FlaBasquete

Equipe espanhola conquista vaga no Mundial pode enfrentar o Flabasquete na competição

Unicaja Málaga vence Galatasaray na final e garante vaga na Copa Intercontinental FIBA, onde poderá reencontrar o Mais Querido na decisão em Singapura

Unicaja Málaga conquista título da Liga dos Campeões da FIBA e enfrentará o Flamengo no Mundial de Basquete em Singapura - foto: reprodução
Unicaja Málaga conquista título da Liga dos Campeões da FIBA e enfrentará o Flamengo no Mundial de Basquete em Singapura - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O Unicaja Málaga, da Espanha, confirmou neste domingo (12) sua vaga no Mundial de Clubes de Basquete após conquistar o título da Liga dos Campeões da FIBA. Em partida realizada no Sinan Erdem Dome, em Istambul, a equipe derrotou o Galatasaray por 83 a 67, em uma atuação dominante do início ao fim. O Flamengo, campeão da Champions League das Américas, será o representante sul-americano no torneio internacional.


Com uma trajetória marcada por consistência e força coletiva, o Unicaja encerrou a fase de grupos com seis vitórias em seis jogos, superando adversários como Aliaga Petkimspor (Turquia), Filou Oostende (Bélgica) e King Szczecin (Polônia). Nas fases seguintes, manteve o bom desempenho: foi líder em um grupo que incluía Galatasaray, Rytas Vilnius (Lituânia) e Manisa Basket (Turquia), com cinco triunfos em seis partidas.


DECISÃO EM ISTAMBUL


Na final contra o Galatasaray, o Unicaja demonstrou superioridade técnica e tática. Abriu vantagem já no primeiro quarto (19 a 13), manteve o equilíbrio no segundo (18 a 18) e consolidou o controle no último período, com parcial de 27 a 18. A vitória garantiu não só o título europeu como também o direito de disputar o Mundial da FIBA, a ser realizado em setembro, em Singapura.

A Copa Intercontinental FIBA de 2025 terá um formato de grupos, ainda sem chaveamento divulgado pela organização. Por critério de regulamento, Unicaja e o Mengão estarão em chaves distintas e só poderão se enfrentar em eventual final. O clube espanhol é o atual campeão mundial, tendo vencido o NBA G League United na edição anterior.


FLAMENGO BUSCA TERCEIRO TÍTULO MUNDIAL

O Flabasquete já levantou o troféu mundial duas vezes — em 2014 e 2022 — e também foi vice-campeão em 2019. A expectativa para o torneio deste ano cresce com a possibilidade de uma grande final contra o Unicaja, que atualmente ocupa a quarta colocação na Liga Espanhola, atrás de Real Madrid, Tenerife e Valencia. O Flamengo mira o terceiro título internacional, desta vez em solo asiático.


FlaBasquete

Flamengo busca renovação com grande nome antes do Mundial de Clubes

Astro está no final de seu vínculo com o Mais Querido e pode deixar a equipe para reforçar um rival gratuitamente a após Mundial de Clubes

Flamengo quer renovar contrato de um dos principais destaques da temporada antes do Mundial de Clubes - Foto: Reprodução/Flamengo
Flamengo quer renovar contrato de um dos principais destaques da temporada antes do Mundial de Clubes - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Com o fim da temporada 2025 no basquete brasileiro, o Flamengo já trabalha no planejamento para o próximo ano. E uma das prioridades da diretoria rubro-negra é garantir a permanência de Alexey Borges, principal nome do time no ano. Segundo o perfil Garrafão Rubro-Negro, o clube está próximo de acertar a renovação de contrato por mais duas temporadas, o que manteria o armador no elenco até dezembro de 2027. O argentino Franco Balbi pode deixar o clube após perder espaço para Alexey.


MVP DAS DECISÕES


Alexey foi o grande destaque do Flamengo nas conquistas da Copa Super 8 e da Basketball Champions League Americas (BCLA). Em ambas as decisões — contra o Minas, fora de casa, e contra o Boca Juniors (ARG) — o armador foi eleito o MVP (jogador mais valioso).


Na campanha do título continental, o camisa 9 teve médias de 20 pontos por jogo nas semifinais e final, sendo peça decisiva na trajetória vitoriosa da equipe. Já no Novo Basquete Brasil (NBB), embora tenha tido uma participação mais discreta, Alexey ainda terminou como o maior pontuador do time no torneio nacional.

POSSÍVEL SAÍDA NO SETOR


Enquanto Alexey caminha para permanecer no Flamengo, o clube pode sofrer uma baixa na posição. O também armador Franco Balbi desperta o interesse do Brasília Basquete, adversário direto no NBB e na Copa Super 8. O argentino ainda não definiu seu futuro e pode deixar o Rubro-Negro após mais uma temporada no Ninho.

MUNDIAL DE CLUBES À VISTA

O Flamengo ainda tem um grande compromisso para finalizar a temporada, trata-se do Mundial de Clubes de Basquete, que o clube conquistou o direito de participar após conquistar a BCLA e busca o terceiro título intercontinental da história rubro-negra. O FlaBasquete foi vencedor da disputa em 2014 e 2022.



