Futebol
27 Nov 2024 | 19:09 |
A eleição no Flamengo se aproxima e os movimentos dentro das chapas que disputarão o pleito, estão cada vez maiores. Contudo, mesmo com os 3 candidatos e suas chapas já definidas, muita coisa ainda promete agitar os bastidores do processo eleitoral Rubro-negro, no próximo dia 9.
A princípio, Diogo Lemos, que é o atual Vice-Presidente de Gabinete do Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e representante da Chapa Unifla (a mesma que tem o Rodrigo Dunshee como candidato oficial da situação), entrou com uma ação na Justiça. Ele questionou os votos da reunião do Conselho de Administração (COAD) que aprovou as três chapas que vão concorrer nas eleições. A justificativa foi que tinha gente no COAD que não podia votar porque faz parte das chapas que vão concorrer.
No entanto, o juiz da 39ª Vara Cível não concedeu a liminar. O entendimento das chapas da oposição (Bap e Mauricio Gomes de Mattos) entendem que isso só reforça que o Flamengo e seus atuais dirigentes precisam dar exemplo, respeitando as decisões dos seus Conselhos e mantendo o foco no que importa. Nesse sentido, em entrevista exclusiva ao Gazeta do Urubu, Diogo Lemos falou sobre a decisão judicial e que deve recorrer:
"A intenção é que tenhamos um pleito com lisura, transparência e dentro das regras, sem manipulações e ações obscuras. Em outro processo, outro juíz nos deu razão. Nesse, a excelência entendeu de forma diferente. Normal. Provavelmente vamos recorrer. Isso nada tem a ver com judicializar a eleição ou impedir que aconteça no dia 9, mas queremos garantir que o estatuto seja cumprido. Algumas ações do Conselho de administração, presidido pelo Bap, estão em desacordo com nosso estatuto e devemos proteger o clube", disse Lemos.
Ainda perguntado sobre a corrida para a presidência do Flamengo, o dirigente respondeu: "estamos confiantes, hoje mesmo saiu o resultado da pesquisa que encomendamos."
Ministério Público acompanhará a eleição para presidente do Flamengo
A eleição do Flamengo que definirá o presidente no próximo triênio terá o acompanhamento do Ministério Público do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pela diretoria do clube, já que o órgão acompanha todas as eleições do país, e o MP se colocou à disposição.
Na última terça, o atual presidente do clube, Rodolfo Landim, enviou um documento ao presidente da Assembleia Geral rubro-negra, Carlos Henrique Fernandes dos Santos. Houve um acordo entre os poderes do clube, que aceitaram a participação do MP.
Time rubro-negro entra em campo às 21h deste sábado precisando vencer para avançar às fases finais; situação ruim e horário tardio afastam torcedores
07 Fev 2026 | 16:10 |
Flamengo tem um compromisso de vida ou morte neste sábado (7) pelo Campeonato Carioca de 2026. Às 21h (horário de Brasília), a equipe recebe o Sampaio Corrêa no Maracanã pela rodada derradeira da fase de grupos. A vitória é obrigatória para que o Mais Querido mantenha vivas as chances de classificação, mas o clima fora de campo reflete o momento turbulento vivido nas quatro linhas.
Apesar do caráter decisivo, a mobilização da torcida está aquém do habitual para os padrões rubro-negros. Até o fechamento desta reportagem, cerca de 20 mil ingressos haviam sido comercializados. A expectativa da organização é de que o público total gire em torno de 30 mil presentes.
A baixa adesão é atribuída a uma combinação de fatores: o horário tardio da partida em pleno sábado à noite e, principalmente, a sequência negativa da equipe, que já amarga quatro jogos sem vencer mesmo com o retorno do time titular.
Tentando reverter o cenário e criar uma atmosfera de "caldeirão", a diretoria reduziu os preços das entradas em relação aos jogos anteriores. As vendas continuam abertas no site oficial (ingressos.flamengo.com.br) até o horário do jogo, enquanto visitantes devem comprar via futebolcard.com com cadastro biométrico obrigatório.
