![Flamengo x Fluminense dá recorde de audiência para a Globo em 2025](/storage/media-items/images/2025/02/juninho-e-luiz-araujo_20250209080141.webp)
Futebol
|
Retornando de grave lesão sofrida no início de 2023, o zagueiro Gabriel Noga vive expectativa para o retorno aos gramados. O jogador, que se destacou na base do clube, se lesionou em partida do Campeonato Carioca deste ano. Em entrevista ao ‘GE’, Noga comentou sobre como vem se sentindo e falou sobre o período de treinos no profissional.
”Me sinto muito bem, recuperado e pronto. Quis aproveitar esse mês agora para seguir me aprimorando. Quero iniciar 2024 com muita disposição e pronto para os desafios. Encaro como o ano do retorno e recomeço pra mim. E, se Deus quiser, vai ser uma grande temporada”, disse,
O jovem e promissor defensor, também falou sobre o período de treinos com o elenco profissional:
”Foi um período muito importante. Depois de muitos meses me recuperando e passando por todo o processo de reabilitação, aproveitar essa reta final com o grupo me deu bastante confiança”....
”Gostei muito da experiência de ir no museu. Está incrível, está lindo e cheio de troféus que participei tanto na base quanto no profissional. Foi uma sensação muito boa. Tem um vídeo lá dentro que simula o jogador e o torcedor. Foi algo que me deu motivação ainda maior para estar em campo e que me faz querer mais estar usando a camisa do Flamengo. Me impactou bastante”, disse Noga.
Enquanto isso, o restante do elenco curte férias, após uma temporada para esquecer. Os jogadores se reapresentam em Janeiro, juntamente com Tite, para começo da pré-temporada. A diretoria prepara a chegada de reforços e 2024 promete ser um ano muito melhor que 2023.
Diretor de futebol garantiu que Mengão não vai atrás de jogadores por nome ou por preço, mas sim que se encaixe no modelo de jogo desejado
|
A primeira janela de transferências de 2025 marcou um Flamengo mais estratégico nas negociações. Diferente de outros anos, o clube evitou grandes investimentos, optando por reforços pontuais. O diretor de futebol, José Boto, reafirmou que o Rubro-Negro não trará jogadores apenas por status ou valor de mercado.“José Boto
Normalmente, os clubes quanto mais ricos são, mais ‘descuidam’ do processo de contratação, vão muito pelo nome, pelo dinheiro. E todos nós sabemos que, muitas vezes, não é assim. Para mim, o fundamental é: temos um modelo de jogo, que é o modelo do Filipe (Luís, técnico), mas que penso que é o DNA do Flamengo, e os jogadores têm que servir a isso. Aqueles que não servem ao perfil do que queremos ao Flamengo, nada a ver com a qualidade do jogador, mas com o que ele pode dar ao modelo que queremos implementar”, declarou o diretor, antes de finalizar:
“Não é porque gastou-se 15, 20 milhões em um jogador; se não se encaixa no modelo, ele está fora. Não vou dizer que vai dar resultado, futebol não é ciência exata, muitas coisas têm influência. Mas podem esperar que todo jogador contratado vai ter uma razão de ser. Uma razão de ser no modelo e na parte econômica”, concluiu José Boto, em entrevista à ‘CNN’.
Flamengo fechou com dois reforços
O clube acertou a contratação de dois jogadores nesta janela. No total, o Flamengo investiu apenas 5 milhões de euros (cerca de R$ 31 milhões), valor gasto para adquirir o atacante Juninho. Já o zagueiro Danilo chegou sem custos, após rescindir contrato com a Juventus (ITA) de forma amigável.
Novas contratações?
O Flamengo não pretende trazer mais reforços nesta janela. O planejamento agora é monitorar o mercado e, caso necessário, realizar contratações visando o Super Mundial de Clubes. O clube terá um período extra para negociar entre os dias 2 e 10 de julho.
Próximo jogo do Flamengo
Com Juninho e Danilo à disposição de Filipe Luís, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (12), contra o Botafogo. O clássico acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em duelo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca.
Clube o volante, cria do Mengão, vai encarar nesta quarta (12) o Middlesbrough pela Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês
|
O volante Vinícius Souza, revelado pelo Flamengo, volta a campo nesta quarta-feira (12) pela Championship. O Sheffield United enfrenta o Middlesbrough, às 17h (horário de Brasília), no Bramall Lane, em duelo válido pela 32ª rodada da segunda divisão inglesa. Confira abaixo as informações sobre a transmissão da partida.
