Futebol de Base
Flamengo decide Copinha Feminina contra o Grêmio neste sábado (20)
20 Dez 2025 | 12:46
Futebol de Base
27 Out 2023 | 17:36 |
Segundo info do GE ,a segunda edição da Flamengo Adidas Cup, marcada para dezembro, promete ser um marco nesse processo. A competição reunirá dez equipes, incluindo representantes de diferentes continentes, e focará no desenvolvimento de jovens talentos no futebol. A Flamengo Adidas Cup, portanto, não é apenas um torneio de futebol de base, mas uma poderosa ferramenta de internacionalização da marca do Flamengo e um veículo para o desenvolvimento e enriquecimento cultural de jovens talentos. À medida que os clubes se reúnem no Ninho do Urubu em dezembro, o mundo do futebol estará de olho nesse evento inovador, que promete moldar o futuro do esporte.
Diferentemente da edição anterior, que contou com a participação de sete equipes, a edição de 2023 da Flamengo Adidas Cup terá dez times na disputa. Os novos convidados incluem clubes europeus como o Arsenal da Inglaterra e o Midtjylland da Dinamarca, além da equipe norte-americana do Orlando City, e representantes sul-americanos, como o Colo-Colo do Chile, Santos Laguna do México, Independiente Del Valle do Equador e Atlético Nacional da Colômbia. O São Paulo, time brasileiro de grande tradição, encerra a lista de convidados.
O torneio, que será disputado na categoria sub-16, apresenta uma abordagem inovadora. O Flamengo terá duas equipes em ação: uma composta por jovens de 16 anos, representando o time principal, e outra formada por jogadores de até 15 anos. A competição acontecerá entre os dias 11 e 17 de dezembro, no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo, que também servirá como local de concentração para as delegações.
Além dos jogos, a programação da Flamengo Adidas Cup inclui passeios culturais, proporcionando aos clubes visitantes a oportunidade de explorar o icônico Estádio do Maracanã e o recém-inaugurado Museu Flamengo, localizado na Gávea. Vale destacar que o evento também representará o quase encerramento das obras de expansão do Ninho do Urubu, com a entrega dos campos 4, 5 e 6 para a abertura da competição, enquanto os campos 7, 8 e 9 serão utilizados para aquecimentos e preparações.
A Flamengo Adidas Cup vai além do simples alcance esportivo. Ela se propõe a ser um veículo para a internacionalização da marca, mas também um meio para o enriquecimento cultural e a troca de conhecimento no mundo do futebol. É nesse sentido que a competição busca o desenvolvimento dos atletas por meio de um intercâmbio cultural que permita a absorção de novas metodologias esportivas. E não são apenas os jogadores que se beneficiam desse processo.
Assim como na edição anterior, membros das comissões técnicas do Flamengo estarão presentes para acompanhar as demais equipes e participar de uma série de palestras organizadas por cada comissão técnica. A ideia é promover a troca de informações sobre metodologias e tendências esportivas em diferentes culturas. O evento atrairá a atenção de olheiros de clubes europeus, incluindo gigantes como Real Madrid e Manchester City, sinalizando o impacto internacional dessa competição.
Segundo Vitor Zanelli, vice-presidente de futebol de base, futebol feminino e futsal do Flamengo, a Flamengo Adidas Cup é mais do que um simples torneio: "O Flamengo sempre viaja para disputar inúmeras competições no exterior com as categorias de base. Ano passado tivemos a ideia e trouxemos para o Brasil. Conseguimos trazer clubes europeus e sul-americanos. Mostramos a moderna estrutura do nosso CT e a nossa cultura efetivamente. Realizamos um torneio de altíssimo nível, nunca promovido no Brasil. Devido ao grande sucesso, nada mais justo do que darmos continuidade a isso."
O projeto da Flamengo Adidas Cup não se limita ao presente, mas também busca moldar o futuro. Foi o primeiro torneio internacional de clubes de futebol de base a ser organizado no Brasil, uma iniciativa audaciosa que contou com o apoio da Adidas, patrocinadora oficial do clube, e a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A edição inaugural da competição, que teve a participação do Arsenal, selou uma relação de proximidade entre os clubes e inspirou eventos semelhantes, como a competição internacional na Inglaterra que o Flamengo participou em maio de 2023.
Embora, por enquanto, o Arsenal e o Midtjylland sejam os únicos representantes europeus, outros clubes do continente manifestaram interesse em futuras edições. Equipes de Portugal, Espanha e o Wolverhampton, da Inglaterra, estão entre os interessados. O projeto do Flamengo é claro: a cada ano, ampliar ainda mais essa competição que, desde seu início, já cresceu ao adicionar dois clubes à lista de participantes.
Mengão é o atual campeão do torneio e anunciou os jogadores que estarão disponíveis para o técnico Bruno Pivetti na competição
05 Fev 2026 | 09:53 |
Antes mesmo do sorteio que definirá os adversários do Flamengo na Libertadores Sub-20, o clube divulgou a lista de jogadores inscritos para a competição continental. Atual bicampeão consecutivo, o Rubro-Negro vai em busca do inédito tricampeonato em Quito, capital do Equador.
Ao todo, 20 atletas foram relacionados pela comissão técnica comandada por Bruno Pivetti. A principal novidade da lista é a ausência do atacante Douglas Telles, uma das promessas da categoria. Segundo o clube, a decisão foi tomada por precaução médica, devido aos riscos da altitude.
