Futebol

Novo Mundial de Clubes pode atrapalhar calendário da CBF; Flamengo está entre os classificados

Competição se dará entre junho e julho de 2025 e ocupará nove datas do Campeonato Brasileiro

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O novo Mundial de Clubes da FIFA segue dando o que falar. A competição que acontecerá nos Estados Unidos entre junho e julho terá a duração de um mês, o que deve causar grande um problema para a CBF montar o seu calendário anual de futebol. Isto porque, com a competição acontecendo no meio do ano e times brasileiros já classificados como Flamengo, Fluminense e Palmeiras, a entidade que gere o futebol brasileiro terá de encontrar alternativas.


Os três clubes (que podem virar quatro se Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG for o campeão da Libertadores deste ano) terão afastados da principal competição nacional por um período que pode chegar a nove rodadas do Brasileirão, como foi por exemplo durante a Copa América de 2024. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, a comissão de clubes discute possibilidades para reduzir datas, a principal medida apontada seria uma redução nos estaduais, mas os clubes de menor porte são contrários a ideia.


“A CBF precisa resolver a perda de nove datas no ano. Para se ter ideia do desafio, isso representa cerca de um quarto do Brasileiro (38 datas), mais da metade dos Estaduais (16 datas) e boa parte dos jogos de um Libertadores (13 datas). Há quem defenda a diminuição dos estaduais, como Flamengo e Palmeiras”, escreveu o jornalista.


“Mas há grande resistência de clubes de menor porte com perda de receita e de federações estaduais. A Federação Paulista de Futebol, por exemplo, já tratou de renovar seu contrato com a Record até 2029 para impor suas 16 datas que atravancam o calendário nacional”, completou.

O calendário poderá ter problemas para a sua montagem pelos próximos anos. Além do Mundial de Clubes de 2025, em 2026 será ano de Copa do Mundo, onde há paralisação ao redor do globo. Já em 2027, o Brasil irá receber a Copa do Mundo Feminina e a CBF já anunciou que pretende parar os jogos no país durante o certame.


“Como ninguém inventou um mês extra no calendário anual, a única solução seria jogar partidas das competições nobres dentro das datas-Fifa. Ou seja, os times voltariam a atuar sem seus titulares em jogos importantes. E a diretoria da CBF perderia o único avanço que obteve no seu calendário”, finalizou Mattos.



Futebol

Diretor do Dínamo Moscou dá panorama de negociação com o Flamengo por Carrascal

Meia é o principal alvo do Mengão no início da janela de transferências e dirigente russo joga ‘balde de água fria’ em sonho rubro-negro

Diretor do Dínamo Moscou afirma que rejeitou proposta do Flamengo por Carrascal - Foto: Reprodução/Dínamo Moscou
Diretor do Dínamo Moscou afirma que rejeitou proposta do Flamengo por Carrascal - Foto: Reprodução/Dínamo Moscou

  |

Icon Comentário0

As negociações entre Flamengo e Dínamo Moscou por Jorge Carrascal enfrentam obstáculos importantes. Em entrevista ao Match TV, o diretor-geral do clube russo, Pavel Pivovarov, confirmou que o Rubro-Negro enviou apenas uma proposta pelo meia colombiano — prontamente recusada.


Pavel Pivovarov sobre recusa a proposta do Flamengo por Carrascal: "não houve mais contato"


De acordo com o dirigente, não houve nova tentativa por parte do clube carioca, e o Dínamo não demonstra qualquer intenção de negociar o jogador nesta janela: “A proposta que recebemos não nos agradou. Após a recusa, não houve mais contato. Contamos com Carrascal para a temporada”, afirmou Pivovarov.


CARRASCAL É TIDO COMO PRIORIDADE

A postura do clube russo frustra os planos do Flamengo, que busca um meia ofensivo para reforçar o elenco comandado por Filipe Luís. Carrascal, de 27 anos, é um dos principais nomes do Dínamo, com 8 gols e 5 assistências em 37 partidas na última temporada. Mesmo sem disputar competições internacionais — devido às sanções aplicadas ao futebol russo em razão da guerra na Ucrânia —, o clube trata o colombiano como peça-chave do projeto esportivo.


PLANO B: ESEQUIEL BARCO PODE ENTRAR NO RADAR

Com o avanço travado nas negociações por Carrascal, o Flamengo pode redirecionar esforços para outro nome no futebol russo. Segundo o jornalista Venê Casagrande, Esequiel Barco, do Spartak Moscou, surge como alternativa.

Embora a preferência inicial do Rubro-Negro fosse contar com os dois atletas, a dificuldade em avançar com o Dínamo pode antecipar uma investida no meia argentino. Barco, de 25 anos, também agrada à comissão técnica e é avaliado internamente como uma opção viável para o setor de criação.



