDO

Na análise, contudo, Galindo não levou em consideração pontos importantes: O Flamengo segue ao lado do Mirassol como a única equipe invicta em casa no Brasileirão de 2025. Após duelo contra o São Paulo no Brasileirão, o técnico do tricolor, Hernán Crespo, chegou a dar ‘graças a Deus’ que não enfrentaria novamente o Mais Querido no Maracanã.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Apesar das críticas, o Maracanã será palco de mais uma decisão. Na próxima quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), o Flamengo recebe o Estudiantes (ARG) pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.


Futebol

Flamengo deve ter reforços para duelo com Estudiantes pela Libertadores

Jogadores devem retornar ao time titular do Mengão no Maracanã, enquanto Jorginho e Alex Sandro seguem como desfalques para o duelo decisivo

Bruno Henrique e Varela devem reforçar o Flamengo contra o Estudiantes no Maracanã, enquanto Jorginho e Alex Sandro seguem fora por lesões - foto: reprodução
Bruno Henrique e Varela devem reforçar o Flamengo contra o Estudiantes no Maracanã, enquanto Jorginho e Alex Sandro seguem fora por lesões - foto: reprodução

16 Set 2025 | 15:04 |

Icon Comentário0

O Flamengo deve ter reforços para o confronto desta quinta-feira (17), às 21h30, contra o Estudiantes, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O atacante Bruno Henrique e o lateral Varela são os principais nomes que devem voltar à equipe após desfalques no último domingo (14), diante do Juventude, pelo Campeonato Brasileiro.


Bruno Henrique retoma a equipe após sentir dores e passar por um controle de carga, enquanto Varela, que voltou da Data Fifa com pubalgia, treinou normalmente nesta terça-feira (16) e deve ser relacionado para a partida.


DESFALQUES CONFIRMADOS


Apesar dos retornos, o Flamengo ainda terá baixas importantes. O meia Jorginho sofreu um edema muscular na coxa esquerda e não enfrentará o Estudiantes. Já Alex Sandro continua tratando uma lesão na panturrilha esquerda.

Além deles, o volante Pulgar está na fase final de recuperação da cirurgia no pé direito e terá pelo menos duas semanas de treinamento fisioterápico antes de se reintegrar ao elenco.


PROVÁVEL ESCALAÇÃO

A provável formação do Flamengo para o confronto conta com: Rossi; Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Saúl, De La Cruz, Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.



Futebol

José Boto, do Flamengo, ironiza sobre Fair Play Financeiro: “nem sabem…”

Diretor do Mengão cobrou a CBF pela instauração do sistema para impedir que clubes gastem mais do que arrecadam e faz comparação com uma casa

José Boto diz que muitos não entendem o que é a medida do Fair Play Financeiro - Foto: Reprodução/Flamengo
José Boto diz que muitos não entendem o que é a medida do Fair Play Financeiro - Foto: Reprodução/Flamengo

16 Set 2025 | 14:08 |

Icon Comentário0

As discussões sobre a implementação do fair play financeiro no futebol brasileiro continuam movimentando os bastidores. Desta vez, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, voltou a cobrar a CBF pela efetivação do sistema no país.


José Boto, do Flamengo, ironiza: "Fair play financeiro é algo que todos nós deveríamos fazer em casa"


As pessoas falam muito de fair play financeiro, mas muitas vezes não sabem o que é. Fair play financeiro é algo que todos nós deveríamos fazer em casa: não gastar mais do que temos. O problema é que alguns clubes fazem uma competição desleal, gastam dinheiro que não têm e deixam dívidas em aberto, inclusive com jogadores contratados há quase dois anos”, afirmou, em entrevista ao Uol.


Boto destacou ainda que, em casos envolvendo clubes europeus, a Fifa adota punições rígidas, e defendeu que a mesma postura seja aplicada no Brasil: “Quando são clubes da Europa, como Leixões ou Estrela Amadora, a Fifa já aciona e eles não podem inscrever ninguém até pagarem. Isso tem que ser feito aqui também, senão é concorrência desleal”, completou.

FLAMENGO TAMBÉM COBRA O INTERNACIONAL


Além do debate sobre o fair play, o Flamengo também está ativo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF. O clube cobra o Internacional pelo não pagamento da compra de Thiago Maia, feita em 2024. O acordo foi de 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões), divididos em dez parcelas. Porém, quase dois anos depois, o volante já consolidado em Porto Alegre, o Rubro-Negro ainda não recebeu os valores devidos.

O QUE É O FAIR PLAY FINANCEIRO?

O fair play financeiro é um conjunto de regras que visa equilibrar as contas dos clubes, impedindo que gastem mais do que arrecadam e evitando endividamentos excessivos. O Flamengo, que há anos trabalha com responsabilidade em seus investimentos, é um dos defensores da medida. Por outro lado, clubes como Corinthians, Atlético-MG e Botafogo poderiam enfrentar dificuldades em se adequar ao sistema.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Probabilidade aponta grande chance de título brasileiro do Flamengo – confira
Futebol

Probabilidade aponta grande chance de título brasileiro do Flamengo – confira

16 Set 2025 | 14:02

Icon Comentário0
Rossi projeta Flamengo x Estudiantes nas quartas da Libertadores
Futebol

Rossi projeta Flamengo x Estudiantes nas quartas da Libertadores

16 Set 2025 | 13:39

Icon Comentário0
Flamengo anuncia transmissão grátis do Mundial de basquete da FIBA; confira jogos
Futebol

Flamengo anuncia transmissão grátis do Mundial de basquete da FIBA; confira jogos

16 Set 2025 | 13:43

Icon Comentário0