
Futebol
Relacionado! Estrela do Flamengo se recupera e será reforço contra o Deportivo Táchira nesta quarta
Futebol
|
A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Palmeiras neste domingo (25), no Allianz Parque, contou novamente com a estrela de Agustín Rossi. O goleiro argentino defendeu uma cobrança de pênalti feita por Piquerez e, no rebote, impediu novo gol ao parar o chute de Estêvão. Foi a décima penalidade enfrentada por Rossi com a camisa rubro-negra, e sua quarta defesa em cobranças diretas — um aproveitamento que chama atenção no cenário nacional.
Com 23 penalidades defendidas na carreira, Rossi figura entre os cinco goleiros argentinos com mais defesas de pênaltis desde 1990. Pelo clube carioca, soma quatro defesas em dez penalidades sofridas. Aos 29 anos, o argentino vive sua segunda temporada no futebol brasileiro e demonstra cada vez mais segurança sob as traves do time comandado por Filipe Luís.
Sergio Romero – 29 defesas
Franco Armani – 27 defesas
Roberto Abbondanzieri – 26 defesas
Agustín Rossi – 22 defesas
Emiliano “Dibu” Martínez – 18 defesas
Um dos aspectos mais notáveis na performance do arqueiro é a consistência em suas decisões: em nove das dez cobranças que enfrentou pelo Flamengo, o goleiro optou por pular para o canto direito. A estratégia tem surtido efeito. Dos últimos cinco pênaltis cobrados contra ele, Rossi defendeu quatro. Apenas metade das penalidades contra o goleiro foram convertidas em gol, índice que reforça sua reputação como especialista no fundamento.
Além da defesa decisiva contra o Palmeiras, Rossi já havia se destacado em outras partidas importantes. No clássico contra o Fluminense, no Maracanã, defendeu uma penalidade válida pela 30ª rodada do Brasileirão de 2024. Também parou a cobrança de Thiago Almada, do Botafogo, em outro confronto direto. Contra o Cruzeiro, o goleiro defendeu o chute de Gabriel Barbosa, embora o atacante tenha convertido no rebote e garantido o gol para a equipe mineira.
Com Maracanã lotado, Rubro-Negro precisa da vitória para avançar sem depender de outros resultados, venezuelanos tentam quebrar histórico contra brasileiro
|
O clima no Ninho do Urubu é de decisão. Com a possibilidade de carimbar a vaga para a fase eliminatória, o time de Filipe Luís chega com força máxima ao Maracanã, ciente da obrigação de vencer. O empate ou a derrota ainda podem classificar o Flamengo, mas a combinação de resultados exigiria uma torcida por tropeços alheios.
O adversário da noite é o Deportivo Táchira, que chega ao Rio de Janeiro sem qualquer chance matemática de avançar na competição. Com cinco derrotas em cinco jogos, os venezuelanos têm como missão evitar um vexame completo e encerrar a participação com, pelo menos, um ponto conquistado.
Além disso, o Táchira tenta quebrar um tabu incômodo. Ao longo da história da Libertadores, o time enfrentou clubes brasileiros em 14 oportunidades e perdeu todas. Nunca venceu, tampouco empatou. Contra o Flamengo, no primeiro turno, foi derrotado por 1 a 0 em casa. O técnico Edgar Pérez Greco terá uma missão difícil. Sem seis jogadores, sendo três por suspensão — Tamiche, Vivas e Sosa — e outros três por lesão — Maidana, Camacho, Hernández e Ortiz.
Do lado rubro-negro, o treinador não confirmou o time titular, mas a tendência é que entre com força total, mesmo diante de um adversário fragilizado. A ideia é garantir a vaga sem surpresas e, se possível, com uma atuação segura para empolgar o torcedor e dar moral à equipe. A expectativa da diretoria é de casa cheia.
Mais de 50 mil ingressos já foram vendidos de forma antecipada, e o clube trabalha com a possibilidade de ultrapassar os 60 mil presentes no Maracanã. É o jogo mais importante do Flamengo na temporada até aqui, e a torcida promete fazer a diferença. Classificado ou não, o desempenho do Flamengo será analisado em detalhes pela comissão técnica. A equipe ainda busca solidez nas atuações e não pode correr o risco de deixar a decisão da vaga para os minutos finais. A ideia é matar o jogo cedo.
