Futebol

Ídolo do Flamengo detona Landim e diz que chegada de Filipe Luís é resultado de incompetência

Técnico tem demonstrado boa capacidade à frente do Mengão, mas só alcançou a posição devido ao fracasso de Tite no comando do time

Filipe Luís chegou ao Flamengo após o fracasso de Tite no comando do clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís chegou ao Flamengo após o fracasso de Tite no comando do clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Após marcar época como jogador do Flamengo, Filipe Luís continua sua trajetória vitoriosa, agora como treinador do clube. Perto de completar cinco meses no comando, o técnico já conquistou dois títulos – Supercopa do Brasil e Copa do Brasil – e sofreu apenas uma derrota. Ídolo rubro-negro, Petkovic destacou que o Mengão teve sorte de contar com o ex-lateral à disposição para assumir o time.


“Filipe, sendo preparado, a oportunidade apareceu mais cedo. Pintou pela incompetência da gestão do ano passado e retrasado de gerar resultados que o Flamengo merece. Última cartada foi o Filipe Luís, graças a Deus ele ganhou a Copa do Brasil, se não iria ser ameaçado no primeiro emprego. Ele tem muito potencial. Tem que deixar o trabalho. Um ano, dois anos”, disse, antes de finalizar:


“Se o trabalho está tudo bem, com o potencial do Flamengo, jogadores, o resultado vai vir. Vai perder e não jogar bem? Faz parte. Acredito que o Flamengo vai ter paz para trabalhar e o sucesso deve vir. Trabalho precisa ter tempo. Filipe é muito inteligente, gosta e se prepara. Pode ter chance de exercer um trabalho bem bacana. No Brasil, misturamos trabalho com resultado porque somos imediatistas”, concluiu Petkovic, em entrevista à ‘ESPN’.


Marca histórica de Jorge Jesus

Com a conquista da Supercopa do Brasil 2025, Filipe Luís atingiu um feito notável: igualou a marca de Jorge Jesus, um dos treinadores mais vitoriosos da história do clube. O atual comandante tem dois títulos e apenas uma derrota, números semelhantes aos do português no início de sua passagem pelo Mengão.


Vale lembrar que Jorge Jesus encerrou sua trajetória no Flamengo com um total de cinco taças – Libertadores, Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Carioca – e perdeu apenas quatro jogos no período.

Petkovic e sua história no Flamengo

Petkovic teve duas passagens pelo Flamengo, sendo a segunda a mais marcante. O sérvio foi peça fundamental na campanha do título Brasileiro de 2009, deixando seu nome na história do clube.

Ao todo, com o Manto Sagrado, disputou 198 jogos, anotando 57 gols e distribuindo 45 assistências. Além do Brasileiro, conquistou dois Campeonatos Cariocas (2000 e 2001) e a Copa dos Campeões (2001).

Próximo desafio do Flamengo

Sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo volta a campo neste sábado (15) para enfrentar o Vasco, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca. O clássico será disputado no Maracanã, com início às 21h45 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo SporTV.


Futebol

Ronaldo revela frustração em não ter jogado pelo Flamengo: "me machuca"

Ex-atacante da seleção revelou frustração por nunca ter jogado pelo Mais Querido, mesmo treinando na Gávea antes de ir para o Corinthians

 Ronaldo Fenômeno treinando na Gávea antes de fechar com o Corinthians, deixando o Flamengo de "lado" - foto: reprodução
Ronaldo Fenômeno treinando na Gávea antes de fechar com o Corinthians, deixando o Flamengo de "lado" - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Ronaldo Fenômeno, um dos maiores atacantes da história do futebol, nunca escondeu seu carinho pelo Flamengo. No entanto, o ex-jogador revelou recentemente que lamenta profundamente não ter atuado pelo clube carioca. Durante entrevista ao canal 'Romário TV', ele expressou sua decepção por não ter tido a oportunidade de vestir a camisa do seu time de coração.


Em uma conversa franca, Ronaldo compartilhou o quanto sente por não ter tido a chance de atuar pelo Mengão. O ex-atacante destacou que, apesar de ter treinado na Gávea por três meses, nunca houve uma conversa ou proposta formal por parte da diretoria rubro-negra.


"Me machuca pensar que não vivi essa experiência. Treinei na Gávea por um longo período, mas não houve nenhum convite ou contato por parte do clube. Isso me frustra muito", declarou Ronaldo.



