Futebol

É UMA DICA BOA? JORNALISTA APONTA ALGO QUE O FLAMENGO TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO CONTRA O PALMEIRAS

Dois gols sofridos pelo Mais Querido no Brasileirão foram de bola aérea, apontada por Eugênio Leal como uma das principais armas do Alviverde

Palmeiras / Divulgação
Palmeiras / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo (21), no Allianz Parque, e o jogo válido pelo Brasileiro tende a ser mais um grande teste para o sistema defensivo rubro-negro. Para o jornalista Eugênio Leal, da ESPN, a defesa precisa estar muito atenta ao novo estilo de atacar do time paulista e ao uso da bola aérea, forma que o Fla sofreu gols nas duas primeiras rodadas.


Abel fez alterações no time do Palmeiras para tentar aproveitar ao máximo as características de Endrick, que atua principalmente da direta para o meio. Assim, Eugênio Leal destaca que o time não utiliza mais tantas jogadas de linha de fundo e passou a buscar Veiga em posição central. O meia tem o papel de municiar os atacantes muitas vezes com cruzamentos, que buscam na maioria das vezes Flaco López.


“Especialmente nessa bola aérea que não é em bola parada. O Palmeiras mudou, tem jogado com a bola saindo da intermediária para dentro da área. Geralmente um passe do Veiga para quatro ou cinco jogadores que chegam na grande área. Pode ser Endrick, Flaco, Rony tentando uma bicicleta”, iniciou Eugênio Leal, antes de completar:


“O Palmeiras tem trabalhado mais recentemente dentro de um padrão diferentes, do Veiga lançando essa bola da intermediaria para dentro da área. É uma situação que o Flamengo precisa estar atento também”, finalizou o comentarista, durante o programa ESPN F360.

Após passar o Carioca sem sofrer gols, mas ser vazado em duas jogadas de bola aérea nas duas primeiras rodadas de Brasileiro, a defesa rubro-negra tem chance de mostrar que lances foram casos específicos. Contra Atlético-GO e São Paulo, o time sofreu gols a partir de dois cruzamentos do lado esquerdo da defesa.


O técnico Tite acredita que os dois lances foram diferentes e não demonstram problema do sistema defensivo na marcação pelo alto. O treinador foi questionado sobre o tema após vitória sobre o São Paulo e atribuiu gol sofrido a cãibras de Allan no lance.

“A pressão no homem da bola é muito importante. Ele (Allan) estava com cãibra e não conseguiu pressionar o Allison. A substituição foi logo em seguida. Do jogo anterior, tomamos um gol por mérito do adversário. Essa faltou pressão no homem da bola, poderia e deveria ter sido melhor. Mas tivemos esse problema físico”, disse Tite.



Futebol

Com Ex Flamengo em campo, Sheffield United dá passo em falso e afunda ainda mais na luta pelo acesso

Em confronto direto na Championship, equipe de Vinição perde fora de casa e vê o sonho do título praticamente ir embora; atuação do ex-jogador do Flamengo

Vinição em ação durante Burnley x Sheffield United pela Championship; ex-Flamengo se destaca apesar da derrota. ( Foto/ Instagram )
Vinição em ação durante Burnley x Sheffield United pela Championship; ex-Flamengo se destaca apesar da derrota. ( Foto/ Instagram )

  |

Icon Comentário0

Em partida decisiva pela Championship, o Sheffield United, que conta com o meia Vinição, revelado no Flamengo, enfrentou o Burnley fora de casa neste fim de semana. A derrota por 2 a 1 complicou de vez a vida da equipe na disputa pelo acesso direto à Premier League. O primeiro tempo foi movimentado, com os donos da casa abrindo o placar aos 28 minutos, em finalização de Josh Brownhill. A resposta do Sheffield veio pouco depois, com Thomas Cannon empatando aos 37. A igualdade, no entanto, durou pouco. Ainda na primeira etapa, Brownhill voltou a marcar, dessa vez em cobrança de pênalti, deixando o placar em 2 a 1.




