Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

QUE LEGAL! FLAMENGO ALMEJA SALA "INCLUSIVA" PARA AUTISTAS NO MARACANÃ E EM ESTÁDIO PRÓPIO - SAIBA OS DETALHES

A iniciativa requer atenção mas é um ato de carinho aos que precisam de mais atenção

Foto: Internet
Foto: Internet

  |

Icon Comentário0

O Flamengo está em processo de planejar e construir um estádio próprio, e uma das principais novidades desse projeto é a inclusão de uma sala sensorial voltada para autistas. O repórter Gabriel Orphão, do canal Paparazzo RN, trouxe à tona essa informação, destacando a iniciativa do clube em criar um espaço acolhedor e inclusivo para torcedores com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além do novo estádio, o Flamengo também está trabalhando para implementar uma sala sensorial no Maracanã, que é atualmente o principal palco dos jogos do Mengão. A proposta é oferecer um ambiente confortável e adaptado para que pessoas com TEA possam assistir às partidas sem enfrentar os desafios comuns dos estádios, como o excesso de barulho e multidões.


POR DENTRO DO PROJETO 

Uma sala sensorial é um ambiente especialmente projetado para proporcionar estímulos sensoriais controlados e adaptados às necessidades de pessoas com TEA. Esses espaços são equipados com iluminação especial, som ambiente controlado, brinquedos e objetos que ajudam a acalmar e focar a atenção. A ideia é oferecer um refúgio dentro do estádio, onde os torcedores autistas e suas famílias possam desfrutar do jogo em um ambiente mais tranquilo e seguro.

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

A  criação de salas sensoriais nos estádios representa um grande avanço em termos de inclusão e acessibilidade no esporte. Pessoas com TEA muitas vezes evitam ambientes lotados e barulhentos devido à sensibilidade sensorial. Isso pode fazer com que percam a oportunidade de vivenciar a emoção de um jogo de futebol ao vivo. Com a implementação dessas salas, o Flamengo demonstra um compromisso com a inclusão, permitindo que todos os torcedores, independentemente de suas necessidades, possam apoiar o time de coração.



Futebol

FLAMENGO CHEGA A CURITIBA E É TIETADO PELA TORCIDA QUE MARCOU PRESENÇA NA PORTA DO HOTEL

O elenco chegou em Curitiba no fim da tarde deste sábado (15) para a partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada

Marcelo Cortes/CRF
Marcelo Cortes/CRF

  |

Icon Comentário0

A delegação do Flamengo chegou em Curitiba no fim da tarde deste sábado (15) para a partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. A bola irá rolar no domingo, às 16h (horário de Brasília), pela nona rodada da competição. Um dos jogadores mais tietados pela torcida foi o atacante Pedro, que pode não ser titular, já que virou dúvida para o duelo.

Essa será a primeira vez que o Flamengo jogará no Paraná em 2024. No último duelo na Arena da Baixada, o Mengão acabou perdendo para o Athletico-PR por 2 a 1, gols de Vitor Roque e Erick, de virada. O Fla chegou a abrir o placar com Gabigol, de pênalti, no primeiro tempo. Como o Coritiba caiu para a Série B, o Flamengo só voltará ao estado se enfrentar o CAP em algum mata-mata nacional ou continental.


De acordo com o GE, a provável escalação do Flamengo de Tite para duelar contra o Athletico do Cuca é composta por: Agustín Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz, Gerson e Lorran; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro (Gabigol). Em tese, a mesma base que venceu o Grêmio por 2 a 1 no estádio do Maracanã.


Flamengo venceu Athletico-PR na Arena da Baixada em 2023

No dia 12 de julho de 2023, o Flamengo visitou o Athletico-PR pelo jogo de volta das quartas de finais da Copa do Brasil. Na ida, o Mengão já tinha vencido por 2 a 1, gols de Pedro e Bruno Henrique, mas isso no Rio de Janeiro. Porém na segunda partida, os ainda comandados por Jorge Sampaoli triunfaram por 2 a 0 na Arena da Baixada: gols de Erick (contra) e Gabigol.



Futebol

ATHLETICO-PR X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR, PROVÁVEL ESCALAÇÃO E HORÁRIO

Equipes se enfrentam em duelo válido pelo Brasileirão

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Neste domingo, 16 de junho, Athletico-PR e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) na Ligga Arena, em Curitiba, em um dos jogos mais aguardados da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo promete ser emocionante, colocando frente a frente o Furacão, atualmente na 4ª posição, contra o Mengão, líder isolado da competição.

A partida terá transmissão ao vivo para todo o Brasil. Os torcedores poderão acompanhar o jogo através da Cazé TV, pelo YouTube, no Furacão Play (serviço de streaming) e na TV Globo, em diversas regiões do país: Rio de Janeiro, Espírito Santos, Minas Gerais (exceto Araxá, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia), Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Distrito Federal.




