
Futebol
|
Com a vitória de Bap na eleição, o novo presidente do clube decidiu pela contratação de José Boto. O português chega para comandar o Departamento de Futebol, sendo o diretor da modalidade. Mas o seu destino poderia ser bem diferente. Não é de hoje que Boto nutria desejo de trabalhar no Brasil, e ele teve a oportunidade de integrar o futebol de um rival do Mengão.
Boto teria sido sondado pelo Vasco há cinco anos. O grupo político era o mesmo da atualidade, que tem Pedrinho como presidente. No entanto, o candidato da chapa na época era Julio Brant, mas quem venceu foi Jorge Salgado, afastando a possibilidade de contratação de José Boto.
Felipe, que hoje é diretor-técnico de futebol do rival do Flamengo, foi quem entrou em contato com o português que hoje trabalha no Ninho do Urubu. Boto trabalhava no Shakhtar Donetsk como diretor, e os vascaínos queriam que José Boto fosse o responsável pelo scout do clube.
Ele se destacou como scout no Benfica e no próprio Shakhtar. De acordo com o Uol, José Boto teria se interessado pelo projeto vascaíno. Sua vontade de trabalhar no Brasil já existia, e não era raro ver o Shakhtar contratando brasileiros por conta de sua admiração pelo país.
Mas ele só veio a trabalhar no Rio de Janeiro cinco anos depois, com a vitória de Bap, realizando finalmente o sonho de vir ao Brasil após se tornar o desejo da chapa vencedora, que derrotou Dunshee e Maurício Gomes de Mattos nas urnas.
José Boto traz estrangeiro para scout do Flamengo
Além de definir as contratações, assim como as saídas e fazer o planejamento do futebol com o técnico Filipe Luís, José Boto também é responsável pela montagem do Departamento de Futebol. No início do mês, o Flamengo acertou a chegada de Andrii Fedchenkov, que trabalhou com Boto no Shakhtar, para o departamento de scout do clube.
A indicação foi feita por Boto, que conhece a qualidade do ucraniano, e por isso, pediu ao clube que contratasse seu ex-companheiro.
Clube russo oferece 20 milhões de euros fixos e mais 9 milhões em metas pelo volante, mas Mengão ainda não respondeu oficialmente à oferta
|
O Zenit segue interessado na contratação de Gerson. De acordo com o site "ge", após ter sua primeira investida recusada, o time russo fez uma nova oferta ao Mengão para contar com o volante.
A proposta foi comunicada nesta segunda-feira (17) durante um encontro entre o diretor de futebol rubro-negro, José Boto, e o pai e empresário do meio-campista, Marcão, que estiveram no Ninho do Urubu. O CEO do Zenit, Alexander Medvedev, também participou da reunião por videoconferência.
Medvedev reforçou que o clube russo mantém o interesse no jogador, mesmo com o fechamento da janela de transferências se aproximando. A nova oferta do Zenit inclui 20 milhões de euros fixos, além de 9 milhões de euros em metas, totalizando aproximadamente R$ 173 milhões.
FLAMENGO AINDA NÃO RESPONDEU OFICIALMENTE
Até o momento, o Flamengo não deu uma resposta oficial à proposta durante a reunião. No entanto, a tendência é que a diretoria rubro-negra rejeite novamente a investida, apesar dos valores atraentes, especialmente considerando a idade do atleta, que tem 27 anos.
Outro ponto discutido no encontro foi a relação com o pai de Gerson. Marcão chegou a cobrar publicamente uma valorização salarial para o filho, mas as conversas desta segunda-feira foram vistas como produtivas pelos dirigentes do clube.
Mengão emprestou o meia para o clube inglês no final da janela e muitos acreditam que poderia ter conseguido ganhar mais no negócio
|
Há algumas semanas, o Flamengo finalizou o empréstimo com obrigação de compra de Carlos Alcaraz para o Everton, da Inglaterra. O meio-campista argentino, que chegou ao Rubro-Negro como a contratação mais cara da história do clube em 2024, deixou a equipe após pouco mais de cinco meses. No entanto, a negociação gerou questionamentos, especialmente por parte do jornalista Mauro Cezar Pereira.