SEGUNDO TEMPO SEM REAÇÃO DO SHEFFIELD



Na etapa final, o Sheffield até tentou reagir, mas não conseguiu transformar a posse de bola em chances reais de gol. O Burnley soube controlar a vantagem, manteve o ritmo e garantiu três pontos importantes na briga pelo título da segunda divisão inglesa. Com o resultado, o Burnley chegou aos 94 pontos, mesma pontuação do Leeds United, líder pelo saldo de gols. Já o Sheffield estacionou nos 86, agora a oito pontos dos dois primeiros colocados e praticamente sem chances de acesso direto.



VINIÇÃO TEM PARTICIPAÇÃO POSITIVA NA PARTIDA


Mesmo com o revés, Vinição teve uma atuação consistente e foi um dos destaques do Sheffield. O meia, que iniciou a carreira no Mais Querido, permaneceu em campo por 74 minutos e recebeu nota 6,9 na avaliação geral da partida. Foram 35 ações com a bola, 16 passes certos em 22 tentativas (73% de acerto), sendo um deles considerado decisivo. Ele também acertou dois lançamentos longos, além de realizar um drible bem-sucedido, vencer quatro duelos pelo chão, sofrer duas faltas e contribuir defensivamente com quatro cortes, uma interceptação e um desarme.


Apesar da boa presença em campo, Vinição também cometeu falhas. Foram sete perdas de posse, além de um drible sofrido. Ainda assim, mostrou intensidade e entrega durante o tempo em que esteve em ação, mesmo com o momento delicado da equipe. A expectativa agora é sobre como o técnico reagirá nas últimas duas rodadas, já que o Sheffield precisa ao menos garantir uma vaga nos playoffs para seguir sonhando com o retorno à elite do futebol inglês.


Com 86 pontos, o Sheffield não tem mais possibilidades matemáticas de conquistar o título da Championship. A equipe até poderia alcançar os 95 pontos em caso de duas vitórias nas últimas rodadas, mas com o Leeds e o Burnley já nos 94, as chances se encerraram. Na prática, o objetivo passa a ser garantir o terceiro lugar e, com isso, a melhor colocação possível para os confrontos da repescagem — etapa que também é bastante acirrada e exige consistência.



Futebol

Gonzalo Plata faz retorno explosivo ao Equador com Flamengo e volta a Libertadores

Atacante do Mengão jogará pela primeira vez em casa com a camisa rubro-negra e pode ser peça-chave diante da altitude de Quito

Gonzalo Plata treina no Equador antes de Flamengo x LDU pela Libertadores, pronto para atuar em casa com o Manto Rubro-Negro. ( Foto/CRF )
Gonzalo Plata treina no Equador antes de Flamengo x LDU pela Libertadores, pronto para atuar em casa com o Manto Rubro-Negro. ( Foto/CRF )

  |

Icon Comentário0

Na noite desta terça-feira (22), o Flamengo entra em campo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em duelo importante diante da LDU, em Quito. Para Gonzalo Plata, a partida terá um gosto especial: será a primeira vez que o atacante equatoriano atuará em seu país com a camisa rubro-negra. O confronto promete ser marcante para o jogador, que reencontrará o clube que enfrentou apenas uma vez na carreira.




RETROSPECTO PESSOAL E PRIMEIRO ENCONTRO COM A LDU



O único duelo de Plata contra a LDU aconteceu em 28 de outubro de 2018, quando ainda vestia a camisa do Independiente del Valle. Na ocasião, o confronto terminou empatado em 1 a 1, e o jovem atacante foi titular. Sete anos depois, ele retorna ao estádio Casa Blanca com um novo protagonismo e a expectativa de fazer a diferença num jogo decisivo para o Mengão.



PASSAGEM RÁPIDA PELO FUTEBOL EQUATORIANO


Apesar de ser um dos nomes fortes da Seleção do Equador, Plata teve pouco tempo atuando profissionalmente no futebol local. Foram apenas 28 partidas e um gol marcado pelo Del Valle. Em 2019, a joia foi vendida ao Sporting, de Portugal, onde deu os primeiros passos no futebol europeu. Lá, atuou em 28 jogos, anotando quatro gols e contribuindo com cinco assistências.


