Futebol

Ricardo Lomba, novo presidente do conselho, quer mais pluralidade e um Flamengo mais pacífico

Lomba foi eleito em votação na sede da Gávea na última segunda-feira. Ele concorreu com Álvaro Ferreira e recebeu 943 votos

Paula Reis/CRF
Paula Reis/CRF

17 Dez 2024 | 12:54 |

Icon Comentário0

O Flamengo elegeu nesta segunda-feira (16) o novo presidente do Conselho Deliberativo. Ricardo Lomba será o responsável pela pasta no próximo triênio com um objetivo principal de pacificar o clube e colocar para frente o plano de reforma do estatuto. Apoiado por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que também venceu a eleição, ele conseguiu reunir pessoas dos mais diferentes grupos ao longo da campanha.



"Fico muito honrado de encontrar apoio de diferentes correntes nesse ambiente turbulento de eleição. Tenho recebido muitas ligações de pessoas do Bap, Maurício e Landim. Mostra que, a despeito do que aconteceu na eleição para o Conselho Diretor, as pessoas veem em mim alguém que pode dar uma contribuição boa para o Flamengo. Quero fazer um Conselho Deliberativo plural, contar com a participação de todos. Todo mundo vai ter espaço e voz. Precisamos democratizar esse debate, ampliar as discussões, trazer um pouco mais de harmonia. Convencer todos que, não importa da onde vem a proposta de emenda, vamos discutir o mérito e não a origem delas. Estou surpreso com a quantidade de apoio e me dá uma expectativa grande", disse Lomba.


Ricardo Lomba foi eleito em votação na sede da Gávea na última segunda-feira. Ele concorreu com Álvaro Ferreira e recebeu 943 votos. 


A pacificação envolve apaziguar o clima dentro do clube. Durante a eleição presidencial, os grupos de Bap e Dunshee/Landim se atacaram diversas vezes. Nos bastidores e na própria transição entre os governos houve problemas.

Lomba é sócio-proprietário do Flamengo e engenheiro por formação. Ele é diretor fiscal da Receita Federal e costumava frequentar a arquibancada dentro e fora do Rio de Janeiro. Em 2010 se associou ao clube e fez parte da comissão que apurou as contas de Patrícia Amorim. Depois, foi vice do Conselho Deliberativo e se tornou vice de futebol na gestão Eduardo Bandeira de Mello no final de 2017 e em 2018, ano em que concorreu à presidência do clube como candidato da situação e foi derrotado por Rodolfo Landim. Ele tentou ser presidente do Conselho em 2021 e conseguiu em 2024.

Palavras do novo presidente do conselho

Em entrevista ao portal UOL, Lomba falou sobre diversos assuntos:


O que ele quer atingir? "Eu sempre busquei durante todo o meu período no Flamengo construir amizades, ter relacionamentos. É claro que, quando você está em um clube gigantesco e num grupo muito heterogêneo, você não consegue agradar a todo mundo. Mas partindo do princípio que a gente se depara com adversários políticos e não com inimigos, eu acho que você já começa a encaminhar uma solução boa para isso. Não tem problema nenhum em conversar e sentar com pessoas que pensam completamente diferente de mim. Talvez essa seja uma maneira para a gente começar a fazer essa pacificação. Creio que o Conselho Deliberativo é um poder de suma importância. Grandes decisões são tomadas ali, as mais relevantes. A minha ideia é ter um conselho plural, com pessoas dos diversos grupos e debatendo em alto nível. Temos de debater ideias, conceitos, projetos, independentemente de onde ele vem. Não há razão nenhuma para um determinado projeto ter vindo de um grupo de oposição e não considerarmos só por isso. Temos que colocar em primeiro lugar o bem do Flamengo. A ideia é conversar com quem quer que seja, tentar sim pacificar o clube, trazer todo mundo para a realidade que deve ser enfrentada, que é fazer um Flamengo cada vez melhor e maior."

Maiores desafios e estádio: "São desafios gigantescos. Não bastasse qualquer triênio normal que os desafios são grandes, a gente tem uma cerejinha do bolo que é "só" a construção de um estádio. Compramos o terreno no ambiente que houve, inclusive, uma certa polêmica, porque foi um processo muito acelerado. Falando como sócio e conselheiro: conversando com outros amigos lá dentro do Flamengo, pensamos que era uma votação em que estávamos amarrados. Não tinha como votar contra porque é o sonho da nação. Mas a maneira como isso se desenvolveu é que pouquíssimas pessoas tinham conhecimento melhor daquilo tudo. Nós tínhamos muito pouca informação. Aquela votação foi muito comemorada, e eu votei a favor, mas era meio que temos que fazer isso, porque não dá para ser contra. Mas o que a gente, de fato, está comprando? Que terreno é aquele? O terreno já está em condições de poder ser construída alguma coisa nele? As licenças já existem? Qual o projeto? Não tínhamos informação. Esse é o grande desafio. Além disso, temos que conviver também com um calendário alucinado em 2025. O Flamengo, ao entrar num campeonato, entra para vencer."

