
FlaBasquete
|
Mais uma vitória! No segundo jogo da melhor de cinco pelas quartas de final do NBB, o FlaBasquete venceu o Fortaleza por 86 a 66, na noite desta terça-feira (7), no CFO, em Fortaleza. Gui Deodato e Scott Machado foram os destaques da partida com 16 pontos cada e essenciais para a vitória rubro-negra. O terceiro jogo está marcado para quinta-feira (9), ainda em Fortaleza - já com chance do Orgulho da Nação garantir a classificação às semifinais do NBB.
Destaques
Gui Deodato - 16 pontos;
Scott Machado - 16 pontos;
Gabriel Jaú - 13 pontos.
1º Quarto
A partida começou com o Flamengo dominando o jogo e com uma pontaria espetacular. Faltando 7’ para o fim do primeiro quarto o placar estava 0 a 13 para o Orgulho da Nação o que obrigou ao time da casa a pedir tempo técnico. Após a parada o Fortaleza começou a revidar os ataques do Flamengo e começou a se aproximar no placar, mas não foi o suficiente, o primeiro quarto terminou em 23 a 15 para o Flamengo, com destaque para Gui Deodato.
2º Quarto
Gui Deodato estreou a pontuação da segunda etapa com uma bela cesta de três que foi seguido de uma jogada linda do Scott Machado. Após esses pontos o Flamengo continuou com a distância de aproximadamente 10 pontos. Mas o grande destaque do segundo quarto foi o Deus da Raça, Olivinha, que bateu a marca histórica de 7.000 pontos no NBB. A segunda etapa da partida terminou com Flamengo na frente com 13 a pontos a mais em um placar de 49 a 36.
3º Quarto
A volta do intervalo começou com 3 pontos do Fortaleza, mas o Orgulho da Nação reage e consegue sair na frente na pontuação do período com uma boa atuação do Gabriel Jaú. Flamengo manteve a diferença no placar e faltando aproximadamente 3’ para acabar o terceiro quarto o Maique fez uma enterrada para aumentar mais ainda a pressão no time adversário. No final do período o Flamengo ficou com 9 pontos na frente do Fortaleza com um placar de 60 a 51.
4º Quarto
O último quarto começou com pressão no time adversário, foram 10 pontos em menos de 3 minutos. Após isso, continuou na pressão e Devon Scott conseguiu uma bela enterrada para se manter na frente. Foi um período com uma precisão muito boa do Orgulho da Nação, que venceu o segundo jogo das quartas de final por 86 a 66.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na quinta-feira (9) para o terceiro jogo das quartas de final, contra o Fortaleza, às 19h30, novamente no Centro Olímpico-CE.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Didi, Gabriel Jaú e Devon Scott.
Técnico: Gustavo De Conti
Ídolo do FlaBasquete divulga novo trabalho e convoca os rubro-negros para darem apoio a sua nova empreitada no ambiente digital
|
Ídolo eterno do basquete do Flamengo, Olivinha continua demonstrando seu carisma e a forte ligação com a torcida rubro-negra — agora também fora das quadras. O ex-ala-pivô lançou seu canal no YouTube e convidou os fãs a se inscreverem para acompanhar uma nova fase da carreira.
“Quem puder se inscrever no canal vai ajudar muito. Hoje já fiz uma live, mas quero começar a fazer com mais frequência. Quero falar sobre esportes, Flamengo, videogames e tudo que quisermos falar. Se inscreve lá, pessoal”, disse Olivinha em publicação nas redes sociais.
No canal, o ex-jogador promete abordar uma variedade de temas, com destaque para o universo do Flamengo, mas também passando por esportes em geral, videogames e assuntos do cotidiano. A proposta é criar um ambiente leve, interativo e com a cara da Nação.
Para quem acompanhou Olivinha nos ginásios, é uma oportunidade de conhecê-lo ainda mais de perto — agora em um novo palco, mas com a mesma paixão que sempre teve ao vestir o Manto Sagrado. Até o momento, o canal do histórico camisa 16 conta com 330 inscritos.