A cláusula de compra estipulada no acordo entre Flamengo e Everton está fixada em 20 milhões de euros, um valor muito próximo ao que o Rubro-Negro desembolsou ao Southampton para adquirir o jogador. Isso levantou críticas, pois, na visão de Mauro Cezar, o clube carioca poderia ter exigido um valor maior, aproveitando a urgência do time inglês.
“O jogador mais caro da história do clube foi vendido sem nenhum lucro para o Flamengo, lucro zero, por um clube desesperado pelo jogador, o Everton, com uma coleção de jogadores machucados, precisando de um atleta para essa função. O Everton tinha que evitar compra imediata por conta do fair play financeiro que o tomou oito pontos na temporada inglesa anterior e dessa que está em disputa”, explicou o jornalista.
O jornalista defendeu que o Flamengo deveria ter negociado melhor, solicitando um valor mais alto ou até mesmo uma porcentagem sobre uma venda futura.
“Ou seja, o Flamengo aceitou condições favoráveis ao Everton, correto? Poderia ter falado: tá bom, eu aceito as condições, mas eu não quero 20 milhões. Eu quero 25, eu quero 30, eu quero 20% de uma venda futura”, opinou MCP.
Desde que chegou ao Everton, Alcaraz disputou três partidas, marcou um gol e deu uma assistência, ambas na vitória sobre o Crystal Palace por 2 a 1. Seu impacto imediato reforça o argumento de Mauro Cezar, que acredita que o Flamengo perdeu a oportunidade de lucrar mais.
“O Flamengo está só tentando recuperar o dinheiro, desse jogador que acabou de fazer 22 anos, e se ele for bem no Everton, ele vai para um outro clube na Inglaterra valendo o dobro. E o Flamengo não leva nada. Eu achei a negociação ruim, poderia ter tirado mais dos ingleses, ainda mais pela necessidade. Tanto era necessário, que ele entrou em dois jogos no segundo tempo, já começou como titular, deu assistência e fez um gol. Eles precisavam do cara, mandou bola na trave no jogo passado com cinco minutos em campo. Então eu acho que o Flamengo não fez uma boa negociação nesse caso”, concluiu Mauro Cezar.
O volante do Mais Querido mudou de ideia e deseja permanecer no clube por mais algumas temporadas; o jogador está sendo um dos destaques da equipe
|
Com a janela de transferências fechando em alguns países ao redor do mundo, o Flamengo corre para negociar as renovações de contrato com seus jogadores. Desse modo, o Rubro-Negro se programa para discutir a renovação do vínculo de Erick Pulgar.
Segundo informações do portal Uol Esporte, a situação de Pulgar deve ser resolvida logo. Isso porque, o volante mudou de ideia sobre deixar o Mais Querido. Assim, o empresário do chileno deve chegar ao Rio de Janeiro nas próximas semanas para conversar com o Flamengo.
INÍCIO DA TEMPORADA SEM O DESEJO DE FICAR NO FLAMENGO
Lembrando que no início do ano os representantes de Pulgar sinalizaram ao Flamengo que a ideia não era renovar o vínculo, que chega ao fim em dezembro de 2025. O volante usou o argumento de que o calendário brasileiro, com longas viagens, estavam desgastando.
Outro ponto que também desagradou o estafe de Pulgar foi o salário. Segundo o grupo que gerencia a carreira do volante, ele recebe um dos menores valores entre os titulares da equipe. Assim, esse deve ser o principal ponto debatido com o Mais Querido nas reuniões marcadas para os próximos dias.
FOCO NO PRÓXIMO COMPROMISSO
Assim, enquanto Erick Pulgar não tem seu vínculo renovado, o elenco rubro-negro segue focado no próximo confronto da temporada. O Flamengo volta a campo no sábado (22), às 18h, em jogo válido pela última rodada do Carioca, contra o Maricá.