Futebol

Jornalista indica as diferenças do Flamengo diante do Bahia

Eugênio Leal vê mudanças na atuação do Mais Querido diante do Tricolor de Aço em comparação com o jogo diante do Corinthians pela Copa do Brasil

Léo Ortiz entre as principais mudanças do Flamengo - Foto: Reprodução
Léo Ortiz entre as principais mudanças do Flamengo - Foto: Reprodução

06 Out 2024 | 14:21 |

Icon Comentário0

O início do trabalho de Filipe Luís no Flamengo tem sido muito promissor, com vitórias importantes sobre o Corinthians, pela Copa do Brasil, e sobre o Bahia, no último sábado (5), pelo Brasileirão. No entanto, no primeiro jogo, o jornalista Eugênio Leal identificou algumas fragilidades na equipe, algo que melhorou na partida mais recente. Durante o programa Linha de Passe, da ESPN, Leal comentou as mudanças que evoluíram o desempenho do time contra o Bahia.


Segundo Eugênio Leal, o Flamengo se mostrou muito mais organizado na partida contra o Bahia do que na estreia de Filipe Luís. Na Copa do Brasil, ele atribuiu o bom desempenho mais ao individualismo dos jogadores e à motivação gerada pela troca de comando, do que a aspectos táticos.


“Para mim, a grande diferença do jogo de quarta para hoje é que foi um time muito mais coeso e coletivo. Contra o Corinthians, foi um time muito mais com uma diferença anímica do que exatamente em termos de organização em campo. Hoje eu vi o time mais organizado. Sofreu um pouco nos primeiros minutos, o Bahia conseguia envolver o Flamengo em uma troca de passes mesmo sem Everton Ribeiro”, inicia.


O jornalista destacou que a dinâmica do jogo mudou por volta dos 20 minutos, quando Filipe Luís fez ajustes táticos que neutralizaram o estilo de jogo do Bahia, que até então conseguia trocar passes com eficiência.

“Filipe Luís chama o Rossi para conversar com ele, o Ayrton Lucas, e o Flamengo encaixa mais a marcação, consegue roubar mais bolas e tira a bola do pé do Bahia. Começa o Flamengo a jogar e o Bahia a errar muito e o Flamengo domina o jogo completamente”, continua Eugênio.


Léo Ortiz: a mudança crucial de Filipe Luís

A alteração mais significativa que marca a transição do trabalho de Tite para o de Filipe Luís foi o reposicionamento de Léo Ortiz. O zagueiro, que estava sendo utilizado como volante por Tite, voltou a atuar em sua posição original na defesa, no lugar de Fabrício Bruno, que foi retirado pelo novo técnico. Eugênio Leal destacou a participação de Ortiz na construção da jogada que resultou no gol de Ayrton Lucas.

“O primeiro gol do Flamengo foi lindamente construído, diferente do que aconteceu no jogo contra o Corinthians em que a gente via os jogadores pegando a bola e tentando partir para o um contra um, ou passar por um, dois, três jogadores de uma vez só. O gol do Flamengo começa com, para mim, a mudança fundamental feita pelo Filipe Luís: o Léo Ortiz de zagueiro”, comenta o repórter.

Leal ainda detalhou como a mudança de posicionamento de Léo Ortiz impactou o jogo e mencionou todos os jogadores que participaram da construção do lance.

“Ele qualifica muito a saída de bola. O gol começa com ele. Mas passa pelo Arrascaeta, que está caindo pelo lado do campo, passa pela ultrapassagem do Wesley, passa pelo Bruno Henrique saindo da ponta para entrar como centroavante e finalizar, para dar mais presença de área e pelo Ayrton Lucas fechando do outro lado para pegar o rebote e fazer o gol”, completa.