Onde assistir Sheffield United x Middlesbrough?
O confronto terá duas opções de transmissão no Brasil:
TV fechada: ESPN
Streaming: Disney+
Sheffield United luta pelo acesso, enquanto Middlesbrough busca reação
O Sheffield United, de Vinição, vive grande fase na Championship e ocupa a vice-liderança, com 64 pontos em 31 jogos (20 vitórias, seis empates e cinco derrotas). A equipe segue firme na briga pelo acesso à Premier League.
Já o Middlesbrough aparece na sétima colocação, com 44 pontos. O time adversário do volante ex-Flamengo soma 12 vitórias, oito empates e 10 derrotas e busca encostar no G-6, que garante vaga nos playoffs.
Interesse do Palmeiras
Titular absoluto no Sheffield United, Vinição tem despertado interesse do Palmeiras. No entanto, até o momento, o clube paulista não formalizou nenhuma proposta pelo volante.
Prováveis escalações
Sheffield United:
M. Copper; H. Clarke, A. Ahmedhodzic, J. Robinson e H. Burrows (Sam McCallum); H. Choudhry (Rob Holding), Vinícius Souza, B. Brereton (Sydie Peck) e G. Hamer; T. Cannon (Rhian Brewster) e T. Campbell (Jesurun Rak-Sakyi).
Middlesbrough:
M. Travers; L. Ayling, R. Van den Berg, G. Edmundson e R. Giles; A. Morris, H. Hackney, M. Whittaker, F. I. Azaz (Samuel Iling-Junior) e D. Burgzorg; M. Forss (Tommy Conway).
Atacante mostrou características diferentes de Bruno Henrique, que tem atuado como centroavante no esquema de Filipe Luís no Mengão
|
O atacante Juninho chegou ao Flamengo nesta janela de transferências ao lado de Danilo e, apesar do início discreto, pode se tornar peça-chave no esquema de Filipe Luís. Essa é a análise de Victor Nicolau, do canal Falso Nove, que destacou a inteligência tática do jogador e sua capacidade de adaptação ao time.
"Juninho tem tudo para se adaptar ao Flamengo. Para isso, vai precisar de mais sequência. É uma aposta, mas os primeiros indicativos são positivos. Porque no embate físico, ele não está perdendo. No embate técnico, ele não está destoando. O resto é entrosamento e confiança, porque taticamente, ele tem muita inteligência. Também ser colocado no melhor contexto para ele, desde o início, e nas ideias que o Filipe tem para ele", avaliou Victor.
Entre os pontos destacados pelo analista estão a capacidade de apoio, a imposição física e a habilidade para jogar de costas para o gol.
Juninho supera Gabigol em duelos físicos
Uma das estatísticas que mais impressionam no início de Juninho no Flamengo é sua capacidade de sustentar a pressão adversária. Comparado a Gabigol, que deixou o clube rumo ao Cruzeiro, o novo atacante já demonstra superioridade nesse aspecto.
Nos primeiros jogos com Filipe Luís, Gabigol registrava quatro duelos sob pressão a cada 90 minutos. Já Juninho, no mesmo período, atinge uma média de 10,4 duelos por partida, um aumento de 250%.
"Sustenta essa pressão de costas ao zagueiro. Normalmente, vai vencer, e vai sempre duelar. Se olharmos os duelos dele em comparação ao do Gabriel com Filipe Luís, Gabigol entrava em quatro duelos a cada 90 minutos. O Juninho, nos cinco jogos pelo Flamengo, a cada 90 minutos, entra em 10,4 duelos em média. É 250% a mais do que o seu antecessor", explicou Victor.
Facão, pressão alta e presença aérea surpreendente
Além da imposição física, Juninho tem se destacado em três outros aspectos fundamentais:
Movimentação inteligente: Ele sabe fazer o facão e atacar os espaços com precisão.
Pressão alta: Seguindo as orientações de Filipe Luís, o atacante inicia a marcação no momento certo e pressiona adversários que tentam recuar a bola.
Jogo aéreo: Apesar de não ser sua principal característica, Juninho tem mostrado boa impulsão e cabeceio promissor, o que pode resultar em gols pelo alto.
Com bons números e desempenho crescente, o atacante deve ganhar mais minutos e, segundo o analista, pode se firmar entre os titulares em breve.
"Tem uma boa impulsão, é uma grata surpresa no cabeceio. A gente vai começar a ver gols dele de cabeça, não tenho dúvidas disso. Ele precisa de uma sequência de dois ou três jogos no time titular", finalizou o analista.