CAMPANHA DO MENGÃO

O Flamengo vem realizando uma excelente campanha no Brasileirão 2024. Em oito rodadas disputadas, o Mengão conquistou 5 vitórias, 2 empates e sofreu apenas uma derrota. Com os mesmos 17 pontos do Bahia, os cariocas lideram o campeonato pelo critério de desempate.



DETALHES DO CONFRONTO ATHLETICO-PR X FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro 2024 - 9ª rodada

Data e horário: 16/06/2024, às 16h (de Brasília)

Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)


PROVÁVEL ESCALAÇÃO

ATHLETICO-PR: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick; Nikão, Zapelli e Christian; Mastriani. Técnico: Cuca.

FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz e Gerson; Luiz Araújo Lorran e Bruno Henrique; Pedro. Técnico: Tite.


ARBITRAGEM

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Michael Stanislau (RS)

VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)




Futebol

PELA PAZ E INCLUSÃO! LÍDERES DAS TORCIDAS DE AUTISTAS DE FLAMENGO X SÃO PAULO SE ENCONTRAM NO MORUMBI

Rôsangela Barbosa e Marcos Felipe Leal trocam camisas e levantam juntos a bandeira da inclusão e da acessibilidade nos estádios

Reprodução/Arquivo pessoal
Reprodução/Arquivo pessoal

  |

Icon Comentário0

A oito dias do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo líderes das torcidas Autistas Rubro-Negros e Sou Tricolor Autista se encontraram em frente ao Morumbi na tarde do último sábado. Rôsangela Barbosa, mãe do pequeno João Pedro, foi a representante da Sou Tricolor Autista, enquanto Marcos Felipe Leal, pai dos adolescentes Felipe e Gabriela, marcou presença pela Autistas Rubro-Negros.

Felipe e João Pedro inspiraram os apaixonados papais a criarem suas respectivas torcidas. Apesar das cores diferentes, Rôsangela e Marcos Felipe levantam a mesma bandeira, a da inclusão. O encontro em frente ao Morumbi teve dois objetivos: promover a paz e defender que pessoas com deficiência tenham dignidade e conforto nos estádios de futebol. O gesto mais simbólico no combate à violência foi a troca de camisas. Rôsangela vestiu a camisa dos Autistas Rubro-Negros, e Marcos Felipe, a do movimento Sou Tricolor Autista.


"A algumas horas de uma grande final, nós do movimento Sou Tricolor Autista, tivemos a oportunidade de encontrar a torcida inclusiva do Rubro-Negro. O intuito de levantarmos a bandeira da torcida adversária foi demonstrar que, mesmo dentre nossas diferenças, temos que promover a cultura de paz nos estádios. Não precisamos nos matar porque torcemos para clubes diferentes. Pelo contrário: a união entre as torcidas pode mudar o mundo. E nós, com o movimento das torcidas inclusivas no Brasil, temos como propósito erguer a bandeira da inclusão. Da verdadeira acessibilidade! Vamos, São Paulo" - afirmou Rôsangela.


Marcos Felipe fez coro às palavras de Rôsangela e destacou que, durante seus encontros em São Paulo, ele e representantes de outras torcidas inclusivas manifestaram oposição à questão da torcida única nos estádios.


"Ideia através desse encontro com a Rô, do Tricolor Autista, e de encontros com o pessoal do Palmeiras e do Corinthians é que a rivalidade é o que menos importa. Que é possível você torcer por times diferentes, mas com muito respeito, amizade e carinho. Isso não altera nada a questão dos nossos planos e sonhos em relação à inclusão. Essa questão da torcida única, por exemplo, é sem sentido. A gente quer tentar promover isso de que é possível de ir para os estádios sendo autista, cadeirante ou com qualquer. E, mesmo torcendo por times diferentes, poder assistir a um jogo numa boa, com paz. É possível se divertir, brincar e zoar sem violência. Isso é possível, e essa mensagem que queremos passar através desse encontro" - completou Marcos Felipe.


Quem levantará o troféu da Copa do Brasil: São Paulo ou Flamengo? A resposta só será dada em 24 de setembro, no Morumbi, mas os campeões de solidariedade, inclusão e amor ao próximo saíram no sábado. Autistas Rubro-Negros e Sou Tricolor Autista dividiram a conquista, e o encontro teve apenas vencedores.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

FLAMENGO MONITORA JOIA COLOMBIANA PARA REFORÇAR O ELENCO

 

Icon Comentário0
Futebol

AGORA: CRUZEIRO AGE NO MERCADO E ACERTA COM EX-FLAMENGO POR R$16 MILHÕES

 

Icon Comentário0
Futebol

OTÁVIO RELEMBRA PASSAGEM PELO FLAMENGO E LAMENTA FALTA DE OPORTUNIDADES

 

Icon Comentário0