
Futebol
06 Dez 2024 | 17:14 |
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) intensificou sua investigação sobre o incêndio no Ninho do Urubu, que resultou na morte de dez jovens atletas em fevereiro de 2019. A Promotora de Justiça Ana Cristina Fernandes Pinto Villela solicitou a intimação de Rodolfo Landim e Rodrigo Dunshee, presidente e vice-presidente geral do Flamengo, para prestar esclarecimentos formais sobre a transição de gestão após as eleições de 2018.
A promotoria busca entender as decisões envolvendo o alojamento dos atletas da base, incluindo o retorno aos módulos habitacionais que acabaram sendo palco da tragédia. Esses módulos foram apontados como inadequados e foram reocupados 39 dias após o início da gestão Landim/Dunshee. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
Por outro lado, a defesa de Eduardo Bandeira de Mello, presidente à época da construção do novo Centro de Treinamento, sugere que a responsabilidade recai sobre a gestão que assumiu em janeiro de 2019. Segundo a defesa, os jovens já estavam alojados no novo CT em dezembro de 2018, mas foram transferidos de volta aos módulos durante a nova administração.
O caso segue em tramitação, e as declarações de Landim e Dunshee serão fundamentais para esclarecer as responsabilidades na maior tragédia da história do Clube de Regatas do Flamengo.
Em 8 de fevereiro de 2019, um incêndio começou em um contêiner, utilizado para abrigar quartos para os jovens da base do Flamengo, devido a um curto circuito em um ar condicionado. O fogo se alastrou e fez 10 meninos vítimas: Athila Paixão, Arthur Vinicius, Pablo Henrique, Christian Esmério, Jorge Eduardo, Samuel Thomas, Gedinho, Bernardo Pisetta, Vítor Izaias e Rykelmo Viana. A torcida rubro-negra no Maracanã canta, no minuto 10 de todas as partidas, em homenagem aos jovens.
Seleção Brasileira faz seu último jogo na Data FIFA de outubro diante dos japoneses e Ancelotti deve mudar bastante a equipe em relação ao compromisso anterior
13 Out 2025 | 19:00 |
Após a goleada sobre a Coreia do Sul, a Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (14) para encarar o Japão, no Estádio de Tóquio. O amistoso está marcado para as 7h30 (horário de Brasília) e contará com transmissão ao vivo da TV Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado) e GeTV (YouTube).
Na TV Globo, a narração será de Luis Roberto, com comentários de Júnior e Caio Ribeiro. Já no SporTV, a transmissão ficará sob o comando de Luiz Carlos Jr., com análises de Eric Faria e Ricardinho. A GeTV, que estreou há pouco mais de um mês com uma partida da Seleção sob o comando de Carlo Ancelotti, também exibirá o confronto. A narração será de Jorge Iggor, com comentários de Bruno Formiga e Luana Maluf.
A equipe que foi a campo no último treinamento da Seleção conta com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli.
Assim como nas Datas FIFA de junho e setembro, o técnico Carlo Ancelotti deve repetir o esquema 4-3-3, buscando manter o padrão tático da equipe. As escolhas indicam também a manutenção do trio considerado intocável: Casemiro, Bruno Guimarães e Paquetá, peças centrais do meio-campo brasileiro.
Já o Japão deve entrar em campo com: Zion Suzuki; Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura; Minamino, Doan e Ogawa.
Um dos ajustes promovidos por Ancelotti é o reposicionamento de Bruno Guimarães, que deixa a função mais recuada ao lado de Casemiro e passa a atuar mais avançado, próximo do ex-Flamengo Paquetá, praticamente como um meia.
Outro destaque é a nova função de Vini Jr, cria do Flamengo, que deverá jogar mais próximo do gol, atuando quase como um centroavante. Diferente dos jogos anteriores, em que havia mais mobilidade e alternância com Rodrygo ou Matheus Cunha, o camisa 7 tende a ser a principal referência ofensiva diante dos japoneses.
Valor requisitado é acima do que o Mengão esperava para acertar com o treinador, mas clube segue otimista por um acordo até 2027
13 Out 2025 | 18:00 |
O técnico Filipe Luís segue em negociações para renovar contrato com o Flamengo. Segundo informações do jornalista Julio Miguel Neto, o treinador teria solicitado um salário mensal de cerca de R$ 2 milhões para estender seu vínculo com o clube.
Além da questão salarial, Filipe Luís deseja renovar até dezembro de 2027, enquanto a diretoria rubro-negra prefere um acordo até o fim de 2026, com valores inferiores aos solicitados. As tratativas continuam em andamento, e ambas as partes demonstram otimismo por um desfecho positivo.
Recém-completando um ano à frente da equipe, Filipe Luís conquistou Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Além disso, levou o time às semifinais da Libertadores, onde enfrentará o Racing (ARG). No Campeonato Brasileiro, o Flamengo ocupa atualmente a vice-liderança, logo atrás do Palmeiras, mantendo chances reais de título nacional na reta final da temporada.
No mês passado, o Fenerbahçe, da Turquia, chegou a sondar a possibilidade de contratar Filipe Luís, mas o treinador recusou a investida para manter o foco no projeto rubro-negro. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap reafirmou a confiança na continuidade do técnico:
Bap, presidente do Flamengo sobre Filipe Luís: "Se depender do Flamengo, ele vai ficar"
“Esse processo nunca depende de um lado só. Se depender do Flamengo, ele vai ficar. Ele diz que quer ficar. Então eu acredito que a gente tenha totais possibilidades de isso acontecer”, declarou Bap ao portal ge, durante o III Fórum Rio Empreendedor, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Desde que assumiu a presidência, Bap manteve Filipe Luís no cargo, reconhecendo o trabalho iniciado ainda sob a gestão anterior e considerando o treinador peça-chave para o planejamento esportivo do clube nos próximos anos.
Atacante não é visto como peça fundamental nos Gunners e Mengão pode ser destino, apesar de preferência por seguir na Europa
13 Out 2025 | 17:00 |
Frequentemente especulado como possível reforço do Flamengo, o atacante Gabriel Jesus, atualmente no Arsenal, da Inglaterra, não é considerado inegociável pelo clube londrino. Mesmo com a abertura dos ingleses para discutir uma eventual transferência, o jogador não demonstra interesse em retornar ao futebol brasileiro neste momento.
Recentemente, o Palmeiras realizou uma sondagem para entender as condições de um possível retorno do atacante ao clube que o revelou. No entanto, o staff de Gabriel Jesus deixou claro que o atleta não pretende voltar ao Brasil por agora.
O Flamengo segue em busca de um atacante com boa mobilidade e capacidade de movimentação, características que agradam ao técnico Filipe Luís. Apesar de o nome de Gabriel Jesus se encaixar nesse perfil, o jogador é visto como inviável pela diretoria rubro-negra, devido à falta de interesse do atleta em deixar a Europa. A informação foi divulgada pelo jornalista André Hernan.
Ainda no fim de 2024, o portal ‘MundoBola Flamengo’ informou que uma fonte da diretoria negou qualquer tipo de negociação em andamento. À época, o então diretor Bruno Spindel chegou a indicar o nome de Gabriel Jesus ao presidente eleito Rodolfo Landim (Bap), mas as conversas não avançaram.
No setor ofensivo, o Flamengo conta com Pedro, Bruno Henrique e Juninho, este último com possibilidade de negociação em 2026. Vale lembrar que Gabriel Jesus sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em janeiro deste ano, ficando afastado por mais de seis meses. Atualmente, o atacante de 27 anos tem valor de mercado estimado em 32 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões) e possui contrato com o Arsenal até junho de 2027.