Futebol
"Sei que vou me sentir bem no Flamengo", Paquetá detalha conversa com ex-dirigente
14 Nov 2025 | 10:39
Futebol
01 Set 2024 | 07:38 |
O novo Mundial de Clubes da FIFA segue dando o que falar. A competição que acontecerá nos Estados Unidos entre junho e julho terá a duração de um mês, o que deve causar grande um problema para a CBF montar o seu calendário anual de futebol. Isto porque, com a competição acontecendo no meio do ano e times brasileiros já classificados como Flamengo, Fluminense e Palmeiras, a entidade que gere o futebol brasileiro terá de encontrar alternativas.
Os três clubes (que podem virar quatro se Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG for o campeão da Libertadores deste ano) terão afastados da principal competição nacional por um período que pode chegar a nove rodadas do Brasileirão, como foi por exemplo durante a Copa América de 2024. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, a comissão de clubes discute possibilidades para reduzir datas, a principal medida apontada seria uma redução nos estaduais, mas os clubes de menor porte são contrários a ideia.
“A CBF precisa resolver a perda de nove datas no ano. Para se ter ideia do desafio, isso representa cerca de um quarto do Brasileiro (38 datas), mais da metade dos Estaduais (16 datas) e boa parte dos jogos de um Libertadores (13 datas). Há quem defenda a diminuição dos estaduais, como Flamengo e Palmeiras”, escreveu o jornalista.
“Mas há grande resistência de clubes de menor porte com perda de receita e de federações estaduais. A Federação Paulista de Futebol, por exemplo, já tratou de renovar seu contrato com a Record até 2029 para impor suas 16 datas que atravancam o calendário nacional”, completou.
O calendário poderá ter problemas para a sua montagem pelos próximos anos. Além do Mundial de Clubes de 2025, em 2026 será ano de Copa do Mundo, onde há paralisação ao redor do globo. Já em 2027, o Brasil irá receber a Copa do Mundo Feminina e a CBF já anunciou que pretende parar os jogos no país durante o certame.
“Como ninguém inventou um mês extra no calendário anual, a única solução seria jogar partidas das competições nobres dentro das datas-Fifa. Ou seja, os times voltariam a atuar sem seus titulares em jogos importantes. E a diretoria da CBF perderia o único avanço que obteve no seu calendário”, finalizou Mattos.
Mengão encara o Leão neste sábado (15) pela 12ª rodada do campeonato e duas dúvidas do técnico Filipe Luís não deverão viajar com o grupo
14 Nov 2025 | 11:47 |
A lista de desfalques do Flamengo para o confronto contra o Sport, neste sábado (15), segue aumentando. Segundo o portal 'Coluna do Fla', Léo Ortiz e Jorginho não apresentaram a melhora esperada e também estão fora da partida na Arena de Pernambuco.
O zagueiro Léo Ortiz ainda se recupera das dores no tornozelo provocadas por um trauma na região. Já Jorginho avança no processo de reabilitação e voltou a realizar atividades em campo ao lado da fisioterapia e da preparação física, após lesão na coxa.
Mesmo assim, ambos seguem como baixas, já que existe alto risco de agravamento caso retornem neste sábado. Assim, os dois se juntam aos outros nove desfalques já confirmados anteriormente, entre lesões e convocações.
A lista de ausências do Flamengo é pesada por causa das convocações para a Data FIFA. Alex Sandro e Danilo servem à Seleção Brasileira; Arrascaeta, Varela e Viña defendem o Uruguai; Carrascal e Plata estão com Colômbia e Equador, respectivamente. Além das seleções, o clube sofre com dois desfalques por lesão: Pedro, em recuperação de fratura no braço direito, e Allan, que trata uma fascite plantar. Ao todo, são 11 ausências confirmadas.
O Flamengo volta a campo neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Sport na Arena de Pernambuco, em duelo atrasado da 12ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão no YouTube, no site e nas redes sociais do Campeonato Brasileiro, além do Amazon Prime Video, que também exibe o confronto via streaming.
