
Futebol
|
Se para o Mirassol disputar o Campeonato Brasileiro será uma experiência inédita, o mesmo não se pode dizer de David Braz. Aos 37 anos, o zagueiro está prestes a disputar a competição pela 18ª vez na carreira, consolidando sua trajetória no futebol nacional.
Natural de Guarulhos, Braz iniciou sua jornada no início dos anos 2000, passando por todas as categorias de base do Palmeiras até se profissionalizar. Desde então, acumulou conquistas expressivas, incluindo o Brasileirão de 2009 pelo Flamengo e a Libertadores de 2023 pelo Fluminense, além de nove títulos estaduais em quatro estados diferentes: tricampeão Paulista e Carioca, bicampeão Gaúcho e campeão Baiano.
Protagonista no título do Flamengo em 2009
A estrela de David Braz brilhou intensamente no Brasileirão de 2009. Após retornar ao Brasil, vindo do Panathinaikos (GRE), o zagueiro foi peça-chave na campanha do título do Flamengo. Na última rodada, contra o Grêmio, marcou o gol de empate, que pavimentou a virada e encerrou um jejum de 17 anos sem a taça.
“Foi uma das melhores sensações do mundo. Inesquecível essa data: 6 de dezembro de 2009. Qualquer jogador sonha em atuar em um estádio lotado e marcar um gol decisivo. Nossa equipe não estava bem no jogo, mas reagiu com aquele gol, e até hoje sou lembrado por isso”, recordou.
“Foi uma grande conquista, ao lado de Adriano Imperador, Petkovic, Léo Moura e Ronaldo Angelim. Até hoje, torcedores do Flamengo me abordam e agradecem por aquele gol, que considero o mais importante da minha carreira”, completou o zagueiro.
Após a passagem pelo Flamengo, David Braz vestiu a camisa do Santos, onde passou a maior parte de sua carreira. Após uma breve passagem pelo Sivasspor, da Turquia, o zagueiro passou ainda pelo Grêmio e pelo Fluminense, onde foi campeão da Libertadores em 2023.
Rubro-Negro enfrenta venezuelanos nesta quarta (28) com a vaga nos mata-matas da Libertadores 2025 em jogo da vida na competição
|
O Flamengo entra em campo pressionado, mas com boas razões para confiar no resultado. Só a vitória interessa para não depender de ninguém na busca pela vaga nas oitavas de final da Libertadores. A partida marca o reencontro com o Deportivo Táchira, velho conhecido da torcida rubro-negra.
Flamengo e Deportivo Táchira já se enfrentaram três vezes na história da Libertadores, e o clube carioca venceu todas. Foram nove gols a favor e apenas dois sofridos — uma média de três gols por jogo para o time da Gávea. A primeira vez que os clubes se cruzaram foi em 1991, na fase de oitavas de final. No jogo de ida, na Venezuela, o Fla venceu por 3 a 2, com três gols de Gaúcho. Na volta, um atropelo: 5 a 0 no Maracanã, com gols de Marcelinho Carioca (2), Gaúcho, Zinho e Marquinhos.
Com quatro gols marcados naquele mata-mata, Gaúcho é até hoje o maior goleador do confronto entre Flamengo e Deportivo Táchira. Marcelinho Carioca vem em seguida, com dois. Na estreia da atual edição da Libertadores, Flamengo e Táchira se enfrentaram na Venezuela. Mesmo com atuação abaixo, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol de Juninho. A viagem complicada, com problemas na entrada do elenco no país, influenciou na performance do time.
Naquela noite, Filipe Luís escalou o Flamengo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar e De la Cruz; Luiz Araújo, Michael, Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Juninho saiu do banco para garantir os três pontos. O Flamengo carrega uma invencibilidade contra todos os clubes venezuelanos na história da Libertadores. São 11 jogos e 11 vitórias. Além do Táchira, vitórias sobre Caracas, Maracaibo, Minervén e Universidad de Los Andes compõem a lista.
