
Futebol
|
A eliminação do Flamengo nas oitavas de final do Mundial de Clubes diante do Bayern de Munique (4 a 2) levantou questionamentos nos bastidores. Para o repórter Eric Faria, da TV Globo, caso o técnico não fosse Filipe Luís, uma demissão após a competição seria provável.
Eric Faria sobre Filipe Luís no Flamengo: "ele teria caído depois desse Mundial"
“Conhecendo o Flamengo após anos de cobertura, se o técnico não fosse o Filipe Luís, ele teria caído depois desse Mundial, a exemplo do que aconteceu no Botafogo. A forma como perdeu para o Bayern, as questões internas com Pedro, Arrascaeta”, analisou o jornalista durante o programa Seleção SporTV.
Eric também mencionou o impacto das recentes turbulências internas do clube, envolvendo negociações frustradas e interferências da diretoria: “Essa situação com contratações quase anunciadas e depois desfeitas, negócios sem muita explicação… Acredito que teria sobrado para o treinador, se não fosse o Filipe Luís, o ídolo que ele é e pelo trabalho dos últimos meses”, completou.
Apesar da eliminação precoce para o Bayern, o Flamengo teve boa atuação na fase de grupos do torneio: venceu o Espérance de Tunis (TUN) e o Chelsea (ING), e empatou com o Los Angeles FC (EUA), sendo um dos destaques da primeira fase.
Nos bastidores, o Rubro-Negro atravessou uma crise após o veto do presidente Luiz Eduardo Baptista à contratação do atacante irlandês Mikey Johnston, negociado por José Boto com aval de Filipe Luís. A desistência, motivada por forte repercussão negativa, gerou desconforto entre diretoria e comissão técnica.
Apesar da turbulência, Filipe Luís segue prestigiado no comando técnico. Em sua primeira temporada, conquistou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. No Brasileirão, o Flamengo é líder com 23 pontos e um jogo a menos. O time também está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores.
Jogador não é considerado titular absoluto e encara críticas constantes por parte da torcida, apesar de boa fase na temporada passada
|
Mesmo sem status de titular absoluto, Everton Cebolinha segue recebendo oportunidades no Flamengo e ganhou a defesa do comentarista Mano, do SBT. Em participação no programa Arena SBT, o jornalista classificou o camisa 11 como um jogador decisivo e pouco valorizado.
Mano sobre Cebolinha: "um jogador subestimado dentro do Flamengo"
“Eu acho o Everton Cebolinha um jogador subestimado dentro do Flamengo. O Cebolinha é um jogador extremamente decisivo”, afirmou Mano. Na atual temporada, o atacante soma 24 partidas, com três gols marcados e duas assistências.
Contratado em junho de 2022 após passagem pelo Benfica, Cebolinha teve dificuldade em engrenar no clube devido a lesões. Em 2024, vivia grande fase até sofrer uma grave contusão no tendão de Aquiles, que o afastou dos gramados por meses. Recuperado, voltou a ganhar espaço com Filipe Luís em 2025.
Cebolinha não é considerado um titular absoluto no elenco do Flamengo, mas vem ganhando chances com o técnico Filipe Luís. Com a saída de Gerson abrindo um espaço na equipe inicial, o atacante espera ter mais oportunidades de jogar e reconquistar a temporada acima da média que fez em 2024.
O Flamengo volta a campo neste sábado (12), às 16h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV (TV por assinatura) e Premiere (pay-per-view).
Técnico Filipe Luís comanda nesta sexta-feira (11) a última atividade antes do duelo contra o tricolor paulista pela 13ª rodada do Brasileiro
|
O Flamengo finaliza nesta sexta-feira (11) a preparação para o confronto contra o São Paulo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O último treino antes da partida será realizado às 9h30, no Ninho do Urubu, com o técnico Filipe Luís definindo a escalação titular.
A tendência é que o time vá a campo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (ou Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Allan, Jorginho, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo e Gonzalo Plata (ou Bruno Henrique). A confirmação, porém, dependerá da atividade desta manhã.
A partida diante do São Paulo marca também a volta do Flamengo às competições do calendário brasileiro após a participação no Mundial de Clubes da FIFA. Após se classificar em primeiro lugar na fase de grupos, vencendo o Chelsea, finalista da competição, o Mengão foi eliminado nas oitavas de final ao encarar o Bayern de Munique, perdendo por 4 a 2.
O Flamengo lidera o Brasileirão com 24 pontos, empatado com o Cruzeiro, mas leva vantagem no saldo de gols (20 contra 9), além de ter uma partida a menos devido a participação no Mundial de Clubes. Vencer no Maracanã é fundamental para seguir firme na disputa pelo título.
Flamengo x São Paulo será neste sábado (12), às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá transmissão da Rede Globo (TV aberta) e do Premiere (pay-per-view). O SporTV também exibirá o jogo para assinantes.
Chegada de Jorginho e contusão pré-Mundial de Clubes havia renegado o uruguaio para o banco de reservas, mas ausência do chileno abre uma porta
|
Com a eliminação precoce no Mundial de Clubes, o Flamengo ganhou tempo para preparar Nicolás De la Cruz visando a maratona de jogos do segundo semestre. A lesão de Erick Pulgar, fora por até três meses após fratura no pé direito, aumenta a responsabilidade sobre o uruguaio, que ainda exige cuidados físicos.
Pulgar passou por cirurgia no Chile e retornará ao Rio de Janeiro na próxima semana para seguir com o tratamento no clube. Já De la Cruz, que se recuperou recentemente de uma entorse no joelho esquerdo sofrida em maio, voltou aos gramados nas oitavas do Mundial, entrando no fim da partida.
Preparador do Flamengo sobre De la Cruz: "O objetivo é potencializar os processos de recuperação"
Mesmo recuperado, o meia dificilmente estará à disposição para todos os jogos da sequência que inclui Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Isso porque convive com uma sinovite crônica no joelho direito, o que exige controle diário da carga de treinos. Por vezes, o uruguaio realiza atividades separadas do grupo e mantém rotina de fortalecimento em casa com suporte da fisioterapia do clube.
“O objetivo é potencializar os processos de recuperação com abordagens preventivas, aumentando os níveis de força e potência”, explicou o preparador físico do Flamengo, Diogo Linhares, ao portal ‘ge’, antes da lesão mais recente.
Sem Pulgar, as opções para Filipe Luís são Allan e o jovem Evertton Araújo. No entanto, a comissão técnica espera que De la Cruz suporte o protagonismo, ao menos nos jogos mais importantes. O meia vinha fazendo uma boa temporada antes da lesão mais recente no joelho.
Contratado no início de 2024 por mais de R$ 100 milhões, o ex-River Plate ainda busca sequência no Flamengo. Sua maior série como titular em 2025 foi de oito jogos — em 2024, havia emplacado dez seguidos. A tendência é que sua utilização siga sendo monitorada jogo a jogo.