Futebol

Joel Santana revela arrependimento no Flamengo em 2008

Treinador deixou o Mengão após o início da temporada para comandar a África do Sul, que sediaria a Copa do Mundo dois anos depois

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

19 Fev 2025 | 16:11 |

Icon Comentário0

Em sua biografia, lançada na última terça-feira (18) no Rio de Janeiro, Joel Santana reconheceu que não deveria ter estado à frente do Flamengo no fatídico jogo contra o América do México, pela Libertadores de 2008. Na ocasião, o Rubro-Negro foi eliminado com uma derrota por 3 a 0 no Maracanã, mesmo após vencer o primeiro confronto por 4 a 2 no México.


O Flamengo chegou embalado para a partida de volta das oitavas de final. Além da vantagem no placar agregado, o time havia conquistado o Campeonato Carioca sobre o Botafogo, e Joel se despedia para assumir a seleção da África do Sul. Para completar, a equipe havia avançado às oitavas como líder do grupo na Libertadores.


A torcida, que lotou o Maracanã, preparou uma grande festa. Houve homenagem ao técnico, entrega de uma placa comemorativa e camisas autografadas. No entanto, em campo, o Flamengo teve uma atuação desastrosa e acabou sendo superado com dois gols de Salvador Cabañas e um de Enrique Esqueda.


Em sua autobiografia, "Joel Santana: O Verdadeiro King do Rio", da editora Tinta Negra, o treinador admitiu que não estava em condições emocionais para comandar a equipe naquela noite.

"Na verdade, eu não deveria ter dirigido o time naquele dia. Não tinha condições emocionais para isso."


O PESO DA DERROTA E O ADEUS AO FLAMENGO

O episódio ainda machuca Joel Santana, como ele próprio revelou no lançamento do livro. Em conversa com a imprensa, o técnico lembrou a atmosfera no Maracanã e confessou que, no último momento, pensou em permanecer no clube. No entanto, seu contrato já estava assinado, e o Flamengo havia acertado com Caio Júnior para substituí-lo.

"Aquela doeu, porque tínhamos vencido bem o América no primeiro jogo. Eu já tinha aceitado uma proposta vantajosa na época. E no futebol, se vence, fica; se perde, vai embora. Eu tive que ir. Quando passei no corredor do Maracanã, cheio de crianças me abraçando, 80 mil pessoas no estádio... Quando quis ficar, já não dava mais tempo."

A CAMPANHA DO FLAMENGO NA LIBERTADORES DE 2008

O Flamengo avançou às oitavas de final como líder do seu grupo, somando 13 pontos em seis jogos: quatro vitórias, um empate e uma derrota, com nove gols marcados e quatro sofridos.

O início da campanha foi irregular, com um empate 0 a 0 contra o Bolognesi-PER, uma vitória 2 a 1 sobre o Cienciano-PER e uma derrota 3 a 0 para o Nacional-URU. No entanto, na reta final da fase de grupos, o time deslanchou, vencendo os três jogos seguintes sem sofrer gols: 2 a 0 no Nacional, 3 a 0 no Cienciano e 2 a 0 no Bolognesi.

Nas oitavas, o Flamengo abriu vantagem ao vencer o América no México por 4 a 2, com gols de Marcinho (2), Diego Tardelli e Léo Moura. No entanto, o clima de festa cobrou seu preço, e a derrota em casa selou a eliminação precoce.

O América seguiu na competição até a semifinal, onde foi eliminado pela LDU-EQU, que mais tarde se tornaria a campeã daquela edição.


Futebol

CBF decide se levará taça do Brasileirão ao Maracanã em caso de título do Flamengo

Mengão pode ser campeão da competição já nesta quarta-feira (3) e entidade afasta dúvidas sobre a possibilidade de comemoração em campo

CBF vai levar taça do Brasileirão ao Maracanã nesta quarta-feira (3) para o caso do Flamengo ser campeão - Foto: Reprodução
CBF vai levar taça do Brasileirão ao Maracanã nesta quarta-feira (3) para o caso do Flamengo ser campeão - Foto: Reprodução

01 Dez 2025 | 09:00 |

Icon Comentário0

No jogo que pode garantir o título do Brasileirão ao Flamengo nesta quarta-feira (30), a CBF confirmou presença da taça no Maracanã. O troféu ficará à disposição para ser levantado pelos jogadores em caso de vitória sobre o Ceará, cenário que consagraria o clube campeão de forma antecipada.


Para confirmar a conquista sem depender de outros resultados, o time de Filipe Luís precisa apenas vencer o Vozão. Se chegar aos 78 pontos, o Rubro-Negro não poderá mais ser alcançado pelo Palmeiras, que no máximo atingiria 76.


A entidade também considerou a possibilidade de o clube paulista tropeçar diante do Atlético-MG, situação em que o título carioca se confirmaria independentemente do próprio desempenho no Rio. A presença da taça no Maracanã evita que a entrega aconteça na rodada final, que será disputada fora de casa, no interior paulista, diante do Mirassol.


TÍTULO ANTECIPADO ALTERA PLANO PARA O INTERCONTINENTAL

Uma vitória sobre o Ceará tem peso maior do que a simples conquista do Brasileirão. Para a comissão técnica, chegar à última rodada com o título assegurado permitirá a Filipe Luís poupar grande parte do elenco, ou até todo o time, antes da disputa da Copa Intercontinental.


