
Futebol
|
O São Paulo visita o Flamengo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da grande final da Copa do Brasil. Será a sexta decisão disputada entre os dois clubes, que se enfrentaram valendo troféus com bastante frequência na década de 1990.
Em cinco confrontos decisivos entre as duas equipes, o Flamengo levou a melhor em três. Neste ano, o São Paulo terá a oportunidade de igualar as contas nos duelos em finais de campeonato, conquistando, de quebra, um título inédito.
Supercopa da Libertadores da América - 1993
Campeão: São Paulo
A primeira final entre São Paulo e Flamengo aconteceu em 1993, pela Supercopa João Havelange, também conhecida como Supercopa da Libertadores da América. Menos de um mês antes do Mundial, que acabaria vencendo pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor marcou presença na final de mais um torneio internacional, protagonizando um jogo eletrizante com o Rubro-Negro carioca.
No jogo de ida, no Maracanã, Flamengo e São Paulo empataram em 2 a 2. Leonardo e Juninho marcaram os gols do Tricolor. Marquinhos balançou as redes duas vezes para os donos da casa. Na partida de volta, no Morumbi, novo empate em 2 a 2. Assim como no Rio de Janeiro, Leonardo e Juninho marcaram. Renato Gaúcho abriu o placar para os cariocas, e Marquinhos também deixou o dele. O resultado levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para os são-paulinos, que venceram por 5 a 3.
Copa dos Campeões Mundiais - 1996
Campeão: São Paulo
A primeira das duas finais disputadas por São Paulo e Flamengo neste ano aconteceu pela Copa dos Campeões Mundiais, um torneio organizado pela CBF que reuniu também Santos e Grêmio. Todas as equipes se enfrentaram em um quadrangular e as duas melhores colocadas se enfrentaram na decisão em Brasília.
O São Paulo levou a melhor sobre o Flamengo na final da Copa dos Campeões Mundiais, abrindo o placar com Adriano. Romário, de pênalti, deixou tudo igual. Valdir, entretanto, tratou de recolocar o Tricolor na frente, garantindo o título.
Copa Ouro - 1996
Campeão: Flamengo
A segunda final do ano aconteceu em Manaus, onde a Conmebol reuniu, para uma competição de tiro curto, as equipes que haviam sido campeãs de seus torneios no ano anterior. O São Paulo foi na condição de atual campeão da Copa Master Conmebol, o Grêmio como campeão da Libertadores, Rosario Central (ARG) como campeão da Copa Conmebol e o Flamengo na condição de vice-campeão da Supercopa da Libertadores, após desistência do Independiente (ARG).
Mesmo sendo chamado de última hora, o Flamengo conseguiu passar pelo Rosario Central na semifinal, batendo os argentinos por 2 a 1, e também levou a melhor na grande decisão, se vingando do São Paulo, que foi derrotado por 3 a 1. Sávio marcou os três gols do Rubro-Negro carioca. Aristizábal balançou as redes para o Tricolor.
Copa dos Campeões Mundiais - 1997
Campeão: Flamengo
Em 1997, Flamengo e São Paulo novamente fizeram a final da Copa dos Campeões Mundiais. Embora o Rubro-Negro carioca tenha se vingado da derrota na decisão do ano anterior vencendo a Copa Ouro, conquistar mais um torneio em cima dos rivais tricolores era uma prova de que aquela equipe poderia brigar de igual para igual contra qualquer time.
Mais uma vez São Paulo e Flamengo foram os melhores colocados no quadrangular. Na decisão, Iranildo marcou o único gol da partida no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Copa dos Campeões - 2001
Campeão: Flamengo
A competição criada pela CBF reunia os campeões regionais do Brasil e dava uma vaga para a Libertadores. Flamengo e São Paulo protagonizaram duas finais eletrizantes, em João Pessoa e Maceió, as duas sedes do torneio.
No primeiro jogo, o Flamengo venceu por 5 a 3. Os cariocas chegaram a abrir 4 a 1. O São Paulo reagiu no segundo tempo, fez dois gols, mas, quando faltava apenas um para o empate, o time rubro-negro chegou ao quinto tento e garantiu a vitória.