Em nota oficial, o Flamengo explicou que exames laboratoriais apontaram alterações que poderiam comprometer a saúde e o desempenho do jogador em locais de grande altitude: “O atacante Douglas Telles apresentou alterações nos exames laboratoriais realizados pelo clube, que poderiam comprometer sua saúde e seu desempenho em altitudes elevadas. Por esse motivo, o atleta não está inscrito na Libertadores Sub-20, que será disputada em Quito. A capital do Equador está situada a 2.850 metros acima do nível do mar”, informou o clube.
Atual campeão da competição, o Flamengo agora aguarda o sorteio que definirá os grupos da Libertadores Sub-20. A cerimônia será realizada na próxima terça-feira, às 12h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
O Rubro-Negro está no pote 1, ao lado de Palmeiras e Belgrano-ARG, formando o grupo de cabeças de chave. O pote 2 conta com Nacional-URU, Sporting Cristal-PER e Independiente Medellín-COL. Já o pote 3 terá Olímpia-PAR, Santiago Wanderers-CHI e Bolívar-BOL. Por fim, o pote 4 reúne LDU, Estudiantes Mérida-VEN e Universidad Católica-EQU, representante do país-sede.
Mengão realizou uma grande mudança no seu processo de formação de jogadores desde a equipe que coordena, além do perfil de atletas e atuação
24 Jan 2026 | 10:23 |
As comissões técnicas das categorias de base, do sub-6 ao sub-20, se reapresentaram na última sexta-feira para o início da temporada 2026. O retorno foi marcado por uma reunião na Gávea com a presença de Alfredo Almeida, dirigente português contratado no ano passado por José Boto para comandar o setor de formação.
A avaliação da atual gestão, que assumiu no início de 2025, é clara: nos últimos anos, o clube revelou poucos talentos capazes de impactar o futebol profissional. Desde a venda de Vini Jr ao Real Madrid, em 2018, apenas casos pontuais se destacaram. João Gomes, negociado com o Wolverhampton em 2023, é citado internamente como o exemplo mais recente de sucesso.
De acordo com o portal GE, apesar das conquistas expressivas na base, como os títulos da Libertadores e do Mundial Sub-20 em 2024 e 2025, a diretoria do Flamengo entende que os resultados esportivos não refletem, necessariamente, a qualidade do processo formativo de atletas, que é vista como prioridade.
Por isso, nos últimos meses, houve uma mudança de filosofia: a prioridade passou a ser o desenvolvimento técnico dos atletas, mesmo que isso custe desempenho competitivo no curto prazo. A nova diretriz prevê uma reorientação completa do trabalho nas categorias inferiores, com foco na lapidação de jovens brasileiros e menos dependência de resultados imediatos.
A primeira medida da gestão Bap foi a reestruturação da base. O número de atletas foi reduzido de cerca de 400 para aproximadamente 250. Em reunião com conselheiros, realizada em dezembro, o presidente explicou que a estratégia passa por contratações pontuais de jovens entre 15 e 17 anos, com investimentos considerados baixos, até R$ 2 milhões por atleta. A lógica é simples: caso uma dessas apostas atinja o nível esperado, o retorno esportivo e financeiro compensaria todo o aporte realizado.
Entre os reforços contratados pelo Flamengo desde o segundo semestre do ano passado estão nomes como Raimundo (16) e Heitor (17), ex-Vila Nova; Samuel (17), da Ferroviária; Paulo César (16), do América-MG; Pedro Henrique (17), do Palmeiras; Isaac (16), do Fortaleza; Nicolas (15), do Avaí; e Kaio Júnior (19), do Juventude, conforme noticiado pelo portal Flabase.
Sete meses após o início da nova gestão, o clube identificou que as demandas do futebol profissional impediam José Boto de dedicar atenção integral à base. Com isso, houve uma mudança estrutural, e Alfredo Almeida passou a comandar diretamente as categorias inferiores. A escolha faz parte da tentativa de reproduzir modelos europeus de formação, nos quais o processo é mais centralizado e alinhado com o futebol profissional.
Em reunião do Conselho Deliberativo, presidente detalha reformulação profunda com dispensa de mais de 200 atletas e pede paciência à torcida por resultados
23 Dez 2025 | 19:28 |
Flamengo passa por um momento de transformação estrutural em suas categorias de base que impactará diretamente os resultados de curto prazo. Durante reunião realizada no Conselho Deliberativo, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi transparente ao afirmar que o clube enfrentará um período de "seca" esportiva em 2026. Segundo o mandatário, o foco está na reorganização interna para que, a partir de 2027, o Rubro-Negro volte a dominar o cenário nacional na formação de atletas.
A declaração foi feita em transmissão da Flamengo TV. Bap explicou que a temporada atual já não apresentou o brilho habitual e que o próximo ano seguirá a mesma tônica de transição, visando um futuro mais promissor com talentos que hoje têm entre 15 e 16 anos.
O dirigente rubro-negro adotou um discurso de cautela e planejamento a médio prazo. Ao admitir que 2026 não será um ano de conquistas expressivas na base, Bap busca alinhar as expectativas da torcida e dos conselheiros com a realidade do projeto.
"A gente reorganizou a base. A base do Flamengo vai passar por um período de seca. Este ano não foi um ano brilhante, e a gente não espera um ano brilhante em 2026. Mas em 2027 a gente vem voando baixo", garantiu o presidente. A aposta da diretoria concentra-se no desenvolvimento de uma safra específica de adolescentes, na qual o clube deposita "todas as fichas" para o futuro.
Para viabilizar a nova filosofia, o Flamengo realizou um corte maciço no número de jovens atletas. Bap revelou que, ao assumir, o clube contava com 404 garotos, número reduzido atualmente para 260. O processo envolveu a dispensa de mais de 270 jogadores, enquanto apenas cerca de 10 novos nomes foram contratados.