FlaBasquete

FlaBasquete busca a virada e vence o Vasco por 84 a 78, no Maracanãzinho

Time rubro-negro carioca sobe de produção após o intervalo e conquista mais um triunfo sobre o rival na temporada 2024/25 do NBB

Apesar do começo complicado, o Flamengo voltou do intervalo bem melhor e conseguiu a virada sobre o rival, Vasco
Apesar do começo complicado, o Flamengo voltou do intervalo bem melhor e conseguiu a virada sobre o rival, Vasco

  |

Icon Comentário0

No Clássico dos Milhões pelo NBB, o FlaBasquete buscou a virada e venceu o Vasco por 84 a 78 na noite desta quinta-feira (27), no Maracanãzinho. Após os dois primeiros quartos bem abaixo, Orgulho da Nação voltou com outra postura do intervalo e conseguiu derrotar o rival carioca. Com 22 pontos, Alexey foi o destaque da partida, alcançando o duplo-duplo com 12 assistências.


Destaques


Alexey – 22 pontos e 12 assistências;


Shaq Johnson – 15 pontos.


1º Quarto

Os primeiros dois pontos do FlaBasquete na partida foram de Ruan, que trabalhou bem a bola no garrafão e fez na bandeja. Em seguida, Kayo Gonçalves anotou a primeira bola tripla do jogo. O clássico era bem equilibrado nos minutos iniciais, disputado ponto a ponto, com o Vasco levando uma ligeira vantagem no marcador. Quando descia para a quadra ofensiva, o time rubro-negro desperdiçava muitos arremessos, permitindo com que o adversário saísse em transição rápida para o ataque. Após ficar alguns minutos estacionado nos cinco pontos, Lucas Siewert e Alexey converteram duas bolas triplas para o Mengão. Apesar da reação rubro-negra nos segundos finais do quarto, o Vasco fechou a parcial vencendo por 19 a 16.

2º Quarto

O início do segundo quarto foi marcado por uma disputa intensa pela posse de bola. Shaq Johnson recebeu no perímetro e acertou de três, cortando um pouco a desvantagem. Um ponto positivo da equipe rubro-negra foi uma ligeira melhora nos arremessos. Na metade do segundo o período, a vantagem do Vasco era de apenas dois pontos. Com baixo aproveitamento nos lances livres, o Rubro-Negro desperdiçava pontos valiosos, já que a defesa do Vasco parava as jogadas com muitas faltas. Num momento importante, Alexey apareceu livre e acertou uma bola tripla. Com um primeiro tempo bem abaixo, o Orgulho da Nação foi para o intervalo perdendo por 41 a 32.

3º Quarto

Na volta para o terceiro quarto, o FlaBasquete seguia cometendo os mesmos erros no ataque, com dificuldades para concluir as jogadas com pontos. Até que Shaq Johnson recebeu com liberdade e cravou uma cesta de três. Ele ainda sofreu a falta e converteu o lance livre de bonificação. Em seguida, foi a vez de Jordan Williams também anotar de três. Momento importante que fez o Orgulho da Nação crescer no jogo e encostar no placar, fazendo a diferença cair para apenas dois pontos. E não demorou muito para o Mengão virar o placar. Shaq Johnson novamente tentou a bola tripla e ela entrou. Nos minutos finais, o Mais Querido deslanchou! As bolas voltaram a cair e a vantagem rubro-negra foi aumentando. Um excelente quarto de recuperação do Rubro-Negro, que mostrou seu poder de reação, fechando a parcial em vantagem: 61 a 56.

4º Quarto

No último quarto, o Orgulho da Nação manteve o ritmo. Alexey trabalhou bem no garrafão e marcou dois pontos na bandeja. Logo na sequência, Gui Deodato foi para a enterrada e Jordan Williams anotou mais uma bola tripla. Na defesa, o time rubro-negro conseguia conter os ataques do Vasco, que não oferecia mais tanto trabalho. Numa assistência de Alexey, Ruan foi para a enterrada, computando mais dois pontos para o Fla. Nos minutos finais, o jogo voltou a ficar eletrizante, com o Vasco encostando no placar. Mas o Mengão fez prevalecer sua qualidade, conseguindo os pontos necessários para vencer por 84 a 78.

Próximo desafio

O Orgulho da Nação volta à quadra no sábado (29) para enfrentar o Botafogo, às 16h, no ginásio Oscar Zelaya, em mais uma rodada do NBB.

Quinteto inicial

Alexey, Shaq Johnson, Jordan Williams, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.

Técnico: Sérgio Hernández.


