
Futebol
27 Set 2025 | 10:00 |
O Flamengo anunciou nesta sexta-feira (26) que ingressou com uma ação judicial contra a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). O clube contesta o modelo de divisão das receitas de transmissão referentes à audiência, que corresponde a 30% do total. Segundo o Rubro-Negro, a fórmula adotada desconsidera sua representatividade no cenário nacional. A liga respondeu a ação do Mengão por meio de nota.
O clube publicou um longo comunicado em que afirma:
A diretoria rubro-negra entende que a maior parte da audiência televisiva do futebol brasileiro é composta por torcedores do Flamengo. Por isso, considera injusto que clubes com menor apelo recebam parcelas próximas às do Mais Querido.
Com a medida, o Flamengo conseguiu travar R$ 77 milhões referentes ao contrato de TV da Libra — valor que envolve todos os clubes participantes: São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Grêmio, Vitória, Atlético-MG e Red Bull Bragantino.
Em nota, a organização repudiou a postura do Flamengo, alegando que a ação “desgasta a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados”. A Libra defendeu que o modelo foi aprovado em assembleia e acusou o clube carioca de desrespeitar o consenso firmado.
"O Clube de Regatas do Flamengo ajuizou nos últimos dias medida judicial, com pedido de liminar, contra a Liga do Futebol Brasileiro – LIBRA. O objetivo é impedir que o Flamengo sofra prejuízos adicionais em razão do estabelecimento de critérios de divisão de receitas por audiência que não reconhecem o poder gerador de recursos financeiros pelo Flamengo.
É importante que fique claro que o Flamengo, desde o momento que ingressou na LIBRA, concordou em dividir as receitas de direitos de transmissão, de imagem e de som de forma bastante equilibrada. Assim, 40% das receitas seriam repartidas de forma igualitária entre todos os clubes, 30% seriam repartidas de acordo com a classificação final no Campeonato Brasileiro da Série A e 30% seriam divididas segundo a audiência gerada por cada clube.
Existe a previsão no Estatuto da LIBRA de um legítimo direito de veto (que cabe ao Flamengo e a todos os demais clubes), exigindo-se a aprovação unânime do critério de rateio dos valores devidos aos clubes a título de audiência. Além disso, há no Anexo 1 do Estatuto a previsão de uma receita mínima garantida, correspondente às receitas que os clubes obtiveram pelos direitos de transmissão no ano de 2023.
Para a aprovação do critério de rateio foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da LIBRA, em 16/05/25, onde o Flamengo se posicionou contra o cenário de divisão de receita proposto pela LIBRA, tendo a reunião sido suspensa sem nenhuma deliberação.
O tema foi retomado em nova AGE, no dia 26/08/25, quando Flamengo e Volta Redonda votaram contra o cenário defendido pela LIBRA, que concede ao Flamengo 20,41% da receita de audiência, que está longe de representar o poder gerador de receitas do clube. Exemplificando, o tamanho da torcida do Flamengo dentre os clubes da LIBRA é de 47%. Nessa ocasião o Flamengo entregou seu voto divergente por escrito.
O Flamengo sempre esteve disposto a buscar uma solução amigável para o problema e a fazer algum grau de concessão para chegar a um acordo, mas os demais clubes foram intransigentes e impuseram um prejuízo superior a 100 milhões de reais anuais ao Flamengo, o que representa uma perda de 37% em relação ao contrato anterior.
Diante da insistência da LIBRA em impor esse cenário, mesmo com os votos contrários do Flamengo e do Volta Redonda, o que configura descumprimento do Estatuto e é, portanto, ilegal, não restou ao Flamengo outra alternativa senão recorrer à justiça.
Registre-se que o Flamengo não tem interesse no litígio, na medida em que a maior parte dos valores depositados cabem ao clube, que é aquele que tem a maior audiência no país. É péssimo para o Flamengo que as receitas devidas a título de audiência fiquem retidas judicialmente. Não tem como concordar, todavia, com a solução absurda que a LIBRA deseja implementar, tiranicamente, em prejuízo do clube.
Não é verdade, por fim, que o depósito judicial dos valores vá asfixiar financeiramente os demais clubes. Lembre-se que o processo envolve, apenas, os 30% de audiência, nada impedindo o recebimento dos demais 70%, na forma estabelecida no contrato.
O Flamengo reafirma que sua luta é para que sua representatividade seja respeitada, que as decisões da LIBRA sejam tomadas dentro das regras previstas no Estatuto e da Lei e que a história e o valor de cada clube sejam reconhecidos pelos seus méritos, de forma justa e equilibrada."
Zagueiro tomou decisão importante em gol anulado do Estudiantes que permitiu que duelo fosse para os pênaltis, que culminou na ida às semifinais
27 Set 2025 | 09:15 |
Aos 30 minutos do segundo tempo, o Estudiantes (ARG) balançou as redes e abriu 2 a 0 contra o Flamengo. Naquele momento, a eliminação rubro-negra na Libertadores parecia inevitável. Mas, graças a um movimento rápido e inteligente de Léo Ortiz, o gol de Benedetti acabou anulado por impedimento, mantendo viva a esperança do Mengão, que terminou o confronto classificado.
Léo Ortiz sobre lance em Flamengo x Estudiantes: "Dou uma travada para deixar ele em impedimento"
Após receber lançamento em profundidade, Benedetti saiu cara a cara com Rossi e finalizou com categoria por cobertura. Porém, a análise do VAR apontou posição irregular do argentino. Em entrevista, Léo Ortiz explicou a leitura de jogo que fez toda a diferença.
