Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

ESTÁDIO DO FLAMENGO: CONFIRA AS INSPIRAÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO PARA A 'GERAL'

Presidente do clube revelou que projeto da nova casa rubro-negra prevê dois setores sem cadeiras e com preços populares

Estádio novo do Flamengo / Divulgação
Estádio novo do Flamengo / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, revelou que cumprirá uma promessa antiga em relação ao possível novo estádio, na última quinta-feira. Segundo ele, se a nova casa do rubro-negro realmente sair do papel, contará com dois setores sem cadeiras, um atrás de cada gol. O atual mandatário do clube afirmou que se inspira na "geral" de outras arenas pelo mundo, como a do Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund (ALE).

Para o Flamengo, que tem sua história absolutamente atrelada ao Maracanã, a "geral" tem um grande simbolismo. Nos tempos antigos do estádio, o setor popular, sem cadeira e que ficava à beira do campo marcou época no futebol carioca. Nos dias de hoje, o estilo de arquibancada ganhou novos formatos, mas ainda pode ser vista em diversas arenas ao redor do mundo, principalmente na Alemanha.


O Signal Iduna Park é referência de modernismo, sem abandonar o lado "raíz" das arquibancadas. A casa do Borussia Dortmund é mundialmente conhecida pelo setor da "muralha amarela", que fica atrás de um dos gols. Lá não há separação em arquibancada superior e inferior, e o espaço não possui cadeiras, o que beneficia a estética de caldeirão. O modelo do setor da muralha amarela é o mais pedido dentre os torcedores do Flamengo, para o seu possível novo estádio. Além da proximidade da arquibancada com o campo, o tamanho do espaço destinado para os torcedores mais fervorosos é um dos fatores que agrada não só os rubro-negros, mas também a diretoria do clube.


Casa do principal time da Alemanha, Bayern de Munique, a Allianz Arena foi inaugurada em 2005. Mesmo sendo uma construção recente e com uma estética bem semelhante a das arenas mais modernas do mundo, o local possui um espaço reservado sem cadeiras. Ele fica atrás de um dos gols, no chamado setor sul do estádio.

Apesar de não agradar parte dos flamenguistas pela estética moderna apresentada, a Allianz Arena é vista como uma das referências da diretoria rubro-negra, para a construção de seu novo estádio. O setor onde ficam os torcedores organizados do Bayern não é tão grande, se comparado ao do Signal Iduna Park, já que ocupa apenas o anel inferior dos três que estão presentes atrás de um dos gols. No entanto, a proximidade da arquibancada do campo é visto como um fator positivo.


A Neo Química Arena, antiga Arena Corinthians, foi inaugurada em 2014 para a disputada da Copa do Mundo do Brasil. Após o término do mundial, as cadeiras de um dos setores atrás do gol foram retiradas. Um dos estádios mais modernos do Brasil, a casa do clube paulista consegue criar uma estética de "caldeirão" por conta do espaço popular. Além do setor sem cadeiras da arena não ser separada por anel inferior e superior, a sua proximidade do campo cria um ambiente favorável aos donos da casa. Grande, espaçoso e chamativo, o local onde ficam as torcidas organizadas do Corinthians já presenciou diversas festas e é um dos diferenciais do estádio do clube.

A Arena MRV, mais recente do Brasil, inaugurada em 2023, tentou trazer uma estética de estádio moderno. No entanto, o projeto sempre previu um setor popular e sem cadeiras. O mesmo é destinado a principal torcida organizada do Atlético-MG. O espaço fica atrás de um dos gols, somente no anel inferior. Apesar do setor sem cadeiras não ser considerado grande e espaçoso, a sua proximidade com o campo faz com que há uma estética de "caldeirão". O local foi pensado para abrigar não só os torcedores mais fervorosos do Atlético-MG, mas também as bandeiras de mastro, faixas horizontais e verticais e bandeirões da organizada do clube.


Futebol

FALTA SÓ ASSINAR! FLAMENGO SE APROXIMA DO 1º REFORÇO NA TEMPORADA - CONFIRA

Jogador seria contratado para ser opção no meio-campo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Flamengo e Lazio avançaram nas negociações para a contratação do volante Marcos Antônio. O jogador, que já aceitou a oferta do clube carioca, deve ser contratado por empréstimo com obrigação de compra se determinadas metas forem alcançadas. No entanto, ainda há divergências quanto aos gatilhos e valores finais da operação, segundo informações do site GE.

Está acordado que o Flamengo pagará um valor pelo empréstimo de um ano, que será abatido caso o clube opte pela compra definitiva do jogador. As cifras para a compra em definitivo estão sendo discutidas, com expectativas de valores entre 5 e 6 milhões de euros, além de bônus.


A principal divergência entre os clubes está na cláusula que obriga o Flamengo a comprar o jogador caso ele participe de 50% dos jogos durante o período de empréstimo. Flamengo e Lazio ainda debatem qual será a definição de participação em jogos: se contará apenas a aparição, titularidade, ou a quantidade de minutos jogados (45 ou 90 minutos em campo).



DEFINIÇÃO DAS METAS

O Flamengo prefere que o gatilho de compra seja relacionado à titularidade ou à condição de o jogador atuar por 90 minutos. Se a meta não for cumprida, a opção de compra será uma escolha do clube carioca. Apesar do impasse, o Flamengo está confiante de que encontrará um acordo satisfatório com a Lazio e terá Marcos Antônio como reforço na próxima janela de transferências.