Contratado após se destacar no Uberlândia, Olivinha rapidamente se tornou uma das maiores referências do basquete rubro-negro. Em sua primeira passagem, conquistou a torcida com dedicação, inteligência tática e espírito coletivo. Após uma breve saída, retornou em 2012 e participou ativamente da fase mais vitoriosa da história da modalidade no clube.
Com Olivinha em quadra, o Flamengo levantou troféus importantes, como:
Além das conquistas, foi capitão, exemplo para os mais jovens e ícone de liderança. Fora das quadras, sempre cultivou uma imagem marcada pela humildade, bom humor e forte presença nas redes sociais — virtudes que agora levará ao seu canal no YouTube.
Mengão segue em busca de reforços para o elenco após derrota no NBB e visa o terceiro título a nível global no torneio da FIBA
|
O Flamengo está próximo de fechar o elenco para a temporada 2025/26 no basquete. O clube encaminhou a contratação do jovem argentino Alex Negrete, de 23 anos, um dos principais nomes da última edição da Liga Nacional da Argentina. Destaque do Instituto de Córdoba, o jogador deve acionar a cláusula de saída para se juntar ao Orgulho da Nação.
A informação foi publicada pelo jornal argentino La Voz, que revelou que o empresário do atleta comunicou a saída logo após o fim das finais nacionais. De acordo com a reportagem, o técnico rubro-negro Sergio Hernández participou diretamente das tratativas e entrou em contato com a diretoria do clube argentino.
Negrete encerrou a temporada com médias de 13,1 pontos, 4,5 rebotes e 2 assistências por jogo, com 53,2% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos e 33,8% nas bolas de três. Foi o cestinha do Instituto, além de eleito Melhor Jovem e Jogador de Maior Evolução da competição. Com passagens pelas seleções de base da Argentina, o jogador estreou recentemente pela seleção principal e se apresenta nesta semana para um período de treinos em Madri.
Embora atue originalmente como ala-armador, Alex Negrete chega para reforçar a rotação nas alas, agregando versatilidade ao elenco comandado por Sergio Hernández. Com ele, o Flamengo encerra a busca por mais uma peça para o perímetro, agora formado por atletas com múltiplas funções e capacidade de adaptação dentro das formações táticas.
Com a chegada de Negrete, o Flamengo finaliza o processo de reformulação do elenco para a próxima temporada. Além do argentino, o clube garantiu as renovações de peças importantes, confirmou Markeith Cummings e anunciou outras três contratações para disputar o Novo Basquete Brasil (NBB), a Champions League das Américas e o Mundial Interclubes da FIBA. Confira como ficou o elenco rubro-negro para 2025/26 (em negrito, os nomes já confirmados oficialmente):
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro, vamos conhecer mais detalhes dos convocados
|
O FlaBasquete segue mostrando força no cenário nacional e internacional. A convocação da Seleção Brasileira para a disputa da AmeriCup 2025, divulgada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), reforça esse protagonismo: três jogadores do Flamengo convocados para a Seleção Brasileira de Basquete estão entre os nomes escolhidos pelo técnico Aleksandar Petrovic.
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro. Vamos conhecer mais detalhes dos convocados e da competição que se aproxima. A Seleção Brasileira de Basquete contará com três atletas do Flamengo na preparação para a AmeriCup 2025:
🔹 Alexey Borges
Posição: Armador
🔹 Ruan Miranda
Posição: Pivô
🔹 Gui Deodato
Posição: Ala
Além dos atuais jogadores do Flamengo, a convocação também trouxe nomes com passagem pelo clube, destacando ainda mais a força da base e do elenco rubro-negro:
A convocação de três jogadores do Flamengo para a Seleção Brasileira de Basquete mostra o papel de protagonismo do clube na modalidade. Alexey Borges, Ruan Miranda e Gui Deodato são nomes que, além de contribuírem com o Rubro-Negro, agora têm a missão de representar o país em uma competição de alto nível.
Caso confirmem presença entre os 12 selecionados, os atletas viajarão para a Nicarágua em agosto e devem desfalcar o Flamengo por alguns jogos no calendário nacional. Essa visibilidade internacional reforça o investimento do clube no basquete e posiciona o FlaBasquete como um celeiro de talentos para o Brasil.