“Eu paro porque vejo que o jogador deles vem em muita velocidade e a gente estava em um dois contra dois com o campo aberto. Senti que ele não ia parar na linha de impedimento, achou que eu ia correr atrás. Dou uma travada para deixar ele em impedimento. Lógico que na hora eu tive a sensação de que estava, mas quando o árbitro não levantou, fiquei na dúvida”, contou o zagueiro.
“Pensei: “pode ser que seja mais ajustado”. Fiquei olhando para o banco o tempo todo para ver se alguém me dava um sinal e torcendo para que se confirmasse o que eu estava imaginando. São microdetalhes, decisões em segundos. Feliz que foi a tempo e acabou funcionando”, completou.
Com o gol anulado, o Estudiantes venceu apenas por 1 a 0, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Rossi brilhou ao defender duas batidas e garantir o Flamengo em sua sétima semifinal de Libertadores e a primeira desde 2022, quando foi campeão do torneio.
Sem muito tempo para descanso, Léo Ortiz e companhia já se preparam para o Brasileirão. O próximo desafio será contra o Corinthians, neste domingo (28), às 20h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em confronto direto pela liderança da competição.
Mengão terá clássico e confronto direto na briga pelo título do Brasileiro e a entidade divulgou o calendário definido dos jogos
27 Set 2025 | 08:30 |
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (26), a tabela detalhada das rodadas 28 a 33 do Campeonato Brasileiro. Assim, o Flamengo já sabe as datas, locais e horários de seus compromissos na reta decisiva do torneio.
A sequência reserva confrontos diretos contra Botafogo, Palmeiras e São Paulo, adversários que também brigam pelas primeiras posições da tabela, além de um clássico carioca diante do alvinegro. Nesta sequência, o Flamengo fará quatro partidas no Rio de Janeiro e apenas duas viagens, quando pega o Fortaleza e o Tricolor paulista fora.
No período, o Flamengo também terá pela frente os dois jogos das semifinais da Copa Libertadores contra o Racing (ARG), marcados para os dias 22 e 29 de outubro. Nesse intervalo, a equipe enfrentará o Fortaleza, fora de casa, e o Sport, no Maracanã.
Atualmente, o Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 51 pontos em 23 partidas, mas tem um jogo a menos que o Cruzeiro, vice-líder com 50. O Palmeiras aparece logo atrás com 49 pontos e dois jogos a menos na tabela.
O time comandado por Filipe Luís volta a campo neste domingo (28), diante do Corinthians, às 20h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Brasileirão. A equipe precisa da vitória para permanecer na primeira colocação do campeonato.
Jornalista publicou sobre jogadores do Mengão que aproveitaram a noite argentina após a classificação na Libertadores e clube rebateu as informações
27 Set 2025 | 07:55 |
Após a classificação para a semifinal da Libertadores, o Portal LeoDias publicou que alguns jogadores do Flamengo teriam comemorado em uma casa noturna na Argentina. Nesta sexta-feira (26), o clube emitiu uma nota oficial desmentindo a informação e classificando a matéria como falsa e irresponsável.
Flamengo sobre a coluna de Léo Dias: "uma informação absolutamente falsa, sem qualquer conexão com a realidade"
De acordo com o site, oito jogadores rubro-negros teriam ido a uma boate após a classificação do Flamengo às semifinais da Libertadores: Saúl, Everton Cebolinha, Léo Pereira, Emerson Royal, Wallace Yan, Gonzalo Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique.
A publicação ainda sugeria que Everton Cebolinha teria terminado o casamento por causa da festa, informação desmentida pela própria esposa do jogador, que se pronunciou nas redes sociais. Já o nome de Léo Pereira também foi citado: segundo o portal, o zagueiro teria rompido seu relacionamento devido ao episódio. No entanto, o término já havia ocorrido antes mesmo da partida contra o Estudiantes.
Com os boatos desmentidos, o Flamengo volta as atenções ao Brasileirão. Neste domingo (28), o time enfrenta o Corinthians, às 20h30 (horário de Brasília), pela 25ª rodada do Brasileirão. O Mengão é o líder da competição com 51 pontos, um a mais que o Cruzeiro, mas com um jogo a menos em relação aos mineiros.
“O Clube de Regatas do Flamengo repudia com veemência a publicação absurda do Portal LeoDias desta sexta-feira (26), que veiculou uma informação absolutamente falsa, sem qualquer conexão com a realidade. Enquanto a delegação rubro-negra viajava de Buenos Aires para São Paulo, o referido portal publicou uma narrativa mentirosa e irresponsável.
Após o jogo contra o Estudiantes, a equipe retornou ao hotel às 2h30 da manhã. Jogadores e comissão técnica seguiram para o jantar, onde permaneceram até por volta das 4h. Já às 9h30 desta sexta-feira, os atletas não utilizados na partida deixaram o hotel rumo ao treinamento, conforme programação oficial. Os titulares realizaram trabalho regenerativo nas instalações do hotel.
Importante destacar ainda que o Sheraton Greenville Polo & Golf Resort está localizado em uma região afastada de Buenos Aires, distante de qualquer centro urbano com vida noturna, o que por si só desmonta a farsa divulgada.
Trata-se de mais um episódio lamentável de desinformação, que desrespeita a prática jornalística ao sequer buscar contato com a diretoria de comunicação do Flamengo antes da publicação. O clube não aceitará a propagação de mentiras que atingem sua imagem institucional e de seus profissionais, além de desrespeitarem 45 milhões de torcedores.
Diante da gravidade do caso, o Flamengo tomará todas as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar os envolvidos e evitar que ataques desta natureza voltem a se repetir”, encerrou a nota.