Futebol
06 Jan 2026 | 00:31 |
Com a reapresentação do elenco principal agendada para o próximo dia 12 de janeiro, o planejamento do Flamengo já está voltado para uma verdadeira "prova de fogo" logo nos primeiros meses do ano. O motivo é o calendário comprimido, que pode impor ao Rubro-Negro uma sequência de até 12 partidas em um intervalo de apenas 40 dias.
A maratona está prevista para ocorrer entre 21 de janeiro, data provável da estreia dos titulares, e 1º de março. Para atingir essa marca, o time precisa avançar às fases decisivas do Campeonato Carioca. O cenário exige atenção redobrada da preparação física, visto que a equipe disputará simultaneamente o Estadual, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.
A densidade de jogos tem uma explicação clara: 2026 é ano de Copa do Mundo. Para adequar as datas e liberar os atletas no meio do ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o início do Brasileirão. Isso criou um "engarrafamento" de competições para clubes que, como o Flamengo, disputam torneios continentais e finais nacionais.
O cronograma prevê duelos de alto nível sem semanas livres para recuperação. A agenda inclui clássicos regionais, a disputa da Supercopa contra o Corinthians e finais internacionais contra o Lanús, da Argentina.
Antes mesmo da reapresentação das estrelas, a bola vai rolar. O Flamengo estreia no Campeonato Carioca no dia 11 de janeiro, contra a Portuguesa. Para este compromisso, o clube escalará uma equipe formada majoritariamente por jovens da base, sob o comando do técnico Bruno Pivetti.
Esta partida é o exemplo perfeito da complexidade do calendário. Válida pela quinta rodada, ela foi antecipada (originalmente seria em 31 de janeiro) porque a data original colidia com a véspera da Supercopa do Brasil, marcada para 1º de fevereiro, contra o Corinthians.
A comissão técnica ainda avalia o momento exato para a estreia do grupo principal, mas a tendência é que ocorra no dia 21 de janeiro, em um clássico contra o Vasco, pela terceira rodada do Carioca. A partir daí, a sequência é intensa: Fluminense (25/01), estreia no Brasileirão contra o São Paulo (28/01) e a decisão da Supercopa (01/02).
Além disso, há um conflito de agenda no horizonte. A tabela prevê um jogo contra o Mirassol pelo Brasileiro no dia 25 de fevereiro, apenas um dia antes do jogo de volta da Recopa Sul-Americana contra o Lanús (26/02). Naturalmente, o duelo contra os paulistas deverá ser remanejado.
Jogador que subiu da base do clube da Gávea, tem tido oportunidades com o técnico multicampeão que falou sobre a qualidade do volante
16 Fev 2026 | 17:48 |
Filipe Luís concedeu entrevista após a classificação do Flamengo para a semifinal do Campeonato Carioca. Além de elogiar atletas como Lucas Paquetá e Emerson Royal, um Garoto do Ninho foi lembrado: Evertton Araújo. O comandante do Mais Querido ainda revelou de ofertas para o jovem atleta.
Comandante do Flamengo aponta evolução: "O Evertton Araújo é um jogador que tem a minha confiança, ele sabe disso, ele sente isso no aperto de mão do treinador, ele sabe que tem a minha confiança independentemente dos momentos que ele foi criticado, dos momentos que ele foi muito bem. Não podemos esquecer que ele foi o titular das finais da Copa do Brasil de 2024 e foi muito bem. Está evoluindo cada vez mais".
Treinador ressalta que camisa 52 só será valorizado depois que for vendido: “Tem menos valor no Brasil do que fora...”
Filipe Luís continuou: É um jogador que tem menos valor no Brasil do que fora. Se em algum momento o Evertton Araújo sair pra um time europeu, não tenho dúvida que ele vai ser muito mais valorizado, porque aqui no Brasil o perfil de estilo de jogo dele não é muito atrativo pro torcedor”.
Sobre o Cria do Ninho, ele finalizou: “Mas para os treinadores não tenho dúvidas, tanto que recebeu inúmeras ofertas pra poder sair no final do ano, mas seguramos, porque pra mim é uma peça fundamental".
