
Futebol
Por medo de calote, Flamengo pode pedir retorno de Matheus Gonçalves - entenda
01 Out 2025 | 19:21
Futebol
06 Out 2024 | 14:21 |
O início do trabalho de Filipe Luís no Flamengo tem sido muito promissor, com vitórias importantes sobre o Corinthians, pela Copa do Brasil, e sobre o Bahia, no último sábado (5), pelo Brasileirão. No entanto, no primeiro jogo, o jornalista Eugênio Leal identificou algumas fragilidades na equipe, algo que melhorou na partida mais recente. Durante o programa Linha de Passe, da ESPN, Leal comentou as mudanças que evoluíram o desempenho do time contra o Bahia.
Segundo Eugênio Leal, o Flamengo se mostrou muito mais organizado na partida contra o Bahia do que na estreia de Filipe Luís. Na Copa do Brasil, ele atribuiu o bom desempenho mais ao individualismo dos jogadores e à motivação gerada pela troca de comando, do que a aspectos táticos.
“Para mim, a grande diferença do jogo de quarta para hoje é que foi um time muito mais coeso e coletivo. Contra o Corinthians, foi um time muito mais com uma diferença anímica do que exatamente em termos de organização em campo. Hoje eu vi o time mais organizado. Sofreu um pouco nos primeiros minutos, o Bahia conseguia envolver o Flamengo em uma troca de passes mesmo sem Everton Ribeiro”, inicia.
O jornalista destacou que a dinâmica do jogo mudou por volta dos 20 minutos, quando Filipe Luís fez ajustes táticos que neutralizaram o estilo de jogo do Bahia, que até então conseguia trocar passes com eficiência.
“Filipe Luís chama o Rossi para conversar com ele, o Ayrton Lucas, e o Flamengo encaixa mais a marcação, consegue roubar mais bolas e tira a bola do pé do Bahia. Começa o Flamengo a jogar e o Bahia a errar muito e o Flamengo domina o jogo completamente”, continua Eugênio.
Léo Ortiz: a mudança crucial de Filipe Luís
A alteração mais significativa que marca a transição do trabalho de Tite para o de Filipe Luís foi o reposicionamento de Léo Ortiz. O zagueiro, que estava sendo utilizado como volante por Tite, voltou a atuar em sua posição original na defesa, no lugar de Fabrício Bruno, que foi retirado pelo novo técnico. Eugênio Leal destacou a participação de Ortiz na construção da jogada que resultou no gol de Ayrton Lucas.
“O primeiro gol do Flamengo foi lindamente construído, diferente do que aconteceu no jogo contra o Corinthians em que a gente via os jogadores pegando a bola e tentando partir para o um contra um, ou passar por um, dois, três jogadores de uma vez só. O gol do Flamengo começa com, para mim, a mudança fundamental feita pelo Filipe Luís: o Léo Ortiz de zagueiro”, comenta o repórter.
Leal ainda detalhou como a mudança de posicionamento de Léo Ortiz impactou o jogo e mencionou todos os jogadores que participaram da construção do lance.
“Ele qualifica muito a saída de bola. O gol começa com ele. Mas passa pelo Arrascaeta, que está caindo pelo lado do campo, passa pela ultrapassagem do Wesley, passa pelo Bruno Henrique saindo da ponta para entrar como centroavante e finalizar, para dar mais presença de área e pelo Ayrton Lucas fechando do outro lado para pegar o rebote e fazer o gol”, completa.
Jogador deve começar entre os titulares na próxima partida do Cruzeiro contra o Mais Querido e técnico prepara o time com mudanças importantes
01 Out 2025 | 21:30 |
Após passagem pelo Flamengo, Fabrício Bruno reassumiu espaço no Cruzeiro e será titular na defesa. O jogador retorna em momento decisivo da temporada e promete ser peça-chave na organização defensiva.
Para o duelo, o técnico deve mandar a campo a seguinte formação: Anderson; William, João Marcelo, Fabrício Bruno e Marlon; Lucas Romero, Ramiro e Matheus Pereira; Robert, Arthur Gomes e Dinenno.