HISTÓRICO DO JOGADOR

Marcos Antônio, de 24 anos, é cria das categorias de base do Athletico-PR e contemporâneo de Vini Jr nas seleções de base. O volante tem passagens por Estoril, de Portugal, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Foi comprado pela Lazio em 2023 e emprestado ao PAOK, da Grécia, na última temporada, onde foi campeão nacional.


Futebol

GABI MARTINS E DEPUTADO EUCLYDES PETTERSEN SÃO VISTOS JUNTOS EM FESTA DE CASAMENTO

Casal ainda não assumiu o relacionamento nas redes sociais, mas relação já dura alguns meses

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A ex-BBB Gabi Martins e o deputado federal Euclydes Pettersen foram flagrados juntos em uma festa de casamento em Governador Valadares, no interior de Minas Gerais. A cantora e o político foram fotografados lado a lado em uma selfie tirada por outros convidados do evento. Até o momento, Gabi Martins não falou abertamente sobre o relacionamento e prefere não postar nada sobre o assunto nas redes sociais.

Em janeiro, o jornal EXTRA revelou o affair entre os dois, destacando que eles passaram o ano novo juntos em Pernambuco, acompanhados de amigos. A viagem se estendeu para Caraíva e Trancoso, na Bahia, com direito a passeio de helicóptero. Após a viagem, Gabi retornou para Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde vive com a família. Euclydes, por sua vez, se divide entre a capital mineira e Governador Valadares, sua cidade natal.




GABI EVITA CONFIRMAR RELACIONAMENTO

Em fevereiro, questionada sobre o relacionamento com o deputado, Gabi desconversou. "Eu estou solteira, trabalhando, focada na carreira. Passei o carnaval ocupada, cumprindo uma agenda", afirmou a ex-BBB. Gabi não assume um relacionamento desde que terminou com o gamer Lincoln Lau, em março de 2023, após três meses juntos. Na ocasião, ela alegou ter sido traída, enquanto Lincoln afirmou ter sido agredido pela ex-namorada.



DISCRIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Apesar das aparições públicas, Gabi Martins mantém a discrição sobre o relacionamento com Euclydes Pettersen. Até agora, ela não fez nenhuma postagem sobre o affair, preferindo manter o foco em sua carreira musical e nos projetos profissionais.


Futebol

ARQUITETO PROPÕE CONCURSO MUNDIAL DE PROJETOS PARA ESTÁDIO DO FLAMENGO

Arquiteto e especialista em estádios, Fabrício Chicca defende que Mengão construa um 'caldeirão mortal' para times adversários

Estádio novo do Flamengo / Divulgação
Estádio novo do Flamengo / Divulgação

  |

Icon Comentário0

A torcida do Flamengo viveu os últimos dias já pensando em como será o estádio do clube no terreno do Gasômetro. Desde a publicação do decreto de desapropriação da área de 88 mil metros quadrados, torcedores debatem o melhor estilo para que o Rubro-Negro tenha uma casa que traduza toda a grandeza e imponência do Fla e da sua Nação.

O arquiteto e pesquisador especialista em estádios Fabrício Chicca, que foi um dos mais ativos debatedores da questão do estádio do Flamengo desde 2017, deu uma ideia que pode tornar a construção do campo de jogo rubro-negro algo ainda mais global. Em live no Canal Mundo na Bola, nesta terça (25), Chicca propôs um concurso internacional entre escritórios de arquitetura.


Para o especialista, o Flamengo deveria abrir para escritórios ao redor do mundo a chance de projetar um estádio que atendesse as necessidades e os desejos do clube e da Nação Rubro-Negra. Para Chicca, o novo estádio do Fla precisa ser um “caldeirão mortal” para os adversários. O arquiteto, que também é rubro-negro, considera que o stress visual e o stress sonoro devem ser pensados na hora de se desenhar o novo equipamento.


A notícia de que a prefeitura do Rio de Janeiro publicou o decreto que desapropria o terreno do Gasômetro foi importante para o Flamengo, mas representa apenas o primeiro passo em um longo caminho. Agora, o clube precisa comprar a área e realizar todos os estudos de viabilidade para a realização das obras.

Outra questão é o custo do estádio. Com ideia de construir uma praça de esportes para 80 mil pessoas, o Flamengo sabe que vai gastar entre R$ 1,5 bi e R$ 2 bi. Os meios de financiar tal esforço já preocupa os rubro-negros mais atentos. O Fla precisa achar as soluções para construir o estádio sem prejudicar as outras áreas do clube, principalmente o departamento de futebol.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

SORRISO MAROTO REVELA HISTÓRIA CURIOSA DO GRUPO

 

Icon Comentário0
Futebol

BRASILEIRÃO: PALMEIRAS ENCARA O CORINTHIANS NESTA SEGUNDA COM O OBJETIVO DE "COLAR" NO FLAMENGO

 

Icon Comentário0
Futebol

PEDRO TEM SEU MELHOR SEMESTRE DE TODA A SUA CARREIRA , VEJA OS NÚMEROS

 

Icon Comentário0