
Extra Flamengo
|
Foi protocolado na Câmara Municipal de Anápolis um projeto de autoria do vereador Luzimar Silva, que busca instituir a Política Municipal “Vini Jr” de combate ao racismo nos estádios, ginásios e arenas esportivas da cidade. O projeto visa transformar esses espaços em locais acolhedores para toda a comunidade esportiva, com ações focadas na educação e no combate ao racismo.
A proposta prevê a realização de campanhas educativas contra o racismo durante os intervalos ou antes de eventos esportivos e culturais. Essas campanhas seriam veiculadas por meios de grande alcance, como telões, alto-falantes, murais, panfletos, outdoors, entre outros.
Além disso, o projeto busca divulgar políticas públicas voltadas ao atendimento das vítimas de condutas discriminatórias, com foco nas pessoas que sofreram racismo.
Em caso de denúncias ou manifestações reconhecidas de comportamento racista durante a partida, o projeto também propõe a interrupção do evento, sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição.
Ações adicionais
O projeto prevê, ainda, ações facultativas que podem ser realizadas nos estados, ginásios e arenas, tais como:
– Instrução de funcionários e prestadores de serviços sobre as condutas combatidas pela lei.
– Criação e divulgação de medidas de acolhimento e assistência ao denunciante de condutas racistas.
– Encerramento total da partida em caso de comportamento racista praticado por um grupo de pessoas ou reincidência de racismo, com aplicação das sanções pertinentes.
Protocolo de Combate ao Racismo
O vereador Luzimar Silva, autor da proposta, sugere a criação de um "Protocolo de Combate ao Racismo" nos estádios e arenas, que seguirá os seguintes passos, caso seja convertido em lei:
– Qualquer cidadão poderá informar autoridades presentes sobre condutas racistas.
– A autoridade informará imediatamente ao organizador do evento e ao delegado da partida, se houver, além do Ministério Público e da Polícia Civil de Goiás.
– O organizador ou delegado solicitará ao árbitro a interrupção do jogo, conforme estipulado pela lei.
– A interrupção durará o tempo necessário até que as atitudes racistas cessem.
– Caso haja reincidência ou ações conjuntas de torcedores, o organizador ou delegado poderá decidir pelo encerramento da partida.
Autoridades envolvidas
Entre as autoridades competentes para a aplicação do protocolo estão policiais militares, guardas civis, bombeiros e funcionários de segurança dos estabelecimentos esportivos.
A lei também prevê a possibilidade de regulamentação futura, mas sem um prazo determinado.
Tramitação da proposta
A proposta passará pela leitura em plenário e, após isso, seguirá para as comissões técnicas do Legislativo Municipal. Se obtiver aprovação, passará por duas votações no plenário e, se aprovada, será enviada para sanção ou veto do Executivo.
Por que Vinícius Júnior?
Na justificativa do projeto, o vereador Luzimar Silva cita a trajetória de Vinícius Júnior, cria do Flamengo e atual melhor jogador do mundo pela FIFA. O vereador destaca que, apesar de seu sucesso, Vinícius enfrentou episódios de racismo, especialmente na Espanha, onde sofreu ofensas raciais durante as partidas.
A resistência de Vinícius Júnior em denunciar tais práticas o transformou em um símbolo global na luta contra o racismo. O jogador não só inspirou milhões, mas também alertou para a necessidade urgente de políticas públicas que promovam respeito e igualdade nos ambientes esportivos.
O tenista Muller foi quem eliminou João Fonseca na estreia do brasileiro na competição e falou sobre estar aproveitando o Rio de Janeiro e o Mais Querido
|
Neste domingo (23) acontece a final de simples do Rio Open, que não terá nenhum brasileiro. No entanto, haverá um 'representante' do Flamengo. Isso porque, Alexandre Muller, tenista francês, apareceu com um boné do Mais Querido em coletiva.
"Eu fiquei mal pelo torneio, porque derrotei a superestrela (João Fonseca). Na semifinal, ele veio para a minha partida, e ninguém olhava para o jogo. Todos estavam falando sobre o João. Para mim, tem sido uma semana excelente no Rio. A competição é fantástica. Todos foram bacanas comigo. Uma criança me presenteou com o boné do Flamengo, e achei legal", disse o francês.
Muller chegou ao Rio Open como número 60 do mundo. Mesmo sendo algoz de João Fonseca, o francês não ganhou a antipatia dos torcedores brasileiros. A comemoração que faz nas vitórias, ao esfregar os braços como se sentisse frio, foi inspirada em Cole Palmer, jogador do Chelsea (ING).
Após derrotar o argentino Francisco Comesana e garantir vaga na final do Rio Open, Muller ainda arranhou uma frase em português: " Eu falei “olá, Rio” e nem sei se foram as palavras certas ou não", comentou, aos risos.
