Futebol

COM O FLAMENGO, TITE VOLTA A ENFRENTAR O CORINTHIANS DEPOIS DE 15 ANOS! CONFIRA O RETROSPECTO

Um dos maiores treinadores da história do clube paulista, gaúcho, de 62 anos, tem bons resultados contra o ex-time

Tite / Divulgação
Tite / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Em seu momento de maior dificuldade e contestação no Flamengo, devido ao pobre futebol apresentado nos últimos jogos, Tite reencontrará, neste sábado, às 16h, no Maracanã, o Corinthians, clube com o qual ganhou praticamente tudo o que disputou. Faltou a Copa do Brasil. Mas essa competição está em seu currículo e foi conquistada exatamente em cima da equipe paulista, em 2001, quando nem imaginava que se tornaria um dos maiores nomes da história do Alvinegro do Parque São Jorge.


Em 1997, até já tinha pregado uma peça no Corinthians quando treinava o Juventude. Em confronto pela primeira fase da Copa do Brasil, perdeu no Pacaembu por 2 a 0, mas devolveu o mesmo placar em Caxias do Sul e acabou eliminado nos pênaltis. A vaga foi conquistada pelos corintianos a duras penas. O auge de Tite em âmbito nacional, porém, viria em 2001. Contratado pelo Grêmio que ele mesmo vencera na final do Gauchão do ano anterior como treinador do Caxias, Tite voltou a conquistar o estadual. O brilho intenso veio na final da Copa do Brasil, em 17 de junho de 2001.


Quatro meses depois, na reta final do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Corinthians se reencontraram num confronto que reuniu dois integrantes da comissão técnica do Flamengo. Tite seguia à frente do Tricolor, enquanto César Sampaio, hoje seu auxiliar, estreava como volante corintiano. A freguesia continuou, e tetracampeão da Copa do Brasil, com gols de Luís Mário e Cláudio Pitbull voltou a derrotar o time da segunda maior torcida do país no Morumbi: 2 a 1.


No ano seguinte, ainda no mata-mata e desta vez no início da competição, em agosto, Grêmio e Corinthians se enfrentaram no Olímpico. O Alvinegro mais uma vez tinha um técnico consagrado no banco: Carlos Alberto Parreira. De nada adiantou, e Rodrigo Fabri deu um show, com três gols, um deles com direito a caneta em Vampeta e toque por cima de Doni. O também ex-flamenguista Rodrigo Mendes fechou a conta em Porto Alegre: 4 a 0.

Depois da marcante passagem pelo Grêmio, Tite reencontrou o Corinthians no returno do Brasileiro de 2003 desta vez à frente do São Caetano. Apesar da diferença das camisas, o Azulão fazia ótimo papel à época e conseguiu vitória elástica por 3 a 0, no Pacaembu. Capixaba, Warley e Adhemar marcaram. Tite foi perder para o Corinthians somente em 29 de maio de 2005, quando dirigia o Atlético-MG. O timaço montado por Kia Joorabchian venceu por 1 a 0, com gol de Carlitos Tévez. O gaúcho convivia com grande pressão, já que o Galo chegava a seis partidas sem vencer.


Pelo Internacional de Porto Alegre, Tite começou o confronto com o Corinthians de forma promissora. Na primeira rodada do Brasileiro de 2009, que marcaria a conquista do hexacampeonato do Flamengo, os colorados venceram por 1 a 0 o Timão de Ronaldo Fenômeno, no dia 10 de maio. Um mês depois, porém, na decisão da Copa do Brasil, o Corinthians deu o troco, venceu por 2 a 0 e levou o tri da Copa do Brasil em Porto Alegre com um empate por 2 a 2. Ronaldo foi o cara das finais.

O último confronto de Tite contra o clube em que se tornaria uma lenda anos depois aconteceu na 20ª rodada daquele mesmo Brasileiro. No Beira-Rio, Chicão e Jorge Henrique garantiram a vitória por 2 a 1. Apesar de o último gosto deixado na boca ter sido amargo, Tite supera o Corinthians em seu retrospecto geral. São sete vitórias, quatro derrotas e dois empates. Para sair da crise, voltar ao topo do Brasileiro e diminuir a pressão, o gaúcho de 62 anos precisa deste oitavo triunfo sobre o time com o qual viveu suas maiores alegrias no futebol.