O jogador sonhava vestir o Manto Sagrado e chegou a negociar com dirigentes do clube, mas valores superavam teto salarial do elenco
|
O Flamengo foi, sim, procurado sobre a possibilidade de contratar Memphis Depay. O próprio intermediário da negociação, Frederico Carvalho, contou que esteve pessoalmente com dirigentes rubro-negros para apresentar os detalhes da proposta. O contato aconteceu durante uma viagem do clube a São Paulo, para enfrentar o Palmeiras.
Segundo Frederico, Depay priorizava o rubro-negro, tanto por aspectos financeiros quanto esportivos. Além disso, o atacante, que tem o Cristo Redentor tatuado no corpo, mantém uma ligação afetiva com o Brasil desde a Copa do Mundo de 2014. Frederico Carvalho relatou que o staff de Depay enxergava o Mais Querido como uma opção mais sólida. “Eles tinham mais segurança no Flamengo. Questão financeira, esportiva. O Memphis tem o Cristo Redentor tatuado na barriga. Ele veio jogar a Copa de 2014 aqui e ficou maluco”, revelou o intermediário.
Enquanto o Corinthians pressionava com ligações semanais, Frederico segurava as tratativas à espera de um desfecho com o Rubro-Negro. “O pessoal do Corinthians me ligava toda semana. Eu dizia: ‘calma, tem outra situação’. O Corinthians não estava legal nem financeiramente nem esportivamente”, completou.
A aproximação com o clube aconteceu em um dos jogos da equipe fora de casa. O intermediário aproveitou a ida do clube a São Paulo para se reunir com a diretoria e apresentar uma proposta inicial envolvendo tempo de contrato, valores salariais e premiações. Apesar da vontade de Depay, o negócio esbarrou em números considerados altos pela cúpula rubro-negra. A pedida salarial ultrapassava os vencimentos de atletas como Gabigol e Pedro, o que fez o Flamengo recuar.
“Quando o Flamengo viu os números, viu que estavam um pouco pesados. Ia passar do salário dos principais jogadores. Aí perguntei: ‘vocês têm ou não interesse?’ Eles disseram que iam viajar para fechar com três jogadores e que poderiam decidir depois, já que ele estava livre”, explicou o agente do jogador Holandês.
Clube onde joga o cria Natan encara o adversário do Mengão na fase de grupos do Mundial de Clubes em decisão de torneio europeu
|
O Chelsea (ING) tem compromisso importante nesta quarta-feira (28), às 16h (de Brasília), na final da UEFA Conference League. O adversário será o Real Betis (ESP), do ex-Flamengo, Natan, em duelo que será disputado na Tarczyński Arena, na cidade de Wrocław, na Polônia. A decisão continental antecede o confronto dos Blues contra o Mais Querido no Mundial de Clubes, marcado para junho.
Invicto até a semifinal, o Chelsea chega com status de favorito. São 11 vitórias e apenas uma derrota na campanha. A equipe dirigida pelo italiano Enzo Maresca superou Copenhague (DIN), Legia Varsóvia (POL) e Djurgarden (SUE) no mata-mata, após fechar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.
Do outro lado, o Real Betis fez campanha mais irregular. Avançou na repescagem após terminar em 15º lugar entre 36 times na fase inicial. Na sequência, eliminou Gent (BEL), Vitória de Guimarães (POR), Jagiellonia (POL) e Fiorentina (ITA). O time espanhol soma sete vitórias, quatro empates e três derrotas até aqui.
A final é em jogo único. Caso haja empate no tempo regulamentar, haverá prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, o título será decidido nos pênaltis. Chelsea x Betis terá transmissão ao vivo da Cazé TV, no YouTube. Natan, ex-Flamengo, deve ser titular da equipe de Sevilha para a final.
Após a Conference, o Chelsea foca no Mundial de Clubes. O duelo contra o Flamengo está marcado para o dia 20 de junho, às 15h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), pela segunda rodada do Grupo C. A chave ainda conta com Espérance Tunis (TUN) e o vencedor de Los Angeles FC (EUA) x Club América (MEX).