
Futebol
|
O primeiro gol veio logo na segunda rodada do Brasileirão, quando o time recebeu o Palmeiras na Arena Independência. Saindo do banco de reservas, a atacante marcou e deixou sua marca diante da torcida espartana. Na rodada seguinte, contra o Bahia, o cenário se repetiu: entrou na etapa final, marcou e evitou a derrota, garantindo o empate em 1 a 1.
Mesmo chegando recentemente, a jovem atacante já caiu nas graças do técnico Jorge Victor, ganhando espaço na equipe titular a cada rodada. A boa fase tem contribuído para que o América-MG siga competitivo na tabela, com pontos importantes conquistados em partidas equilibradas.Além de Pimenta, o time mineiro também conta com outra ex-jogadora do Rubro-Negro: Ana Portugal. As duas já atuaram juntas no Rio e agora voltam a dividir o gramado em Belo Horizonte. Do outro lado, Gica, atacante emprestada pelo Mais Querido ao Bahia, também tem reencontrado antigas companheiras em campo.
A passagem de Maria Eduarda Pimenta pela base do CRF foi marcada por títulos e crescimento técnico. Chegando ao clube em 2021, ela acumulou conquistas como a Copinha em 2023, o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2024 e o Carioca da categoria. Desde 2022, já fazia a transição entre base e profissional, até atingir a idade limite no fim do ano passado.
Após estourar a idade no Sub-20, Pimenta foi promovida ao time principal do Mengão. Reconhecendo o potencial da jogadora, a diretoria estendeu o vínculo até 2027. O empréstimo ao América-MG, portanto, foi pensado como uma etapa estratégica para ganhar rodagem e experiência. A atacante poderá reencontrar a torcida rubro-negra em breve. De acordo com o calendário da CBF, o Flamengo enfrentará o América-MG na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro A1, no dia 15 de junho, com mando do clube carioca. A partida será no Rio de Janeiro, e promete emoções para Pimenta, que terá a chance de atuar novamente diante da Nação, dessa vez como adversária.
Após empate sem gols com o Vasco, treinador destaca atuação intensa do elenco rubro-negro, valoriza desempenho coletivo e minimiza críticas
|
Após o empate sem gols entre Flamengo e Vasco, neste sábado (19), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e tratou de afastar qualquer insinuação sobre um possível excesso de confiança da equipe rubro-negra. Segundo o treinador, o grupo manteve a seriedade e demonstrou intensidade durante toda a partida.
Não vi em nenhum momento excesso de confiança. - disse Filipe Luis
Mesmo vindo de uma goleada sobre o Juventude, o Mais Querido não conseguiu furar o bloqueio defensivo bem montado pelo rival carioca. Apesar disso, Filipe foi direto ao pontuar que prefere um elenco com confiança elevada a um time sem convicção. “Não vi em nenhum momento excesso de confiança. Prefiro o excesso do que a falta. Vi um grupo intenso, buscando vencer a todo momento”, afirmou.
Durante a coletiva, o treinador fez questão de elogiar o desempenho dos seus comandados e ressaltou o domínio da posse de bola e da criação de jogadas. Filipe destacou que a equipe conseguiu impor seu estilo de jogo, mesmo enfrentando um adversário bem treinado defensivamente. “Colocamos o adversário onde queríamos. Criamos, dominamos, mas o resultado não veio”, disse.
Um dos fatores determinantes para o empate sem gols foi a atuação do goleiro Léo Jardim. O arqueiro do Vasco foi eleito o melhor em campo após realizar sete defesas importantes durante os 90 minutos. Filipe mencionou, em especial, uma cabeçada perigosa de Pedro no segundo tempo, que exigiu grande reflexo do camisa 1 cruz-maltino.
Para Filipe, o sistema defensivo do Vasco foi um dos grandes méritos da partida. Segundo ele, a equipe adversária já havia mostrado dificuldades semelhantes no Campeonato Carioca, e o cenário se repetiu no clássico. “Sabíamos que não seria fácil. Eles estão muito bem organizados e trabalham bem a parte defensiva”, comentou.
