Futebol
|
0A cada rodada que passa do Brasileirão, o título parece mais próximo do Flamengo e, aparentemente, não é só a torcida apaixonada que está esperançosa. Jayme de Almeida, antigo treinador do Mengão, deu sua opinião, sendo realista sobre as chances do time de conquistam o Campeonato Brasileiro. Ele ainda apontou a sua preferência, se não vencedor não for o Mais Querido.
Se tem alguém que pode opinar sobre a situação atual do Flamengo, este é Jayme. O profissional assumiu o comando do time de surpresa, já no fim da temporada de 2013, quando o clube ficou sem treinador para o futebol. Mano Menezes tinha abandonado o barco, deixando uma equipe que estava prestes a ser rebaixada para a Série B e que era o 'patinho feio' da Copa do Brasil. Jayme acabou por vencer não só a Copa do Brasil, como também o Campeonato Carioca do ano seguinte, e manteve o Fla na Série A.
O ano de 2023 também foi um desastre para o Flamengo, mas parece que as coisas estão mudando, desde a chegada de Tite ao clube. "O Flamengo passou por técnicos estrangeiros e teve dificuldade esse ano todo. O único que tinha no mercado com nível para o Flamengo era o Tite. (...) No início é sempre complicado, você começa a conhecer os jogadores, agora o Flamengo subiu de produção", opinou o ex-treinador.
Ele ainda pontuou que, depois que o Flamengo começa a ganhar, é difícil pará-lo e isso é uma história que sempre se repete: "E o Flamengo é muito forte quando chega [vencendo] assim. Eu lembro que isso aconteceu comigo quando a gente ganhou do Botafogo na Copa do Brasil. Naquele jogo eu pensei: "Vai ser difícil não disputarmos o título até o final". Eu estou sentindo isso agora. O time está entendendo o treinador novo, está numa caminhada boa, está firme e seguro."
"Vejo o Flamengo com esse fim de ano muito forte. Se quem estiver na frente bobear, o Flamengo vai bater campeão", define ele. Mas Jayme também definiu o seu apoio a um rival carioca: "Lógico que estou torcendo para o Flamengo, mas acho que se o Botafogo levasse a taça eu também ficaria satisfeito. O Botafogo andou muito por baixo em relação aos times do Rio, a ganhar campeonato, disputar coisas grandes. E é um baita clube, de tradição, leva jogador para a seleção brasileira toda hora. Uma história linda que estava ficando para trás, a torcida vai minguando."
Presidente do Palmeiras afirma que houve grande interesse da sua parte em contar com o camisa 99 do Mengão e fez elogios ao atacante
|
0Com contrato válido até dezembro de 2024, Gabigol já declarou que não permanecerá no Flamengo na próxima temporada. O atacante recusou a oferta de renovação por mais um ano com aumento salarial, o que travou as negociações com o clube carioca. Diante da iminente saída, o nome do camisa 99 tem circulado no mercado, mas a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, descartou a contratação e explicou que não há interesse por parte da equipe paulista.
“Nós chegamos a negociar. Era um nome que me interessava bastante, só que demorou muito a negociação. Eu sou uma pessoa muito objetiva, e não adianta usar o Palmeiras de trampolim para outros clubes. Eu não vou entrar em leilão. Quando nós entendemos que a coisa estava se desvirtuando, eu pedi para parar. Falei: ‘esquece, esquece. O que eu quero é quem venha agregar’”, disse a mandatária do Palmeiras, em entrevista ao ‘UOL’.
“Mas é um grande jogador, eu tinha interesse, sim. Nós propusemos uma assinatura de um pré-contrato, mas a coisa e eu não gostei. Foram valores muito fora da realidade e eu acho que a gente tem que ter bom senso”, finalizou.
Situação contratual e interesse de outros clubes
A diretoria do Flamengo não pretende ceder a aumentos salariais, deixando o futuro do jogador em aberto. Livre no mercado a partir de janeiro, Gabigol atraiu a atenção de vários clubes nacionais, como Cruzeiro, Bahia, Corinthians e Grêmio. Além disso, equipes do México e da Arábia Saudita monitoram a situação do atacante.
Próximo compromisso do Flamengo
Enquanto sua permanência segue indefinida, Gabigol se prepara com o elenco do Flamengo para enfrentar o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), às 19h, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro inicia os treinamentos para a partida neste sábado (16).
Apesar das especulações, o futuro de Gabigol ainda é uma incógnita, com possíveis negociações envolvendo destinos nacionais e internacionais.
Wesley e Alex Sandro tem evoluído muito em campo desde que o treinador assumiu
|
0O Flamengo viu uma evolução no desempenho dos laterais Wesley e Alex Sandro após a chegada de Filipe Luís ao comando da equipe. O treinador, que pendurou as chuteiras no ano passado, atuou como lateral-esquerdo ao longo da carreira e chegou a defender a seleção brasileira.
Wesley na seleção?
Filipe Luís assumiu a equipe no fim de setembro. Ele ocupou o cargo após a demissão de Tite e comandou o time em 10 partidas até aqui. Nesse sentido, Wesley tem sido um dos destaques da equipe. O lateral-direito foi bem, por exemplo, nos jogos da final da Copa do Brasil e sofreu o pênalti contra o Galo na última quarta-feira, pelo Brasileiro.
