
Futebol de Base
|
Nas categorias de base do Flamengo há histórias incríveis de superação e uma delas é do goleiro Raphael Nunes, que venceu um câncer no testículo, descoberto durante uma competição sub-18 na Croácia e na República Tcheca, em julho de 2023. O jovem descobriu a doença após levar uma bolada no local e estranhar a forte dor, até que um inchaço foi reparado. Após sessões de quimioterapia entre outubro e dezembro, o arqueiro foi curado.
Desse modo, após toda a superação, Raphael foi relacionado e ficou no banco de reservas na partida entre Flamengo x Bangu, pela Taça Guanabara sub-20, enquanto Lucas Furtado foi o titular. Essa foi a primeira vez do jovem 100% recuperado integrando o plantel em uma partida. Em entrevista ao UOL, ele comentou sobre o desejo de voltar a jogar.
“Foram oito meses parado. Então, voltar a treinar já deu um gostinho, mas o gosto melhor é o do jogo. Estou muito feliz e ansioso para esse momento, que vai chegar, se Deus quiser. Estou preparado”, garante Raphael.
Além de querer voltar a atuar em campo, Raphael também deseja se profissionalizar e mudar a vida de sua família: “No momento sonho com o dia de amanhã. Acordar, estar bem e ter saúde. A longo prazo me tornar jogador profissional, ser bem-sucedido e ajudar minha família a não passar mais por dificuldades”, continua.
MEDO DE NÃO PODER MAIS JOGAR
O jovem arqueiro também revelou o medo que sentiu ao saber que estava com câncer e disse temer não poder mais jogar. O jovem vinha atuando em alto nível na época. No entanto, seu retorno gradual se iniciou em abril e ele revela que foi preciso muita luta.
“Para ser bem sincero, naquela hora, a ficha não caiu. Fui pego desprevenido. Foi em um momento em que eu estava treinando, e uma semana depois descobri. Fiquei sem reação, e depois de um tempo eu fui me acalmando. Mas eu tinha muita fé que aquilo iria passar. Foi um momento de tristeza, mas, ao mesmo tempo, sabendo que ia dar certo”, lembra.
“Graças a Deus, voltei. Lutei muito. Tive uma semana de reabilitação para voltar ao ritmo e, depois de um mês, estava acompanhando os meninos no treino”, complementa.
O Mais Querido atropelou a equipe carioca e levou o troféu da competição; agora, o Rubro-Negro encara o Bangu, pelas quartas de final do Carioca sub-17
|
Na manhã deste sábado (24), os Garotos do Ninho bateram a Portuguesa pelo placar de 5 a 1, em confronto válido pela última rodada da Taça Guanabara e conquistaram o troféu da competição.
O Mais Querido dependia apenas de si para ser campeão da Taça Guanabara. Isso porque, Vasco e Botafogo possuíam a mesma pontuação que o Flamengo, mas o Rubro-Negro liderava por uma vitória a mais no critério de desempate.
Assim, o Rubro-Negro venceu a Portuguesa por 5 a 1. Os gols foram marcados por Luiz Guilherme (2x), Ryan Roberto (2x) e João Vitor (1x). Destacando que os oito primeiros clubes se classificam para o mata-mata do Carioca sub-17.
Desse modo, os Garotos do Ninho já sabem quem enfrentarão nas quartas de final do Carioca sub-17: o Bangu. A equipe carioca perdeu pelo placar de 3 a 0 para o Botafogo e terminou na oitava posição da Taça Guanabara.
Além do Rubro-Negro e Bangu, o Campeonato Carioca terá nas quartas de finais as seguintes equipes: Botafogo, Vasco, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa.
A entidade máxima do futebol definiu as datas e horários dos confrontos do Mais Querido até a 17ª rodada da competição de base
|
A CBF divulgou a tabela detalhada do Brasileirão sub-20 entre as rodadas 13 e 17, com locais, horários e datas para os confrontos. Vale destacar que o Flamengo ocupa atualmente a terceira colocação e segue em busca do primeiro lugar.
Assim, com os jogos confirmados até a 17ª rodada, o Flamengo enfrentará o Palmeiras , líder da competição, na próxima segunda-feira (26), fora de casa, pela 12ª rodada do Brasileirão.
Logo depois, o Mais Querido recebe o Corinthians, no dia 11 de junho, no Luso Brasileiro, às 21h30. Após isso, o time viaja para Goiânia, palco da partida contra o Atlético-GO, no dia 18, no Antônio Accioly. Na 15ª rodada, o Rubro-Negro recebe o Santos, na Gávea.
Por fim, o Mais Querido encara o Bragantino, na 16ª rodada, fora de casa, e fecha a tabela contra o Botafogo, no dia 10 de julho, novamente no estádio Luso Brasileiro. Após o clássico, o Rubro-Negro ainda terá mais dois jogos, contra Atlético-MG e Fortaleza, mas que que ainda não tiveram datas e horários definidos.
Até o momento, o Flamengo já disputou 11 rodadas do Brasileirão sub-20. O Mais Querido conquistou seis vitórias, com dois empates e três derrotas. A campanha deixa os Garotos do Ninho na terceira colocação, com 20 pontos.
Já o Palmeiras, próximo adversário do Flamengo, é o líder, com 24 gols, dois a mais que o Athletico-PR. O confronto entre as equipes será na segunda-feira (26), às 20h, na Arena Barueri.
Mudanças fazem parte do plano da nova gestão para reestruturar a base e preparar jovens para o profissional do Mais Querido
|
O Flamengo iniciou um processo de reformulação no elenco e na estrutura da equipe Sub-20. A mudança, que marca o início de uma nova diretriz para as categorias de base do clube, resultou na rescisão de contrato de seis jogadores e reforça a atuação direta de José Boto, diretor de futebol rubro-negro, no Ninho do Urubu.
Foram desligados os seguintes atletas:
Wesley Juan (zagueiro)
Julio Neto (zagueiro)
Marcos (zagueiro)
Ainõa (lateral-esquerdo)
Lucas Oliveira (atacante)
Lipão (atacante)
As saídas integram o plano de reestruturação implantado por Boto em conjunto com os técnicos Nuno Campos, atual comandante do Sub-20, e Leonardo Ramos, técnico da equipe Sub-20 B. Até o momento, a única contratação anunciada para o elenco Sub-20 é a do meia Bruno Xavier. O jogador chega como parte desse processo de renovação, que prioriza atletas com perfil mais competitivo, técnico e alinhado com as exigências do futebol profissional.
Internamente, a atuação de José Boto tem sido discreta, mas cada vez mais percebida. Contratado para modernizar o departamento de futebol, o dirigente português ampliou sua atuação para a base, onde passou a intervir de maneira mais direta, principalmente após os resultados instáveis das categorias de formação.
A reformulação não é pontual, e sim parte de um planejamento mais amplo. Recentemente, Boto também esteve à frente da renovação contratual do meia Pablo Lúcio, um dos nomes de maior potencial do Sub-20. O jogador assinou novo vínculo com o Flamengo até 2030, o que reforça a ideia de valorização dos talentos internos.
A reformulação do Sub-20 ocorre em um momento no qual o Flamengo busca se reposicionar como referência também na base. Nos últimos anos, apesar de revelar nomes como João Gomes e Matheus França, o clube viu concorrentes como Palmeiras e Athletico despontarem com projetos mais consistentes na formação de atletas.