Maurício Galiotte confirmou que o zagueiro paraguaio esteve muito perto de defender o Mais Querido, antes do Alviverde avançar e concretizar a contratação
14 Nov 2025 | 11:46 |
Maurício Galiotte, ex-presidente do clube paulista, revelou que Gustavo Gómez chegou a ter conversas adiantadas para defender o Flamengo. Em entrevista ao jornalista André Hernan, o dirigente afirmou que o defensor paraguaio esteve muito próximo de assinar com o clube carioca antes de ser contratado pelo Palmeiras, que entrou na disputa após oferta do empresário André Cury.
“Estava muito próximo de ser contratado pelo Flamengo. Existia uma conversa já adiantada. Aí o André Cury (agente) ofereceu (ao Palmeiras), nós avaliamos e definimos que seria uma contratação que a gente iria brigar para fechar. E deu certo”, disse ele.
Gustavo Gómez soma 12 títulos, incluindo duas Copas Libertadores e três edições do Brasileirão. A atuação regular e o perfil de liderança transformaram o atleta em referência defensiva e um dos principais nomes do futebol sul-americano nas últimas temporadas.
No dia 29 de novembro, em Lima, Palmeiras e Flamengo definem o campeão da Libertadores e tentam se tornar o primeiro clube brasileiro tetracampeão do torneio. O duelo promete clima histórico, e o defensor paraguaio será peça central na estratégia de Abel Ferreira, responsável por comandar virada dramática sobre a LDU na semifinal.
Enquanto aguardam o confronto continental, ambos seguem brigando pela taça da liga nacional. O Mais Querido, comandado por Filipe Luís, enfrenta o Sport fora de casa no sábado (15), enquanto o time paulista administra sequência decisiva nas rodadas finais. Gómez, porém, está fora da próxima partida contra o Santos pelo Brasileirão.
Defensor do Mengão deve estar entre os 11 iniciais de Carlo Ancelotti pela Seleção diante dos africanos neste sábado (15)
14 Nov 2025 | 11:01 |
O lateral-esquerdo Alex Sandro, do Flamengo, ganhou destaque na preparação da Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti para o amistoso contra Senegal, que será disputado neste sábado (15), às 13h (de Brasília), no estádio do Arsenal, em Londres, com transmissão de Globo, Sportv e GE TV.
Nos últimos treinamentos, Ancelotti manteve a base da equipe que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0. A principal mudança ocorreu justamente na lateral esquerda, onde Alex Sandro assumiu a vaga entre os titulares. Ederson também apareceu no time inicial, enquanto a dupla de zaga seguiu formada por Marquinhos e Gabriel Magalhães.
Buscando recuperar a imagem após a derrota por 3 a 2 para o Japão, o Brasil deve entrar em campo com a seguinte escalação: Ederson; Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães; Estêvão, Matheus Cunha, Vini Jr e Rodrygo.
Vivendo bom momento no Flamengo, Alex Sandro ganhou pontos com Ancelotti ao oferecer maior estabilidade defensiva pelo lado esquerdo. O treinador ainda realizou testes pontuais, observando Wesley e Caio Henrique nas laterais e colocando João Pedro na vaga de Matheus Cunha em alguns momentos.
O treino contou também com a visita de Gabriel Jesus, que conversou com ex-companheiros enquanto se recupera de uma cirurgia realizada em janeiro. A comissão técnica aproveitou a atividade para ajustar os detalhes finais antes do encerramento da preparação.
A Seleção faz o último treino nesta sexta-feira (14), já no palco da partida. Depois do confronto com Senegal, o Brasil encerra o calendário de 2025 enfrentando a Tunísia, na terça-feira (18), em Lille, na França. Além de Alex Sandro, o zagueiro Danilo, também do Flamengo, está convocado por Ancelotti e deve começar no banco de reservas.