Futebol

Meia se destaca pelo Flamengo contra o Mirassol e empolga torcida

Jogador brilhou com dois gols pela equipe alternativa do Mengão contra o Leão no Maião e torcedores pedem mais espaço no profissional

Flamengo ficou no 3 a 3 contra o Mirassol pelo Brasileirão e meia Guilherme foi o grande destaque - Foto: Caique Coufal/Flamengo
Flamengo ficou no 3 a 3 contra o Mirassol pelo Brasileirão e meia Guilherme foi o grande destaque - Foto: Caique Coufal/Flamengo

07 Dez 2025 | 13:00 |

Icon Comentário0

Promessa das categorias de base, o meia Guilherme Gomes voltou a confirmar o rótulo de joia do Flamengo ao comandar o empate por 3 a 3 diante do Mirassol, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Autor de dois gols, o jovem de 19 anos foi o principal destaque da equipe alternativa que entrou em campo neste sábado (6).


UMA PINTURA E UM TIRO COLOCADO


O primeiro gol de Guilherme saiu aos 31 minutos da etapa inicial e foi de encher os olhos. De fora da área, o meia acertou um chute potente que explodiu no travessão antes de quicar dentro da meta defendida por Walter.


Na segunda etapa, aos 14 minutos, o camisa 47 voltou a aparecer. Após receber bom passe, dominou com calma, ajeitou o corpo e finalizou no canto para ampliar o placar para o Flamengo. O desempenho do meia no elenco profissional segue impressionante: três gols e três assistências em sete jogos, somando participações no Carioca e no Brasileirão.

TIME REPLETO DE CRIAS DO NINHO


Com o Flamengo já campeão brasileiro, o técnico Filipe Luís viajou com a delegação principal para Doha, no Catar, antes mesmo da rodada final. Assim, coube ao time reserva e aos jovens da base representarem o clube contra o Mirassol.

Entre os titulares que começaram no Maião, apenas Michael não foi formado no clube. Os três gols marcados na partida vieram das categorias de base: o primeiro, de Douglas Telles, e os outros dois de Guilherme Gomes. A atuação de Guilherme levou a torcida a loucura, pedindo sua utilização entre os profissionais.

ENQUANTO ISSO, FOCO NO MUNDIAL

Enquanto os garotos garantiam bom desempenho no encerramento do Brasileirão, o elenco principal do Flamengo se prepara para a disputa da Copa Intercontinental. A estreia acontece na próxima quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul, em Doha, no chamado Dérbi das Américas, válido pelas quartas de final.

Quem avançar encara o Pyramids (EGI) no dia 13. Caso alcance a decisão, o Flamengo enfrentará o Paris Saint-Germain, campeão da Champions e já classificado para a final, marcada para 17 de dezembro. Assim, restam três passos para o tão sonhado bicampeonato mundial.



Futebol

Técnico do Flamengo revela o motivo de jovem não ter espaço nos profissionais

Zagueiro é um dos grandes nomes das categorias de base do Mengão, mas não consegue ter minutos com o time de Filipe Luís e treinador justifica

Iago não tem tido espaço no time principal do Flamengo e técnico Bruno Pivetti explica situação - Foto: Caique Coufal/Flamengo
Iago não tem tido espaço no time principal do Flamengo e técnico Bruno Pivetti explica situação - Foto: Caique Coufal/Flamengo

07 Dez 2025 | 12:00 |

Icon Comentário0

Enquanto a equipe principal embarcava rumo ao Catar, o sub-20 do Flamengo ficou no empate por 3 a 3 com o Mirassol neste sábado (06). Entre os destaques esteve o zagueiro Iago, nome constantemente elogiado internamente, mas que ainda não encontra espaço no elenco profissional devido ao alto nível de concorrência.


Bruno Pivetti sobre falta de oportunidades de Iago: "A qualidade do elenco do Flamengo é muito alta..."


Pivetti, técnico da equipe, reforçou essa leitura após a partida no Maião: “O Iago é um grande jogador, mas nós estamos no maior clube da América do Sul. A qualidade do elenco do Flamengo é muito alta. Fica muito difícil entrar nos 11 iniciais hoje, porque o investimento é alto e a qualidade do elenco dispensa comentários. O Flamengo ganhou tudo este ano. A gente sabe como é dura a transição da base para o profissional”, declarou o treinador.


O QUE IAGO FEZ?

Iago já havia chamado atenção recentemente na final do Mundial de Clubes Sub-20. Na ocasião, o Flamengo perdia por 2 a 1 para o Barcelona (ESP) quando o zagueiro decidiu avançar ao ataque, marcou o gol de empate e levou a decisão para os pênaltis, convertendo sua cobrança em uma cavadinha.