Depois do Sporting, o atacante foi emprestado ao Real Valladolid, da Espanha. Na equipe espanhola, foi onde mais atuou até hoje: 67 partidas, sete gols e dez assistências. O bom desempenho fez com que o clube espanhol adquirisse seus direitos em definitivo em julho de 2022. No entanto, a permanência na Espanha durou pouco. No ano seguinte, Plata foi negociado com o Al-Sadd, do Catar, por 12 milhões de euros.


Vestindo a camisa do Al-Sadd, o equatoriano teve uma temporada expressiva. Em 33 partidas, marcou 12 gols e participou com oito assistências. Mesmo com a curta passagem no futebol asiático, chamou atenção de outros mercados. Em agosto de 2024, o Flamengo confirmou a contratação do jogador, apostando no seu potencial e versatilidade ofensiva.


Futebol

Filipe Luís surpreende e avalia positivamente volta de meia ao Flamengo: Estaria certo?

Meia formado na base do clube está emprestado ao Goztepe, da Turquia, até o fim de junho e pode reforçar o time no segundo semestre, visando o Mundial de Clubes

O treinador do Flamengo almeja a volta do caso haja uma possível viabilidade financeira para o Mundial ( Foto / CRF )
O treinador do Flamengo almeja a volta do caso haja uma possível viabilidade financeira para o Mundial ( Foto / CRF )

  |

Icon Comentário0

O Flamengo pode ter uma novidade caseira para o segundo semestre da temporada. O meia Victor Hugo, revelado pelo próprio clube, está perto de concluir seu período de empréstimo ao Goztepe, da Turquia, e seu retorno ao elenco está sendo avaliado internamente. Quem vê com bons olhos essa volta é o técnico Filipe Luís, que conhece bem o jogador desde os tempos em que ainda atuava como lateral e convivia com o jovem no vestiário rubro-negro.




MEIA GANHOU ESPAÇO EM 2023 E PODE VOLTAR COM FORÇA



Victor Hugo teve uma sequência importante com Jorge Sampaoli em 2023, quando se firmou como opção no meio de campo e chegou a ser titular em diversos jogos. A ida para o futebol europeu teve como objetivo ampliar sua experiência, mas os turcos do Goztepe já sinalizaram que não devem exercer a opção de compra, abrindo caminho para sua volta ao Mais Querido. Internamente, o nome do atleta já começou a ser debatido como uma peça útil para o segundo semestre.



FILIPE LUÍS ACOMPANHA DE PERTO E APROVA O ESTILO DO JOVEM


Filipe Luís tem acompanhado a evolução de Victor Hugo mesmo à distância. Segundo apuração do Bolavip Brasil, o treinador já elogiava o jovem quando ainda era jogador e mantém a mesma opinião agora no papel de comandante. Para Filipe, o meia tem características que podem agregar ao atual elenco, especialmente na dinâmica do meio-campo, setor em que o Flamengo busca manter um alto nível de intensidade.


O momento no Campeonato Brasileiro exige atenção. Após empatar com o Vasco, o clube viu o Palmeiras abrir dois pontos de vantagem na tabela. Apesar disso, o técnico rubro-negro tem tentado manter a serenidade e já trabalha com uma formação diferente para os próximos compromissos. Mudanças estão sendo testadas nos treinos, inclusive com novidades na linha de defesa e meio-campo.


A agenda do time segue movimentada. A delegação já está em Quito para enfrentar a LDU, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A comissão técnica mudou o planejamento e decidiu chegar com mais antecedência ao Equador, visando minimizar os efeitos da altitude. Para o CRF, o empate já evita complicações no torneio continental, mas a vitória é o objetivo principal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


O futuro incerto de Michael: Flamengo enfrenta possível perda antes do mundial - afirma jornalista
Futebol

O futuro incerto de Michael: Flamengo enfrenta possível perda antes do mundial - afirma jornalista

 

Icon Comentário0
Flamengo x LDU: Gerson tem valor de mercado maior do que todo o time do Equador
Futebol

Flamengo x LDU: Gerson tem valor de mercado maior do que todo o time do Equador

 

Icon Comentário0
Flamengo enfrenta o Vasco pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17
Futebol

Flamengo enfrenta o Vasco pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17

 

Icon Comentário0