Dentro de campo, o desafio é técnico e físico. Diante de um início de temporada irregular e sob críticas, a comissão técnica optou por priorizar a condição atlética na montagem do time. A ideia é escalar jogadores que suportem a intensidade de um jogo eliminatório, deixando de lado quem apresenta maior desgaste.
Com dúvidas táticas e físicas persistentes, a provável escalação do Flamengo para logo mais conta com: Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz (ou Vitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta (ou Carrascal); Lucas Paquetá (ou Plata), Samuel Lino (ou Cebolinha) e Pedro.
Sob pressão, time de Filipe Luís entra em campo neste sábado (07) precisando vencer para evitar o quadrangular da morte do Campeonato Carioca
07 Fev 2026 | 15:40 |
Em partida válida pela sexta e última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca, o Flamengo recebe o Sampaio Corrêa neste sábado (07), no Maracanã com uma missão clara e inegociável: vencer. O triunfo é fundamental não apenas para manter vivas as esperanças matemáticas de classificação às semifinais, mas, principalmente, para afastar o risco real de disputar o quadrangular contra o rebaixamento no Estadual.
O confronto ganha ares dramáticos devido ao início de temporada irregular da equipe, que tem sido alvo de críticas por atuações abaixo do esperado. Diante deste cenário, a "decisão" no Maracanã torna-se o fiel da balança para o planejamento do primeiro semestre.
Para o confronto crucial, o técnico Filipe Luís vive um dilema. Embora conte com o retorno de atletas que estavam suspensos, a condição física do elenco é o principal adversário. A situação do volante Jorginho ilustra bem o momento. Apesar de ter cumprido suspensão automática no empate contra o Internacional pelo Brasileirão e estar juridicamente apto, o meio-campista voltou a sentir dores musculares na coxa direita.
Com isso, ele se junta à lista de desfalques confirmados pelo departamento médico do Flamengo, que já conta com o meia espanhol Saúl (em recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo) e o atacante Luiz Araújo (vetado por dores musculares).
O Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz (ou Vitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (ou Evertton Araújo), Nico De La Cruz e Arrascaeta (ou Carrascal); Lucas Paquetá (ou Plata), Samuel Lino (ou Cebolinha) e Pedro.
Capitão das conquistas da Libertadores e do Mundial Sub-20 deixa o clube rumo à MLS após ficar sem espaço no elenco profissional; Rubro-Negro mantém percentual
07 Fev 2026 | 15:10 |
Flamengo confirmou, na manhã deste sábado (7), a saída definitiva do zagueiro Iago. O destino do defensor de 20 anos é o Orlando City, equipe que disputa a Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos. O jogador integrou o grupo que disputou as rodadas iniciais do Campeonato Carioca deste ano, mas não figurava nos planos da comissão técnica principal para o restante da temporada.
A negociação encerra o ciclo de uma das principais lideranças recentes das categorias de base do clube, que optou por buscar novos ares diante da forte concorrência no setor defensivo da equipe comandada por Filipe Luís.
A transação foi fechada pelo valor de 1,4 milhão de dólares (aproximadamente R$ 7,3 milhões na cotação atual). A divisão dos direitos econômicos estabelece que o Flamengo, detentor de 60% do passe, repasse a parte restante (40%) ao Volta Redonda, clube formador do atleta.
Visando um lucro a longo prazo, a diretoria da Gávea inseriu uma cláusula contratual que mantém uma porcentagem dos direitos do zagueiro em posse do clube. Dessa forma, o Flamengo garante uma receita extra caso Iago seja negociado pelo Orlando City no futuro.
A situação contratual de Iago acelerou o desfecho. O vínculo do defensor com o Rubro-Negro era válido apenas até o final de 2026. A diretoria chegou a apresentar uma proposta de renovação recentemente, mas o staff do atleta e o próprio jogador ponderaram a falta de oportunidades no time de cima.