Futebol

Seleção Brasileira: Jogo das eliminatórias entre Brasil x Chile é confirmado para o Maracanã

A partida marca a estreia de Carlo Ancelotti no principal estádio do país; O time comandado pelo Italiano pega o adversário com problemas e em má fase

O jogo, no dia 4 de setembro, uma quinta-feira, começará às 21h45, e será o penúltimo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. Foto: Repdorução/Internet
O jogo, no dia 4 de setembro, uma quinta-feira, começará às 21h45, e será o penúltimo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. Foto: Repdorução/Internet

  |

Icon Comentário0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aproveitou a noite desta sexta-feira (4) para oficializar o Maracanã como palco de Brasil x Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no dia 4 de setembro. O duelo será válido pela 17ª rodada e marca a terceira partida de Carlo Ancelotti no comando da Seleção. Até aqui, empatou em 0 a 0 com o Equador e venceu o Paraguai por 1 a 0.




Ancelotti no Maraca


Este último foi em São Paulo, primeiro compromisso de Ancelotti em solo brasileiro. Ou seja, o jogo contra o Chile vai marcar a primeira visita ao Rio de Janeiro, na segunda partida do italiano em solo brasileiro. Após encarar o Chile, o Brasil terá apenas mais um jogo pela frente nas Eliminatórias da Copa do Mundo: contra a Bolívia, fora de casa, no dia 9 de setembro.


A Seleção ocupa a terceira posição das Eliminatórias e já está classificada para a Copa do Mundo. Até aqui, são 25 pontos em 16 jogos, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A Argentina lidera, com 35 pontos e 11 triunfos, duas igualdades e três revezes.

Ancelotti tem missão de consertar o Brasil

O que mais chama atenção na campanha brasileira é o número de gols sofridos: 16. É a mesma quantidade de jogos do time no torneio até aqui, o que representa uma média de uma bola buscada nas redes por partida. O número, claro, acaba inflado pela goleada por 4 a 0 para a Argentina, mas não deixa de ser importante. Afinal, entre os seis primeiros (Argentina, Equador, Brasil, Uruguai, Paraguai e Colômbia), a defesa brasileira é a pior de todas.
Só Venezuela (19), Bolívia (32), Peru (17) e Chile (24) sofreram mais gols que o Brasil. Este último, próximo adversário da Seleção, também é o lanterna nas Eliminatórias. Ao menos, os primeiros sinais foram positivos. O desempenho da Seleção seguiu oscilando nos dois primeiros jogos sob o comando de Ancelotti, mas a defesa, ao menos, não foi vazada. A partida entre Brasil e Chile ainda terá o horário confirmado, assim como todas as outras partidas das duas rodadas finais.


Futebol

Mundial de Clubes faz o Flamengo e os outros Brasileiros "bombarem" no tik tok

O rubro-negro se manteve como uma das principais potências digitais do país, com vídeos ultrapassando os 2 bilhões de visualizações

Flamengo posando pra foto na partida no qual empatou em 0x0 com o Los Angeles FC, na terceira rodada da fase de grupos. Foto: Gilvan de Souza/CRF
Flamengo posando pra foto na partida no qual empatou em 0x0 com o Los Angeles FC, na terceira rodada da fase de grupos. Foto: Gilvan de Souza/CRF

  |

Icon Comentário0

A grande participação dos clubes brasileiros, incluindo o Flamengo, na Copa do Mundo de Clubes da Fifa não se refletiu apenas dentro de campo e na audiência na Globo. As redes sociais, especialmente no TikTok, o impacto também foi estrondoso.


Dados recentes obtidos pela coluna mostram que o torneio global foi o estopim para uma disparada no interesse por conteúdos relacionados aos times nacionais na plataforma entre os dias 17 e 30 de junho. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras registraram aumentos significativos tanto em visualizações quanto em publicações de vídeos no período do campeonato.




FLAMENGO DOMINANTE

O Flamengo se manteve como uma das principais potências digitais do país. Durante o período da Copa do Mundo de Clubes, os vídeos com conteúdo sobre o clube rubro-negro ultrapassaram 2 bilhões de visualizações, sendo o time com maior volume entre os brasileiros na rede social. O número de postagens relacionadas ao clube aumentou em 150%, consolidando o Flamengo como um dos clubes com maior engajamento no TikTok.