Por que o Deliberativo? "Eu sempre entendi o Conselho Deliberativo como um poder muito importante. Lá atrás, em 2012, quando a gente começa a participar da vida política do Flamengo, naquela campanha da Chapa Azul, e que o presidente Eduardo Bandeira de Mello foi eleito, já estávamos discutindo e trabalhando em cima do estatuto. Sempre foi um tema muito caro para nós. Quando o Bap me chama para conversar e falamos sobre eleições, em algum momento ele me convida para isso. Fiquei muito empolgado. Seria uma oportunidade bem interessante pelo que almejamos lá atrás de fazer uma reforma do estatuto, uma modernização. Recebi isso como um desafio interessante. Estávamos muito preocupados em formar um time muito bom, com pessoas competentes, discutir Flamengo de uma maneira ampla e sem botar as peças nos lugares. A nossa preocupação era de ganhar a eleição e, a partir de agora, liderados pelo Bap, as peças vão começar a ser encaixadas."

Estar apoiado por Bap pode atrapalhar? "O Flamengo é dividido em esferas e em poderes. E cada poder tem a sua área de atuação e as suas competências, um poder não manda no outro. Claro que o presidente é aquela figura maior, mas o Bap tem as atribuições dele, a área da atuação dele. O presidente do Conselho Deliberativo é tão presidente quanto o presidente do Conselho Diretor, só que ele tem uma outra área de atuação, outras competências, assim como o presidente do Conselho Fiscal. Há uma divisão de poderes para que você tenha uma estrutura administrativa e a coisa flua de maneira melhor. Têm que ser independentes, sim, mas harmônicos. Você tem que ter alinhamento de pensamentos e ideias para que a coisa flua de uma maneira boa, para que o Flamengo evolua, ande para frente. Mas eu não vou interferir no poder do Bap, assim como eu tenho certeza que ele não vai interferir no meu poder. Vamos conversar, debater, mas não há uma ingerência do poder do presidente sobre o presidente do Deliberativo. Quem manda no Conselho Deliberativo também não é o presidente, é o plenário."


Futebol

Embarque para a final da Libertadores tem invasão ao ônibus e festa da torcida do Flamengo

A delegação do time carioca foi surpreendida por torcedores dentro do veículo no aeroporto do Galeão, mas atletas reagiram com tranquilidade

Multidão de torcedores fizeram festa histórica no Aeroporto do Galeão durante o AeroFla - foto: Flamengo
Multidão de torcedores fizeram festa histórica no Aeroporto do Galeão durante o AeroFla - foto: Flamengo

26 Nov 2025 | 20:03 |

Icon Comentário0

A despedida da delegação do Flamengo rumo a Lima, palco da grande final da Libertadores, foi marcada por um episódio inusitado e de forte mobilização popular nesta quarta-feira. O tradicional "AeroFla", realizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, representou o último contato direto entre o elenco e a massa de torcedores antes da viagem decisiva. No entanto, o fervor das arquibancadas acabou ultrapassando as barreiras de segurança, gerando surpresa entre os presentes.


O ambiente, que misturava celebração e tensão devido à enorme aglomeração, teve seu ápice quando um grupo de torcedores conseguiu acessar o interior do ônibus que transportava a equipe até a pista. O que poderia ter gerado apreensão acabou se transformando em um momento de interação. Os atletas do Mais Querido reagiram de forma positiva à invasão surpresa, demonstrando calma e receptividade.


O atacante Juninho e o zagueiro Danilo utilizaram seus perfis em redes sociais para compartilhar imagens do ocorrido, evidenciando a sintonia entre o time e as arquibancadas às vésperas do confronto continental. A atitude dos jogadores do Rubro-Negro reforçou o clima de confiança e união para a disputa do título.


DELEGAÇÃO PARA O PERU

Enquanto o clima era amistoso dentro do veículo, o entorno do terminal registrou confusão. A Polícia precisou intervir devido ao intenso fluxo de pessoas que tentavam se aproximar do elenco do Flamengo, resultando em tumulto. Apesar dos contratempos operacionais causados pela multidão, o cronograma de viagem foi mantido.


A equipe desembarca ainda hoje na capital peruana. A agenda em Lima inclui treinamentos na quinta e na sexta-feira, que serão realizados no centro de treinamento da Federação Peruana de Futebol. A finalíssima entre Flamengo e Palmeiras está agendada para as 18h do próximo sábado, encerrando a semana de preparação com a expectativa de levantar mais uma taça da América.


Futebol

Com show de Vini Jr e Mbappé, Real Madrid faz jogaço contra time de Rodinei, ex-Flamengo

O atacante francês comandou a virada na Grécia com uma atuação de gala, contando com passe magistral do brasileiro Vinícius Júnior, ex-Mengão

Kylian Mbappé celebra um de seus quatro gols ao lado de Vinícius Júnior durante a vitória do Real Madrid - foto: reprodução
Kylian Mbappé celebra um de seus quatro gols ao lado de Vinícius Júnior durante a vitória do Real Madrid - foto: reprodução

26 Nov 2025 | 19:31 |

Icon Comentário0

Nesta quarta-feira (26), o Real Madrid protagonizou uma partida eletrizante contra o Olympiacos, na Grécia, pela Liga dos Campeões. Atuando fora de casa, no estádio do time defendido pelo lateral Rodinei, os merengues superaram o susto inicial para garantir o triunfo por 4 a 3.


