Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Clube

ORGULHO DO FLAMENGO! REBECA ANDRADE CONCORRE AO PRÊMIO DE MELHOR ATLETA DO ANO

A ginasta rubro-negra está na lista de candidatos junto de nomes enormes do esporte como Filipe Toledo e Bia Haddad

Rebeca Andrade / Divulgação
Rebeca Andrade / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (03), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os nomes dos atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano de 2023. A lista conta com a grande ginasta rubro-negra, Rebeca Andrade, que teve um ano espectacular, recheado de medalhas em diferente competições. Além dela, a tenista Bia Haddad (tênis) e o surfista Filipe Toledo também foram nomeados.

Os vencedores, nas categorias femina e masculina, serão revelados no dia 15 de dezembro, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia) também estão concorrendo com Bia e Rebeca, e junto de Filipe estão Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D´Almeida (tiro com arco). 


Em 2022, Rebeca, junto com Alison dos Santos, do atletismo, ficaram com o prêmio entregue pelo COB após conquistarem medalhas olímpicas e mundiais. Em 2023, Rebeca surpreendeu de novo, se tornando a ginasta mais premiada do país em mundiais. Ela foi vice-campeã no Mundial de Ginástica de Equipes, junto com o Time Brasil. 


Foram 14 medalhas este ano: sete de ouro, seis de prata e uma de bronze. No Campeonato Brasileiro, ela ajudou a levar o time do Flamengo a conquista do primeiro lugar na competição de equipes, nas barras assimétricas, na trave e no solo. Na Copa do Mundo, ela se contentou com uma prata, nas barras assimétricas. 

Já no Campeonato Mundial, em Antuérpia, na Bélgica, ela dominou. No individual geral, ela conseguiu a prata, depois de ganhar ouro no salto, bronze na trave e prata no solo. Nos Jogos Pan-Americanos foi ainda melhor: prata no individual geral, ouro no salto e na trave, além de outra prata nas barras assimétricas. 


A cerimônia da COB ainda celebrará a histórica participação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago, disputados entre outubro e novembro deste ano. Ao fim da competição, o país conquistou a segunda colocação geral e quebrou o recorde de medalhas totais (205) e o de medalhas de ouro conquistadas em uma mesma edição (66).

"Todos os concorrentes ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2023 são representantes de alto nível do esporte brasileiro. Importante destacar a qualidade destes atletas e o futuro promissor para o nosso esporte em diferentes modalidades. O ano de 2023 foi de grandes resultados para o nosso país e é um orgulho enorme para o COB celebrar essas conquistas e homenagear as grandes estrelas do espetáculo, os atletas. Foi um ano de muitos êxitos, principalmente nos Jogos Pan-americanos, e em diversos campeonatos mundiais. O mais curto ciclo olímpico da história vai chegando ao fim e o Brasil segue firme rumo a Paris 2024", afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.




Clube

PROJETO SOCIAL OMBRO A OMBRO CELEBRA TRÊS TURMAS DE CAPACITAÇÃO COM DESFILE PRODUZIDO POR ALUNAS

Maioria das mulheres participantes já está trabalhando formalmente ou empreendendo em atividades relacionadas ao ofício da costura

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Na última quinta-feira (20), um desfile com peças criadas e produzidas pelas alunas do projeto social Ombro a Ombro celebrou as três turmas de capacitação que já passaram neste segundo ano de projeto. O evento foi uma oportunidade para as alunas colocarem em prática os fundamentos de corte, modelagem, costura e acabamento aprendidos ao longo do curso, que tem duração de quatro meses. A grande maioria das mulheres participantes do Ombro a Ombro já está trabalhando formalmente ou empreendendo em atividades relacionadas ao ofício da costura.