O jogo que marcou o reencontro entre os rivais no brasileirão, rubro-negro teve as melhores chances, mas esbarrou na falta de pontaria
|
No primeiro grande clássico da temporada entre Vasco e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, as redes não balançaram. Em um Maracanã lotado, o duelo terminou em 0 a 0, na tarde deste sábado (19), pela quinta rodada da competição. Apesar da superioridade nas finalizações, o Rubro-Negro saiu frustrado pelo desempenho ofensivo abaixo do esperado.
O time comandado por Filipe Luís criou mais oportunidades ao longo da partida e chegou a pressionar os cruz-maltinos por boa parte dos dois tempos. No entanto, o último passe e a pontaria foram os vilões do clássico. O Vasco, por sua vez, se fechou bem e apostou em contra-ataques, mas também não conseguiu ser perigoso o suficiente para abrir o placar.
Esse foi apenas o terceiro jogo da temporada em que o Mais Querido terminou sem marcar gols. Os outros dois empates sem gols aconteceram diante do Fluminense, pelo Campeonato Carioca. A partida contra o Vasco também quebrou uma sequência de seis partidas seguidas marcando ao menos uma vez.
Com o empate, o Mengão chegou a 11 pontos e segue momentaneamente na ponta da tabela. No entanto, pode ser ultrapassado por Palmeiras e Fluminense, que ainda entram em campo neste domingo (20), às 18h30. O Verdão visita o Fortaleza, enquanto o Tricolor recebe o Vitória no Maracanã.
Se o ataque decepcionou, o setor defensivo manteve a consistência. A dupla de zaga formada por Fabrício Bruno e Léo Ortiz foi sólida e neutralizou as principais tentativas do Vasco. O goleiro Rossi também teve participação segura quando exigido, mantendo o zero no placar. Agora, o Flamengo volta suas atenções para a Libertadores. Na próxima terça-feira (22), o time enfrenta a LDU, às 19h (horário de Brasília), em Quito.
Léo Jardim se destaca com defesas decisivas, Mengão pressiona mas não consegue furar a defesa rival e pode deixar a liderança do Brasileirão nesta rodada
|
No clássico disputado neste sábado (19), no Maracanã, Flamengo e Vasco empataram por 0 a 0 pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da pressão rubro-negra durante boa parte do jogo, o goleiro Léo Jardim foi o destaque da partida e evitou que o time de Filipe Luís balançasse as redes. Com o resultado, o Mengão corre risco de perder a liderança da competição, já que Palmeiras e Fluminense ainda jogam nesta rodada.
O duelo começou com o Vasco assustando. Logo no início, Paulo Henrique acertou a trave em finalização de fora da área. Mesmo com o susto, o Flamengo não demorou a responder. Aos sete minutos, Michael teve grande chance de abrir o placar, mas parou em boa defesa de Léo Jardim. A partida seguiu com equilíbrio e chances para os dois lados, principalmente nos contra-ataques.
O Vasco também teve sua melhor oportunidade na primeira etapa com Nuno Moreira, que deixou Wesley para trás e finalizou forte, obrigando Rossi a fazer uma excelente defesa. O goleiro rubro-negro mostrou segurança em mais uma atuação consistente. O equilíbrio permaneceu, e o jogo foi para o intervalo com o placar ainda zerado.
Wesley e Bruno Henrique criaram boa jogada aos 28 minutos, em uma troca de passes que terminou com finalização por cima do gol. O Mais Querido até conseguiu chegar com frequência ao campo ofensivo, mas pecou na pontaria e não conseguiu transformar o domínio em gols. As equipes voltaram do intervalo com a mesma formação. O ritmo seguiu acelerado, mas os primeiros minutos do segundo tempo tiveram poucas chances claras de gol. O jogo ficou truncado no meio-campo, e os técnicos demoraram a mexer.
Aos 15 minutos, o treinador do Flamengo fez as primeiras alterações: Cebolinha, Plata e Varela entraram nas vagas de Ayrton Lucas, Michael e Bruno Henrique. A ideia era renovar o fôlego ofensivo e tentar quebrar a boa marcação vascaína. Pouco depois, Pedro foi chamado e substituiu Gerson, reforçando o setor ofensivo.