Futebol

DORIVAL SE DEFENDE DE POLÊMICA NA COPA AMÉRICA: "NUNCA PARTICIPEI DE RODINHA DE JOGADORES"

O treinador levou uma surra de críticas por conta do episódio antes da disputa de pênaltis contra o Uruguai

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

08 Jul 2024 | 16:40 |

Icon Comentário0

O técnico Dorival Júnior ressaltou que não fica no meio da rodinha de jogadores antes de decisões por pênaltis. O treinador se defendeu da polêmica criada com a eliminação da seleção brasileira na Copa América. Após a derrota nas penalidades para o Uruguai, viralizou nas redes sociais um recorte da transmissão do jogo que mostra o comandante fora da rodinha dos atletas, aparentemente "escanteado".


Dorival se justificou que não participa das rodinhas porque não quer incomodar os jogadores. Ele afirmou que intervém caso ache necessário diante de nervosismo ou tranquilidade exacerbados, mas frisou que não foi o caso. O elenco vinha treinando pênaltis nos dias anteriores ao duelo do mata-mata.


O técnico também destacou que já tinha falado com alguns atletas em particular e que gosta de deixar o grupo confortável. Ele também contou que foi chamado pelo quarto árbitro para retirar um nome da lista de batedores, já que o Uruguai tinha um jogadora menos por expulsão.


Por fim, Dorival lamentou as críticas que avaliou como maldosas à sua postura pela repercussão da cena. O comandante brasileiro pediu respeito e citou covardia em comentários sem "ouvir o outro lado".

Nas campanhas do bicampeonato da Copa do Brasil, o técnico de 62 não participou da rodinha dos jogadores em duas decisões por pênaltis quando esteve à frente de clubes. Ele adotou certa distância tanto na final da edição de 2022 contra o Corinthians, comandando o Flamengo, como no duelo das oitavas de final no ano passado contra o Sport, treinando o São Paulo — ambos os times viriam a se sagrar campeões.


O que Dorival disse sobre o tema?

"É lamentar porque as pessoas fazem uma avaliação de uma foto, de um gesto, de uma palavra, de uma atitude... Só peço que exista respeito a todos os profissionais. Acho que sempre entendi que jornalismo tem que ouvir os dois lados, fui pego de surpresa na entrevista [ao ser questionado sobre o tema], não sabia o que tinha acontecido. Quando atleta, sempre participei de algumas decisões de pênaltis, ficava sempre um pouco afastado, mas junto com o grupo, ouvia aquele debate inicial mas tentava me concentrar, havia treinado para bater, queria estar concentrado e acima de tudo tranquilo.

Nunca participei de rodinhas porque não quero incomodar jogadores num momento desse. Caso eu sinta que o grupo esteja nervoso ou muito tranquilo, natural que tenha que intervir. Não foi o caso, estavam muito focados, eu já havia dito alguma coisa com jogadores em particular, estava procurando o Alisson para ter uma conversa mais detalhada.

O 4º arbitro havia me chamado, pedindo que fizesse o corte de uma atleta porque o Uruguai havia tido um expulso. Retornei porque não sabia o número da camisa do Arana, não tinha certeza, estava tentando encontrar ele para ver o número, mas não participo de roda. Em outros clubes nunca fiz isso, quero que eles se sintam confortáveis, confiantes, que estejam tranquilos, concentrados e façam o que fizeram no treinamento. Não foi só no dia anterior, vínhamos com frequência.

Infelizmente, as tomadas de posições, os comentários que foram feitos, maldosos, levianos, sem nexo nenhum e sem conhecer o outro lado da moeda. Lamento muito por tudo isso, não são digno dos profissionais, nos respeitem daqui desse lado, é o mínimo que possam ter. Foram levianos ao extremo e até usaram de uma certa covardia, mas passo por cima, estou olhando lá na frente e pensando o que podemos fazer para melhorarmos para as Eliminatórias"


Futebol

Flamengo x Madureira: onde assistir, horário e escalações da semifinal do Carioca

Saiba todos os detalhes do confronto de ida da semifinal do Estadual, incluindo as opções de transmissão ao vivo e arbitragem definida

Flamengo e Madureira iniciam a disputa por uma vaga na final do Carioca com transmissão exclusiva na TV fechada e internet - foto: reprodução
Flamengo e Madureira iniciam a disputa por uma vaga na final do Carioca com transmissão exclusiva na TV fechada e internet - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 19:00 |

Icon Comentário0

A disputa por uma vaga na grande final do Campeonato Carioca começa neste domingo (22) para Flamengo e Madureira. As equipes se enfrentam a partir das 20h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal. O duelo coloca frente a frente o atual campeão brasileiro e da Libertadores contra a surpresa da competição estadual.


ONDE ASSISTIR AO JOGO


Para o torcedor que deseja acompanhar a partida em tempo real, as opções serão exclusivas de canais fechados e internet. O jogo não será transmitido na TV aberta. A exibição ficará a cargo do SporTV (TV por assinatura) e do Premiere (pay-per-view). Além disso, haverá transmissão online através da GE TV, no YouTube, garantindo o acesso via streaming.


PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Para o confronto deste domingo, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo a seguinte formação, com algumas dúvidas no setor defensivo e ofensivo: Andrew; Emerson Royal, Vitão, Danilo, Ayrton Lucas, Evertton Araújo, De La Cruz, Luiz Araújo (Carrascal), Plata, Lino e Bruno Henrique. 