Confira a sequência invicta do Flamengo contra times da Venezuela na Libertadores:
Universidad de Los Andes 0 x 3 Flamengo (1984)
Flamengo 2 x 1 Universidad de Los Andes (1984)
Deportivo Táchira 2 x 3 Flamengo (1991)
Flamengo 5 x 0 Deportivo Táchira (1991)
Flamengo 8 x 2 Minervén (1993)
Minervén 0 x 1 Flamengo (1993)
Flamengo 3 x 1 Maracaibo (2007)
Maracaibo 1 x 2 Flamengo (2007)
Caracas 1 x 3 Flamengo (2010)
Flamengo 3 x 2 Caracas (2010)
Deportivo Táchira 0 x 1 Flamengo (2025)
O confronto entre Flamengo e Táchira costuma ser movimentado. Dos três jogos já disputados, dois terminaram com cinco gols. Somando os três, foram 11 gols no total — média de 3,7 por jogo. Mesmo já eliminado, o Deportivo Táchira não deve facilitar. O técnico do time prometeu entrega total, mesmo sabendo que o clube se despede da Libertadores 2025 nesta rodada.
A equipe russa definiu os termos para aceitar propostas pelo jogador que está na mira do Mais Querido para a próxima janela de transferências
|
O Flamengo demonstrou interesse em Esequiel Barco, meia do Spartak Moscou (RUS). No entanto, a equipe russa não deseja vender o jogador no momento, mas aceita ouvir propostas de outros clubes pelo atleta. Assim, é possível que o Mais Querido faça uma investida no ex-River Plate.
Segundo informações do jornalista Maxim Nikitin, a direção do Spartak Moscou não pretende deixar Esequiel Barco sair da equipe russa, mas que está disposta a ouvir propostas pelo meia.
Assim, segundo informações da jornalista Raisa Simplicio, para que o Flamengo consiga contratar Esequiel Barco teria que desembolsar cerca de 16 milhões de euros (R$ 102 milhões) ao Spartak Moscou (RUS).
Esequiel foi revelado pelo Independiente e deixou o clube em 2018, quando seguiu para o Atlanta United (EUA). Inclusive, no time norte-americana, ele foi companheiro de Luiz Araújo em 2021. Logo depois, Barco foi emprestado ao River Plate, onde atuou por três temporadas , até seguir para o Spartak, em 2024/25.
Enquanto a diretoria rubro-negra segue na busca por um meia, o elenco do Flamengo segue focado nos próximos compromissos da temporada. O Mais Querido encara o Deportivo Táchira nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Maracanã, pela Libertadores.
Com oito pontos e empate com a LDU na classificação, Mengão precisa vencer para avançar de fase na Copa Libertadores de 2025
|
Nesta quarta-feira (28), o Flamengo disputa uma partida decisiva no Maracanã pela última rodada do Grupo C da Copa Libertadores. O confronto contra o Deportivo Táchira, da Venezuela, acontece às 21h30 (horário de Brasília) e pode selar a classificação da equipe carioca para as oitavas de final do torneio.
Com oito pontos somados — fruto de duas vitórias, dois empates e uma derrota — o Rubro-Negro ocupa a segunda posição da chave, empatado com a LDU de Quito, que enfrenta o líder Central Córdoba no mesmo horário. Já o time venezuelano, sem nenhum ponto conquistado até o momento, chega ao Rio de Janeiro apenas para cumprir tabela.
DECISÃO PARA O FLAMENGO
Vindo de uma vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, fora de casa, no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo chega com moral elevada para o confronto decisivo. Mesmo com alguns desfalques no elenco, o time carioca conta com o apoio da torcida no Maracanã e busca confirmar o favoritismo diante dos venezuelanos.
A provável escalação do Flamengo conta com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Gerson (Allan) e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique (Michael) e Pedro. Já o Táchira deve iniciar com: Jesús Camargo; Rosales, Boscan, Quintero, Maidana e Calzadilla; Fioravanti (Requena), Cova e Saggiomo; Jesús Duarte e Bryan Castillo (Cano).
TRANSMISSÃO DA PARTIDA
A partida será transmitida ao vivo na TV Globo, na ESPN (canal fechado) e na plataforma de streaming Disney+. A expectativa é de casa cheia no Maracanã, com a torcida apoiando o Mais Querido do início ao fim. A definição da vaga nas oitavas da Libertadores promete emoção até o apito final.