Futebol

Diretoria discute novo prazo e contrata estudo de viabilidade do estádio do Flamengo

Arena própria é um sonho do torcedor rubro-negro

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

21 Jan 2025 | 10:24 |

Icon Comentário0

Em meio a um início difícil do time alternativo no Campeonato Carioca, testes da equipe principal na pré-temporada dos Estados Unidos e as inúmeras mudanças feitas no Ninho do Urubu, a gestão Bap também precisa lidar com uma questão central para a torcida do Flamengo: a construção do estádio. E a palavra do momento é "calma".


Essa é a postura que o novo presidente do Flamengo defende sobre o assunto, principalmente depois de um fim de 2024 dominado pelo tópico. Na ocasião, a compra do terreno do Gasômetro virou um dos argumentos para a então situação, encabeçada por Rodolfo Landim e Rodrigo Dunshee, mas a vitória de Bap na eleição deve alterar os planos.



O primeiro deles diz respeito ao próprio prazo de construção. Ainda no ano passado, em estudo de viabilidade apresentado pela gestão Landim, a previsão foi de inauguração para o dia 15 de novembro de 2029, aniversário de 134 anos do Flamengo. O projeto foi feito com a empresa de consultoria Arena Events+Venues.


Além disso, o investimento total ficou em torno de R$ 1,93 bilhão, com uma arrecadação total de R$ 1,5 bilhão com os naming rights. No entanto, Bap deixou claro logo após tomar posse: "Não existe um estudo de viabilidade financeiro-econômica até agora". Ou seja, a nova administração não acredita que o prazo — e os valores — levantados pela gestão Landim sejam viáveis. Para isso, contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para um novo estudo de viabilidade.

Neste momento, a previsão é de que o resultado aponte para o atraso da inauguração, segundo o ge. O objetivo de Bap é erguer o estádio sem prejudicar o desempenho esportivo do Flamengo, e adiar a conclusão das obras é uma possibilidade real para alcançar isso.

Prazo para o projeto final

É válido destacar, no entanto, que o Flamengo tem um limite de tempo para apresentar a versão final do projeto. Esse intervalo corresponde a 18 meses após a assinatura do contrato de venda, feito em agosto de 2024. Assim, o prazo ficou estabelecido em fevereiro de 2026.

A partir desta data, um novo prazo entra em cena: o Flamengo terá três anos (ou 36 meses) para iniciar efetivamente a execução do projeto. No entanto, a gestão de Luiz Eduardo Baptista tem ciência de que esses prazos são prorrogáveis e já conversa com a Prefeitura em busca de um alinhamento, informou o ge.

Naturgy

Por fim, ainda há a decisão de que a compra do terreno feita pelo Flamengo não altera a concessão da Naturgy, que usa a área para operar o fornecimento de gás na cidade. A determinação partiu da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa).

De acordo com informação da Prefeitura, no entanto, a decisão se refere a equipamentos da concessionária no local, e não ao terreno em si. Desta forma, o transporte desses equipamentos terá que ser feito para que as obras possam começar, mas sem afetar o fornecimento de gás no Rio. Ainda não está claro sobre quem vai arcar com os custos dessa operação.



Futebol

Ex-Flamengo será desfalque do Palmeiras no próximo jogo do Brasileirão

Meia recebeu cartão vermelho após o fim do jogo entre o alviverde e o Vitória e não estará a disposição de Abel Ferreira contra o Fluminense

Abel Ferreira terá de escalar o Palmeiras sem Andreas Pereira, ex-Flamengo, na próxima rodada do Brasileirão - Foto: Reprodução
Abel Ferreira terá de escalar o Palmeiras sem Andreas Pereira, ex-Flamengo, na próxima rodada do Brasileirão - Foto: Reprodução

20 Nov 2025 | 19:00 |

Icon Comentário0

O Palmeiras enfrenta o Fluminense neste sábado (22), no Allianz Parque, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas terá um desfalque importante: Andreas Pereira. O ex-jogador do Flamengo está fora do confronto após ser expulso na partida contra o Vitória, na quarta-feira (19).


CARTÃO VERMELHO DECIDE AUSÊNCIA


O meia recebeu o primeiro cartão amarelo aos 40 minutos do segundo tempo, após cometer falta. Ao final da partida, Andreas se dirigiu ao árbitro para reclamar e acabou levando a segunda advertência, que resultou na expulsão. Com isso, não poderá atuar diante do Fluminense.


O Alviverde iniciou o confronto com forte pressão ofensiva, buscando controlar o meio-campo e criar oportunidades de gol desde os primeiros minutos. Apesar do domínio territorial, o time comandado por Abel Ferreira encontrou muitos obstáculos para transformar posse em finalizações efetivas. Passes equivocados e finalizações sem precisão marcaram o primeiro tempo.

BRIGA PELA LIDERANÇA


Mesmo com a derrota do Flamengo diante do Fluminense, o Mais Querido se manteve na liderança do Brasileirão, com 71 pontos, dois a mais que o rival paulista, que foi a 69 após o empate em 0 a 0 diante do vitória pela 34ª rodada da competição.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Enquanto o Palmeiras encara o Fluminense, o Flamengo volta a campo contra o Red Bull Bragantino. A partida acontece neste sábado (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão pelo Premiere, em pay-per-view.