O grande nome do confronto foi Kylian Mbappé, autor de todos os gols dos espanhóis, que contaram ainda com a criatividade de Vinícius Júnior, revelado pelo Flamengo, fundamental na construção do resultado ofensivo com dribles e passes. 


GOL RELÂMPAGO


Os anfitriões inauguraram o marcador logo aos sete minutos, após uma trama envolvente finalizada por Chiquinho, que aproveitou jogada de Podence e El Kaabi. A resposta madrilenha, contudo, foi avassaladora. Aos 21, Vinícius achou um passe refinado de "três dedos" para Mbappé igualar.

Pouco depois, Arda Güler serviu o francês para a virada e, em seguida, Camavinga deu a assistência para o terceiro. Em menos de trinta minutos, o "hat-trick" estava consolidado, deixando os gregos atordoados, embora um quarto gol dos visitantes tenha sido anulado por impedimento pouco depois.


RITMO INTENSO

A etapa complementar seguiu o roteiro de emoções e fragilidades defensivas. O Olympiacos descontou cedo com Taremi, mas a dupla de ataque do Real voltou a funcionar. Vini Jr, após grande jogada individual onde driblou marcadores, serviu Mbappé para anotar seu quarto tento na partida.

Apesar da vantagem ofensiva, o sistema defensivo do time espanhol, improvisado após a saída de Asencio, mostrou vulnerabilidade. El Kaabi marcou o terceiro dos donos da casa após falha na área, pressionando nos minutos finais. Xabi Alonso optou por substituir o ex-jogador do Mengão por Fran García para fechar a equipe e segurar a vitória suada.


Futebol

Mercado do Flamengo: oferta milionária por atacante do Porto foi recusada

A diretoria rubro-negra realizou uma investida pesada para repatriar o atleta visando suprir ausência importante no elenco, mas a vontade do jogador pesou

Pepê recusou propostas do Flamengo e da Inglaterra para renovar seu compromisso com o Porto - foto: reprodução
Pepê recusou propostas do Flamengo e da Inglaterra para renovar seu compromisso com o Porto - foto: reprodução

26 Nov 2025 | 18:39 |

Icon Comentário0

O Flamengo movimentou os bastidores do mercado da bola recentemente com uma tentativa ambiciosa de reforçar seu setor ofensivo. Conforme informações apuradas pela imprensa esportiva, o clube formalizou uma proposta oficial de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 155 milhões na cotação atual) para tirar o atacante Pepê do Porto.


As tratativas foram lideradas pelo dirigente José Boto, que buscou viabilizar a chegada do jogador revelado pelo Grêmio. O interesse do Mais Querido surgiu principalmente da necessidade de encontrar uma peça de reposição à altura para Everton Cebolinha, que sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo em agosto.


Para convencer o atleta e o clube português, foi apresentado um projeto esportivo e financeiro considerado robusto pela alta cúpula da Gávea. A investida contava ainda com a aprovação do técnico Filipe Luís, descrito como um entusiasta das qualidades do jogador de 28 anos.


DECISÃO PESSOAL DO ATLETA 

Apesar das cifras elevadas colocadas à mesa, a negociação esbarrou no desejo do próprio Pepê. O atacante comunicou sua preferência por continuar no Porto, onde possui vínculo contratual até junho de 2029. Antes da investida do Mengão, o Palmeiras também havia demonstrado interesse no atleta, mas acabou fechando com o paraguaio Ramón Sosa diante da dificuldade do negócio.


A visibilidade de Pepê no mercado internacional foi intensa na última janela. Além das sondagens brasileiras, o jogador recebeu contatos de clubes da Premier League, como Aston Villa e Fulham, e do Fenerbahçe, da Turquia. Após recusar as ofertas para sair, o Porto atualizou a cláusula de rescisão do atacante para 75 milhões de euros (cerca de R$ 466 milhões), protegendo-o de novas investidas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Crise no Palmeiras! Leila Pereira detona desabafo de Abel Ferreira: "Incapacidade"
Futebol

Crise no Palmeiras! Leila Pereira detona desabafo de Abel Ferreira: "Incapacidade"

26 Nov 2025 | 15:20

Icon Comentário0
Com Pedro, Flamengo divulga lista dos relacionados para a final da Libertadores
Futebol

Com Pedro, Flamengo divulga lista dos relacionados para a final da Libertadores

26 Nov 2025 | 14:11

Icon Comentário0
Impasse milionário: Real Madrid trava renovação de Vini Jr, ex-Flamengo
Futebol

Impasse milionário: Real Madrid trava renovação de Vini Jr, ex-Flamengo

26 Nov 2025 | 13:37

Icon Comentário0