OS OUTROS BRASILEIROS TIVERAM BONS NÚMEROS
  • O Botafogo, que disputou a competição após uma temporada marcante, viveu uma verdadeira explosão de interesse. Vídeos relacionados ao clube alvinegro acumularam mais de 980 milhões de visualizações no TikTok apenas no Brasil. Além disso, o número de postagens com menções ao Botafogo cresceu 290% em comparação às duas semanas anteriores ao início da competição.
  • O Fluminense, atual semifinalista do torneio, também surfou na onda do Mundial. O Tricolor carioca viu seus vídeos alcançarem mais de 370 milhões de visualizações, com um aumento de 225% na quantidade de publicações em comparação com as duas semanas anteriores. Como ainda está na disputa, deve aumentar esse número.
  • O Palmeiras, outro brasileiro que ainda está na competição, também colheu frutos nas redes. Os conteúdos sobre o Verdão registraram mais de 950 milhões de visualizações, com um crescimento de 116% nas publicações em relação ao período anterior. A empolgação da torcida, a estreia de reforços e a classificação nas fases iniciais da competição alimentaram o engajamento online.


Futebol

Jornalista critica fase de Pedro e questiona espaço do atacante no Flamengo

Após críticas sobre sua reserva no Mais Querido, Pedro vira alvo de análise do comentarista Rodrigo Bueno, que destacou má fase

Pedro é criticado por jornalista esportivo após sequência ruim no Flamengo e tem desempenho atual questionado para Seleção Brasileira - foto: reprodução
Pedro é criticado por jornalista esportivo após sequência ruim no Flamengo e tem desempenho atual questionado para Seleção Brasileira - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O atacante Pedro, centroavante do Flamengo, tem sido tema constante na imprensa esportiva nacional devido à sua atual condição de reserva. Após um período de recuperação por conta de lesão grave, o jogador ainda não conseguiu retomar o desempenho que o consolidou como uma das referências ofensivas do clube. Na última sexta-feira (04), o comentarista Rodrigo Bueno, da ESPN, criticou a postura e o desempenho recente do atleta.


Segundo Bueno, a má fase de Pedro justifica sua atual condição no elenco. Em sua avaliação, o jogador não está apresentando futebol suficiente para figurar entre os titulares do Mengão e, consequentemente, não deve ser cogitado para a Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti.


O programa fala, a televisão fala, e o campo fala. E o campo está falando: Pedro, você não está bem. O Pedro, infelizmente, é um cara muito bacana, jogador de bola, mas essa foi a segunda lesão grave, né? Ele teve duas lesões muito graves, e não voltou no nível que se esperava, o nível que a gente sabe que ele tem”, declarou o jornalista.


JOGADOR PERDEU ESPAÇO NA EQUIPE

Pedro retornou ao elenco rubro-negro no início desta temporada após se recuperar de uma séria lesão ocorrida durante um treinamento com a Seleção Brasileira. A recuperação exigiu cirurgia e um longo período de afastamento dos gramados, comprometendo sua sequência de jogos.


Desde então, o técnico Filipe Luís tem preferido escalar um ataque mais dinâmico, composto por jogadores com maior mobilidade, como Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata. Isso fez com que o camisa 9 perdesse espaço entre os titulares, mesmo com o histórico de artilheiro e grande participação em campanhas anteriores.

SITUAÇÃO DE PEDRO

Durante o Mundial de Clubes, por exemplo, Pedro foi acionado com frequência, mas não conseguiu marcar gols. Já Wallace Yan, revelação da base, aproveitou as oportunidades e balançou as redes duas vezes, ganhando destaque e mais espaço no elenco.

“Hoje, tanto o Carlo Ancelotti quanto o Filipe Luís, eu acho que não têm condições de convocá-lo para a Seleção Brasileira, e mesmo o Filipe Luís não pode colocá-lo como titular, pelo que ele vem apresentando, ou pelo que ele não vem apresentando”, completou Rodrigo Bueno.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


São Paulo testa formação defensiva para encarar o Flamengo
Futebol

São Paulo testa formação defensiva para encarar o Flamengo

 

Icon Comentário0
Flamengo acerta ida de graça de Victor Hugo para Portugal; entenda como será o acordo
Futebol

Flamengo acerta ida de graça de Victor Hugo para Portugal; entenda como será o acordo

 

Icon Comentário0
Flamengo tem novo comandante para assumir o Sub-20 visando o Mundial de Clubes
Futebol

Flamengo tem novo comandante para assumir o Sub-20 visando o Mundial de Clubes

 

Icon Comentário0