FlaBasquete

Flabasquete pode perder estrela para rival do NBB

Elenco será reestruturado com participação de Oveja Hernández, e armador argentino pode reforçar rival direto na próxima temporada

O armador do Mais Querido pode estar com seu caminho aberto rumo a Brasília, o Flamengo passará por uma grande reestruturação ( Foto / CRF )
O armador do Mais Querido pode estar com seu caminho aberto rumo a Brasília, o Flamengo passará por uma grande reestruturação ( Foto / CRF )

  |

Icon Comentário0

O Flamengo encerrou oficialmente sua temporada no basquete masculino com a derrota para o Franca na última terça-feira (3), em jogo decidido na prorrogação. Mesmo com as conquistas da Champions League Américas e do Super 8, a eliminação no NBB deixou um "gosto amargo", como definiu o armador Alexey, titular e um dos principais nomes do time em 2024/25.


FLAMENGO PERDE GRANDE PEÇA 


Com o encerramento do ciclo competitivo, o clube já se movimenta nos bastidores visando a montagem do elenco para o próximo ano. A primeira mudança relevante pode ser justamente no setor de armação. Franco Balbi, um dos estrangeiros mais identificados com o projeto do FlaBasquete, está com futuro indefinido no clube.


A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Enéas Lima, do portal Garrafão Rubro-Negro. De acordo com a apuração, o nome do argentino vem sendo discutido internamente e seu ciclo pode estar perto do fim. Balbi, que perdeu espaço para Alexey, MVP do NBB e da América, desperta interesse do Brasília Basquete.

UMA MOVIMENTAÇÃO NOS BASTIDORES 


A movimentação, caso confirmada, faria com que o Flamengo voltasse a enfrentar seu antigo armador em compromissos nacionais, incluindo possíveis reencontros nos playoffs do NBB ou na Copa Super 8. Balbi chegou ao Rubro-Negro em 2018 e rapidamente se tornou uma peça-chave, liderando a equipe em conquistas nacionais e continentais.

A possível saída de Balbi é apenas uma das várias decisões que o FlaBasquete precisará tomar nos próximos dias. Após a chegada de Oveja Hernández ainda com a temporada em andamento, o treinador argentino agora terá a chance de montar o elenco do zero, já sob a nova gestão do clube.



FlaBasquete

Alexey demonstra frustração após eliminação do Flamengo no NBB

Armador falou, claramente abatido, em seguida a derrota do FlaBasquete no jogo 5 para o Franca e admite “gosto amargo” pelo revés

Alexey fala após eliminação dolorosa do Flamengo para o Franca no jogo 5 das semifinais do NBB - Foto: Reprodução/Flamengo
Alexey fala após eliminação dolorosa do Flamengo para o Franca no jogo 5 das semifinais do NBB - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo está fora da final do NBB. Em um jogo emocionante decidido na prorrogação, o FlaBasquete foi derrotado pelo Franca por 98 a 95 e deu adeus à briga pelo título da temporada. Com o resultado, o time paulista enfrentará o Minas na decisão.


Alexey após derrota do Flamengo no NBB: "Vai martelar na minha cabeça por um tempo arremessos que errei"


Abatido após a eliminação, o armador Alexey concedeu entrevista à beira da quadra, visivelmente emocionado. Com expressão fechada, ele lamentou o desfecho da partida: “Acho difícil analisar agora o que aconteceu, o porquê a gente perdeu. Foi no detalhe. Jogo de prorrogação, três pontos de diferença. Não merecíamos terminar a temporada com esse gosto amargo. Mas, ao mesmo tempo, tinha outra grande equipe tentando vencer. Foram melhores nesses detalhes do que a gente”, declarou ao SporTV.


ERROS QUE PESAM

Alexey ainda afirmou que levará consigo por um tempo a lembrança de alguns erros individuais em quadra. “Vai martelar na minha cabeça por um tempo arremessos que errei. Em outros momentos acertei, mas hoje não tive a felicidade de acertar. A vida segue. Parabéns ao Franca. E o Flamengo também está de parabéns. Terminamos uma temporada com três campeonatos e dois títulos, e agora ficamos muito perto de mais uma final”, disse o jogador, valorizando a campanha rubro-negra.


SEM CAÇA A CULPADOS

Questionado sobre a ausência de Ruan Miranda, que ficou fora por lesão, Alexey evitou procurar justificativas para a eliminação: “É difícil falar sobre "se". Se estivesse em quadra, se ia ganhar, se não ia. Isso pouco importa agora. Acabou. Agora é levantar a cabeça e seguir a vida”, concluiu.

FOCO NO MUNDIAL

Apesar da frustração no NBB, o Flamengo ainda tem um grande desafio pela frente. Campeão da Champions League das Américas, o time disputará o Mundial de Basquete de Clubes em setembro, em Singapura, com chances reais de conquistar mais um título internacional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Franca vence o Flabasquete em jogo elétrico do NBB e elimina o rubro-negro
FlaBasquete

Franca vence o Flabasquete em jogo elétrico do NBB e elimina o rubro-negro

 

Icon Comentário0
Ingressos esgotados para Flamengo x Franca no jogo 5 da semifinal do NBB
FlaBasquete

Ingressos esgotados para Flamengo x Franca no jogo 5 da semifinal do NBB

 

Icon Comentário0
Técnico do Franca diz consegue “minimizar características” do Flamengo
FlaBasquete

Técnico do Franca diz consegue “minimizar características” do Flamengo

 

Icon Comentário0