
FlaBasquete
|
Alexey Borges concedeu entrevista depois da vitória do Flamengo sobre o Caxias do Sul por 80 a 77, nesta terça-feira (29), que deixa o Orgulho da Nação com vantagem de 2 a 1 nas oitavas de final do NBB. O armador celebrou a condição de um jogo para conseguir a classificação, mas admitiu que a equipe não fez um bom jogo.
"A gente não fez uma partida muito boa. Foi uma partida arrastada, mas o Caxias também tem muito mérito nisso. Fez uma ótima partida mais uma vez. Acho que a gente precisa segurar melhor a vantagem. Abrimos uma vantagem boa, quase 20 pontos, e na defesa cometemos muitos erros. Quando a bola não ta caindo no ataque, na defesa a gente precisa ser melhor", disse.
O destaque no triunfo do FlaBasquete sobre o Caxias foi de Ruan Miranda. Único pivô de ofício à disposição após lesão de Gallizzi, o Camisa 30 assumiu a responsabilidade e terminou o Jogo 3 das oitavas de final do NBB com um duplo-duplo: 23 pontos e 15 rebotes.
Desempenho que foi muito elogiado por Alexey após o apito final. MVP da Champions League Américas, o armador anotou 10 pontos e deu sete assistências no confronto desta terça.
"O Ruan resolveu para a gente nos rebotes ofensivos principalmente, nos ajudou muito e conseguimos a vitória. O importante é vencer e agora falta uma para passar", finalizou o armador.
O FlaBasquete retorna a Caxias do Sul nesta sexta-feira (2) com a oportunidade de encerrar a série em 3 a 1. A partida será às 20h. O primeiro jogo da série foi na cada do rival e terminou com triunfo rubro-negro por 98 a 52, que determinou a maior diferença de um placar na história do confronto.
Em caso de triunfo do adversário, as oitavas de final volta para o Rio de Janeiro para um quinto e decisivo jogo. Se necessário, esse confronto acontecerá na próxima segunda-feira (5), no Maracanãzinho.
A série que define o adversário de Flamengo ou Caxias do Sul nas quartas de final do NBB está empatada. Corinthians e União Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (30) para definir quem ficará em vantagem. Assim como a série do Mengão, o duelo vai no mínimo até o Jogo 4.
Argentino campeão da BCLA em sua estreia segue à frente da equipe e já mira o Mundial de Clubes da FIBA, que será realizado em Singapura, em setembro de 2025
|
O Flamengo seguirá contando com a liderança de Sergio “Oveja” Hernandez no comando técnico do time de basquete. O experiente treinador argentino renovou seu contrato com o clube para a temporada 2025/26, após ter sido peça-chave na conquista da Basketball Champions League Americas (BCLA), em sua primeira passagem pela equipe.
Hernandez, que construiu uma carreira de sucesso à frente da seleção da Argentina e de clubes tradicionais da América do Sul, rapidamente conquistou a confiança do elenco e da torcida rubro-negra. Sob sua liderança, o Mais Querido alcançou o tricampeonato continental, reforçando sua posição como uma das maiores potências do basquete sul-americano.
A continuidade de Oveja Hernandez chega em um momento estratégico, já que o Mengão tem pela frente um dos compromissos mais relevantes da temporada: a Copa Intercontinental de Basquete da FIBA. O torneio será disputado em Singapura, com previsão para ocorrer entre meados e o fim de setembro de 2025. A confirmação das datas oficiais ainda depende da definição da entidade máxima do basquete mundial.
O Flamengo conquistou a vaga para o torneio após vencer a edição 2024-25 da BCLA, garantindo mais uma vez sua presença entre os melhores clubes do mundo. A equipe carioca irá em busca do tricampeonato da competição intercontinental, em um cenário que pode coroar ainda mais o trabalho do técnico argentino.
