
Futebol
|
O Fluminense e o Flamengo entram em campo neste sábado (16), em um confronto pela semifinal do Campeonato Carioca. O Mengão vai entrar em campo com vantagem, já que, no jogo de ida, conseguiu uma vitória. Assim, a missão do tricolor carioca é difícil, mas não impossível, como demonstra a história. Ano passado mesmo, o Flu perdeu a 1ª partida da final do Carioca por 2 a 0, mas venceu a decisão por 4 a 1.
Na história recente do clube, é fácil relembrar momentos em que o Tricolor das Laranjeiras teve que reverter resultados sob pressão. Entre eles, reviravolta na Libertadores, no Campeonato Carioca e até mesmo a escapada do rebaixamento, que alguns consideravam inevitável, no Brasileirão. Confira abaixo alguns desses momentos.
Uma das vitórias mais impressionantes na história tricolor foi sobre o Cruzeiro, em 2009. O time estava à beira do rebaixamento e conseguiu virar o jogo no Mineirão, após a Raposa abrir 2 gols de vantagem. Faltavam apenas seis jogos para o fim do Campeonato, e o Fluminense precisava de pelo menos mais cinco vitórias, e um empate, para conseguir se manter na Série A em 2010.
Outro momento emblemático foi a virada contra o São Paulo, na Copa Libertadores de 2008, onde o Fluminense precisava vencer por 2 gols de diferença para avançar para a semifinal da competição. Com dois gols de Washington, incluindo um no último minuto de jogo, o tricolor carioca escreveu mais um capítulo de sua história. A partida terminou 3 a 1 no jogo de volta, o Tricolor Paulista venceu o jogo de ida por 1 a 0.
Durante a última edição da Copa Libertadores (2023), o Tricolor protagonizou uma virada espetacular diante do Internacional, na semifinal da competição. O confronto entre times brasileiros no torneio foi bastante movimentado, tanto no primeiro quanto no segundo jogo. Na partida de ida, Inter e Tricolor empataram em 2 a 2 no Maracanã. No jogo de volta, realizado no Beira-Rio, o Internacional saiu na frente nos primeiros 10 minutos. Até os 35 minutos do segundo tempo, a torcida colorada já comemorava a classificação. Entretanto, John Kennedy igualou o placar aos 36 minutos. A virada aconteceu nos pés de Germán Cano, aos 42. Com esse resultado, o Fluminense se classificou para a final da Libertadores de 2023, que terminou como campeão da competição.
A partida contra o Flamengo neste sábado será às 21h (horário de Brasília), no Maracanã. O Flu precisa vencer com dois gols de vantagem para ter uma chance de ir para a final, onde um dos dois times vai encarar o Vasco ou o Nova Iguaçu.
Treinador disse que está sendo prazeroso ver o elenco do Flamengo em campo, especialmente pela postura e comprometimento dos atletas
|
O Flamengo goleou o Maricá por 5 a 0 no Maracanã e garantiu a conquista da Taça Guanabara pela 25ª vez em sua história. Gerson, Léo Ortiz, Arrascaeta, Luiz Araújo e Matheus Gonçalves marcaram os gols. O técnico Filipe Luís valorizou o desempenho na partida e analisou a vitória.
- Eu estou muito feliz pelo jogo, pelo futebol apresentado e principalmente pelo que os jogadores desfrutaram dentro de campo. É uma coisa que eu peço muito. Porque futebol tem que ser jogado com alegria. Eles estão em um momento de forma muito bom e isso se nota dentro de campo. Obviamente que temos muita coisa para ajustar. Mas ganhar não é fácil. Não lembro de outro time ter feito tantos gols no Maricá. Teve três da Portuguesa. Então estou muito orgulhoso pelo momento. Continuar evoluindo, eles têm que se exigir cada vez mais para continuar fazendo uma grande temporada - disse o treinador.
Filipe disse que está sendo prazeroso ver o elenco do Flamengo em campo, especialmente pela postura e comprometimento dos atletas. Para o treinador, seu maior desafio será manter a fome por títulos dos atletas durante toda a temporada.
- Não penso em estar um passo à frente das outras equipes. Penso no nosso modelo, nos nossos pontos fortes e no que temos que melhorar. Como os jogadores entenderam, acreditam e compraram a ideia. Aplicam no campo. Com a qualidade que eles têm acabam potencializando ainda mais o individual. A boa fase é o que todo treinador busca. Todo mundo quer estar sempre bem. O desafio, para mim, é que esse time continue com essa fome. Porque eu estava no meio deles e sei o quanto são ambiciosos para fazer história aqui no Flamengo. Sabendo disso é mais fácil para mim, sei que posso exigir muito porque eles podem aguentar e é o que eles querem. Querem muito conteúdo, exigência porque querem ser campeões. Está sendo muito prazeroso ver isso. Meu desafio é que sigam cada vez mais porque a temporada nem começou ainda- Finalizou.