FlaBasquete

Com placar elástico, FlaBasquete vence Caxias do Sul com facilidade na abertura dos playoffs do NBB

Atuando fora de casa no primeiro jogo, Orgulho da Nação fez 98 a 52 e largou na frente nas oitavas de final da competição nacional. Jogo 2 será no RJ

Orgulho da Nação impôs seu ritmo em quadra e venceu com facilidade o Caxias do Sul por 98 a 52. Foto: Hermes de Sousa/CRF
Orgulho da Nação impôs seu ritmo em quadra e venceu com facilidade o Caxias do Sul por 98 a 52. Foto: Hermes de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Após conquistar o tricampeonato da América, o FlaBasquete voltou suas atenções para os playoffs do NBB e se deu bem! No primeiro jogo das oitavas de final, o Orgulho da Nação impôs seu ritmo em quadra e venceu com facilidade o Caxias do Sul por 98 a 52, nesta quarta-feira (23), no ginásio do Sesi-RS. Com 17 pontos, Jhonatan Luz foi o grande destaque da partida. O segundo jogo da série melhor de cinco acontece no próximo domingo (27), no Rio de Janeiro.



DESTAQUES


Jhonatan Luz – 17 pontos;

Jordan Williams – 13 pontos;


Gui Deodato – 12 pontos;

Lucas Siewert – 12 pontos. 

1º Quarto

Os primeiros três pontos do jogo vieram das mãos de Kayo Gonçalves. Na sequência, foi a vez de Jordan Williams converter uma bola tripla. O Orgulho da Nação controlava as ações nos primeiros minutos, abrindo boa vantagem no placar. Na segunda metade do quarto, o Caxias foi encontrando mais espaços e encurtou um pouco a diferença. O FlaBasquete fechou o primeiro período vencendo por cinco pontos de vantagem: 20 a 15.

2º Quarto

No segundo quarto, o time rubro-negro seguiu se mantendo à frente, não permitindo que os donos da casa encostasse no placar. Em quadra, Jhonatan Luz entrou bem no jogo e acertou quatro bolas triplas na primeira metade do período, liderando o ranking de pontuação da partida. Em sua primeira bola, Gui Deodato converteu do perímetro para marcar mais três pontos na conta do Mengão. Com ótimo aproveitamento nas bolas de três, o Orgulho da Nação foi abrindo vantagem, indo para o intervalo vencendo por 49 a 33.

3º Quarto

Na volta para o terceiro quarto, o FlaBasquete continuou dominando as ações, explorando principalmente as jogadas de infiltração no garrafão. Jordan Williams recebeu livre para três e a bola caiu. Se o ataque rubro-negro funcionava, a defesa também se mostrava segura, conseguindo neutralizar as jogadas do Caxias, que ficou mais de meio período sem pontuar. O Orgulho da Nação fechou a parcial com uma vantagem ainda maior: 73 a 35.

4º Quarto

No último quarto, Jhonatan Luz voltou pro jogo e já anotou outra bola tripla, chegando a 17 pontos. Com grande vantagem no placar, o time rubro-negro se sentia à vontade em quadra e continuava com ótimo aproveitamento nas bolas triplas. Nos minutos finais, o FlaBasquete administrou a enorme vantagem, venceu por 98 a 52 e largou na frente no primeiro jogo das oitavas do NBB.

PRÓXIMO DESAFIO

O Orgulho da Nação volta à quadra no domingo (27) para enfrentar novamente o Caxias do Sul, às 11h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, pelo segundo jogo das oitavas de final do NBB.

Quinteto inicial

Alexey, Shaq Johnson, Jordan Williams, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.

Técnico: Sergio Hernández.


FlaBasquete

Flamengo começa a campanha nos playoffs do NBB: Saiba horário e onde assistir

Após o título da BCLA, FlaBasquete volta suas atenções para a liga nacional e quer estender a longa hegemonia na categoria no Brasil

Flamengo inicia a campanha nos playoffs do NBB nesta quarta-feira (23) diante do Caxias - Foto: Reprodução/Flamengo
Flamengo inicia a campanha nos playoffs do NBB nesta quarta-feira (23) diante do Caxias - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Após conquistar o tricampeonato da BCLA — a "Libertadores do basquete" — com uma vitória imponente sobre o Boca Juniors (ARG), o Flamengo volta à quadra nesta quarta-feira (23) para iniciar sua caminhada nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25. O duelo contra o Caxias do Sul, válido pelas oitavas de final, acontece às 20h30 (horário de Brasília), no Rio Grande do Sul.


A partida terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV (TV por assinatura), além da FlaTV+, no YouTube, que também exibirá o confronto direto do NBB.