Futebol

Equipe inglesa tenta dar 'chapéu' no Roma por Wesley, do Flamengo

Lateral-direito desperta interesse de gigantes europeus; time da Premier League entra na disputa e prepara nova proposta acima dos 25 milhões de euros

Wesley, lateral do Flamengo e destaque da temporada, é disputado por Roma e Manchester City em negociações milionárias - foto: reprodução
Wesley, lateral do Flamengo e destaque da temporada, é disputado por Roma e Manchester City em negociações milionárias - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo, que inicialmente exigia 30 milhões de euros pela venda de Wesley, pode estar próximo de alcançar esse objetivo. A transferência do lateral-direito, no entanto, ganhou um novo capítulo com o retorno do interesse do Manchester City.


O técnico Pep Guardiola avalia que o jogador se encaixaria perfeitamente em seu modelo tático e pediu à diretoria inglesa uma nova investida pelo atleta. O City, que já vinha monitorando o desempenho do jogador, pretende agora formalizar uma proposta que possa competir com a da Roma, clube que tem liderado as tratativas recentemente.


ROMA ELEVA OFERTA E SE APROXIMA DE ACORDO


Mesmo com o interesse do time inglês, a Roma parece disposta a acelerar o processo e encaminhar um acordo com o Rubro-Negro. Após semanas de negociações, o clube italiano sinalizou que irá apresentar uma nova proposta acima dos 25 milhões de euros, o que se aproxima dos valores inicialmente estipulados pelo time carioca.

O jovem lateral-direito é visto como peça estratégica pelo técnico Gian Piero Gasperini, que chegou a indicar Wesley como reforço desejado quando comandava a Atalanta. A informação foi divulgada pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport.


WESLEY SE DESTACA NO FLAMENGO

Nesta temporada, Wesley soma 25 partidas com a camisa do Flamengo, com um gol marcado e duas assistências. O bom desempenho do atleta, somado à sua versatilidade, o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez, o que valorizou ainda mais seu passe no mercado europeu.



Futebol

Jogador tido como ideal por José Boto para o Flamengo quer indenização da Juventus

Atacante não faz mais parte dos planos da Velha Senhora e cobra valor milionário; diretor de futebol do Mengão é admirador do atleta

Tido como ideal para o Flamengo por José Boto, Dusan Vlahovic cobra indenização milionária da Juventus - Foto: Reprodução/Flamengo
Tido como ideal para o Flamengo por José Boto, Dusan Vlahovic cobra indenização milionária da Juventus - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Fora dos planos da Juventus para a próxima temporada, o atacante Dusan Vlahovic exige uma compensação de 10 milhões de euros (cerca de R$ 58 milhões) para aceitar a rescisão contratual com o clube italiano. Apesar de ter vínculo até 2026, o sérvio já foi informado de que não está nos planos da equipe, e a diretoria buscava uma saída amigável. No entanto, a alta pedida financeira trava o processo.


JUVENTUS QUER BOLADA


Enquanto tenta negociar sua saída, Vlahovic segue com futuro indefinido. A Juventus espera arrecadar entre 25 e 30 milhões de euros com uma possível venda. Milan, Inter de Milão e Manchester United já demonstraram interesse anteriormente, mas nenhuma negociação avançou até o momento.


Desde que chegou à Velha Senhora, em janeiro de 2022, o atacante soma 58 gols em 154 partidas. Caso não haja acordo para a saída, o jogador corre o risco de ser relegado a última opção no elenco comandado por Igor Tudor.

José Boto sobre interesse em Vlahovic para o Flamengo: "O problema não seria o dinheiro"
FLAMENGO SONHA COM O CENTROAVANTE


Em entrevista à Gazzetta dello Sport, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, surpreendeu ao citar o nome de Vlahovic como ideal para o ataque rubro-negro. Segundo o dirigente, o problema não seria a parte financeira, mas sim convencer atletas desse nível a atuarem no futebol brasileiro.

“Para o que precisamos agora, eu pensaria em Vlahovic. O problema não seria o dinheiro. O problema é convencer os grandes jogadores a virem para o Brasil. No futebol, nunca diga nunca”, declarou o dirigente sobre o centroavante sérvio.

A declaração reforça a ambição do Flamengo no mercado da bola, mesmo reconhecendo as barreiras para contratar jogadores do primeiro escalão europeu. Com janela de transferências se aproximando, o clube segue atento às oportunidades que possam surgir.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians sonha com contratação de ex-jogador do Flamengo multicampeão
Futebol

Corinthians sonha com contratação de ex-jogador do Flamengo multicampeão

 

Icon Comentário0
Final feliz? Bap e Boto se acertam e voltam a se ajustar por reforços no Flamengo
Futebol

Final feliz? Bap e Boto se acertam e voltam a se ajustar por reforços no Flamengo

 

Icon Comentário0
Zagueiro do Flamengo surpreende com profissionalismo em treino sozinho
Futebol

Zagueiro do Flamengo surpreende com profissionalismo em treino sozinho

 

Icon Comentário0