Futebol

Jornalista elogia Flamengo de Filipe Luís, mas dá aviso: ‘não aniquila’

Para comentarista, Mengão é quem tem o futebol mais dominante no futebol brasileiro em 2025, porém, não consegue matar os jogos

Flamengo venceu o Vasco após atuação dominante no primeiro tempo, mas não fechou o placar ainda na primeira etapa - Foto: Paula Reis/Flamengo
Flamengo venceu o Vasco após atuação dominante no primeiro tempo, mas não fechou o placar ainda na primeira etapa - Foto: Paula Reis/Flamengo

16 Fev 2025 | 12:48 |

Icon Comentário0

O Flamengo teve amplo domínio sobre o Vasco no primeiro tempo do clássico disputado no último sábado (15), deixando evidente a superioridade técnica entre as equipes. No entanto, apesar do controle da partida, o Rubro-Negro foi para o intervalo com a vantagem mínima, já que um gol de Gonzalo Plata foi anulado por impedimento. Na segunda etapa, o adversário cresceu no jogo e quase empatou antes de sofrer o segundo gol e sair derrotado.


O jornalista Paulo Vinicius Coelho (PVC) analisou a atuação do Flamengo e destacou a capacidade do time de controlar os jogos. No entanto, ele apontou que, apesar da superioridade, a equipe ainda não consegue "aniquilar" os adversários no mesmo ritmo em que domina as partidas.


"Não está aqui embutida nenhuma crítica, porque o Flamengo é o único time do Brasil a demonstrar tamanha superioridade. Nem o Bahia, invicto depois de onze partidas, mas que empatou o Ba-Vi e com o Juazeirense, impõe tanto controle a seus adversários. Nem o Corinthians, melhor time do Paulista, que perdeu do São Paulo e empatou com o Palmeiras jogando menos. Trata-se apenas de uma constatação: o Flamengo controla, mas não aniquila", escreveu em coluna no UOL.


Explicação para a dificuldade em matar os jogos

Para PVC, essa dificuldade pode ser explicada por dois fatores principais: Início de temporada, com os jogadores ainda longe da melhor condição física e o foco em outras competições, o que faz com que o time reduza a intensidade em alguns momentos do Campeonato Carioca.


"É por ser ainda preparação? Os estaduais têm cada vez mais jeito de pré-temporada. Em ano de maratona e Mundial de Clubes, não convém desgastar jogadores antes da hora. Pode ser só por isso que o Flamengo se impõe de modo tão categórico, não sofre gols em clássicos, mas empata com o Fluminense, vence o Botafogo por 1 a 0 e faz 2 a 0 no Vasco, quando parecia poder goleá-lo", completou.

Apesar disso, o jornalista ressaltou que essa observação não deve ser vista como uma crítica, mas sim como um ponto a ser ajustado ao longo da temporada.

Elogios a jogadores do Flamengo

Além da análise coletiva, PVC elogiou alguns jogadores do Flamengo. Entre os destaques: Wesley, que vive grande fase e tem sido peça fundamental no esquema da equipe, Gonzalo Plata, pela versatilidade e capacidade de atuar em diferentes funções e Varela, que mesmo improvisado na lateral esquerda, contribuiu ofensivamente e deu uma assistência para Plata – embora o gol tenha sido anulado.

"Wesley segue usando o corredor direito do Maracanã como se fosse a varanda de sua casa, Plata joga bem como meia centralizado ou na ponta, Varela vai à linha de fundo e dá passe para gol. Tudo à perfeição, num clássico contra o Vasco transformado em ataque contra defesa a partir do primeiro minuto", destacou.

Próximo desafio

Após a vitória no clássico, o Flamengo agora se prepara para seu último jogo na fase de grupos do Campeonato Carioca. No próximo sábado (22), o time volta ao Maracanã para enfrentar o Maricá, às 16h30 (horário de Brasília).