O Wesley tem características que oferecem muito para a equipe, tanto ofensiva quanto defensivamente. São características que temos de potencializar dependendo do jogo, e dando funções para que ele possa explorar cada vez mais. (...). Não vejo limites no crescimento. Tem nível para um dia jogar em um time grande da Europa, estar na seleção, disse Filipe Luís, após primeiro jogo da final da Copa do Brasil
O jovem foi elogiado por Leandro, um dos grandes laterais da história do Rubro-Negro. O 'Peixe frito', como também é conhecido, disse à TV oficial do clube que Wesley "hoje é um jogador muito mais completo do que quando iniciou, seguro, participativo e com personalidade".
Torcedores pedem o lateral na seleção brasileira. Nas redes sociais, foram diversas as mensagens que apontaram que Wesley mereceria uma chance na lista de Dorival Júnior. Sob o comando de Filipe Luís, o jogador teve nota média de 6,0 na plataforma Footstats.
O jogador é o líder de desarmes do Fla no Brasileiro. Ele tem média de 88,8% e aparece ainda no Top5 de cruzamentos, interceptações e rebatidas, segundo o Footstats.
Alex Sandro se adaptou rápido
Na ala esquerda, Alex Sandro também está em boa fase. O único gol marcado por ele com a camisa rubro-negra foi contra o Corinthians, na vitória por 1 a 0 na semifinal da Copa do Brasil, jogo que marcou a estreia de Filipe Luís à beira do gramado no time profissional.
O camisa 26 também já atuou também em outra função. Contra o Atlético-MG, na última quarta-feira, por exemplo, jogou como zagueiro, formando setor com Fabrício Bruno e David Luiz.
Alex Sandro se adaptou rapidamente. Ele foi um dos reforços da janela de transferência do meio do ano, e o acerto aconteceu após a lesão de Viña.
Ayrton Lucas, porém, busca retomar o bom momento. O jogador já teve algumas oportunidades com o atual treinador, mas ainda tenta a melhor sequência. O próprio treinador apontou que "Ayrton não está passando pelo seu melhor momento".
Jogador vive de fases. Obviamente, o Alex Sandro vinha jogando em partidas importantes. Eu acredito que o jogador, para render ao máximo, precisa de minutos, minutos e minutos. O Ayrton não está passando pelo seu melhor momento, poderia afirmar isso. Mas o esquema hoje favorecia ele, mas atacamos muito pelo lado direito porque o Wesley, sim, está em grande fase. Então, não favoreceu tanto ele e favoreceu mais o Wesley. Mas ele cumpriu bem a função dele, entrou na área quando tinha que entrar, marcou quando tinha que marcar. Claro que sabemos que essa não é a melhor versão do Ayrton, decalrou Filipe Luís
Apesar do título da Copa do Brasil já conquistado, comentarista diz que o treinador ainda não está pronto, mas o vê preparado para o desafio que é o Mengão
|
0Filipe Luís rapidamente caiu nas graças da torcida rubro-negra como técnico do Flamengo. Apesar de estar há menos de dois meses no cargo, o treinador já conquistou um título importante: a Copa do Brasil, ao superar o Atlético-MG com um placar agregado de 4 a 1. No entanto, o jornalista André Kfouri ponderou que, apesar do sucesso inicial, Filipe Luís ainda não estaria pronto para comandar o Mais Querido.
“É uma precipitação apresentar Filipe Luís como um treinador pronto, especialmente num ambiente de futebol em que uma substituição mal sucedida pode significar o apelido de “estagiário”. A pressa é um desrespeito ao valor da experiência numa carreira tão exigente e difícil”, escreveu o jornalista, antes de finalizar:
“Filipe não está pronto, mas parece absolutamente preparado para a exigência e para a dificuldade, mesmo que tenha começado pelo topo da montanha. Além dos adversários, o que ele enfrentará a partir de agora é a cobrança que resulta de seu próprio desempenho, surpreendente, talvez, até para os mais otimistas”, concluiu André Kfouri, na sua coluna própria na ‘ESPN’.
Números de Filipe Luís no comando do Flamengo
Desde que assumiu o cargo em 1º de outubro, após a saída de Tite, o técnico tem mostrado consistência:
Jogos: 10.
Resultados: 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
Aproveitamento: 70%.
A conquista da Copa do Brasil foi o ponto alto, coroando uma trajetória curta, mas impactante até aqui.
Próximo desafio no Brasileirão
Filipe Luís segue agora com o foco voltado para o Campeonato Brasileiro, onde o Flamengo busca consolidar sua posição no G4. O próximo compromisso será contra o Cuiabá, na quarta-feira (20), às 19h, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada da competição.
Apesar do sucesso inicial, a discussão sobre a experiência de Filipe Luís no cargo reflete a expectativa e os altos padrões que cercam o Flamengo. O técnico terá mais oportunidades para provar seu valor e ganhar ainda mais a confiança de torcedores e críticos.