
Futebol
|
O sérvio Dejan Petkovic, ídolo histórico da torcida do Flamengo, marcou presença no jogo entre Leixões (POR) e Chaves (POR), neste sábado (25). Apesar do empate em 0 a 0, o ex-meio campista recebeu bastante atenção dos torcedores e jogadores presentes na partida.
A visita de Petkovic aconteceu após convite de André Castro, presidente da empresa Castro e do Leixões. Assim, além de assistir ao embate que aconteceu no Estádio do Mar, o ídolo do Flamengo conheceu as instalação do clube português. Por fim, vale lembrar que, neste momento, existe um ‘problema’ entre o time de Portugal e o Mais Querido.
Leixões possui dívida com o Flamengo
Em julho de 2024, o Flamengo vendeu Werton, cria da base rubro-negra, ao Leixões. Na ocasião, a negociação aconteceu por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,8 milhões na cotação da época) por 70% dos direitos econômicos do atacante de 20 anos. Porém, o clube português ainda não efetuou o pagamento do Mais Querido, que entrou com ação na FIFA cobrando o time de Portugal.
Em julho de 2024, o Flamengo vendeu Werton, cria da base rubro-negra, ao Leixões. Na ocasião, a negociação aconteceu por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,8 milhões na cotação da época) por 70% dos direitos econômicos do atacante de 20 anos. Porém, o clube português ainda não efetuou o pagamento do Mais Querido, que entrou com ação na FIFA cobrando o time de Portugal.
Petkovic no Fla
Petkovic teve duas passagens pelo Flamengo, mas se destacou mais ainda na segunda. Isso porque, o sérvio foi peça fundamental na campanha que resultou no título do Campeonato Brasileiro de 2009. Com o Manto Sagrado, o ex-jogador atuou em 198 jogos, somando 57 gols e 45 assistências aos companheiros de equipe. Por fim, o ex-meio campista ainda acumulou dois Campeonatos Cariocas (2000 e 2001) e uma Copa dos Campeões (2001).
Vale ressaltar que Petkovic também marcou um gol histórico de título do Flamengo no Campeonato Carioca 2001. Na ocasião, aos 43 minutos do segundo tempo, o sérvio, de falta, balançou as redes do Vasco e deu ao Rubro-Negro o troféu do torneio estadual. O tento, inclusive, irá completar 24 anos no dia 27 de maio.
Reestruturação na equipe de produção causam mudanças nas transmissões e gera críticas da torcida, especialmente pela ausência de profissionais
|
A reformulação na comunicação do Flamengo já vem provocando mudanças perceptíveis no canal oficial do clube, a Flamengo TV. Desde a troca de gestão, a emissora passou a operar sob novas produtoras e ainda está em fase de ajustes. Um dos reflexos mais imediatos foi sentido nas transmissões do futebol feminino, que passaram por alterações na equipe e no formato apresentado à torcida.
A decisão de encerrar as transmissões das categorias de base não partiu da TV, mas sim do próprio departamento de futebol do clube. No caso do futebol feminino, como não houve inclusão da modalidade nas vendas coletivas organizadas pela Libra, o clube manteve os direitos de exibir os jogos em casa, amparado pela Lei do Mandante. Mesmo assim, a estrutura anterior foi desmontada.
Com a reestruturação, profissionais que eram referência nas transmissões, como a jornalista Marina Damas e o narrador Thiago Julianelli, deixaram a equipe. Um dos pontos mais criticados pela torcida foi o fim do tradicional pré-jogo, que informava sobre a situação da tabela, atletas lesionadas e expectativas para o confronto. Essa ausência de conteúdo prévio empobreceu a experiência do torcedor.
As primeiras transmissões sob a nova equipe, comandadas pelo repórter Bruno Ourique na narração e Diego Pose nos comentários, enfrentaram problemas técnicos. Falhas no áudio e na qualidade da imagem geraram uma enxurrada de reclamações no chat da transmissão, evidenciando a falta de preparação e a carência de uma equipe mais robusta.