Aliando capacitação profissional e geração de renda, a Responsabilidade Social do Flamengo criou, em junho de 2022, o projeto social Ombro a Ombro, em parceria com a organização Aldeias Infantis SOS Brasil, para trabalhar com mulheres brasileiras e refugiadas. Além da melhoria de vida dessas mulheres, o Ombro a Ombro busca colaborar para a construção e fortalecimento da autoestima, empoderamento e autonomia femininas, por meio do ofício da costura e de rodas de conversas sobre diversos temas transversais. Em dois anos de projeto, o Ombro a Ombro já capacitou 140 mulheres e cerca de 80 já estão gerando renda a partir da capacitação do projeto.


“O projeto Ombro a Ombro aumentou minha autoestima, fiz novas amizades, passei a conviver com mais pessoas, o que para mim foi muito importante. Além disso aprendi a costurar, hoje faço vestidos, panos de prato, porta papel higiênico... É uma forma também de eu conseguir uma renda extra para ajudar no meu orçamento", disse Valdenice Cerqueira de Souza, moradora da região e aluna do projeto Ombro a Ombro. “Muitas alunas estão abrindo o seu próprio negócio, outras estão fazendo pequenos consertos em casa, é um projeto muito importante para essas mulheres. A maioria é mãe solo, mãe chefe de família. Muitas mulheres passaram a complementar a renda com esse projeto”, disse Ana Cristina Nunes, coordenadora do Ombro a Ombro.


Amigos e familiares das alunas presentes no desfile também ficaram muito felizes e orgulhosos com a conquista das participantes do Ombro a Ombro, fortalecendo ainda mais a confiança e o entusiasmo dessas mulheres, que entraram na passarela produzidas e maquiadas pela equipe de beleza do Espaço Make Art. Para tornar o evento ainda mais especial, o desfile teve a apresentação da atriz Pia Manfroni, que comentou cada peça de roupa e vibrou com a conquista das alunas.




Clube

COM REBECA ANDRADE E OUTROS ATLETAS DO FLAMENGO, TIME BRASIL CONTA COM 56 MEDALHISTAS OLÍMPICOS

Na contagem regressiva para as Olimpíadas de Paris, o Time Brasil conta com nomes consagradas no meio olímpico e no esporte mundial

Rebeca Andrade / Divulgação
Rebeca Andrade / Divulgação

  |

Icon Comentário0

A contagem regressiva para as Olimpíadas de Paris de 2024 segue a todo vapor e faltando 30 dias para o início dos jogos o Time Brasil conta com um elenco de peso para a disputa da competição. Com 56 medalhistas em Jogos Olímpicos e Mundiais, 24% dos atletas que representarão o Brasil já conquistaram prêmios importantes em suas modalidades.

“A nossa delegação vai se desenhando com uma mescla entre nomes consagrados, campeões olímpicos ou mundiais, e jovens atletas com grande potencial. Ter referências nas modalidades traz uma força extra para o time, que se sente mais motivado a conquistar resultados expressivos e quebrar recordes. Tenho certeza de que nossos atletas vão fazer uma bela campanha em Paris 2024”, afirmou o chefe de missão da delegação brasileira Rogério Sampaio.


Ao todo, o Brasil já garantiu 259 vagas para a competição. Serão 237 atletas na delegação brasileira que vai para Paris até o momento, com 137 mulheres e 93 homens confirmados. No hipismo, 7 vagas mistas ainda serão definidas.


Os números, que já demonstram a força do Time Brasil para os Jogos de Paris, ainda podem crescer. A janela de classificação para as Olimpíadas só se encerra na primeira semana de julho e a tendência é que medalhistas de modalidades renomadas do Brasil, como o handebol e o vôlei, ainda se juntem à delegação.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Clube

TUDO DEFINIDO! DIRETORIA DO FLAMENGO ESTABELECE PRAZO PARA A COMPRA DE TERRENO DO GASÔMETRO

 

Icon Comentário0
Clube

GINASTAS DO FLAMENGO BRILHAM COM OUROS NO TROFÉU BRASIL ANTES DOS JOGOS OLÍMPICOS

 

Icon Comentário0
Clube

AGORA! PREFEITURA DO RIO PUBLICA DESAPROPRIAÇÃO DO TERRENO DO GASÔMETRO NO DIÁRIO OFICIAL

 

Icon Comentário0