
Futebol
|
Próximo adversário do Flamengo no Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu anunciou um reforço conhecido na última sexta (19). O atacante Bill, formado no clube da Baixada Fluminense, retornou à equipe por empréstimo para o Cariocão de 2024. O atleta pertence ao SC Dnipro-1, da Ucrânia.
Bill foi revelado pelo Nova Iguaçu, mas chegou no Flamengo ainda em 2015, quando ainda era jogador do sub-17. Ele foi um dos destaques do título da Copinha em 2018 e disputou jogos pelo profissional em 2019. Porém, não conseguiu se firmar no Mais Querido e rodou por Ponte Preta, CRB e SC Dnipro-1 por empréstimo.
Em janeiro de 2022, no final do empréstimo com o Dnipro, o clube ucraniano adquiriu o jogador em definitivo, pagando 300 mil euros (aproximadamente R$ 1,6 milhões na cotação atual) ao Flamengo. Mesmo assim, Bill seguiu rodando por diversas equipes emprestado, como Sport, Inter de Limeira e RFS, da Letônia, até retornar ao Nova Iguaçu.
Assim como o Flamengo, o Nova Iguaçu também venceu na estreia do Campeonato Carioca. O clube da Baixada Fluminense enfrentou o Sampaio Corrêa-RJ, vencendo por 2 a 1. Carlinhos e João Victor Nascimento anotaram os gols da vitória. Já o Mengão, bateu o Audax em Manaus por 4 a 0, jogando com a equipe principal. Léo Pereira, Pedro, Cebolinha e Varela balançaram as redes para o Fla.
Lesão de Alex Sandro abre espaço, e lateral-esquerdo mostra evolução em campo com respaldo da comissão técnica em momento de alta
|
Após um período de instabilidade e críticas, Ayrton Lucas voltou a ter sequência como titular do Flamengo. A oportunidade surgiu após a lesão de Alex Sandro, e o camisa 6 tem aproveitado o momento para mostrar evolução, especialmente no aspecto defensivo — algo que tem sido reforçado constantemente por Filipe Luís.
Desde que Alex se machucou na partida contra o Juventude, Ayrton iniciou todos os compromissos seguintes do Rubro-Negro. Mesmo com a possibilidade de Varela atuar improvisado no setor, Filipe optou por dar sequência ao lateral de origem. A escolha, ao que tudo indica, vem sendo respaldada pelo desempenho em campo.
De acordo com o portal UOL, Filipe Luís tem dado atenção especial a Ayrton. O treinador enxerga potencial técnico no jogador e, mais do que isso, tem feito um trabalho emocional e de confiança. Filipe costuma lembrar que, em 2022, Ayrton chegou a tirá-lo da equipe titular — um reconhecimento simbólico do seu valor.
"Ele mesmo se cobrava muito, principalmente na parte defensiva. Mas vem evoluindo bem. Está mais simples com a bola, buscando mais linhas de passe, e isso ajuda no nosso modelo", disse Filipe após a vitória sobre o Corinthians. Em Itaquera, Ayrton foi elogiado publicamente por sua atuação sólida. Filipe destacou o crescimento do camisa 6 na chamada "fase defensiva da área", considerada um ponto frágil do lateral em outros momentos da temporada.
Nas partidas anteriores, contra Vasco e LDU, o rendimento do jogador também foi considerado positivo internamente. No clássico, segurou bem a linha pelo lado esquerdo. Contra os equatorianos, soube dosar o apoio e a recomposição — algo que o técnico vem cobrando desde o início de seu trabalho.
Ex-jogador vê os atletas como o motor de um time avassalador e dominante, que não deu chance ao Corinthians no Maracanã no último domingo
|
A goleada do Flamengo sobre o Corinthians no Maracanã não deixou dúvidas sobre a força do time comandado por Tite. Mas o que mais chamou atenção de quem conhece a posição foi o desempenho do meio-campo rubro-negro. E quem resumiu bem esse domínio foi o ex-volante e comentarista Zé Elias.