Na partida de volta, o São Paulo venceu por 3 a 2, com dois gols de França e outro de Kaká. Juan e Petkovic balançaram as redes para o Flamengo, que, no placar agregado, acabou levando a melhor por 7 a 6 e faturando o título.
Meia é autor de um dos gols rubro-negros contra o Liverpool no primeiro e único título mundial do rubro-negro em sua história
|
Horas antes da estreia na Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo usou as redes sociais para prestar uma belíssima homenagem ao ídolo Adílio. O icônico camisa 8, que acabou falecendo em agosto do ano passado, fez parte da geração mais marcante da história rubro-negra. O clube destacou que esta será a primeira disputa de mundial sem a presença do meia.
Tirando o meia De la Cruz, Filipe Luís teve todos os seus jogadores para poder escolher o time titular que entra em campo na estreia do mundial de clubes
|
Flamengo enfrenta o Espérance nesta segunda (16/06), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Philadelphia, nos Estados Unidos. A partida é válida pela primeira rodada do Mundial de Clubes e nesse sentido, o rubro-negro divulgou os titulares que entrarão em campo.
O time entra em campo com Rossi no gol; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas na defesa; Erick Pulgar, Jorginho, Gerson e Arrascaeta no meio-campo; e Luiz Araújo e Pedro no ataque.
Alex Sandro, que voltou a treinar normalmente, fica como opção na lateral esquerda, enquanto Pedro, apesar de especulações sobre sua escalação, foi confirmado como titular. Já Jorginho começa no lugar do ainda lesionado De la Cruz.
O Flamengo realizou treinos intensos nos Estados Unidos, ajustando a estratégia para enfrentar o Espérance. O clube tunisiano, treinado por Maher Kanzari, conquistou a Liga Tunisiana e a Copa da Tunísia em 2024, mas não venceu a Liga dos Campeões da CAF, classificando-se pelo ranking da confederação africana. A equipe conta com jogadores como Youcef Belaili, autor de 19 gols na temporada, e os brasileiros Yan Sasse e Rodrigo Rodrigues.
Filipe Luís estudou o adversário, identificando a força na defesa, liderada por Amine Tougai, e a velocidade de Belaili no ataque. A estratégia rubro-negra inclui pressionar a saída de bola e usar as pontas com Luiz Araújo e Arrascaeta. Gerson, com sua leitura de jogo, será responsável por neutralizar o meio-campo tunisiano, que tem Houssem Tka como destaque.
Mengão estreia no torneio nesta segunda (16) com supresa entre os titulares; Gerson também deve permanecer como capitão da equipe
|
O Flamengo fará sua estreia no Mundial de Clubes nesta segunda-feira (16), diante do Espérance, da Tunísia, em partida válida pelo Grupo D da competição. O confronto será realizado às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, nos Estados Unidos.
Além de ser o primeiro jogo do Rubro-Negro no torneio internacional, o duelo também marca a estreia de Jorginho como jogador do Flamengo. O volante ítalo-brasileiro, recém-contratado, será titular na equipe comandada por Filipe Luís.
Jorginho chegou ao Flamengo no dia 6 de junho e completa apenas dez dias de clube. Mesmo com pouco tempo de casa, o ex-jogador do Arsenal (ING) teve um desempenho positivo nos treinamentos e apresentou boas condições físicas, o que motivou a comissão técnica a escalá-lo como titular.
O volante não atua profissionalmente desde 18 de março, quando entrou em campo por apenas um minuto na vitória do Arsenal sobre o Newcastle. Sua última partida como titular foi em 12 de abril, no empate contra o Brentford, também pela Premier League.
Jorginho assumirá naturalmente a vaga deixada por De La Cruz, que ainda se recupera fisicamente e não será utilizado na estreia. A expectativa é de que o uruguaio esteja disponível para o segundo compromisso do Flamengo no Mundial, na próxima sexta-feira (20), contra o Chelsea, mas não deve retornar diretamente à equipe titular. A comissão técnica monitora o atleta com cautela, considerando o tempo de inatividade e a necessidade de uma reintrodução gradual ao ritmo de jogo.