Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Extra Flamengo

Olimpíadas: Finalista no lançamento de dardo, Luiz Maurício faz história e é torcedor do Flamengo

Fã de Gabigol, o atleta bateu o recorde latino-americano nesta terça-feira em sua modalidade e compete a final nesta quinta-feira

Luiz Maurício / Divulgação
Luiz Maurício / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Um dos grandes destaques do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris é Luiz Maurício Dias. Finalista do lançamento do dardo, após conquistar a marca de 85m91 e estabelecer o novo recorde sul-americano do esporte, o atleta tem a chance de brigar por medalha para o Brasil na capital francesa. Luiz Maurício Dias, que é atleta do Praia Clube e do Exército Brasileiro, disputa a final no atletismo nesta quinta-feira (08), a partir das 15h25 (horário de Brasília).

Um dos sonhos de muitas crianças no Brasil é se tornar jogador de futebol, e Luiz Maurício não foi exceção a esta regra. Ainda criança, entre 10 e 11 anos de idade, ele entrou para as escolinhas de futebol do Tupi, clube campeão da Série D do Brasileirão em 2011 e com títulos em âmbito estadual.


O foco no esporte mudou depois que um grupo de amigos teve a ideia de chamar Luiz Maurício para assistir a um treinamento de atletismo. Ele se apaixonou pela modalidade e nunca mais voltou aos gramados e para a bola. A mãe de Luiz, Cláudia Dias contou que foi contra a decisão do filho no início, mas em razão do intermédio do pai e da vontade do próprio filho, cedeu e aceitou a ida do garoto para a nova modalidade. “Fui buscar o Luiz no treino e ele não estava lá. Fiquei preocupada. Aí ele me disse que tinha ido no atletismo com amigos dele e que tinha gostado. Eu briguei com ele, falei que o que dava dinheiro era futebol, que eu estava correndo atrás para que ele tivesse uma vida melhor”, disse. 


Em 2012, Luiz Maurício começou a trajetória no atletismo no projeto Cria UFJF, da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde fez toda a base e conquistou títulos no lançamento do dardo até 2020. Em meio à pandemia da Covid-19, ele precisou treinar na rua e em casa para manter a forma física e técnica. Com convite do Exército Brasileiro em mãos, ele decidiu aceitar e passou a integrar o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. Em fevereiro de 2024, ele acertou com o Praia Clube, de Uberlândia, que tem a segunda delegação mais numerosa de atletas do Brasil nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Cidade mineira próxima da fronteira com o estado do Rio de Janeiro, Juiz de Fora é um reduto de torcedores do Flamengo. Apaixonado pelo clube da Gávea e fã de Gabigol, Luiz Maurício costuma tirar fotos com a camisa rubro-negra. Apesar da torcida pelo clube carioca ser um amor de infância, os laços dele com o Flamengo se estreitaram ainda mais depois de 2020. A ida para o Exército e a execução dos treinamentos no Rio de Janeiro aproximaram fisicamente Luiz Maurício da equipe e facilitaram a ida dele ao Maracanã para torcer pelo time carioca.






Extra Flamengo

Crias do Flamengo: Goleiro estreia na Alemanha e campeão da Copinha é destaque na Turquia

Kauã Santos teve sua primeira oportunidade na Bundesliga e Léo Duarte marca seu primeiro gol na Europa

Reprodução/Eintracht Frankfurt
Reprodução/Eintracht Frankfurt

  |

Icon Comentário0

Dois jovens talentos revelados pelo Flamengo brilharam na Europa neste sábado (14). O goleiro Kauã Santos fez sua estreia na Bundesliga pelo Eintracht Frankfurt, ajudando a equipe na vitória por 2 a 1 sobre o Wolfsburg. Kauã entrou em campo após o experiente Kevin Trapp se lesionar no fim do primeiro tempo. Enquanto isso, o zagueiro Léo Duarte marcou seu primeiro gol no futebol europeu, garantindo a vitória por 1 a 0 do Basaksehir sobre o Bodrum, na liga turca.

Kauã Santos, que chegou ao Flamengo aos 16 anos, nunca jogou pelo time principal do clube carioca. Após se destacar nas categorias de base, o goleiro chamou a atenção do Eintracht Frankfurt, que investiu R$8,4 milhões por 70% de seus direitos econômicos. Em sua estreia, Kauã não conseguiu defender um pênalti cobrado por Baku, mas segurou a pressão do Wolfsburg, ajudando a manter a vitória de sua equipe.