Futebol

Estudiantes terá desfalque diante do Flamengo pela Libertadores

Titular da equipe de La Plata não se recuperou de uma lesão no músculo adutor da coxa e estará fora contra o Mengão na competição

Estudiantes terá desfalque importante diante do Flamengo pelas quartas da Libertadores - Foto: Reprodução/Estudiantes
Estudiantes terá desfalque importante diante do Flamengo pelas quartas da Libertadores - Foto: Reprodução/Estudiantes

11 Set 2025 | 19:30 |

Icon Comentário0

O Flamengo concentra atenções no confronto com o Juventude, neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão. No entanto, a equipe de Filipe Luís também já começa a se preparar para o próximo grande desafio da temporada: o jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Estudiantes (ARG).


ESTUDIANTES TEM DESFALQUE CONFIRMADO


O time argentino não poderá contar com o lateral-direito Eric Meza, um dos destaques da equipe. O jogador sofreu lesão muscular no adutor da coxa e seguirá em recuperação, ficando fora da partida de quinta-feira (18), no Maracanã.


SITUAÇÃO DO FLAMENGO

Do lado rubro-negro, o volante Erick Pulgar é desfalque certo. O chileno ainda se recupera de fratura no quinto metatarso do pé direito. Além dele, Jorginho, Alex Sandro e Varela são dúvidas para Filipe Luís, já que permanecem em tratamento no departamento médico.


DATAS DOS JOGOS CONTRA O ESTUDIANTES
  • Ida: 18 de setembro (quinta-feira), às 21h30, no Maracanã.
  • Volta: 25 de setembro, no Estádio Jorge Luis Hirschi, na Argentina.

Quem avançar deste confronto enfrentará o vencedor do duelo entre Racing (ARG) e Vélez Sarsfield (ARG).

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Antes da Libertadores, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão neste domingo (14). O compromisso será diante do Juventude, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada da competição. O Mais Querido é o líder da competição com 47 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Cruzeiro.


Futebol

Ex-Flamengo revela se pensa em deixar aposentadoria para viver sonho

Ex-atacante do Mengão deixou o futebol em 2024, mas considera um retorno para disputar a primeira Copa do Mundo de sua carreira

Ex-Flamengo, Marcelo Moreno vive o sonho de disputar uma Copa do Mundo e pode deixar a aposentadoria - Foto: Reprodução/O Globo
Ex-Flamengo, Marcelo Moreno vive o sonho de disputar uma Copa do Mundo e pode deixar a aposentadoria - Foto: Reprodução/O Globo

11 Set 2025 | 18:30 |

Icon Comentário0

Maior artilheiro da história da seleção boliviana e ídolo nacional, Marcelo Moreno, ex-Flamengo, revelou que cogita sair da aposentadoria. O atacante explicou que a classificação da Bolívia para a repescagem das Eliminatórias reacendeu seu desejo de vestir a camisa do país mais uma vez.


Apesar de ter superado a marca de 100 partidas pela seleção, Marcelo Moreno nunca disputou uma Copa do Mundo. A Bolívia participou do torneio apenas em 1930, 1950 e 1994 — quando o centroavante ainda nem havia iniciado sua carreira profissional, em 2006.


Marcelo Moreno, ex-Flamengo, sobre retorno para uma Copa do Mundo: "Vamos ver o que acontece depois"


Com a equipe terminando as Eliminatórias na sexta colocação, o atacante já havia demonstrado vontade de retornar caso a vaga no Mundial se tornasse realidade. Agora, admite a possibilidade de defender o país na repescagem.

“Estou curtindo ao máximo, não consigo acreditar. Eu precisava me aposentar, precisava de um tempo na minha carreira. Hoje, com essa felicidade que os garotos da seleção estão nos dando, isso nos motiva a fazer muitas coisas... Vamos ver o que acontece depois”, disse em entrevista ao ge.


Marcelo Moreno encerrou oficialmente a carreira em 2023, atuando pelo Independiente del Valle (EQU). No ano seguinte, teve um jogo de despedida pelo Cruzeiro, clube onde se tornou ídolo: “Se Deus quiser e permitir, que assim seja. Sinto-me bem para retornar. Vamos ver o que acontece. Estou aproveitando ao máximo e vamos analisar isso com cuidado. Essa é a melhor resposta que posso dar agora”, completou o atacante.