RONALDO FENÔMENO TREINOU NA GÁVEA 


Após a Copa do Mundo de 2006, Ronaldo sofreu uma série de lesões que o afastaram dos gramados por um longo tempo. Para recuperar a forma física, em 2008, ele escolheu o Flamengo para dar início ao processo de reabilitação e treinou na Gávea por meses. A presença do Fenômeno no clube animou a torcida, que esperava um desfecho positivo e a contratação do craque. No entanto, sem propostas do Rubro-Negro, Ronaldo acabou fechando com o Corinthians.


RONALDO FENÔMENO BRILHOU NO CORINTHIANS


Sem acordo com o Mais Querido, Ronaldo foi para o Corinthians em 2009, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2011. No clube paulista, ele ajudou a alavancar a estrutura do time e conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, deixando sua marca no futebol brasileiro.


Futebol

Sabe há quanto tempo o Flamengo não perde para o Vasco? Confira

o Rubro-negro da Gávea terá mais uma oportunidade de manter um grande tabu e tanto contra seu maior rival da história, mesmo o cruzmaltino longe de sua forma.

ja faz um bom tempo que o Vasco não vence o Flamengo, aumentando ainda mais a fregeuesia. Foto: Gilvan de Sousa/CRF
ja faz um bom tempo que o Vasco não vence o Flamengo, aumentando ainda mais a fregeuesia. Foto: Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

No próximo sábado (15), o Flamengo terá mais uma oportunidade de manter um tabu e tanto contra seu maior rival. No confronto com o Vasco, pela décima rodada do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro entrará em campo defendendo uma invencibilidade de quase dois anos sobre o Cruzmaltino. A última derrota, porém, veio justamente em um Estadual — na edição de 2023.



De lá para cá, Flamengo e Vasco já se enfrentaram sete vezes, e o histórico é absolutamente positivo para o Rubro-Negro: cinco vitórias e dois empates, com 18 gols marcados e apenas seis sofridos. Foram duas goleadas neste intervalo, uma por 4 a 1 e outra por 6 a 1. Sendo assim, relembre essas partidas abaixo:


Carioca 2023: Flamengo 0 x 1 Vasco


A última derrota para o rival ocorreu no dia 5 de março de 2023, exatamente pela décima rodada do Carioca — a mesma pela qual se encontram em 2025. Na ocasião, o Vasco venceu no Maracanã por 1 a 0, gol de Puma Rodríguez. O Flamengo, que daria o troco no rival na semifinal e seria vice para o Fluminense, entrou com Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Arturo Vidal, Thiago Maia e Gerson; Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.

Carioca 2023: Flamengo 3 x 2 Vasco

Mais tarde, porém, os dois se encontraram de novo — e o Flamengo levou a melhor. Nas semifinais daquele Estadual, o primeiro jogo foi disputado mais uma vez no Maracanã, mas terminou em 3 a 2 a favor do Mais Querido. Arrascaeta, Pedro e Fabrício Bruno construíram a vitória, enquanto Gabriel Pec e Alex Teixeira marcaram para o rival.

Carioca 2023: Vasco 1 x 3 Flamengo

No jogo de volta, em São Januário, a situação ficou ainda pior para os mandantes. Precisando da vitória para ir à final, o Vasco sucumbiu de novo e só foi às redes uma vez, com Manuel Capasso. Pedro, duas vezes, e Ayrton Lucas marcaram os gols da vitória rubro-negra por 3 a 1.

Brasileiro 2023: Vasco 1 x 4 Flamengo

O penúltimo jogo entre os dois na temporada 2023, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, terminou em goleada. No dia 5 de junho de 2023, o Flamengo enfiou quatro gols no primeiro tempo, com Erick Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas. Na etapa complementar, Jair descontou para o Cruzmaltino.

Brasileiro 2023: Flamengo 1 x 0 Vasco

No returno daquele Brasileirão, na 28ª rodada, o Vasco ofereceu uma resistência maior — mas não foi o suficiente para evitar a derrota. Com um gol de Gerson, no segundo tempo, o Flamengo manteve a sequência positiva sobre o rival sob o comando do então técnico, Tite.