A provável escalação do Madureira para tentar surpreender o Flamengo é: Neguete; Cauã Coutinho, Marcão, Jean Vianna e Julião; Rodrigo Lindoso, João Fubá e Juninho; Everton, Jacó e Geovane Silva.

ARBITRAGEM DEFINIDA
  • Árbitro: Lucas Coelho Santos
  • Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Thayse Marques Fonseca
  • VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho


Futebol

Athletic-MG anuncia a contratação de Alex, ex-meia do Flamengo

Técnico aos 48 anos assume o Esquadrão de Aço após o rebaixamento no Estadual e terá a missão de guiar o clube em sua estreia na segunda divisão nacional

Anunciado neste sábado, Alex terá a missão de comandar o Athletic na Série B e na Copa do Brasil - foto: reprodução
Anunciado neste sábado, Alex terá a missão de comandar o Athletic na Série B e na Copa do Brasil - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 18:39 |

Icon Comentário0

O Athletic Club definiu neste sábado (21) o nome de seu novo comandante para a sequência da temporada. Alex de Souza, ex-meia de 48 anos e ídolo de grandes clubes do futebol brasileiro e internacional, é o novo treinador da equipe de São João del-Rei.


Ele chega para ocupar a vaga deixada pelo português Rui Duarte, que foi desligado do cargo após a campanha que culminou no rebaixamento do time no Campeonato Mineiro. Alex terá a responsabilidade de liderar o projeto do clube em um ano de calendário cheio, com foco na recuperação da confiança do elenco e no desempenho em competições nacionais.


ESTREIA IMEDIATA MARCADA


O novo treinador não terá muito tempo para adaptação. O calendário impõe um desafio imediato: a estreia de Alex à frente do Athletic está marcada para o dia 4 de março. Na ocasião, a equipe mineira viaja até o Espírito Santo para enfrentar o Rio Branco, em duelo decisivo pela primeira fase da Copa do Brasil.

Além do torneio mata-mata, o grande foco do trabalho será a disputa da Série B do Brasileirão. Será a primeira vez na história que o clube participará da segunda divisão nacional. O primeiro compromisso na competição será contra a Ponte Preta, jogando em casa. Para auxiliar nesta missão, chegam junto com Alex os auxiliares João Paulo Cavalcanti e José Roberto Lucini.


ÍDOLO NOS GRAMADOS

Como jogador, Alex construiu uma carreira brilhante, sendo revelado pelo Coritiba e acumulando passagens vitoriosas por Palmeiras e Cruzeiro, além de se tornar uma lenda no Fenerbahçe, da Turquia. Alex também teve uma passagem sem sucesso pelo Flamengo em 1999. 


Futebol

Ex-Flamengo, Vini Jr marca, mas Real Madrid perde para o Osasuna na La Liga

Atuando fora de casa, equipe merengue é superada por 2 a 1 no El Sadar; brasileiro balança as redes novamente após episódio de racismo

Mesmo com gol de Vini Jr, Real Madrid tropeça no Espanhol e pode perder a liderança para o Barça - foto: reprodução
Mesmo com gol de Vini Jr, Real Madrid tropeça no Espanhol e pode perder a liderança para o Barça - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 18:00 |

Icon Comentário0

Real Madrid sofreu um duro golpe na disputa pelo título do Campeonato Espanhol neste sábado (21). Em partida válida pela 25ª rodada de La Liga, o clube merengue foi até Pamplona e acabou derrotado pelo Osasuna por 2 a 1, no Estádio El Sadar.


O brasileiro Vinicius Júnior chegou a empatar o confronto, mantendo sua excelente fase artilheira, mas não foi suficiente para evitar o revés da equipe comandada por Álvaro Arbeloa. Os donos da casa construíram o resultado com gols de Budimir e Raúl García, impondo ao gigante da capital uma derrota que pode custar caro na classificação geral.


EMPATE MARCADO POR VINI JR


O momento de destaque do Real Madrid na partida ocorreu aos 27 minutos da etapa final. Quando o placar apontava 1 a 0 para o adversário, o uruguaio Federico Valverde avançou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a pequena área. Com oportunismo, Vini Jr se atirou na bola para empurrar para o fundo das redes e igualar o marcador momentaneamente.

No entanto, a reação parou por aí. O Osasuna, empurrado por sua torcida, conseguiu retomar a vantagem com um golaço de Raúl Garcia e selar a vitória, frustrando os planos dos visitantes de somarem pontos fora de casa.


FASE ARTILHEIRA DO 'MALVADEZA'

O gol anotado neste sábado confirma o momento decisivo vivido pelo Cria do Flamengo. Vini Jr balançou as redes nas últimas quatro partidas consecutivas do Real Madrid: marcou contra o Rayo Vallecano, fez dois contra a Real Sociedad, deixou sua marca contra o Benfica e agora contra o Osasuna.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atacante da Inter de Milão revela quase acerto com o Flamengo: "Estava tudo certo"
Futebol

Atacante da Inter de Milão revela quase acerto com o Flamengo: "Estava tudo certo"

21 Fev 2026 | 16:35

Icon Comentário0
Flamengo já perdeu o mesmo número de seis meses da temporada 2025
Futebol

Flamengo já perdeu o mesmo número de seis meses da temporada 2025

21 Fev 2026 | 16:31

Icon Comentário0
Flamengo defende retrospecto histórico contra Madureira na semifinal do Carioca
Futebol

Flamengo defende retrospecto histórico contra Madureira na semifinal do Carioca

21 Fev 2026 | 16:10

Icon Comentário0