O duelo promete fortes emoções para a torcida rubro-negra. Gabigol, ídolo histórico do Flamengo, retorna ao Maracanã em nova fase da carreira, defendendo o Cruzeiro. No primeiro turno, o atacante foi decisivo ao marcar o gol da vitória da Raposa por 2 a 1, no Mineirão.
Assim sendo, a equipe mineira terá novamente à disposição Gabigol para o duelo, que cumpriu suspensão, e Luis Sinisterra, recuperado de lesão muscular na coxa direita. Ambos foram relacionados, mas a tendência é que iniciem a partida entre os reservas.
O duelo no Maracanã coloca frente a frente os dois primeiros colocados do Brasileirão. O Flamengo lidera a competição com 54 pontos, enquanto o Cruzeiro aparece logo atrás, com 50. Uma vitória dos mineiros pode reduzir a diferença na tabela e acirrar ainda mais a disputa pelo título.
O técnico Leonardo Jardim contará com o retorno do zagueiro Lucas Villalba para reforçar a defesa no duelo contra o Mengão, nesta quinta-feira (2)
01 Out 2025 | 20:39 |
O Cruzeiro terá uma novidade importante para o duelo contra o Flamengo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Suspenso diante do Vasco, o zagueiro Lucas Villalba volta ao time titular e reassume a posição no setor defensivo, ocupando a vaga de Jonathan Jesus. Villalba é considerado peça fundamental pelo técnico Leonardo Jardim e deve ser o único retorno confirmado para a partida no Maracanã.
Além de Villalba, o Cruzeiro terá novamente à disposição Gabigol, que cumpriu suspensão, e Luis Sinisterra, recuperado de lesão muscular na coxa direita. Ambos foram relacionados, mas a tendência é que iniciem a partida entre os reservas.
O time mineiro ainda não poderá contar com o lateral Fagner, em processo de transição física após fratura na fíbula, e com Murilo Rhikman, Bruno Alves e Otávio, que estão servindo a Seleção Brasileira Sub-20.
A provável formação do Cruzeiro para o confronto é: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
O duelo no Maracanã coloca frente a frente os dois primeiros colocados do Brasileirão. O Flamengo lidera a competição com 54 pontos, enquanto o Cruzeiro aparece logo atrás, com 50. Uma vitória dos mineiros pode reduzir a diferença na tabela e acirrar ainda mais a disputa pelo título.
Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (2), às 20h30, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e duelo reúne líder e vice-líder da competição
01 Out 2025 | 20:00 |
O Flamengo chega para o confronto embalado após vencer o Corinthians de virada em São Paulo. Com 54 pontos somados, o Rubro-Negro tenta ampliar a diferença para o Cruzeiro, que ocupa a vice-liderança com 50.
O técnico Filipe Luís, que completou um ano no comando da equipe, terá apenas um desfalque confirmado: Erick Pulgar. O volante chileno, recuperado de cirurgia no pé, segue em fase de recondicionamento físico. Michael ainda é dúvida.
A tendência é que Jorginho e Pedro, reservas no último jogo, voltem ao time titular. Além deles, Varela, Alex Sandro e Gonzalo Plata devem iniciar jogando, deixando o Flamengo com uma formação mais ofensiva.
O elenco rubro-negro realizou o último treino nesta quarta-feira (1º), às 15h30, no Ninho do Urubu. Foi a última oportunidade para Filipe Luís confirmar a equipe que entrará em campo no Maracanã diante de mais de 70 mil torcedores. A provável escalação tem Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Saúl, Jorginho e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Samuel Lino e Pedro.
26ª rodada – Campeonato Brasileiro
📆 Data: quinta-feira, 2 de outubro de 2025
⏰ Horário: 20h30 (de Brasília)
📍 Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
📺 Transmissão: Premiere
Por medo de calote, Flamengo pode pedir retorno de Matheus Gonçalves - entenda
01 Out 2025 | 19:21
Brasilieirão: Flamengo x Cruzeiro - onde assistir, provável escalação e horário
01 Out 2025 | 18:40
Flamengo x Cruzeiro tem ingressos esgotados e expectativa de 70 mil torcedores no Maracanã
01 Out 2025 | 16:33