Futebol

Remoção de estrutura no terreno do estádio gera impasse entre Flamengo e secretaria de Saneamento

Clube entende que a Agnersa tem a responsabilidade de custear a retirada de gasodutos enquanto parecer pede que o Mengão arque com o processo

Impasse sobre remoção de estrutura pode adiar projeto do estádio do Flamengo - Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro
Impasse sobre remoção de estrutura pode adiar projeto do estádio do Flamengo - Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro

05 Dez 2024 | 14:57 |

Icon Comentário0

O Flamengo encontra um obstáculo no planejamento para construir seu novo estádio no Gasômetro, projeto que o clube espera inaugurar em novembro de 2029, em comemoração ao aniversário de fundação. Antes de iniciar as obras, o clube precisa resolver questões com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agnersa) e a Companhia Distribuidora de Gás (CEG).


A principal questão envolve a remoção das instalações da CEG, que incluem galpões, depósitos, laboratórios, um gasoduto e uma estação de regulação e medição. Esses equipamentos estão localizados no terreno destinado ao estádio, tornando necessária sua retirada antes do início das obras.


Responsabilidade pelo custeio


Um dos pontos centrais do impasse é definir quem será responsável pelos custos de transferência dessas estruturas. Segundo parecer emitido, a CEG não deve arcar com essas despesas, colocando a responsabilidade sobre o Flamengo.

"Administração Pública Municipal atribui ao vencedor do certame e futuro proprietário do imóvel a responsabilidade pelos custos relacionado à eventual desmobilização e transferência das instalações e equipamentos. Portanto, compreende-se que caberá a CEG negociar com o Clube de Regatas do Flamengo a resolução da controvérsia", aponta o documento.


A prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que iniciou a limpeza do terreno em 4 de novembro, mas declarou que a remoção das estruturas da CEG é uma responsabilidade do clube, após a compra do espaço.

“Estão me fazendo defender o Flamengo mais do que eu gostaria: que fique claro que esse não é o custo dessa transferência e que, quando ela acontecer, será de responsabilidade da Prefeitura do Rio, que sabe que essa estrutura não pode estar em uma área que já em recebendo tantos edifícios residenciais. Está em nossos planos há tempos! O Flamengo terá seu estádio novo ali no Gasômetro com toda a qualidade e segurança que a região exige e merece. Ponto final”, disse Eduardo Paes, em setembro.

Marcus Vinícius Barbosa, procurador-geral da Agnersa, afirmou que o Flamengo precisa ter ciência das exigências para garantir a segurança e mitigar os impactos da construção no local.

“Necessário recomendar que o Clube de Regatas do Flamengo seja oficiado para que tome ciência da relevância da infraestrutura existente no local e para que seja informado que a construção de qualquer equipamento esportivo no imóvel está condicionada à definição de uma solução relacionada à transferência da referida infraestrutura, a qual deverá ser diretamente negociada com a CEG e mediada pela Agenersa e pelo Estado do Rio de Janeiro”, afirma.

Próximos passos

Com as obras ainda condicionadas à resolução desse impasse, o Flamengo terá que negociar diretamente com a CEG e a Agnersa para estabelecer um cronograma e viabilizar o início do projeto. Mesmo com o apoio da Prefeitura na limpeza do terreno, o clube precisará encontrar uma solução para custear a transferência das instalações e atender às demandas de segurança.

Esse é um passo fundamental para que o sonho de um estádio próprio no Gasômetro, planejado como um marco na história do clube, possa sair do papel e ser concluído dentro do prazo previsto.



Futebol

Léo Ortiz abre o jogo após reapresentação no Flamengo: “desgaste maior…”

Zagueiro fala sobre período de treinamentos durante a parada para a Data FIFA e vê como positivo o período sem partidas consecutivas

Léo Ortiz fala sobre período para treinamentos no Flamengo durante a parada para a Data FIFA - Foto: Reprodução/Flamengo
Léo Ortiz fala sobre período para treinamentos no Flamengo durante a parada para a Data FIFA - Foto: Reprodução/Flamengo

10 Set 2025 | 15:00 |

Icon Comentário0

Após a pausa da Data FIFA, o Flamengo voltou aos treinos nesta quarta-feira (10) com foco no duelo contra o Juventude, marcado para domingo (14), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Brasileirão.


Léo Ortiz sobre treinos no Flamengo durante a Data FIFA: "É bom para a parte mental"


O zagueiro Léo Ortiz destacou a importância do período sem jogos para ajustes da equipe: “É bom para parte mental, é bom para parte física também, treinar mesmo algumas coisas táticas e o Filipe tem esse tempo agora mais longo para poder não se preocupar muito com o jogo logo em seguida. Então dá para ter às vezes um desgaste maior de treino e um trabalho mais intenso, então acho que vai ser muito bom pro resto da temporada”, disse em entrevista à FlamengoTV.


DESFALQUES CONFIRMADOS

O Flamengo terá ausências importantes para a partida em Caxias do Sul. Léo Ortiz está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e não joga contra o Juventude. Além dele, Erick Pulgar, que segue em recuperação da fratura sofrida no quinto metatarso do pé direito. Na sexta-feira (12) o volante realizará Tomografia Computadorizada para acompanhar a evolução.


Já Jorginho ainda tem resquícios de dor no músculo posterior da coxa esquerda, o jogador segue em tratamento com o Departamento Médico do Flamengo. Na Data FIFA, o uruguaio Varela apresentou com um quadro de pubalgia, sendo liberado pela seleção antes do jogo diante do Chile, mas já está em tratamento com o Departamento Médico do clube e será reavaliado diariamente. Enquanto Alex Sandro iniciou trabalhos em campo com a fisioterapia nesta quarta-feira (10).

