
Futebol
Gerson mantém serenidade após protestos da torcida e segue focado no Mundial pelo Flamengo
Futebol
|
O sorteio das oitavas de final da Libertadores definiu um duelo de tradição e equilíbrio no futebol brasileiro: Flamengo e Internacional se enfrentam em agosto, revivendo confrontos marcantes ao longo da história. A primeira partida terá mando do Mengão no Maracanã e a volta será no Beira Rio.
Essa será a terceira vez que os clubes duelam em um mata-mata da Libertadores. A lembrança mais recente é de 2019, quando o time de Jorge Jesus superou o Colorado nas quartas de final e deu início à campanha vitoriosa que culminaria no bicampeonato continental.
Em 95 jogos oficiais entre as equipes, o retrospecto mostra equilíbrio: 36 vitórias do Internacional, 30 do Flamengo e 29 empates. Os gaúchos também levam vantagem no número de gols: 129 contra 108. Porém, quando o duelo vale classificação direta, o Rubro-Negro costuma se sair melhor. Em seis confrontos eliminatórios, o Mengão avançou em quatro – incluindo a final da Copa União de 1987.
O Colorado levou a melhor em dois: na Seletiva da Libertadores de 1999 e na Copa do Brasil de 2009. Nos 12 jogos que compuseram esses mata-matas (ida e volta), o Flamengo venceu quatro, o Inter venceu três e cinco terminaram empatados. O Fla marcou 14 gols contra 11 dos gaúchos.
Agora, os dois gigantes voltam a se enfrentar com um cenário promissor. O Flamengo é considerado um dos favoritos ao título e vive bom momento sob o comando de Filipe Luís. Já o Inter aposta em um time ajustado por Roger Machado e terá tempo para se preparar, já que o Fla estará envolvido no Mundial de Clubes durante a pausa.
Enquanto aguarda definição do Zenit, clube observa alternativas de diferentes custos para suprir eventual perda do camisa 8 do Mais Querido
|
Enquanto Gerson segue treinando normalmente no Ninho do Urubu, a diretoria do Flamengo já começa a se preparar para o cenário em que ele não esteja mais disponível. O Zenit ainda não quitou a multa rescisória, mas circula a informação de que o próprio jogador pediu para que a transação só se concretize após a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro.
Mesmo com a indefinição, há o entendimento de que o Flamengo não será pego de surpresa. O clube sabe que pode perder seu “Coringa”, como ficou conhecido pela versatilidade em campo, e por isso já observa possíveis nomes para a reposição. O analista tático Victor Nicolau, do canal Falso 9, reuniu três opções de reposição para Gerson, considerando diferentes níveis de investimento: alto, médio e baixo custo.
Os nomes variam em estilo, mas compartilham características similares às do camisa 8, especialmente no aspecto de participação ofensiva e presença em diferentes zonas do campo. No topo da lista, aparece Antony, ex-São Paulo, que teve uma boa temporada emprestado ao Real Betis, da Espanha.
Segundo informações da imprensa europeia, o Manchester United estaria disposto a negociar o atacante por cerca de 25 milhões de euros exatamente o valor que o Flamengo receberia com a venda de Gerson. “É um jogador mais jovem, que se recuperou bem e teve um bom rendimento no Betis. Tecnicamente, ele entrega até mais do que o Gerson em algumas fases do jogo, principalmente no terço final”, explicou Victor.
Antony tem características ofensivas mais agudas do que Gerson. Mais artilheiro, mais incisivo, o ponta poderia funcionar em uma função híbrida, atuando como meia pelo lado direito uma das posições ocupadas por Gerson em 2024, especialmente após a chegada de Jorginho ao elenco. Em um segundo patamar financeiro, a sugestão é o ex-Grêmio Tetê, atualmente no Panathinaikos, da Grécia. Com passagem por Shakhtar Donetsk, Lyon e Leicester, Tetê é um nome conhecido do diretor de futebol Bruno Spindel.
Lateral não vai a campo em penúltimo treino antes do duelo com o Espérance, o jogador segue sendo o grande nome do clube no torneio
|
A comissão técnica do Flamengo voltou a poupar Alex Sandro no treino deste sábado (14), em Orlando. O lateral-esquerdo não participou da atividade no penúltimo dia de preparação antes da estreia no Mundial de Clubes da FIFA, contra o Espérance, da Tunísia, marcada para a próxima segunda-feira (16).
A ausência foi justificada por controle de carga. Assim como aconteceu na chegada do time aos Estados Unidos, na última quinta-feira (12), o camisa 26 permaneceu na parte interna e realizou atividades separadas. A decisão foi tomada em consenso com o departamento de fisiologia, que monitora o desgaste após a Data Fifa.
Alex Sandro atuou 163 minutos pela Seleção Brasileira nos dois últimos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, sendo o segundo jogador do elenco rubro-negro mais exigido no período. Contra o Equador, ele foi titular por 90 minutos. Já diante do Paraguai, entrou no segundo tempo e ficou mais 73 minutos em campo.
Apesar de ter treinado normalmente na sexta-feira (13), a comissão liderada por Filipe Luís optou por não levá-lo ao campo neste sábado. A ideia é evitar qualquer risco e tê-lo em totais condições físicas para enfrentar o Espérance. Internamente, a expectativa é de que ele esteja à disposição, mesmo sem ritmo completo.
Se por um lado Alex Sandro deve ser opção para a estreia no Mundial, a situação de Nicolás De la Cruz é mais delicada. O meia segue em recuperação de lesão e ainda realiza trabalhos com a fisioterapia. A possibilidade de participação na partida contra os tunisianos é considerada remota neste momento.
Rubro-Negro enfrenta o Espérance, da Tunísia, na próxima segunda-feira (16), na estreia das duas equipes na Copa do Mundo de Clubes da Fifa
|
O Flamengo já sabe com qual uniforme entrará em campo para a estreia do Mundial de Clubes na próxima segunda-feira (14), diante do Espérance, da Tunísia. A equipe carioca usará a tradicional camisa rubro-negra, com short preto no lugar do principal, branco e meiões também em vermelho e preto. Os goleiros, por sua vez, usarão conjunto amarelo.
Segundo informações do LANCE, que viu o documento com a definição dos uniformes do duelo, o time do norte da África, por sua vez, terá camisa listrada na vertical em branco e verde, com short e meiões totalmente brancos. Os arqueiros terão roupa laranja.
O time da Gávea segue preparação para enfrentar o Espérance de Tunis (TUN), na segunda-feira (16), pela estreia do Mundial de Clubes. Neste sábado (14), o técnico Filipe Luís realizou a penúltima atividade com o elenco pensando no confronto do torneio global.
O Flamengo tem um grande reforço para enfrentar o Espérance de Tunis: Jorginho. O volante foi o único jogador contratado pelo Mengão antes do Mundial de Clubes e chega para elevar o nível do elenco rubro-negro. Após já ter sido regularizado e inscrito pelo Fla no torneio global, o ítalo-brasileiro está apto a vestir o Manto Sagrado.