
Futebol
Flamengo atualiza situação de Pulgar e Jorginho antes de decisão pela Libertadores
17 Set 2025 | 18:23
Futebol
30 Jun 2024 | 07:38 |
Marcos Antônio, popularmente conhecido como “Bahia”, começou sua jornada futebolística em Poções, Bahia, antes de aventurar-se na base do Athletico-PR aos 11 anos. Apesar de não jogar profissionalmente pelo clube de Curitiba, sua habilidade e determinação o levaram longe, chegando até a participar das seleções brasileiras sub-15 e sub-17 e conquistando títulos sul-americanos nessas categorias.
Do Brasil para o mundo, Marcos Antônio mudou-se para a Europa, onde teve sua iniciação profissional no Estoril de Portugal. Logo seu talento o levou para o Shakhtar Donetsk na Ucrânia, onde brilhou por três temporadas, antes de uma passagem pela Lazio e um empréstimo ao Paok da Grécia. Sua jornada é marcada por desafios e triunfos em diversos clubes e países.
No Shakhtar Donetsk, “Bahia” se destacou marcadamente, atuando em mais de 100 partidas, o que o catapultou para uma transferência de 8 milhões de euros para a Lazio. Contudo, enfrentou dificuldades para se firmar no competitivo futebol italiano, o que o levou ao empréstimo ao Paok. Apesar dos obstáculos, sua técnica e visão de jogo sempre foram reconhecidas.
Na Lazio, apesar de ter participado de 22 jogos, Marcos Antônio encontrou um ambiente tático muito rígido, uma característica marcante do futebol italiano. Esta realidade, juntamente com a predileção dos treinadores por uma abordagem mais pragmática, complicou sua plena adaptação. No entanto, períodos sob o comando de técnicos como Roberto De Zerbi e Maurizio Sarri permitiram que ele demonstrasse seu potencial em diversas ocasiões.
Recentemente, o Flamengo mostrou interesse significativo em incorporar “Bahia” ao seu elenco. A negociação para um empréstimo com opção de compra está em andamento, evidenciando o desejo do clube brasileiro de aproveitar suas habilidades no meio-campo. O Flamengo está disposto a investir entre 5 e 6 milhões de euros, mais bônus, na eventual compra do atleta.
A cláusula sendo discutida entre as partes implica que, se Marcos Antônio atuar em 50% dos jogos durante o período de empréstimo, o Flamengo será obrigado a comprar o passe do jogador. Essa operação sinaliza como o talento e a resiliência de Marcos podem agregar valor significativo ao meio-campo rubro-negro.
Flamengo disputa o Mundial de Basquete de Clubes 2025, com jogos transmitidos pela FlamengoTV, narração de João Guilherme e comentários de Duda Machado
17 Set 2025 | 19:00 |
O FlaBasquete tem um desafio internacional pela frente na Copa Intercontinental de Clubes da FIBA, considerada o mundial de basquete. A equipe rubro-negra estreia nesta quinta-feira (18) contra o NBA G League United, dos EUA, às 6h (horário de Brasília).
Já no dia 19 de setembro, também às 6h, o Flamengo enfrenta o Illawarra Hawks, da Austrália, com jogos decisivos marcados para o fim de semana. Todas as partidas serão transmitidas com exclusividade pela FlamengoTV, levando cada lance da competição diretamente para a Nação rubro-negra.
A narração ficará a cargo de João Guilherme, com comentários de Duda Machado, ídolo do basquete do Flamengo. As reportagens serão feitas por Emerson Santos, o Emershow, diretamente das quadras em Singapura.
Sob o comando de Sérgio Hernández, o “Oveja”, o Flamengo realizou uma etapa de treinos na Espanha, enfrentando equipes locais. O técnico destacou a confiança e estrutura oferecida pelo clube: “Estamos muito felizes e animados para representar o continente numa competição dessa envergadura. Queremos colocar o Flamengo no topo do mundo – onde ele sempre deveria estar”, afirmou Oveja.
O Flamengo já conquistou o título mundial em duas ocasiões: 2014: Vitória sobre o Maccabi Haifa (Israel), por 90 a 77, no Maracanãzinho, com destaque para Marcelinho Machado, Marquinhos, Laprovittola e Olivinha. 2022: Bicampeonato no Egito, vencendo o Hereda San Pablo Burgos (Espanha), com Yago, Olivinha e Luke Martínez liderando a equipe.
Jogadores seguem em recuperação e não estarão à disposição de Filipe Luís para o duelo desta quinta-feira (18), no Maracanã, pela ida das quartas de final
17 Set 2025 | 19:00 |
O Flamengo realizou na tarde desta quarta-feira (17) um treino no Ninho do Urubu com todo o elenco em campo. No entanto, Pulgar, Jorginho e Alex Sandro seguem em trabalhos específicos e não estarão à disposição para o jogo de quinta-feira (18), às 21h30, no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
O volante chileno Erick Pulgar voltou a realizar atividades no gramado, mas ainda precisa de pelo menos duas semanas para ser liberado para a fase final de condicionamento físico. Ele se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé direito, sofrida em junho.
Jorginho e Alex Sandro também estão fora da lista de relacionados. O volante ítalo-brasileiro trata um edema muscular na coxa esquerda e segue em transição com atividades supervisionadas por fisioterapeutas. Já o lateral-esquerdo continua em recuperação de uma lesão na panturrilha esquerda.
Sem o trio, o Flamengo deve entrar em campo com: Rossi; Varela (ou Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz (ou Allan), Saúl e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Bruno Henrique (ou Pedro) e Samuel Lino.
Do outro lado, o técnico Eduardo Domínguez projeta um confronto equilibrado e destacou a confiança do Estudiantes em conquistar um bom resultado fora de casa. A equipe argentina fez campanha sólida na fase de grupos, eliminou o Cerro Porteño nas oitavas e somou três vitórias como visitante, perdendo apenas para o Botafogo.
Conmebol define Andrés Rojas como árbitro do duelo entre Flamengo e Estudiantes, no Maracanã, e anuncia regra inédita de comunicação das decisões
17 Set 2025 | 18:45 |
A Conmebol divulgou, na noite de sexta-feira (12), a escala de arbitragem para a partida entre Flamengo e Estudiantes de La Plata, válida pelas quartas de final da Copa Libertadores. O jogo será disputado na próxima quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão da ESPN para todo o Brasil.
O árbitro colombiano Andrés Rojas foi designado para comandar o duelo. Conhecido da torcida rubro-negra, ele já apitou quatro partidas do Flamengo, com retrospecto positivo para o clube carioca: três vitórias e um empate.
O jogo mais lembrado com arbitragem de Rojas ocorreu em 2017, quando o Flamengo goleou o Palestino por 5 a 0, pela Copa Sul-Americana, no Estádio Luso-Brasileiro. Naquele confronto, Vinícius Jr marcou seu primeiro gol como profissional com a camisa rubro-negra.
Além de divulgar a escala, a Conmebol anunciou nesta terça-feira (16) uma novidade para a fase de quartas de final. A partir desta etapa, os árbitros principais comunicarão imediatamente suas decisões para todo o público presente no estádio, ampliando a transparência do processo de arbitragem.
Quem avançar entre Flamengo e Estudiantes enfrentará na semifinal o vencedor do confronto entre Vélez Sarsfield e Racing. Para esta chave, a Conmebol escalou a dupla brasileira Wilton Pereira Sampaio como árbitro principal e Rodolpho Toski no comando do VAR.