
Extra Flamengo
|
Com o início da Copa do Mundo Feminina, os olhos do país estão na seleção. Em busca do título, as jogadoras seguem treinos rigorosos para melhorar o seu desempenho em campo. Contudo, os treinos físicos e técnicos não são os únicos focos das atletas: algumas apostam no preparo psicológico para fazer a diferença no campo.
A pressão durante as partidas é imensa, principalmente em jogos decisivos como o próximo confronto do Brasil, que decidirá a classificação para as oitavas de final. Nesse contexto, as atletas Luana, Adriena e Geyse optaram por experimentar uma nova tática: o treinamento psicológico. As jogadoras são acompanhadas por Ronan Mairesse, especialista em psicológica esportiva.
No período da última Copa do Mundo, em 2019, Adriana sofreu uma grave lesão no joelho um dia antes da convocação final. Em 2021, a atleta precisou lidar com outra lesão, dessa vez no tornozelo, impedindo que fosse aos Jogos Olímpicos. Ronan conta que o processo para que a atacante superasse os ocorridos foi a longo prazo, preparando-a para mostrar o seu melhor futebol na Copa atual.
“O grande objetivo da Adriana era ir para essa Copa do Mundo. Esse trabalho com a Adri acontece há seis anos. Para o atleta, toda questão que está ao redor é importante, porque tudo afeta a performance dele. A preocupação vem do medo, o medo enrijece o músculo, e assim, ele erra um passe simples”, explicou.
Segundo Ronan, o treinamento psicológico consiste em identificar uma meta e traçar um plano de execução, podendo alinhar o corpo e a mente para que o atleta tenha o melhor desempenho possível.
“Tudo que vamos fazer na vida, precisamos de um objetivo. Nosso cérebro precisa de especificidade. O processo de execução envolve questões técnicas, táticas - que é da treinadora - físicas, emocionais e neurofisiológicas. As nossas emoções vão alterar nossas performances. O sentimento mexe com o comportamento, e o comportamento é afetado pelos hormônios neurotransmissores e neuromoduladores. Então tenho que criar condições para que o corpo produza hormônios ideais para competição”, finalizou.
A seleção feminina entra em campo nesta quarta-feira (02) para o jogo decisivo contra a Jamaica, às 07h (horário de Brasília). O Brasil precisa da vitória para se classificar. Caso empate, a seleção só poderá avançar se a França perder para o Panamá.
Com grande atuação de Lorena e superioridade em todos os fundamentos, Seleção Feminina domina os EUA no Maracanãzinho e se prepara para encarar a Alemanha
|
A Seleção Brasileira feminina de vôlei demonstrou superioridade diante dos Estados Unidos nesta quinta-feira (5), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, ao vencer por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/17 e 25/19. Com brilho de atletas do Sesc Flamengo, a partida foi válida pela segunda rodada da Liga das Nações (VNL), e o destaque individual ficou por conta da ponteira Ana Cristina, que somou 20 pontos. O confronto marcou mais um resultado positivo para a equipe de Zé Roberto Guimarães, que segue sem perder na competição.
O início do jogo foi equilibrado, com as americanas reagindo a um começo melhor do Brasil. Após virada dos Estados Unidos para 8 a 7, a Seleção mostrou força no sistema defensivo e voltou a liderar. A virada veio com um desempenho sólido no bloqueio, que neutralizou os ataques adversários e proporcionou uma sequência de pontos importantes, selando a parcial em 25 a 18. A torcida presente no ginásio impulsionou o desempenho das brasileiras nos momentos decisivos do set.
Com o saque forçado e o bloqueio bem posicionado, o Brasil novamente abriu vantagem logo no início do segundo set. Mesmo com uma breve reação das norte-americanas, que encostaram no placar em 18 a 17, o pedido de tempo do técnico Zé Roberto foi eficaz para reorganizar a equipe. Ana Cristina se destacou com ataques potentes e garantiu pontos cruciais. A Seleção ampliou o domínio e fechou o segundo set com autoridade, por 25 a 17.
O terceiro e último set seguiu o mesmo roteiro dos anteriores. O Brasil impôs ritmo forte desde os primeiros minutos e aproveitou os erros ofensivos do adversário para abrir vantagem no placar. Com o time confiante e mantendo a consistência no sistema tático, a parcial foi conduzida com tranquilidade até o fim. Com 25 a 19 no marcador, a Seleção confirmou a vitória por 3 a 0, encerrando o duelo sem sustos.