Com a renovação de Sergio Hernandez, o clube reafirma seu compromisso com um projeto esportivo sólido e de alto rendimento. A manutenção do treinador visa a consolidação de uma equipe ainda mais competitiva, preparada para os desafios nacionais e internacionais que se aproximam.
Com saídas de veteranos como Jordan Williams, Balbi e Shaq Johnson, Flamengo aposta em nomes mais jovens e experientes internacionalmente
|
O Flamengo começa a traçar novos rumos para seu elenco de basquete. Em meio à reformulação, o clube iniciou um processo de rejuvenescimento, abrindo espaço para jogadores com mais fôlego e vivência internacional. Até o momento, saídas importantes como a do norte-americano Jordan Williams e do trio formado por Franco Balbi, Tayavek Gallizzi e Shaquille Johnson já foram confirmadas ou estão em fase final de definição.
De acordo com informações do portal Garrafão Rubro-Negro, especializado na cobertura do Mais Querido nas quadras, o substituto de Shaq Johnson já está na mira da diretoria: trata-se de Daniel Onwenu, ala-armador com passagem pelo Corinthians e com experiência recente fora do Brasil. As tratativas estariam em estágio avançado.
Daniel Onwenu, de 22 anos, surgiu no cenário nacional durante a temporada 2020/21 atuando pelo Paulistano. Após duas temporadas no clube paulistano, o jogador se transferiu para o Corinthians, onde disputou 33 partidas em seu primeiro ano com médias de 5,4 pontos, uma assistência e 1,9 rebotes por jogo. No ano seguinte, seus números evoluíram: 7,6 pontos, 0,9 assistências e quatro rebotes por jogo, em 38 confrontos.
Na temporada mais recente, o atleta teve sua primeira experiência internacional ao defender o Mexico City Capitanes. Com essa bagagem, a expectativa é de que Onwenu possa retornar ao Brasil mais maduro, pronto para encarar os desafios do Mengão, especialmente pela familiaridade com a pressão de torcidas grandes, adquirida em sua passagem pelo Corinthians — ainda que a Nação Rubro-Negra seja considerada única em sua intensidade.
Outro nome que surgiu como alvo da diretoria do Flamengo é o argentino Franco Baralle, atualmente no Minas. Com a iminente saída de Balbi, Baralle deve assumir o revezamento na armação junto a Alexey, outro destaque do atual elenco. A chegada dos dois jogadores se encaixa no projeto do técnico Sergio Hernández, o Oveja, que busca dar uma nova cara ao time sem abrir mão da competitividade.
O Mais Querido está passando por uma grande reformulação para a nova temporada e já tem encaminhado acordos com outros atletas
|
Após anuncia a saída de três atletas, o Flamengo segue de olho no mercado para o Basquete e está próximo de acertar a contratação de Wesley Castro, pivô do Franca. Assim, o jogador deve ser anunciado em breve pelo Mais Querido.
Segundo informações do perfil "Garrafão Rubro-Negro", especializado nas notícias do basquete do Flamengo, a negociação com Wesley está "99% encaminhada".
Wesley Castro foi um dos destaques do Franca na última temporada, O atleta terminou como campeão do NBB pelo clube paulista, e foi importante para que o time conquistasse o troféu. Wesley teve média de 10,1 pontos durante a última edição do Novo Basquete Brasil, além de somar 4,3 rebotes.
Wesley tem experiência internacional, o que pode ser um fator para ajudar o Mais Querido. Antes de chegar ao Franca em 2024, o pivô atuou pelo Panteras de Aguascalientes, do México. Na liga mexicana, seu desempenho foi satisfatório: 10,9 pontos por jogo, 5,2 rebotes e 59,2% de acertos em arremessos de dois pontos.
Desse modo, a chegada de Wesley pode não ser a única para a temporada. Isso porque, o Flamengo está próximo também de anunciar as contratações de Daniel Onwenu, ex-Corinthians, e Franco Baralle, com passagem pela seleção argentina.