QUEM FIZERAM OS GOLS DA PARTIDA?

Os gols rubro-negros no empate com o Mirassol foram marcados por Douglas Telles e por Guilherme Gomes, duas vezes. O time paulista balançou as redes com Chico Kim, Ulisses e Christian. Com o resultado, as duas equipes encerraram o campeonato como os melhores mandantes.

QUAL É O PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO?

Sem tempo para descanso após o fim do Brasileirão, o Flamengo volta a campo já nesta quarta-feira (10). O time de Filipe Luís estreia na Copa Intercontinental de Clubes contra o Cruz Azul (MEX), às 14h (de Brasília), no Catar. Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube) transmitem o confronto.



Futebol

Cruz Azul é eliminado no México antes de duelo com o Flamengo

‘La Máquina’ ficou no empate contra o Tigres e, com o resultado, não conseguiu alcançar as finais do campeonato mexicano antes de encarar o Mengão

Cruz Azul fica no empate com o Tigres e foi eliminado na semifinal do Campeonato do México antes de pegar o Flamengo - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)
Cruz Azul fica no empate com o Tigres e foi eliminado na semifinal do Campeonato do México antes de pegar o Flamengo - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

07 Dez 2025 | 11:00 |

Icon Comentário0

Adversário do Flamengo na próxima quarta-feira (10), pela Copa Intercontinental, o Cruz Azul desembarca no torneio pressionado. No sábado (06), a equipe mexicana empatou por 1 a 1 com o Tigres, fora de casa, e acabou eliminada na semifinal do Apertura do Campeonato Mexicano.


Com dois empates por 1 a 1, ida e volta, o Cruz Azul ficou pelo caminho devido ao regulamento. O Tigres avançou à decisão por ter feito melhor campanha na fase classificatória, encerrando a etapa inicial na segunda posição. O Cruz Azul, por sua vez, terminou em terceiro.


COMO FOI A PARTIDA


Atuando no Estádio Universitario, o Tigres assumiu o controle no início e abriu o placar aos 27 minutos. O francês Gignac encontrou Juan Brunetta, que completou para a rede. A partir daí, o Cruz Azul tomou o protagonismo do jogo.

Terminou com 59% da posse, 15 finalizações contra 10 e seis arremates no alvo, diante de apenas um do rival. Mesmo assim, só balançou a rede em um lance acidental: aos 50 minutos do segundo tempo, Purata marcou contra, empatando o duelo.


Os mexicanos ainda perderam grande chance de empatar mais cedo. Aos 27 minutos, Gabriel Fernández desperdiçou um pênalti defendido por Nahuel Guzmán. Sem a virada, restou ao Cruz Azul encerrar a campanha e ver Tigres e Toluca avançarem para a decisão do Mexicano.

VIRADA DE CHAVE PARA ENCARAR O FLAMENGO

Logo após a eliminação, o Cruz Azul utilizou as redes sociais para projetar a partida contra o Flamengo. “Agora é enfrentar a Copa Intercontinental com toda seriedade e sonho. Vamos ao Catar! Agora é focar no Dérbi das Américas”, publicou o clube.

O confronto está marcado para quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), no Catar. Quem avançar no Dérbi das Américas enfrenta o Pyramids (EGI) pela Challenger Cup, no dia 13, uma espécie de semifinal do torneio global.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Michael admite chance de saída do Flamengo em 2026: “se for…”
Futebol

Michael admite chance de saída do Flamengo em 2026: “se for…”

07 Dez 2025 | 09:32

Icon Comentário0
Flamengo já está no Catar para disputa do Mundial de Clubes
Futebol

Flamengo já está no Catar para disputa do Mundial de Clubes

07 Dez 2025 | 09:15

Icon Comentário0
Com sub-20, Flamengo empata contra o Mirassol antes de buscar a Copa Intercontinental
Futebol

Com sub-20, Flamengo empata contra o Mirassol antes de buscar a Copa Intercontinental

06 Dez 2025 | 21:01

Icon Comentário0