Muller enfrenta o argentino Sebastián Báez, número 31 do mundo. Báez defende os pontos do título do ano passado. Para levar o bi, porém, precisará superar o retrospecto positivo de Muller contra os argentinos. Até o momento, o francês venceu 15 jogos e perdeu apenas uma vez.
Equipe merengue supera adversário com gols de Modric e Vinícius Júnior, ex-Mengão e se prepara para desafios na Copa do Rei
|
Neste domingo (23), o Real Madrid enfrentou o Girona no Santiago Bernabéu buscando retomar a liderança do Campeonato Espanhol. Com uma atuação segura, a equipe comandada por Carlo Ancelotti garantiu uma vitória por 2 a 0, com gols de Luka Modric e Vinícius Júnior.
O time da capital abriu o placar ainda na primeira etapa com Modric, que aproveitou um rebote na entrada da área para marcar. Na segunda metade do jogo, Vinícius Júnior ampliou o marcador, assegurando os três pontos para os merengues diante da torcida.
REAL MADRID IGUALA PONTUAÇÃO DO BARCELONA, MAS SEGUE NA VICE-LIDERANÇA DE LA LIGA
Com o resultado, o Real Madrid chegou aos 54 pontos, a mesma pontuação do Barcelona. No entanto, devido ao saldo de gols, a equipe catalã segue na liderança da competição. O Girona, por sua vez, permaneceu na 12ª colocação com 31 pontos.
A disputa pelo topo da tabela segue acirrada, com Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid brigando pelo título nacional. Os madridistas precisam seguir pontuando para tentar assumir a liderança nas próximas rodadas.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS: REAL MADRID ENFRENTA O BETIS NA LIGA E A REAL SOCIEDAD NA COPA DO REI
O próximo desafio do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol será contra o Real Betis, fora de casa, no sábado (1), em busca de mais uma vitória para seguir na briga pela ponta da tabela. Enquanto isso, o Girona recebe o Celta de Vigo no mesmo dia.
No meio da semana, os merengues terão um compromisso importante pela Copa do Rei. Na quarta-feira (26), o time de Ancelotti viaja para encarar a Real Sociedad, pelo jogo de ida da semifinal do torneio, às 17h30 (horário de Brasília). O duelo promete ser decisivo para as pretensões do clube na temporada.
Ex-defensor do Mais Querido lamentou a queda do Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro e fez um forte desabafo após queda
|
Durante entrevista coletiva realizada no sábado (22), Fabrício Bruno,ex-Flamengo, não escondeu sua frustração após a eliminação do Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro. O defensor destacou que a campanha ficou aquém das expectativas e expressou seu sentimento de vergonha diante dos resultados.
"O sentimento é de tristeza, de vergonha pela campanha que foi feita. A gente trabalha sério no dia a dia e acaba que a primeira fase foi abaixo em resultado e performance. Ainda mais pelo investimento e o time montado. Não fizemos um mau jogo hoje e o time tem demonstrado crescimento. Tivemos duas oportunidades, mas o goleiro foi feliz. No último lance, o Cássio fez a defesa de pênalti, mas o América foi mais eficiente", disse o jogador.
CRUZEIRO CAI NOS PÊNALTIS APÓS DOIS EMPATES CONTRA O AMÉRICA-MG
O duelo entre Cruzeiro e América-MG foi marcado pelo equilíbrio. No primeiro confronto, as equipes empataram por 1 a 1, resultado que se repetiu no jogo da volta. Com isso, a decisão da vaga na final foi definida nos pênaltis, onde o América-MG levou a melhor ao vencer por 4 a 2.
GABIGOL MARCA, MAS CRUZEIRO NÃO CONSEGUE A CLASSIFICAÇÃO PARA A FINAL
Além de Fabrício Bruno, outro ex-jogador do Mengão que faz parte do elenco do Cruzeiro é Gabigol. O atacante conseguiu balançar as redes nos dois jogos da semifinal, tanto no Mineirão quanto na Arena Independência, mas seus gols não foram suficientes para garantir a classificação da equipe celeste. Com a eliminação do Cruzeiro, a final do Campeonato Mineiro será disputada entre América-MG e Atlético-MG.
FLAMENGO CONQUISTA A TAÇA GUANABARA COM GOLEADA SOBRE O MARICÁ
Enquanto Fabrício Bruno lamenta a eliminação, os jogadores do CRF comemoram mais um título na temporada. No último sábado (22), o Rubro-Negro venceu o Maricá por 5 a 0, garantindo a conquista da Taça Guanabara. Agora, a equipe comandada por Filipe Luís aguarda a definição do seu adversário na semifinal do Campeonato Carioca.