Por sua vez, Léo Duarte, campeão da Copinha, subiu para os profissionais do Flamengo em 2016 e, aos poucos, se firmou como titular. Em 2018, o Milan, da Itália, desembolsou 11 milhões de euros para contratá-lo. Após passagem discreta no clube italiano, Léo se transferiu para o Basaksehir, onde, finalmente, balançou as redes pela primeira vez na Europa.

O momento de Léo Duarte e Kauã Santos na Europa

O Basaksehir, de Léo Duarte, ocupa a terceira posição na liga turca com 10 pontos, apenas dois a menos que o líder Galatasaray. Já o Eintracht Frankfurt, de Kauã Santos, está em sexto lugar na Bundesliga, com seis pontos, três atrás do líder Bayern de Munique.




Extra Flamengo

Para que isso? Cria do Flamengo, Paquetá acerta cotovelada em Andreas Pereira

Lance ocorreu neste sábado em duelo pela Premier League

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Fulham (ING) recebeu o West Ham (ING) na manhã deste sábado (14), em jogo válido pela quarta rodada da Premier League. O confronto reuniu os brasileiros e ex-Flamengo Andreas Pereira e Lucas Paquetá, que protagonizaram um lance curioso quando Paquetá acertou uma cotovelada leve no colega de Seleção.

O incidente ocorreu aos 21 minutos do segundo tempo, quando Andreas Pereira tentou aplicar um chapéu em Paquetá no meio-campo. Para evitar o drible, Paquetá fez uma falta ao acertar uma leve cotovelada em Andreas.

PAQUETÁ NÃO FOI PUNIDO COM CARTÃO

O árbitro Tim Robinson assinalou a falta, mas optou por não mostrar cartão amarelo a Lucas Paquetá, que seguiu em campo até o final da partida. O jogo terminou empatado em 1 a 1.

PRÓXIMOS JOGOS DE ANDREAS PEREIRA E LUCAS PAQUETÁ

O Fulham, de Andreas Pereira, agora se prepara para enfrentar o Preston no dia 17 de setembro, pela Copa da Inglaterra. Já o West Ham, de Lucas Paquetá, só volta a campo no dia 21 de setembro, contra o Chelsea, pela Premier League.




Extra Flamengo

Olimpíadas: Torcedor do Flamengo, Luiz Maurício chega na final do lançamento de dardo e termina como 11º no mundo

Em final de alto nível com recordo olímpico sendo quebrado, o brasileiro Luiz Maurício ficou em 11º lugar com lançamento de 80,67m

Luiz Maurício / Divulgação
Luiz Maurício / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Nos Jogos Olímpicos de Paris, o brasileiro Luiz Maurício da Silva representou o Brasil na final do lançamento de dardo. No entanto, o atleta ficou apenas na 11ª colocação, com a marca de 80.67 m.

Vale destacar que Luiz garantiu a classificação para a final na 4ª posição, após lançar na distância de 85.91 m, quebrando o próprio recorde sul-americano, anteriormente de 85.57 m. Além disso, Luiz Maurício também acabou com jejum de 92 anos sem a presença de um brasileiro na final da modalidade.


Na grande final, o primeiro lançamento de Luiz Maurício foi na marca de 80.67 m. Com isso, na primeira série de lançamentos, o brasileiro terminou na 5ª colocação, de 12 finalistas.


Já na segunda série, o paquistanês Arshad Nadeem fez história e quebrou o recorde olímpico ao lançar o dardo em uma distancia de 92.97 m. Enquanto isso, Luiz Maurício terminou a série em 10º após não conseguir aumentar a marca da primeira tentativa, lançando 78.67 m.

Na terceira e última tentativa, o brasileiro queimou e não conseguiu terminar entre os oito primeiros, ficando em 11º lugar. Sendo assim, Luiz não teve a chance de lançar mais três vezes e termina a participação nos Jogos Olímpicos de Paris sem a medalha do lançamento de dardo.


O ouro ficou nas mãos de Arshad Nadeem, do Paquistão, sendo a primeira medalha de ouro do país na história da modalidade. Enquanto isso, o indiano Neeraj Chopra, que era o grande favorito na modalidade, ficou com a prata, e a Anderson Peters, de Granada, com o bronze.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Extra Flamengo

Confira jogos do Brasileirão deste sábado; Flamengo joga domingo

 

Icon Comentário0
Extra Flamengo

Campeão de 2019, Berrío reencontra ex-companheiros do Flamengo na concentração da Seleção Brasileira

 

Icon Comentário0
Extra Flamengo

Ex-Flamengo, Jorge Jesus joga altinha e brinca: “Pareço o Neymar”

 

Icon Comentário0