A próxima partida da Seleção Brasileira na Liga das Nações acontece neste sábado (7), contra a Alemanha, novamente no Maracanãzinho. A equipe busca manter o embalo na competição e garantir boa posição na classificação geral. Com atuações consistentes e jogadoras em alta, o Brasil segue como um dos favoritos ao título.
Evento foi realizado no Palácio de los López, em Assunção; cerimônia reuniu lideranças globais do futebol e autoridades paraguaias
|
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, participou na noite desta quarta-feira (14) do jantar oficial que antecede a abertura do 75º Congresso Ordinário da FIFA. A cerimônia foi realizada no histórico Palácio de los López, sede do governo do Paraguai, em Assunção, reunindo lideranças globais do futebol e autoridades políticas.
O evento contou com a presença do Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, além de delegados das 211 Associações Membro da FIFA e membros do Conselho da entidade mundial. Também participaram os presidentes das principais confederações de futebol: Alejandro Domínguez (CONMEBOL), Victor Montagliani (CONCACAF), Aleksander Čeferin (UEFA) e Lambert Maltock (OFC).
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o presidente da Federação Tocantinense de Futebol, Leomar Quintanilha, acompanharam Ednaldo no evento. O presidente da CBF também se encontrou com os integrantes do Conselho da FIFA, principal órgão executivo da entidade, responsável por implementar as decisões do Congresso e traçar estratégias globais para o desenvolvimento do futebol. Ednaldo integra o Conselho desde 2023.
O 75º Congresso Ordinário da FIFA será realizado nesta quinta-feira (15), em Assunção, e marca o início de um período significativo para o continente, com eventos importantes como a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA – Chile 2025, a Copa do Mundo Feminina da FIFA – Brasil 2027 e os jogos comemorativos do centenário da Copa do Mundo da FIFA em 2030, que serão realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai.
O Congresso contará com a presença de cerca de 2.500 pessoas, incluindo dirigentes, convidados especiais, figuras de destaque do futebol mundial, representantes da mídia e especialistas.
Equipe canarinho estreará a camisa em jogo amistoso contra o Japão no dia 30 de maio, na Neo Química Arena, em São Paulo
|
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Nike, apresenta a nova coleção da Seleção Brasileira feminina. Com data de estreia para o dia 30 de maio em jogo amistoso contra o Japão, este é o terceiro uniforme 100% desenvolvido exclusivamente para a equipe feminina, dando continuidade a uma trajetória iniciada em 2019 com o lançamento da coleção “Mulheres Guerreiras do Brasil” e seguida, em 2023, pelo uniforme inspirado na “Mãe Natureza”.
Agora, sob a inspiração da “Força Beleza”, os mantos que vestirão nossas jogadoras nas próximas competições trazem desempenho de ponta e design marcante para o campo.
O uniforme principal, chamado de “Domínio Brasileiro”, celebra as icônicas cores amarelo, verde e azul do Brasil. Nesta temporada, o amarelo foi atualizado para um tom mais rico e saturado, inspirado na vibrante fauna, paisagens e arquiteturas locais, como o icônico Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.
A camisa apresenta gola verde e detalhes em azul. Na parte interna, há um losango com a inscrição “Força Beleza”, que celebra o equilíbrio entre confiança, força, feminilidade e competitividade.
Já o segundo uniforme do Brasil, intitulado de “Beleza Ousada”, incorpora tons de azul novos e tradicionais, transmitindo expressão e vitalidade. Uma estampa aplicada em toda a peça, com padrão em grade de losangos, inclui diversos padrões geométricos e formas orgânicas, como rosetas de onças, silhuetas de plantas tropicais, uma interpretação de Brasilidade (o elegante,movimento harmonioso em campo) e mais. A segunda camisa representa a força e a beleza multifacetadas da crescente comunidade do futebol feminino.
A nova coleção da Seleção Brasileira Feminina estará disponível em Nike.com, Nike App, lojas físicas Nike e revendedores selecionados, no início de junho. Além dos uniformes principal e reserva, a coleção inclui uma linha de produtos com inspiração na cultura brasileira.