NÚMEROS PELA SELEÇÃO DA BOLÍVIA
  • 108 jogos disputados
  • 31 gols marcados (maior artilheiro da história do país)
  • Estreia em 2007, em amistoso contra o Peru
  • Disputou quatro Copas América (2007, 2015, 2019 e 2021)
TRAJETÓRIA NOS CLUBES

Formado nas categorias de base do Oriente Petrolero (BOL) e do Vitória, Marcelo Moreno construiu carreira internacional, passando por Cruzeiro, Shakhtar Donetsk, Werder Bremen, Wigan, Grêmio, Flamengo, Changchun Yatai, Wuhan Zall, Shijiazhuang Ever Bright, Cerro Porteño e Independiente del Valle.

PASSAGEM PELO FLAMENGO

Marcelo Moreno chegou ao Flamengo em 2013, ano em que o clube vivia fase de contenção de gastos na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Contratado por empréstimo junto ao Grêmio, disputou apenas 20 jogos, com quatro gols e uma assistência. Em 2014, retornou ao Cruzeiro, antes de iniciar sua trajetória no futebol chinês.


Futebol

Flamengo pode ficar sem Arrascaeta e Varela em outubro - entenda

Seleção do Uruguai marca jogos na Ásia para a próxima Data FIFA, o que dificulta a chegada do meia e do lateral para os jogos pelo Mengão

Flamengo pode ficar sem Arrascaeta e Varela devido a Data FIFA de outubro com jogos do Uruguai na Ásia - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo pode ficar sem Arrascaeta e Varela devido a Data FIFA de outubro com jogos do Uruguai na Ásia - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

11 Set 2025 | 17:30 |

Icon Comentário0

A Data FIFA de setembro terminou, mas as seleções já planejam os próximos compromissos. O Uruguai confirmou dois amistosos em outubro, contra República Dominicana e Uzbequistão, ambos na Malásia, o que pode impactar diretamente o Flamengo.


Os uruguaios enfrentam a República Dominicana no dia 10 de outubro, em Kuala Lumpur. Três dias depois, encaram o Uzbequistão em Malaca. Os duelos fazem parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, para a qual a Celeste conseguiu a classificação.


Embora o calendário do futebol brasileiro seja interrompido durante a Data FIFA, o desgaste com a longa viagem preocupa. Jogadores como Arrascaeta, Varela e Matías Viña, já muito utilizados na temporada, podem sentir os efeitos da logística.


COMO CHEGA O URUGUAI

Na última Data FIFA, a equipe de Marcelo Bielsa confirmou vaga no Mundial. Foram duas partidas: vitória por 3 a 0 sobre o Peru e empate em 0 a 0 com o Chile. Arrascaeta, Varela e Viña foram convocados, mas apenas o lateral e o zagueiro atuaram no segundo jogo.


E O FLAMENGO

Enquanto isso, o Flamengo se concentra no Brasileirão. Líder do campeonato, o time de Filipe Luís enfrenta o Juventude neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada. Líder do campeonato, o Mengão tem 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, com um jogo a menos que a Raposa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gonzalo Plata garante dedicação no Flamengo de olho na Copa do Mundo
Futebol

Gonzalo Plata garante dedicação no Flamengo de olho na Copa do Mundo

11 Set 2025 | 15:21

Icon Comentário0
Flamengo espera decisão do STJD para saber se terá Bruno Henrique
Futebol

Flamengo espera decisão do STJD para saber se terá Bruno Henrique

11 Set 2025 | 14:24

Icon Comentário0
Flamengo ‘debocha’ de declaração de jornalista sobre petição à ONU
Futebol

Flamengo ‘debocha’ de declaração de jornalista sobre petição à ONU

11 Set 2025 | 13:26

Icon Comentário0