FORMATO DOS PLAYOFFS DO NBB


As oitavas de final do NBB seguem o formato de série melhor de cinco jogos, assim como as fases seguintes — quartas, semifinal e final. Os oito melhores colocados da temporada regular enfrentam os oito de pior campanha que avançaram à próxima fase.

Na primeira fase, o Flabasquete terminou com a segunda melhor campanha, vencendo 26 dos 34 jogos disputados — ficando atrás apenas do Minas, que venceu 29 partidas. O Caxias do Sul, por sua vez, ficou na 15ª colocação, com 11 vitórias e 23 derrotas, sendo o penúltimo classificado para os playoffs.


CALENDÁRIO DA SÉRIE ENTRE FLAMENGO E CAXIAS DO SUL
  • Jogo 1: 23/04 (quarta), às 20h30 – em Caxias do Sul
  • Jogo 2: 27/04 (domingo), às 11h – no Rio de Janeiro
  • Jogo 3: 29/04 (terça), às 20h – no Rio de Janeiro
  • Jogo 4 (se necessário): 02/05 (sexta), às 20h – em Caxias do Sul
  • Jogo 5 (se necessário): 05/05 (segunda), às 19h – no Rio de Janeiro

O Flamengo quer a vitória para matar a série ainda em três partidas, mas o Caxias vai em busca de uma possível zebra. Quem avançar deste confronto enfrentará nas quartas de final o vencedor da série entre União Corinthians e Corinthians.



FlaBasquete

Alexey exalta a nova era de triunfos após a conquista da Champions das Américas com o Flamengo

MVP da Champions League das Américas, o armador estaca amadurecimento, tranquilidade e diversão como chaves para sua evolução no basquete

Alexey Borges celebra título da Champions League das Américas com o Flamengo após ser eleito MVP do torneio continental. ( Foto/ CRF )
Alexey Borges celebra título da Champions League das Américas com o Flamengo após ser eleito MVP do torneio continental. ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

A conquista da Champions League das Américas no último fim de semana marcou não apenas mais um título importante para o Flamengo, mas também um ponto de virada na trajetória de Alexey Borges. Eleito o MVP da competição, o armador revelou ter mudado sua forma de enxergar o basquete nos últimos anos e, hoje, atua com mais tranquilidade, maturidade e prazer em quadra.




MATURIDADE COMO COMBUSTÍVEL NO BASQUETE



Alexey tem se destacado pelo rendimento técnico e pela forma como lida com a pressão. Aos 28 anos, ele afirma que sua principal motivação sempre foi viver momentos como os da final contra o Boca Juniors. A diferença agora está na forma como encara esses desafios: com mais autoconfiança. “Hoje, estou muito mais confiante. Me sinto tranquilo para jogar, mesmo sabendo da responsabilidade que é vestir essa camisa”, disse o armador, referência do elenco do Mais Querido.



DESEMPENHO INDIVIDUAL QUE CHAMOU ATENÇÃO


Durante o torneio continental, Alexey acumulou números expressivos. Na semifinal contra o Franca, anotou 24 pontos e distribuiu nove assistências. Na final, foram 15 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Ele terminou a competição com média de 19,5 pontos, 7,5 assistências e três rebotes nos dois jogos decisivos, além de liderar o ranking de eficiência com 21,7%.


Apesar da seriedade com que encara o esporte, Alexey destacou que a leveza ao jogar tem sido essencial. Segundo ele, esse é um dos fatores que explicam seu bom momento. “Procuro me divertir ao máximo, como se estivesse brincando no quintal de casa”, afirmou. O armador soma, até o momento, 452 pontos, 114 rebotes e 288 assistências na temporada, números que comprovam sua consistência.


Além da performance técnica, Alexey também se consolidou como uma das lideranças do elenco rubro-negro. O técnico Sérgio Hernández, conhecido por valorizar o aspecto mental dos atletas, não poupou elogios ao armador. “É um cara muito tranquilo, mas que ajuda bastante na parte tática. Ele pensa o jogo como um técnico. Para ele, cada partida tem peso de final”, comentou.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


FlaBasquete já sabe as datas da Copa Intercontinental da FIBA
FlaBasquete

FlaBasquete já sabe as datas da Copa Intercontinental da FIBA

 

Icon Comentário0
Campeão da BCLA, Flamengo conhece adversário nos playoffs do NBB
FlaBasquete

Campeão da BCLA, Flamengo conhece adversário nos playoffs do NBB

 

Icon Comentário0
É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas
FlaBasquete

É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas

 

Icon Comentário0