ÚLTIMO JOGO DO FLAMENGO

O Mais Querido está há duas semanas sem entrar em campo. A última partida foi no dia 31 de agosto, empate em 1 a 1 contra o Grêmio, pela 22ª rodada do Brasileirão. Com o empate, o Mengão se manteve na liderança do Brasileirão com 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, mas com um jogo a menos que os mineiros


Futebol

Rivais do Flamengo se manifestam no STJD contra possível absolvição de Bruno Henrique

Clubes concorrentes ao título pressionam o tribunal para manter a suspensão do atacante que busca efeito suspensivo para jogo contra Juventude

Clubes concorrentes ao título do Brasileirão se manifestam no STJD para manter a suspensão de Bruno Henrique - foto: reprodução
Clubes concorrentes ao título do Brasileirão se manifestam no STJD para manter a suspensão de Bruno Henrique - foto: reprodução

10 Set 2025 | 14:39 |

Icon Comentário0

O Flamengo entrou com pedido de efeito suspensivo no STJD para que o atacante Bruno Henrique possa atuar diante do Juventude, no domingo (14), em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro Betano. O clube recorre da decisão do Tribunal e já tem estratégia definida para reduzir a pena.


O Rubro-Negro defende que a ação do camisa 27 não configurou ato antiético e busca manter o jogador à disposição do técnico para o próximo compromisso da Série A. Nos bastidores, o clube trabalha para demonstrar que Bruno Henrique não teve intenção de prejudicar deliberadamente o Flamengo.


RIVAIS DO FLAMENGO


Segundo o jornalista Fabrício Lopes, do canal Resenha Rubro-Negra, equipes concorrentes ao título do Brasileirão estão se manifestando junto ao STJD para que o efeito suspensivo não seja concedido. “Pode ser que o STJD dê ao Flamengo o efeito suspensivo que o clube pediu, mas corre o risco também de isso não acontecer. Está havendo uma pressão muito grande das demais equipes do Campeonato Brasileiro para o resultado deste julgamento”, comentou.

Jornalista relata bastidores envolvendo Bruno Henrique do Flamengo: "Tem muita coisa acontecendo"


Lopes também apontou que dirigentes criticam a decisão do STJD, sugerindo que o Tribunal foi benevolente devido à importância do atleta. “Muitos dirigentes estão vindo a público para dizer que o STJD foi benevolente com o Flamengo por causa do peso do camisa. Tem muita coisa acontecendo nos bastidores e, uma delas, é justamente tentar impedir o efeito suspensivo”, completou o jornalista.

SITUAÇÃO DE BRUNO HENRIQUE

No julgamento da semana passada, o STJD absolveu Bruno Henrique no artigo 243, que prevê suspensão de um a dois anos, justificando que o ato do jogador não teve a intenção de prejudicar deliberadamente o clube. O Flamengo, agora, aguarda a decisão sobre o efeito suspensivo para confirmar a presença do atacante na partida contra o Juventude.


Futebol

Flamengo vai construir novo campo no CT Ninho do Urubu

Mengão segue investindo em melhorias na estrutura do centro de treinamentos e vai fazer novo espaço no terreno para o elenco profissional

Flamengo inicia a construção de novo campo no Centro de Treinamentos Ninho do Urubu - Foto: Reprodução
Flamengo inicia a construção de novo campo no Centro de Treinamentos Ninho do Urubu - Foto: Reprodução

10 Set 2025 | 14:30 |

Icon Comentário0

O Flamengo segue ampliando sua estrutura no CT George Helal, também conhecido como Ninho do Urubu. O clube iniciou o processo para a construção do 11º campo de treinamento, que será utilizado pelo elenco profissional comandado por Filipe Luís.


Para dar início ao projeto, o Rubro-Negro solicitou à Prefeitura do Rio de Janeiro licença para demolir uma casa e um pavimento em um terreno de 10 mil metros quadrados, adquirido recentemente por R$ 4,5 milhões. O prazo concedido para a demolição é de até um ano.


OUTROS PROJETOS NO CT


O plano de expansão do Ninho do Urubu não para por aí. Além do novo campo, o Flamengo também comprou um terreno de 20 mil metros quadrados, localizado atrás do CT, onde já iniciou obras para dois campos voltados às categorias de base — um em tamanho oficial e outro em dimensões reduzidas.

Com isso, a estrutura passará a contar com 13 campos de futebol. Outro destaque é a conclusão do miniestádio, que receberá jogos da base e do futebol feminino após a instalação de arquibancadas e vestiários. A construção já está em curso.


PRÓXIMO COMPROMISSO

Dentro de campo, o Flamengo volta a jogar no próximo domingo (14), às 16h (de Brasília), contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão é o líder do Brasileirão com 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, com um jogo a menos em comparação aos mineiros.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Caso Bruno Henrique: Flamengo toma posição importante no julgamento
Futebol

Caso Bruno Henrique: Flamengo toma posição importante no julgamento

10 Set 2025 | 13:57

Icon Comentário0
Flamengo se aproxima de marca impressionante em 24h por reconhecimento na ONU
Futebol

Flamengo se aproxima de marca impressionante em 24h por reconhecimento na ONU

10 Set 2025 | 13:19

Icon Comentário0
Preocupa? Flamengo divulga relatório lesões no elenco após a Data FIFA
Futebol

Preocupa? Flamengo divulga relatório lesões no elenco após a Data FIFA

10 Set 2025 | 13:25

Icon Comentário0