
Futebol
Flamengo x Corinthians: veja o retrospecto histórico do clássico interestadual no Brasileirão
Futebol
|
O gerente técnico do Flamengo, Juan, está acertando sua saída do clube. O profissional vai trabalhar na CBF, onde irá exercer o cargo de coordenação que inicialmente foi oferecido ao ex-lateral Filipe Luís.
Na ocasião, Filipe recusou o convite para seguir a carreira de treinador. Ele agora comanda a equipe sub-17 do Flamengo. Por sua vez, Juan aceitou a proposta e está negociando os detalhes finais para o anúncio de sua saída do clube. A informação é do GE.
O nome de Juan foi indicado pelo técnico da Seleção, Dorival Júnior, com quem trabalhou no Flamengo em 2018 e em 2022. Nos últimos dias, o Rubro-Negro também perdeu o gerente de futebol Fabinho Soldado, que aceitou uma proposta para ser o executivo responsável pelo departamento no Corinthians.
Desde que voltou à presidência da CBF, no dia 4 de janeiro, Ednaldo Rodrigues estabeleceu como prioridade reforçar o departamento de seleções. No primeiro momento, em 2023, o dirigente tentou acumular as funções, mas desistiu após ficar afastado por decisão judicial.
Ednaldo queria contratar dois profissionais, sendo um gerente de futebol para auxiliar Dorival Júnior com questões próximas do campo, mas que também passam por gestão e administração do departamento. Entre elas a ligação entre a comissão técnica e os analistas de dados, o planejamento de viagens de observações e as visitas a locais de treinamento. Essa função será de Juan.
Equipes se enfrentam hoje no Rio de Janeiro, com o holandês Depay no Alvinegro, jogador que foi oferecido ao clube carioca em 2024
|
Flamengo e Corinthians se enfrentam hoje em um duelo crucial para ambos no Campeonato Brasileiro. O Mengão, em busca da liderança, sabe que a partida é decisiva para continuar na briga pelo título. Do outro lado, o Corinthians entra em campo com a presença de Memphis Depay, jogador que esteve perto de se transferir para o time carioca em 2024.
Na temporada de 2024, o atacante holandês foi oferecido ao Flamengo como substituto do lesionado Pedro. A diretoria do clube, no entanto, avaliou a proposta, mas decidiu não abrir negociações com o jogador devido ao alto salário de R$ 2,5 milhões mensais. Após a recusa, Depay acertou contrato com o Corinthians, onde se tornou uma das principais referências da equipe.
O Flamengo, jogando em casa, precisa da vitória para seguir com chances de conquistar a liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar de contar com um elenco forte, o time rubro-negro enfrenta um Corinthians sem um treinador definitivo na beira do gramado, o que pode ser uma vantagem para o Mengão.
Historicamente, o Flamengo leva vantagem nos confrontos diretos com o Corinthians. Em 122 partidas oficiais entre as duas equipes, o Mengão conquistou 53 vitórias contra 44 do Alvinegro. Nos últimos seis encontros, o Flamengo venceu três vezes, enquanto o Corinthians obteve apenas uma vitória. O último jogo entre eles terminou empatado em 0 a 0.
Com 11 pontos somados até aqui, o Rubro-Negro precisa vencer o Corinthians e ainda torcer para que o Palmeiras não derrote o Bahia, em duelo que acontece às 18h30 deste domingo, para fechar a rodada no topo da tabela do Brasileirão.
Treinador do Mengão fala sobre a importância do duelo, a preparação diante das dificuldades e a busca por mais eficiência para garantir os três pontos no Brasil
|
Filipe Luís foi só entusiasmo na chegada ao Maracanã para o duelo entre Flamengo e Corinthians, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador rubro-negro ressaltou a grandiosidade do confronto, chamando a atenção para a importância da partida entre as duas maiores torcidas do país. Segundo ele, é um dos jogos mais prazerosos de se participar no calendário nacional.
"É um jogo muito especial, porque acho que é o mais bonito de se jogar. Quase metade do Brasil está olhando, pois são as duas maiores torcidas. Tem muita pressão, mas também grandes jogadores e equipes para proporcionar um espetáculo", afirmou o comandante do Mais Querido antes do inicio da partida.
Mesmo diante de algumas dificuldades na preparação, Filipe Luís garantiu que a equipe manteve o foco em impor seu estilo característico. A falta de material para estudar o Corinthians, ainda sob o comando interino de Orlando Ribeiro, foi um dos principais desafios enfrentados pelo departamento técnico do Mengão .
Tem muita pressão, mas também grandes jogadores ..." - Disse Filipe Luis
O treinador do Mais Querido também falou sobre o principal ponto de atenção da equipe: a falta de efetividade nas finalizações. Filipe Luís destacou que o tema foi um dos focos do trabalho ao longo da semana e que melhorar esse aspecto é fundamental para traduzir as boas atuações em resultados concretos.
O clima no Maracanã será especial para o clássico. Com todos os ingressos vendidos, o estádio receberá mais de 60 mil torcedores pela primeira vez no ano, um feito que deixou Filipe Luís bastante animado. O treinador destacou a energia que vem das arquibancadas como combustível para os atletas.
Com a volta de Pedro e reforços importantes no time titular, o rubro-negro busca recuperar a liderança do Brasileirão neste domingo (27)
|
O Flamengo já está escalado para o duelo contra o Corinthians, neste domingo (27), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Filipe Luís, o Mais Querido aposta na volta de Pedro ao time titular para tentar recuperar a liderança da competição.
Após quase oito meses longe da equipe principal, Pedro retorna como titular do Mengão. O camisa 9 enfrentou uma grave lesão no joelho e, desde que voltou aos gramados, disputou quatro partidas, com tempo máximo de 40 minutos em campo. Mesmo com minutos limitados, balançou as redes duas vezes e mostrou estar pronto para retomar seu espaço.
O intervalo de quatro dias entre o empate diante da LDU e o confronto com o Corinthians permitiu que Filipe Luís escalasse a equipe titular com força total. Além da entrada de Pedro no lugar de Juninho, retornam à equipe Léo Pereira, De La Cruz e Cebolinha, reforçando ainda mais o elenco. Muito elogiado pela atuação na altitude de Quito, Ayrton Lucas permanece como titular na lateral esquerda.
O jogador aproveita a ausência de Alex Sandro, que segue em tratamento de uma lesão muscular, e tenta consolidar sua posição entre os titulares. Outra novidade para o duelo é o retorno de Allan e Gonzalo Plata, que voltam a ser opções para o treinador. Allan não pôde atuar na altitude por restrições médicas, enquanto Plata se recuperou de um edema ósseo no joelho. A dupla será importante para a sequência da temporada.
Com 11 pontos somados até aqui, o Rubro-Negro precisa vencer o Corinthians e ainda torcer para que o Palmeiras não derrote o Bahia, em duelo que acontece às 18h30 deste domingo, para fechar a rodada no topo da tabela do Brasileirão. Filipe Luís mandará a campo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Cebolinha e Pedro. A formação mantém a espinha dorsal do elenco considerada ideal pela comissão técnica.