Outro ponto que incomodou o público foi a ausência de uma repórter de campo para trazer informações em tempo real. Na antiga FlaTV, esse papel era desempenhado por Julia Corson, Julie Santos ou Luana Trindade. Nenhuma delas faz parte da nova equipe, e o torcedor passou a assistir aos jogos com menos detalhes e atualizações diretas do gramado.
C clima após o revés para os Argentinos era ruim e de pouca conversa, com reclamações, tapas nos armários e muita indignação
|
A primeira derrota do Flamengo em 2025 foi mais dolorida do que parece. Isso porque o time sofreu um revés para o Central Cordoba, da Argentina, no Maracanã, na última quarta-feira e acabou fora da zona de classificação no grupo C da Libertadores.
Ao fim da partida, a torcida rubro-negra vaiou enfaticamente o time e alguns torcedores xingaram jogadores e o técnico Filipe Luís. Clima tenso, irradiou o vestiário rubro-negro, que teve direito até a socos nos armários e revolta.
Segundo informações do jornalista Leo José, do portal 'Coluna do Fla', grande parte dos jogadores desceu com os nervos a flor da pele para o vestiário.
Ainda na saída do gramado, De La Cruz seria o último dos atletas que dariam entrevista para as emissoras à beira do campo, atrás de Gerson, Pedro e um atleta do Córdoba. O uruguaio aguardou por cerca de 10 minutos, se irritou pela demora e foi liberado pela Comunicação do Flamengo.
O clima era de pouca conversa, com reclamações, tapas nos armários e muita indignação. Neste cenário, o técnico Filipe Luís chegou a puxar um rápido discurso, com algumas frases de Gerson no final. Wesley, inclusive, externou a raiva nas redes sociais ao discutir com um torcedor.
Ainda segundo o jornalista, alguns jogadores estavam indignados com a forma que a torcida do Flamengo agiu no Maracanã. Nesse sentido, um dos relacionados relatou: “Fomos campeões duas vezes nesse ano e a galera vaia no primeiro jogo em casa (pela Libertadores)? É muito errado isso. A gente tentou para c@#&lh0”. Inclusive, um dos torcedores do Setor Oeste Inferior arremessou um copo plástico no banco de reservas, acertando o meia Matheus Gonçalves.
PRÓXIMA PARTIDA
Com o resultado, o Flamengo continua com 3 pontos no grupo C. Agora, o time vira a chave para o Campeonato Brasileiro. Isso porque encara o Grêmio, na Arena do Grêmio, no próximo domingo, às 18h30 pela terceira rodada da competição. Pela Libertadores, o Fla volta a campo contra o LDU, altitude de Quito, no Equador. O duelo acontece no próximo dia 22, às 19h (horário de Brasília).
O atacante sofreu uma grave lesão em 4 de setembro de 2024, durante um treino da Seleção Brasileira. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
|
A volta de Pedro ao Flamengo veio em boa hora. Apesar da derrota para o Central Cordoba na Libertadores, o atacante está pronto para seguir à disposição depois de se recuperar de lesão. No entanto, a utilização do camisa nove pelo técnico Filipe Luís vai obedecer os critérios físicos de controle de carga e readaptação já previstos.
JÁ PODE SER TITULAR
Após atuar por pouco mais de 15 minutos, a forma como Pedro será utilizado na sequência a partir de agora dependerá de sua resposta depois das partidas e nos treinos. Ou seja, Pedro pode começar como titular diante do Grêmio, no fim de semana. Mas o tempo em campo será calculado em função das avaliações físicas até sábado, véspera do jogo.
- O jogo é bem diferente de treinar, por isso faz parte a readaptação em campo. Espero encontrar a forma física o mais rápido possível para ajudar o Flamengo - disse Pedro após a partida de quarta.
Pelo cronograma previsto, o Flamengo pretendia dar minutos aos poucos a Pedro. A próxima etapa é o atacante poder atuar ao menos um tempo de jogo. Em seguida, chegar a 90 minutos.
O tempo é incerto. A preocupação é que a lesão grave no joelho esquerdo não reverbere para uma sobrecarga na musculatura, por isso todo cuidado no retorno é essencial. Precisando de gols, o Flamengo sabe da necessidade seu artilheiro. E por isso mesmo não correrá o risco de perdê-lo por mais tempo, depois de sete meses de recuperação.