O Flamengo volta a campo apenas no próximo final de semana, na partida de ida da semifinal do Carioca. O adversário, local e horário serão definidos no domingo, após o fim da 11ª rodada.
O defensor do Mais Querido comemorou a conquista do título da Taça Guanabara, onde o Rubro-Negro levou o troféu após golear o Maricá pelo placar de 5 a 0
|
Após o Flamengo conquistar a Taça Guanabara na noite deste sábado (22), Léo Pereira falou sobre a conquista do troféu no Maracanã. O Rubro-Negro goleou o Maricá pelo placar de 5 a 0, com gols de Gerson, Léo Ortiz, Arrascaeta, Luiz Araújo e Matheus Gonçalves.
"Estou muito feliz, é muito gratificante estar levantando mais uma taça com o Manto. Agradecer a presença da Nação pelo apoio, a gente joga para isso, para vencer, para conquistar títulos, a obsessão nossa é essa. Segunda taça do ano, é importante, nos dá confiança, dá confiança no trabalho que vem sendo feito pelo Filipe Luís. A gente espera continuar sólido, não sofremos nenhum gol, são números expressivos", disse Léo Pereira.
ATUAÇÃO PELA LATERAL ESQUERDA
Léo Pereira também avaliou sua partida atuando na lateral esquerda do Flamengo: "Eu tento fazer algumas coisas que eu aprendi, vejo muitos laterais fazendo, do próprio Filipe, já vi muitos lances dele, joguei com ele. Então, tenho um pouco desse lado de lateral. Fiquei à disposição para ele, se eu pudesse ajudar de alguma forma, estaria à disposição. Fui feliz por poder ajudar, não só na zaga, mas no ataque também. Não sou um lateral de origem, mas estarei à disposição sempre que precisar", finalizou.
Vale destacar que Danilo e Léo Ortiz fizeram a dupla de zaga e Léo Pereira foi deslocado para a lateral esquerda por Filipe Luís. Isso porque, Alex Sandro, Ayrton Lucas e Matías Viña estão entregues ao departamento médico do Flamengo.
CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA:
Com a vitória por 5 a 0 contra o Maricá, o Flamengo se tornou bicampeão da Taça Guanabara, conquistando o 25º título da história da competição, sendo o maior vencedor. Assim, o Rubro-Negro vai à semifinal do Carioca, podendo empatar as duas partidas e com direito a atuar na final com mando de campo.
O mandatário do Mais Querido, Luiz Eduardo Baptista, falou sobre a atuação do Rubro-Negro contra o Maricá e a conquista da Taça Guanabara
|
O Flamengo bateu o Maricá pelo placar de 5 a 0, em jogo válido pela última rodada do Carioca. Desse modo, o Mais Querido levou o troféu da Taça Guanabara, conquistando o 25º título da história da competição. Após o confronto, Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, enalteceu o trabalho de Filipe Luís.
"Eu como todo os torcedores tenho ficado satisfeito também (sobre o trabalho do Filipe Luís). Mas quero dizer que tem muita gente trabalhando para isso aqui, é uma equipe de mais de 60 profissionais, cada um fazendo o seu melhor para a gente ver uma exibição como essa. Maricá foi líder durante cinco rodadas, esse time fez o jogo parecer fácil", disse Bap.
BAP PROJETA TEMPORADA DO FLAMENGO
Bap também projetou, de forma otimista, o restante da temporada do Flamengo: "É sempre uma enorme satisfação a gente estar conquistando taças. Está no hino da gente, vencer, vencer e vencer. As expectativas estão apenas se concretizando ao longo dessa jornada que espero que continue linda e maravilhosa ao longo de 2025. Espero que a gente possa trazer muita alegria aos corações de 45 milhões de rubro-negros", finalizou.
CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA:
Com a vitória por 5 a 0 contra o Maricá, o Flamengo se tornou bicampeão da Taça Guanabara, conquistando o 25º título da história da competição, sendo o maior vencedor. Assim, o Rubro-Negro vai à semifinal do Carioca, podendo empatar as duas partidas e com direito a atuar na final com mando de campo.