Revelado no próprio Corinthians e com passagem pela Seleção Brasileira, Zé Elias não economizou elogios ao falar sobre a atuação de Pulgar e De La Cruz, dupla que comandou o setor central em mais uma exibição de almanaque. “É impressionante o que está jogando o Pulgar”, cravou o ex-jogador, visivelmente impressionado com a leitura de jogo e a capacidade de antecipação do chileno. “Teve um lance em que ele dá um carrinho antes mesmo do adversário tocar. Já tinha lido a jogada toda.”
Se você deixa o meio-campo do Flamengo jogar, acontece o que aconteceu contra o Corinthians”, afirmou Zé Elias
Pulgar, aliás, vem sendo figura constante nas análises pós-jogo. Contra o Corinthians, teve aproveitamento de 98% nos passes – foram 52 tentativas e 51 acertos. Também venceu oito duelos, fez quatro cortes, uma interceptação e ainda deu um passe decisivo. No 'Sofascore', recebeu nota 6,8, abaixo do que o desempenho indica, mas acima da média dos volantes em jogos do Brasileirão.
Se Pulgar foi o cão de guarda, De La Cruz foi o motor. Incansável, dinâmico e participativo do início ao fim, o uruguaio acertou 95% dos passes (69 de 73), criou duas chances claras e ainda se destacou em bolas longas – foram cinco lançamentos certos em seis tentativas. “De La Cruz, dinâmico, participando o tempo todo do jogo. O Arrascaeta, de forma inteligente, jogando nos espaços curtos, toca aqui, toca ali... Você vai deixar esses caras jogarem?”, questionou Zé Elias, colocando o dedo na ferida sobre o espaço cedido pelo Corinthians no setor mais decisivo do campo.
A conexão entre De La Cruz e Arrascaeta, aliás, tem sido um ponto alto desde a chegada do camisa 18. A dupla sul-americana alterna movimentações e cria superioridade numérica entre as linhas adversárias com facilidade. Na avaliação de Zé Elias, o meio-campo é o setor que dita o ritmo de qualquer equipe. E no caso do Flamengo, é justamente aí que mora a força do time. “Se você deixa o meio-campo do Flamengo jogar, acontece o que aconteceu contra o Corinthians”, afirmou.
Atacante que passou pelo Mengão entre 2018 e 2019 deixou o clube rumo a China e agora defende o Belo, adversário nesta quinta (1) pela Copa do Brasil
|
O Flamengo, que se reapresentou nesta terça (29), inicia nesta quinta-feira (01) sua caminhada na Copa do Brasil 2025. O adversário será o Botafogo-PB, em partida válida pelo jogo de ida da terceira fase do torneio nacional, que será disputada no Estádio Castelão, em São Luís (MA), às 20h (horário de Brasília), com transmissão exclusiva do Amazon Prime Video.
Além do caráter eliminatório do confronto, o duelo marca o reencontro da torcida rubro-negra com um nome conhecido: Henrique Dourado, o “Ceifador”. Atacante do Botafogo-PB desde julho de 2023, ele defendeu o Flamengo entre 2018 e 2019, após se destacar pelo Fluminense.
Contratado com expectativa após boa temporada no rival tricolor, Henrique Dourado não correspondeu com a camisa do Flamengo. Em duas temporadas no clube, o atacante disputou 43 partidas, marcou 14 gols e não deu nenhuma assistência. Em fevereiro de 2019, deixou o time para atuar no futebol chinês.
Atual campeão da Copa do Brasil — título conquistado com uma vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-MG em 2024 — o Flamengo vai em busca do seu sexto troféu na competição. A equipe já venceu o torneio em 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024. Sob o comando de Filipe Luís, o elenco rubro-negro inicia a nova edição com favoritismo e foco total no avanço de fase.
O Flamengo entra numa sequência de jogos e viagens onde terá desafios pelas três principais competições do futebol brasileiro. Na quinta-feira (1), inicia a caminhada na Copa do Brasil, diante do Botafogo-PB em São Luís-MA. Já no domingo (4), vai a Belo Horizonte para encarar o Cruzeiro pelo Brasileirão e finaliza a jornada na quarta-feira (7) quando viaja para Santiago del Estero para o duelo contra o Central Córdoba pela Libertadores.