Futebol
26 Out 2024 | 12:38 |
No jogo de volta das quartas de final do Carioca Sub-17, o Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 na manhã deste sábado (26), na Gávea, e garantiu a classificação para as semifinais da competição. Camargo, Italo e Alan Santos marcaram os gols da equipe rubro-negra. Após o apito final, os Garotos do Ninho receberam o troféu de campeão da Taça Guanabara. O Mais Querido vai enfrentar o Botafogo na próxima fase, com a vantagem de decidir o jogo da volta em casa por ter feito a melhor campanha da primeira fase.
O jogo
Precisando devolver o placar da partida de ida (2 a 0), os Garotos do Ninho começaram o jogo buscando valorizar a posse de bola no campo ofensivo. Com mais volume de jogo, o Flamengo conseguia criar algumas oportunidades no ataque.
Aos 25’, Pablo conduziu pelo meio e arriscou o chute de fora da área. O goleiro espalmou para o lado. Na jogada seguinte, o Mengão abriu o marcador! Fred cruzou na medida para Camargo completar de primeira para as redes: 1 a 0. Os Garotos do Ninho foram para o intervalo dominando a partida e precisando de mais um gol para conseguir a classificação.
Na volta do intervalo, o Rubro-Negro seguiu no ataque para tentar marcar logo o segundo gol. Até que aos 19’, o Mengão conseguiu ampliar o marcador! Após roubada de bola no ataque, Alan Santos deu ótimo passe para Italo, que invadiu a área e bateu no cantinho do goleiro: 2 a 0.
Dez minutos depois, os Garotos do Ninho marcaram o terceiro. Alan Santos recebeu na área, driblou o goleiro, passou pelo zagueiro e concluiu para fazer um golaço: 3 a 0. Na reta final, o time rubro-negro controlou a posse de bola, saiu de campo com a vitória e está na semifinal do Carioca Sub-17.
Escalação do Flamengo
Léo Nannetti; Lucas Vieira, Pedro, Jhonny e Italo; Kaio Nobrega (Jhefinho), Pablo e Fred (Christian); Douglas Telles (Giovanni), Alan Santos e Camargo (Lipão).
Técnico: Daniel Franklin.
Ficha técnica
Flamengo 3x0 Nova Iguaçu – Jogo de volta das Quartas de Final do Campeonato Carioca Sub-17
Local: Estádio José Bastos Padilha (Gávea)
Data e horário: 26/10/2024 às 10h
Arbitragem: Thiago Gomes da Silva, José Carlos Gomes Almeida e Ana Vitória Ferreira
Cartões amarelos: Pedro (FLA), Arthur (NIG), Italo (FLA), Kaio Nobrega (FLA) e Marcelo (NIG)
Gols: Camargo (26’1ºT), Italo (19’2ºT) e Alan Santos (29’2ºT).
Defensor do Mengão foi o alvo da estratégia do Leão para trazer os três pontos para casa e mostrou-se eficaz para o resultado
26 Out 2025 | 14:00 |
O técnico Martín Palermo explicou, após a vitória do Fortaleza por 1 a 0 sobre o Flamengo neste sábado (25), o plano de jogo que levou sua equipe ao triunfo na Arena Castelão. Segundo o argentino, a escolha pela dupla de volantes Lucas Sasha e Pierre foi fundamental para dar velocidade à saída de bola e explorar pontos específicos da defesa rubro-negra, em especial o zagueiro Danilo, que vinha de uma partida intensa pela Libertadores.
“Hoje, no plano para essa partida, pensamos em quem poderia nos dar o primeiro passe para encontrar os espaços com Breno Lopes e Tuco (José Herrera). Foi um pouco o plano do jogo. Com base nessa dupla de volantes, conseguimos isso. O gol nasceu desse tipo de jogada, com o Breno chegando ao setor onde estava o Danilo, que vinha desgastado da partida contra o Racing. Buscamos onde poderíamos ter vantagem”, revelou Palermo.
O treinador destacou que a estratégia inicial previa cautela contra o poderoso ataque do Flamengo. No entanto, o gol marcado por Breno Lopes ainda no primeiro tempo deu mais tranquilidade à equipe, que passou a se concentrar em neutralizar o adversário.
“Não fiz muito, foram os jogadores que fizeram. Eles treinam todos os dias e se esforçaram muito. Eu os elogio, porque segurar um rival como o Flamengo exige atenção total. Creio que o gol nos deu certa tranquilidade, e depois era segurar o grande poderio que eles têm”, avaliou o comandante tricolor.
Palermo também ressaltou a eficácia ofensiva de sua equipe e o empenho físico do elenco para conquistar a vitória: “Às vezes reclamamos das chances que criamos e não completamos. Hoje não foram muitas, mas tivemos a eficácia do gol. Tenho que ressaltar o esforço e o desgaste físico dos jogadores. Para mim, é um orgulho. Espero que essa vitória nos dê um ganho anímico e que possamos seguir crescendo. Todos devem empurrar o time para sairmos mais fortes”, concluiu.
