
Futebol
|
A final da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Botafogo domina o noticiário esportivo neste fim de semana. O confronto, que reúne os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2024, abre oficialmente a temporada com um clássico valendo taça. Naturalmente, as estratégias de cada equipe para a decisão têm sido um dos principais temas de análise.
O jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC) destacou que espera um Flamengo buscando controlar a posse de bola e pressionar a saída do Botafogo. No entanto, ele vê a velocidade do Alvinegro como um fator de risco para o Rubro-Negro.
"O Botafogo mantém uma capacidade de velocidade, de verticalidade, gigantesca. O Flamengo vai ter a bola. O Botafogo vai disputar a aposta de bola? Claro que vai. Mas o Flamengo vai ter, em teoria, a maior posse de bola e a pressão na saída. Mas um passe certo nas costas do Wesley, principalmente, porque o Wesley sobe como ponta, é uma chance para o Botafogo", analisou., analisou PVC.
Segundo o jornalista, o técnico Filipe Luís deve apostar na marcação pressão para dificultar a saída de bola do Botafogo e recuperar a posse em zonas perigosas.
"O Flamengo vai fazer muitas vezes a marcação pressão individual para dificultar o passe. O Botafogo tem a capacidade de passe na saída de jogo, mas uma bola roubada pelo Flamengo na saída vai dentro do gol. E o Filipe Luís vai investir nesse tipo de trabalho. Ele não vai ser técnico do Flamengo a vida inteira, mas sabe que, no Flamengo, precisa ter pressão e posse de bola", explicou PVC.
Flamengo x Botafogo: horário e transmissão
A final da Supercopa do Brasil acontece neste domingo (2), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mangueirão, em Belém. O clássico carioca será transmitido pela Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
O Mais Querido volta a campo no domingo (29), em confronto contra o Bayern de Munique, já o alvinegro encara o Palmeiras, neste sábado (28)
|
O Flamengo volta a campo neste domingo (29), em confronto contra o Bayern de Munique, válido pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. Desse modo, o Rubro-Negro é mais um clube brasileiro a representar o país no torneio e ganhou a torcida de um rival: o técnico do Botafogo, Renato Paiva. Isso porque, o treinador destacou estar torcendo para o Rubro-Negro, pelo bem do futebol no Brasil.
Renato Paiva revela torcida para o Flamengo: "Que todos saibam perder e ganhar. No final, alguém continuará representando o futebol brasileiro. Que o Flamengo e o Fluminense passem".
Ele continuou: "É isso que eu desejo. O futebol brasileiro precisa de mais autoestima. Falo como estrangeiro que trabalha no país do futebol, se valoriza muito pouco o futebol. Sempre falamos do que está mal, ninguém valoriza o que está bem”.
O Botafogo encara o Palmeiras na tarde deste sábado (28). Assim, restarão apenas três equipes brasileiras no Mundial de Clubes. No entanto, Renato Paiva foi sincero ao declarar que alguma equipe brasileira chegue na semifinal do torneio.
"Infelizmente, vai ficar uma equipe brasileira amanhã (Palmeiras ou Botafogo), mas vou torcer o máximo possível para que chegue ao máximo de brasileiros na semifinal".
Assim, com a torcida de Renato Paiva, o confronto entre Flamengo x Bayern de Munique está marcado para o próximo domingo (29), às 17h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Assim, a arbitragem também foi definida e será comandada pelo inglês Michael Oliver. A decisão será em jogo único, ou seja, em caso de empate, será disputada a prorrogação e possíveis pênaltis.
O arqueiro do Mais Querido também destacou a força do elenco rubro-negro; as equipes se enfrentam neste domingo (29), no Hard Rock Stadium
|
O Flamengo encara o Bayern de Munique neste domingo (29), às 17h (horário de Brasília). Desse modo, antes do confronto, o goleiro Augustín Rossi mandou um recado à equipe alemã, onde destacou a força do elenco do Mais Querido.
Rossi manda recado ao Bayern: "A preparação tem que ser a mesma. Sabemos que o adversário é muito difícil, mas temos nossas armas".
Ele continuou: " Fizemos um grande jogo contra o Chelsea (ING), e isso faz uma pequena diferença na forma como encaramos os times europeus", destacou Agustín Rossi antes de completar:
"A qualidade dos jogadores da Europa realmente faz diferença, mas cada jogo pelo Flamengo é de erro zero. Estamos acostumados com essa pressão, mas, nesta fase final, é ainda mais intenso. Sabemos da importância de fazer uma partida completa no aspecto mental, sem perder a concentração por um segundo sequer. Um pequeno erro pode nos custar um gol", completou.
O Flamengo estreou na fase de grupos do Mundial de Clubes com vitória sobre o Espérance (TUN), por 2 a 0. Logo em seguida, o Rubro-Negro bateu o Chelsea de virada, por 3 a 1. Finalizando a primeira fase do torneio, o Mengo ficou no empate em 1 a 1 com o Los Angeles FC.
O confronto entre Flamengo x Bayern de Munique está marcado para o próximo domingo (29), às 17h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Assim, a arbitragem também foi definida e será comandada pelo inglês Michael Oliver. A decisão será em jogo único, ou seja, em caso de empate, será disputada a prorrogação e possíveis pênaltis.
Devido ao foco do Rubro-Negro no Bayern de Munique (ALE), os árabes aguardaram o jogo para retomar as negociações com o voltante rubro-negro
|
Gerson já tem acordo verbal com o Zenit para depois do Flamengo competir na Copa do Mundo de Clubes. Contudo, o destino pode ser diferente. Com a solicitação de Jorge Jesus, prestes a assinar com o Al Nassr clube árabe tem a intenção de aplicar o chápeu nos russos, que já deram sinais de que pagarão a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões).
Devido ao foco do Rubro-Negro no Bayern de Munique (ALE), o Al Nassr aguardará o jogo para retomar as negociações com o Gerson. O Al Nassr está ciente de que a transferência de Gerson para o Zenit já foi confirmada, mas garante que não poupará esforços até que os russos depositem o montante da penalidade na conta do rubro-negro.
Se a oferta do Zenit-RUS supera em três vezes o salário atual no clube rubro-negro, o Al-Nassr aumenta ainda mais a proposta ao jogador para tentar equilibrá-lo. A proximidade com Jorge Jesus é um dos pontos em discussão, onde trabalharam juntos em 2019.
O volante manteve sua consistência e relevância no meio-campo do Flamengo em 2025, mesmo sem grande destaque nos gols. Com habilidade tática, distribuição de jogo eficiente e presença física, ele se estabeleceu como um elemento fundamental do plantel rubro-negro.
Gerson marcou somente um gol Flamengo em 2025, mas se destacou como um dos mais regulares e estratégicos. O seu papel foi crucial para manter a estabilidade no meio-campo, ligando eficazmente a defesa ao ataque, ocupando adequadamente os espaços e auxiliando na transição da equipe. A sua relevância ultrapassa os número é um atleta que estrutura a equipe e dita o ritmo, sendo visto como um termômetro do Mengão em campo.