Carioca 2024: Vasco 0 x 0 Flamengo

Em 2024, os dois times passaram por dois empates entre si. O primeiro deles veio no Campeonato Carioca, novamente em encontro pela primeira fase. Pela primeira vez desde 2018, o clássico terminou empatado em 0 a 0. Esse placar encerrou uma marca de 20 jogos seguidos com gols entre os dois rivais.

Brasileiro 2024: Vasco 1 x 6 Flamengo

O dia 2 de junho de 2024, então, marcou um dia difícil para as duas torcidas esquecerem — por motivos obviamente opostos. Em um clássico que evidenciou as diferenças entre os times, o Rubro-Negro enfiou uma sonora goleada por 6 a 1, com gols de Everton Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Vegetti descontou.




Futebol

Jornalista diz que Juninho precisa de gols para conquistar a torcida do Flamengo

Atacante perdeu oportunidade na cara do goleiro John no clássico contra o Botafogo na última quarta-feira (12) e comentarista indica pontos a melhorar

Jornalista diz que Juninho precisa marcar gols para conquistar a confiança da torcida e dos companheiros de Flamengo - Foto: Reprodução
Jornalista diz que Juninho precisa marcar gols para conquistar a confiança da torcida e dos companheiros de Flamengo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Logo no início do clássico entre Flamengo e Botafogo, Juninho teve uma grande oportunidade cara a cara com John, mas desperdiçou a chance. O lance chamou a atenção do jornalista Mauro Cezar Pereira, que destacou a necessidade do atacante começar a marcar gols.


Reconhecido por sua mobilidade e agilidade no ataque, Juninho precisa agora, segundo Mauro Cezar, focar na sua função principal: balançar as redes, especialmente na ausência de Pedro.


"Ele precisa fazer os gols. A gente não pode também permitir, concordar ou embarcar no discurso tatiques do: 'Ataca o espaço, se movimenta, joga sem bola'. Sim, tudo isso pode ser colocado numa lista de predicados de um jogador, de um atacante. Mas existe uma função básica desse atacante, desse centroavante. O cara foi contratado pro lugar do Pedro. O Pedro faz gols. Ele tem que fazer gol", disparou Mauro.


Crítica ao lance desperdiçado

O jornalista analisou o erro diante do Botafogo e apontou a falta de recurso técnico e frieza no momento da finalização. Para ele, caso Juninho queira ganhar a confiança da torcida e dos companheiros, precisa aproveitar melhor as chances claras de gol.


"Faltou recurso, faltou frieza. Ele tem que fazer gol pra conquistar a torcida, a confiança dos companheiros. Aquele cara, que o cara que tá do lado, fala: 'Vou meter a bola nele, que ele vai fazer'. E não: 'Vou dar a bola pra ele não fazer o gol'. Sabe? Aquela fração do segundo. Ele tem que fazer o gol", disse.

Além disso, Mauro Cezar ressaltou que o atacante deve aprimorar alguns fundamentos, como a tomada de decisão sob pressão, revisando o lance perdido para entender o motivo da falha.

"Eu acho que ele precisa treinar, ter mais frieza, analisar o lance, ver porque errou", analisou Mauro Cezar Pereira.

Dúvida para Flamengo x Vasco

Juninho não teve a chance de se redimir no clássico, já que precisou ser substituído minutos depois, sentindo fortes dores musculares.

Agora, o técnico Filipe Luís enfrenta um dilema para o jogo deste sábado (15), contra o Vasco, pela 10ª rodada do Carioca, já que a presença do atacante ainda é incerta.

De acordo com o Flamengo, o jogador teve um edema na coxa direita identificado após o duelo contra o Botafogo e está sob observação do departamento médico do clube.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luis pode ter problemas com desfalques pelo Flamengo horas antes do clássico
Futebol

Filipe Luis pode ter problemas com desfalques pelo Flamengo horas antes do clássico

 

Icon Comentário0
Natan, ex-Flamengo, terá desafio pelo Real Betis neste domingo (16) em LaLiga
Futebol

Natan, ex-Flamengo, terá desafio pelo Real Betis neste domingo (16) em LaLiga

 

Icon Comentário0
Ex-Flamengo em ação! João Gomes e Wolves encaram o Liverpool na Premier League
Futebol

Ex-Flamengo em ação! João Gomes e Wolves encaram o Liverpool na Premier League

 

Icon Comentário0