Com o resultado, o Fortaleza respira no Brasileirão, enquanto o Flamengo segue na vice-liderança, torcendo por um tropeço do Palmeiras diante do Cruzeiro. O próximo compromisso rubro-negro será decisivo: o duelo de volta contra o Racing (ARG) pela semifinal da Libertadores, na quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), em Avellaneda.
Mengão perdeu para o Leão no Castelão e volante vê uma diferença na forma como clubes jogam diante do rubro-negro para o normal
26 Out 2025 | 13:00 |
Derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza neste sábado (25), o Flamengo deixou o Castelão com frustração — e também com um alerta importante feito por Jorginho. O volante destacou que o desempenho do adversário não o surpreendeu e afirmou que todos os rivais “fazem o jogo do ano” quando enfrentam o Rubro-Negro.
Jorginho sobre adversários do Flamengo: "jogam sempre o melhor jogo do ano"
“Não surpreende, porque todas as equipes que jogam com o Flamengo parecem que jogam sempre o melhor jogo do ano. Então, a gente tem que estar preparado para isso, para poder superar esses obstáculos”, disse Jorginho após a partida.
O gol de Breno Lopes, ainda no primeiro tempo, definiu o confronto. Mesmo com a pressão no segundo tempo, com oportunidades de Arrascaeta e Juninho, o Flamengo não conseguiu reagir e perdeu a chance de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro.
Agora, a atenção total se volta para a semifinal da Copa Libertadores. Na quarta-feira (29), o Flamengo visita o Racing, no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, precisando apenas de um empate para chegar à final — já que venceu o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã.
Ciente da atmosfera que o time encontrará na Argentina, Jorginho projetou um duelo intenso e ressaltou a importância da preparação emocional e física para suportar a pressão: “A gente sabe que vai ser uma partida muito dura, com uma atmosfera muito quente. Temos que estar preparados para isso, fisicamente e emocionalmente, sabendo que é um jogo gigante e que a gente quer ganhar”, comentou o volante.
Com a lesão de Pedro e a maratona de jogos, Jorginho deve ser titular mais uma vez. A partida em Avellaneda promete clima de decisão, com o Racing empurrado por sua torcida e o Flamengo em busca de mais uma final continental.
Mengão venceu os argentinos na ida, mas zagueiro disse que os rubro-negros não conseguiriam lidar com a pressão d’El Cilindro, gerando resposta do meia
26 Out 2025 | 12:11 |
Vale vaga na final da Copa Libertadores! Flamengo e Racing se enfrentam nesta quarta-feira (29), em Avellaneda, no Estádio El Cilindro. Após o jogo de ida no Maracanã, vencido pelo Rubro-Negro por 1 a 0, o zagueiro Marcos Rojo provocou ao duvidar que o time brasileiro suportaria a pressão da torcida argentina. No sábado (25), Arrascaeta respondeu com confiança.
Arrascaeta sobre Racing x Flamengo: "O torcedor que acompanha tem total confiança nesse grupo..."
“O torcedor que acompanha sempre o Flamengo tem total confiança nesse grupo, nesse time. Sempre nas adversidades, a gente coloca a cara e tem conseguido muita coisa importante. Então, estamos preparados para o que vier. Faz parte (as provocações do Rojo), é do time deles, podem falar o que quiser e nada vai mudar para nós”, afirmou o uruguaio.
A entrevista foi concedida logo após a derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, pelo Brasileirão. O resultado impediu o Flamengo de terminar o sábado (25) na liderança da tabela. Arrascaeta reconheceu a frustração, mas destacou a importância de virar a página rapidamente.
“Com certeza (esses pontos podem fazer falta). Uma derrota muito dolorosa, uma batalha, mas não podemos fazer mais nada agora. Cada jogo é muito importante, viemos aqui sabendo que seria um jogo muito difícil, eles jogavam a vida também. Infelizmente, no primeiro tempo não fizemos um bom jogo, depois fomos em busca do resultado, mas não conseguimos”, comentou o camisa 10.
O uruguaio ainda avaliou as dificuldades encontradas durante a partida no Castelão: “A gente sempre tenta dar o nosso melhor. Às vezes as coisas correm bem, às vezes não, e o rival também joga. É um campo um pouquinho difícil, a bola fica um pouco presa, isso nos atrapalhou um pouco. Corrigimos no segundo tempo, criamos chances, mas não conseguimos virar o jogo”, completou.
Com a derrota, o Flamengo permaneceu na segunda colocação do Brasileirão, com 61 pontos — os mesmos do Palmeiras, que ainda enfrenta o Cruzeiro neste domingo (26), no Allianz Parque. A Nação, portanto, vai acompanhar de perto o resultado em São Paulo.
Agora, todas as atenções se voltam à semifinal da Libertadores. O Flamengo encara o Racing às 21h30 (horário de Brasília), na Argentina. A partida terá transmissão da Rede Globo (TV aberta), GETV (YouTube) e Paramount+ (streaming).