A estreia do Flamengo no torneio da Fifa está marcada para 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, no Catar. Já a última partida do Brasileirão ocorre apenas três dias antes. Assim, garantir o título antecipadamente daria ao elenco tempo extra de recuperação antes da viagem, marcada para 8 de dezembro. Se vencer o Cruz Azul, o Rubro-Negro enfrentará o Pyramids, do Egito, na semifinal. O PSG, campeão europeu, já está garantido na decisão, marcada para 17 de dezembro.

CLIMA DE DECISÃO NO MARACANÃ

O duelo entre Flamengo e Ceará acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. Líder com 75 pontos, o Mais Querido joga sob forte apoio da torcida, enquanto o adversário luta contra o rebaixamento: o Ceará ocupa o 14º lugar, com 43 pontos, apenas dois acima do Internacional, primeiro time dentro do Z-4.



Futebol

José Boto alfineta Abel Ferreira após título do Flamengo: “eu disse…”

Diretor de futebol lembrou de frase que falou quando chegou ao Mengão que pretendia acabar com tendência recente liderada pelo técnico do Palmeiras

José Boto manda recado para Abel Ferreira após conquista da Libertadores pelo Flamengo - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
José Boto manda recado para Abel Ferreira após conquista da Libertadores pelo Flamengo - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

01 Dez 2025 | 08:50 |

Icon Comentário0

O técnico Abel Ferreira deixou o Estádio Monumental U, em Lima, com um gosto amargo. O Palmeiras acabou derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo neste sábado (29), resultado que garantiu o tetracampeonato da Libertadores ao clube carioca. Logo após a conquista, o dirigente rubro-negro José Boto aproveitou para enviar uma indireta ao treinador português.


José Boto após título do Flamengo: "eu disse quando cheguei..."


“O que trouxe o Flamengo até aqui? Muito trabalho, sacrifício, e na quarta-feira vamos ter mais. E, como eu disse quando cheguei, ia acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil”, declarou Boto, logo após a decisão.


ABEL FERREIRA X FLAMENGO EM 2025

A temporada de 2025 não trouxe boas lembranças para Abel Ferreira quando o assunto é Flamengo. Os clubes se enfrentaram três vezes no ano e em todas o Flamengo saiu vencedor. Além da final da Libertadores, o Palmeiras também foi superado nos dois duelos válidos pelo Brasileirão.


FLAMENGO ALCANÇA O TETRA DA LIBERTADORES

Com a vitória no Monumental U, o Flamengo chegou ao seu quarto título de Libertadores, tornando-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão do torneio. Antes, Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio dividiam a liderança nacional com três conquistas cada.

O PRÓXIMO DESAFIO DO FLAMENGO

Agora tetracampeão continental, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (03), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para enfrentar o Ceará pela 37ª rodada do Brasileirão. Em caso de vitória, o Mengão assegura o título nacional. A partida terá transmissão de Globo (aberto), GE TV (YouTube) e SporTV (fechado).



Futebol

Título pelo Flamengo coloca Danilo em patamar único do futebol mundial

Zagueiro marcou o gol da conquista da Libertadores pelo Mengão e, com isso, alcançou feito inédito na história do esporte

Com a conquista de sábado, Danilo se torna o único jogador na história a ser bicampeão da Libertadores e da Champions League - Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo
Com a conquista de sábado, Danilo se torna o único jogador na história a ser bicampeão da Libertadores e da Champions League - Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

01 Dez 2025 | 08:39 |

Icon Comentário0

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (29) e garantiu o tetracampeonato da Libertadores. O título veio com gol de Danilo, que não apenas decidiu a final, mas também alcançou um feito inédito no futebol mundial.


UM FEITO QUE NINGUÉM TINHA CONSEGUIDO


Com a conquista em Quito, Danilo se tornou o primeiro jogador da história a ser bicampeão da Libertadores e da Champions League. O defensor já havia levantado o principal torneio europeu duas vezes durante sua passagem pelo Real Madrid, em 2015 e 2016.


O PRIMEIRO TÍTULO CONTINENTAL

Antes de brilhar no clube carioca, Danilo já havia sentido o gosto da glória sul-americana em 2011, quando defendia o Santos. Naquela final, o time paulista superou o Peñarol por 2 a 1, com gols de Neymar e do próprio zagueiro, que começava a escrever seu nome no continente.


IMPACTO IMEDIATO NO ELENCO RUBRO-NEGRO

Contratado em janeiro de 2025, Danilo precisou de pouco tempo para se tornar peça fundamental no Flamengo. Até aqui, soma 34 partidas, quatro gols e duas assistências. E não foi apenas a final de sábado que entrou para a galeria dos momentos decisivos: o zagueiro também marcou o gol da virada no triunfo por 3 a 1 sobre o Chelsea, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.

O PRÓXIMO DESAFIO RUMO A MAIS UM TÍTULO

Com Danilo novamente à disposição, o Mais Querido volta a campo nesta quarta-feira (03) para enfrentar o Ceará, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. Uma vitória garante a taça nacional. A partida será transmitida por Globo, GE TV (YouTube) e SporTV.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atacante revela pedido para deixar o Flamengo na janela de julho
Futebol

Atacante revela pedido para deixar o Flamengo na janela de julho

01 Dez 2025 | 08:24

Icon Comentário0
Flamengo tem situação inusitada com a taça da Libertadores durante festa
Futebol

Flamengo tem situação inusitada com a taça da Libertadores durante festa

30 Nov 2025 | 17:04

Icon Comentário0
Flamengo é campeão da Libertadores e presidente da FIFA manda recado
Futebol

Flamengo é campeão da Libertadores e presidente da FIFA manda recado

30 Nov 2025 | 15:32

Icon Comentário0