Futebol

Pablo tem conversas avançadas com clube paulista na saída do Flamengo

Zagueiro tem contrato com o Mengão até o final da temporada de 2025 e jogador já teria encontrado nova equipe para quando deixar a equipe

Escanteado no Flanengo, Pablo está próximo de acerto com o São Bernardo para 2026 - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Escanteado no Flanengo, Pablo está próximo de acerto com o São Bernardo para 2026 - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

20 Nov 2025 | 18:00 |

Icon Comentário0

O ciclo de Pablo no Flamengo está perto do fim. Com contrato até dezembro e fora dos planos da comissão técnica, o zagueiro já tem destino encaminhado: o jogador tem negociações avançadas para defender o São Bernardo na temporada de 2026.


De acordo com a ESPN, o acerto inicial prevê vínculo apenas para a disputa do Campeonato Paulista. Mesmo tendo recebido sondagens de outros clubes brasileiros, Pablo optou pelo projeto do time do ABC Paulista, atraído pela visibilidade da competição e pela confiança demonstrada pela diretoria e pela comissão técnica do novo clube.


SITUAÇÃO DO ZAGUEIRO NO FLAMENGO


A saída de Pablo confirma um cenário de completo ostracismo no Ninho do Urubu em 2025. O defensor não entra em campo desde janeiro, decisão tomada pela comissão técnica devido à forte concorrência no setor defensivo.

Fisicamente, o jogador está apto. Embora tenha enfrentado uma lesão muscular na coxa esquerda ao longo da temporada, Pablo já está totalmente recuperado e treinando normalmente, apenas aguardando o fim de seu contrato para seguir carreira.


RETORNO AO FUTEBOL PAULISTA

Aos 34 anos, Pablo voltará ao futebol paulista, onde viveu momentos marcantes da carreira. Ele se destacou pela Ponte Preta em 2015 e foi peça fundamental no Corinthians campeão brasileiro de 2017. O zagueiro também soma passagens internacionais por Bordeaux, da França, e Lokomotiv Moscou, da Rússia, antes de chegar ao Flamengo.



Futebol

Flamengo sente falta de Léo Ortiz e diferença é comprovada nos números

Consistência defensiva vinha sendo uma das marcas do Mengão, mas desde a lesão do zagueiro, o setor vem sofrendo com mais frequência

Números defensivos do Flamengo tem queda drástica na ausência de Léo Ortiz - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Números defensivos do Flamengo tem queda drástica na ausência de Léo Ortiz - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

20 Nov 2025 | 17:00 |

Icon Comentário0

A derrota por 2 a 1 para o Fluminense, na terça-feira (19), evidenciou a instabilidade defensiva do Flamengo desde a lesão de Léo Ortiz. O zagueiro, considerado o “Camisa 10 da zaga” em 2025, tornou-se desfalque constante no Brasileirão, e os números do time sem ele acende um alerta a poucos dias da final da Libertadores, em Lima.


LESÃO E IMPACTO NO SISTEMA DEFENSIVO


No dia 19 de outubro, na vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, Léo Ortiz deixou o campo ainda no primeiro tempo com uma lesão no tornozelo. Até aquele momento, a defesa rubro-negra vivia uma fase sólida. Enquanto esteve em campo em 26 partidas do Brasileirão 2025, a equipe sofreu apenas 12 gols. Desde sua saída contra o Palmeiras, o Flamengo disputou sete jogos e levou 10 gols, incluindo os dois tentos do alviverde naquele duelo. A média de gols sofridos quase triplicou, passando a 1,4 por partida.


Entre esses sete jogos, o time conseguiu manter o zero apenas na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no Maracanã. Nos demais confrontos contra Fortaleza, São Paulo, Santos, Sport (fora) e Fluminense, as redes foram balançadas.

SACRIFÍCIO NA LIBERTADORES


Apesar das limitações físicas, Léo Ortiz atuou no sacrifício contra o Racing, na partida de volta da semifinal da Libertadores, ajudando a garantir a classificação para a final. Desde então, o departamento médico do Flamengo tem poupado o jogador nos compromissos nacionais, focando sua recuperação para a decisão continental.

Com a final marcada para 29 de novembro, contra o Palmeiras, justamente o adversário da partida em que se lesionou, a Nação Rubro-Negra observa com atenção se o sistema defensivo terá sua peça-chave de volta.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


CBF define arbitragem para Flamengo x Bragantino pelo Brasileirão
Futebol

CBF define arbitragem para Flamengo x Bragantino pelo Brasileirão

20 Nov 2025 | 16:40

Icon Comentário0
Clube espanhol mira Taty Castellanos, alvo do Flamengo, para janela de janeiro
Futebol

Clube espanhol mira Taty Castellanos, alvo do Flamengo, para janela de janeiro

20 Nov 2025 | 13:31

Icon Comentário0
Flamengo pode ganhar concorrência na contratação de Jhon Arias
Futebol

Flamengo pode ganhar concorrência na contratação de Jhon Arias

20 Nov 2025 | 13:08

Icon Comentário0