FlaBasquete
|
0O Flamengo, maior campeão da história do Novo Basquete Brasil (NBB) com sete títulos, se prepara para mais uma final da competição. Neste sábado, o clube carioca inicia sua décima disputa de título, enfrentando o Franca às 11h no Maracanãzinho, no primeiro jogo da série melhor de cinco. A partida será transmitida pelo sportv. Entre os jogadores do Flamengo, destaca-se o ala-pivô Gabriel Jaú, indicado ao prêmio de MVP da temporada e também concorrendo na categoria de "Melhor Pivô". Esta é a primeira vez que Jaú disputa uma final do NBB.
"Fiquei muito feliz. É uma coisa que nunca aconteceu na minha carreira. Esta temporada está sendo realmente muito gloriosa", comentou Gabriel sobre sua indicação ao prêmio de MVP.
Gabriel Crepaldi Volpato Galvanini, conhecido como Gabriel Jaú, tem 26 anos e é natural da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, de onde veio seu apelido. Com 2,04 metros de altura, ele joga como ala-pivô e veste a camisa 9 do Flamengo. Nesta temporada, Jaú tem uma média de 13,7 pontos, 7,1 rebotes, 1,8 assistências por jogo e 16,2 de eficiência, números que o colocam entre os principais jogadores da liga.
Concorrendo ao prêmio de MVP ao lado de Lucas Dias, do Franca, e Thornton, do Botafogo, Jaú comentou sobre a competição saudável entre eles. "O Lucas Dias é um cara que conheço há muito tempo, é um amigo, só que a gente tem essa rivalidade dentro de quadra, a gente gosta dessa disputa. Na seleção a gente sempre conversa, mas ao pisar dentro de quadra, cada um defende seu lado. Tô muito feliz de poder concorrer com ele. O Thornton veio mostrando um grande basquete no Botafogo, é um cara que merece esse prêmio também."
A votação para o prêmio de MVP é realizada por jogadores, técnicos, árbitros e imprensa especializada. Embora a data das premiações oficiais ainda não tenha sido divulgada, o ge criou uma enquete extra-oficial para que os torcedores possam votar em seus favoritos. Além da disputa pelo MVP, Jaú também é candidato na categoria de "Melhor Pivô" da temporada.
Flamengo dominou a partida do início ao fim e é o líder da competição
|
0Nesta segunda-feira (11), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o FlaBasquete não tomou conhecimento do União Corinthians e venceu por 95 a 77. Com o resultado, a equipe chega à marca de oito vitórias no NBB, se recuperando da derrota para o São Paulo, na última quinta (7).
O primeiro período foi de um amasso Rubro-Negro sobre o time Gaúcho. Gui Deodato, 15º maior pontuador da história do NBB, foi o grande destaque do Mengão na primeira parcial, com 12 pontos. Ruan fez linda cravada, que deixou o ginásio em pé. Alexey distribuiu bem o jogo, com três assistências. O Orgulho da Nação foi muito sólido na defesa e imponente no ataque, fechando em 30 a 18 a parcial.
No segundo quarto, o FlaBasquete manteve o adversário correndo atrás, se sobressaindo na defesa e forçando o União Corinthians a cometer vários erros. Alexey continuou como o maestro da equipe, dando cinco assistências. Jordan Williams foi bastante visado, convertendo seis lances livres, 11 pontos no total. O Orgulho da Nação foi para o intervalo com 20 pontos de frente, vencendo por 59 a 39.
Segundo tempo
O terceiro período foi mais disputado, com as equipes voltando do intervalo no nível de jogo mais parecido. O Rubro-Negro diminuiu a agressividade do primeiro tempo, pontuando bem menos e cometendo alguns erros. Nos segundos sinais, Jhonatan Luz acertou bela bola de três, mantendo a vantagem em 19 pontos: 72 a 53.
No último quarto, a disputa física ficou mais intensa, com as duas equipes sofrendo faltas antidesportivas após desentendimento entre o jogador do União Corinthians, Veríssimo, com o pivô do Mengão, Taya Gallizzi. O volume de faltas foi bastante alto no jogo, o que travou o ritmo em alguns momentos, mas o Flamengo manteve consistente, com Jhonatan Luz e Jordan Williams dando um show na bola tripla.
Gui Deodato foi o cestinha com 20 pontos e Alexey também destaque com 12 assistências. Vitória por 95 a 77 e liderança mantida no NBB. Próximo duelo será nesta quarta-feira (13), em clássico contra o Botafogo.