Embora receba críticas, Evertton Araújo é um dos atletas do Mengão prontos para enfrentar o Lanús. Pedro que poderia ser dúvida, realizou exames e nenhuma lesão foi constatada. Por este motivo, o camisa 9 também poderá entrar em campo. A partida será nesta quinta (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio La Fortaleza.
Cria do Ninho abriu o placar contra o alvinegro carioca no último domingo (15), e comentou sobre conversas que tem com o treinador do Mengão
16 Fev 2026 | 17:18 |
O clássico contra o Botafogo marcou o primeiro gol de Lucas Paquetá desde seu retorno ao Flamengo. O meia abriu o placar no Nilton Santos, ajudando o Rubro Negro a vencer por 2 a 1 e garantir vaga na semifinal do Campeonato Carioca, onde enfrentará o Madureira. O camisa 20 falou da expectativa que tinha em balançar as redes novamente pelo seu clube do coração.
Paquetá sobre marcar pelo Flamengo: “Era um golzinho que vinha me incomodando um pouco...”
Meia-atacante revelou como a falta de balançar as redes estava o afetando: “Era um golzinho que vinha me incomodando um pouco, mas sempre com a cabeça no lugar, trabalhando, melhorando... Tenho muito a melhorar, a evoluir. Mas fico feliz hoje com a classificação e a vitória do Flamengo.”
Camisa 20 quer ajudar a equipe: “Eu converso bastante com o Filipe, ele sabe muito bem onde eu me sinto à vontade de jogar. Estou à disposição para ajudá-lo da forma que for, hoje um pouco mais recuado, mas normalmente na minha posição.”
Após a vitória, o treinador do rubro-negro comentou a atuação do Cria do Ninho e revelou que sempre assistia aos jogos em que Lucas Paquetá atuava. Além disso, falou onde prefere que o atleta esteja dentro de campo para que isso possa fazer a equipe estar mais perto das vitórias.
No jogo, o Botafogo chegou a empatar no início do segundo tempo com Alexander Barboza, mas o Flamengo retomou a vantagem com gol de Pulgar, garantindo o triunfo e a classificação. Agora, o foco do elenco se divide entre a semifinal do Carioca e a final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús, que começa nesta quinta-feira (19), na Argentina, às 21h30 (de Brasília).
Camisa 9 da Gávea não entrou em clássico contra o Botafogo por sentir dores no adutor da coxa; comissão técnica optou em poupá-lo
16 Fev 2026 | 16:46 |
O Flamengo ganhou um alívio importante antes da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús. O atacante Pedro passou por exames depois de sentir dores na coxa e não jogar contra o Botafogo, mas os resultados mostraram que não há lesão. Com isso, o camisa 9 está liberado e vai viajar com o grupo para a Argentina.
Na reapresentação no Ninho do Urubu, Pedro treinou normalmente e mostrou estar pronto para ajudar o time. A presença dele é fundamental para o esquema de Filipe Luís, já que o atacante é a principal referência ofensiva do elenco.
Outro que também aparece como novidade é o lateral Guillermo Varela. O uruguaio vinha tratando um problema no tornozelo direito, mas apresentou evolução e tem chances de ser relacionado para o confronto. A recuperação dos dois jogadores aumenta as opções do treinador para a decisão. O uruguaio não deve ser o titular da equipe na próxima quinta, mas estará à disposição caso seja necessário.
O Flamengo chega embalado depois de garantir vaga nas semifinais do Carioca e agora foca totalmente na disputa internacional. O primeiro jogo da Recopa acontece nesta quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio La Fortaleza, na Argentina. A volta será no Maracanã, diante da torcida rubro negra, no próximo dia 26.
Enquanto a equipe do Mais Querido se prepara para a disputa de mais uma final nesta temporada. A diretoria trabalha na renovação de Agustín Rossi. O goleiro foi alvo de interesse do clube italiano, mas o seu desejo é continuar no Mengão.