Equipe rubro-negra encostou no placar no último período, mas acabou perdendo por 77 a 75 no ginásio do Morumbi
|
0Em mais um duelo fora de casa pelo NBB, o FlaBasquete perdeu para o São Paulo por 77 a 75 na noite desta quinta-feira (7), no ginásio do Morumbi. Os donos da casa se mantiveram à frente no placar durante todo o jogo. No último período, o Orgulho da Nação buscou a reação e fez a diferença cair para dois pontos, mas não conseguiu virar o placar e acabou sofrendo sua segunda derrota na competição.
1º Quarto
Atuando em casa, o São Paulo iniciou o quarto com um ritmo forte e abriu vantagem no placar. A primeira bola de três do Flamengo foi de Jhonatan Luz. Na reta final do período, o time rubro-negro melhorou um pouco o aproveitamento nos arremessos e encurtou a diferença para sete pontos. Os donos da casa fecharam a parcial em 25 a 18.
2º Quarto
No minuto inicial do segundo quarto, Jordan Williams trabalhou bem a jogada no garrafão e marcou seus dois primeiros pontos na partida. O Orgulho da Nação voltou melhor e conseguiu cortar a diferença para apenas três pontos. No momento que o São Paulo voltava a abrir vantagem, Kayo Gonçalves acertou uma bola tripla e recolou o Mengão na partida. Franco Balbi, da zona morta, recebeu livre e também converteu do perímetro. Quase do meio da quadra, o armador argentino anotou outra bola de três. Com isso, o time rubro-negro seguiu na cola do São Paulo, que terminou na frente por apenas dois pontos: 38 a 36.
3º Quarto
Na volta do intervalo, o São Paulo seguiu com bom aproveitamento nas bolas de três. Por outro lado, o Flamengo tentava trabalhar as jogadas ofensivas para converter os pontos, mas oscilava um pouco no ataque, encontrando dificuldades para ser mais efetivo nos arremessos. O duelo continuou muito equilibrado, com as equipes trocando pontos. Porém, o time tricolor permaneceu com a vantagem e fechou a parcial em 58 a 53.
4º Quarto
No último quarto, o Orgulho da Nação voltou mais concentrado e deixou o confronto empatado logo no início. Kayo Gonçalves recebeu livre na zona morta e converteu mais três pontos. O São Paulo, por sua vez, também respondia com pontos, deixando o jogo muito equilibrado. Um fator importante a se destacar é que o time rubro-negro não estava com bom aproveitamento nos arremessos de três. Balbi converteu duas bolas seguidas de três e fez a diferença cair para cinco pontos faltando pouco mais de um minuto para o término. Com três arremessos livre convertidos por Gui Deodato, a vantagem do São Paulo era de apenas dois pontos. Nos segundos finais, o Flamengo acabou desperdiçando uma oportunidade debaixo da cesta e acabou sendo derrotado por 77 a 75.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima segunda-feira (11) para encarar o União Corinthians, às 20h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, pelo Novo Basquete Brasil (NBB).
Quinteto inicial
Alexey, Gui Deodato, Jordan Williams, Lucas Siewert e Ruan Miranda.
Técnico: Gustavo De Conti.
Mengão lidera o campeonato nacional de Basquete e vai visitar o Tricolor em busca de manter a invencibilidade fora de casa na competição
|
0Nesta quinta-feira (7), o Flamengo, líder do NBB, visita o São Paulo no Ginásio do Morumbi em confronto que promete disputas acirradas. A partida, marcada para 20h30 (horário de Brasília), é crucial para o Mengão, que busca aumentar sua vantagem na liderança da tabela.
Com sete vitórias e apenas uma derrota, o Flamengo soma 15 pontos, dois a mais que o Minas, segundo colocado com 13, o clube mineiro, porém, tem uma partida a menos que o Orgulho da Nação até o momento. O São Paulo está em quarto, com 11 pontos, tornando este duelo um confronto direto pela parte alta da classificação.
Onde assistir São Paulo x Flamengo pelo NBB:
O jogo será transmitido ao vivo pelo SporTV, FlaTV+ e NBB Basquet Pass. Em caso de vitória Rubro-Negra, o Orgulho da Nação não poderá ser ultrapassado nesta rodada e manterá o aproveitamento de 100% nos jogos fora de casa no ano pelo NBB. O São Paulo busca retomar o terceiro lugar após ser derrotado pelo Pinheiros e ultrapassado pelo Brasília, que venceu ontem o Fortaleza.
Último jogo do Flamengo no NBB
O Flamengo vem embalado pela vitória sobre o Caxias do Sul por 84 a 55. No confronto, o time rubro-negro dominou desde o início, com Alexey acertando um arremesso de três logo no começo. Jordan Williams foi destaque no segundo quarto, com nove pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos. Após o intervalo, Balbi e Jhonatan Luz mantiveram o ritmo e comandaram a equipe até o final, assegurando o triunfo com um placar sólido.