
FlaBasquete
|
O Flamengo entra em quadra nesta quinta-feira (06) para encarar o Franca, no segundo jogo da final do Novo Basquete Brasil (NBB). Do outro lado está Jhonatan Luz, ala da equipe paulista que passou pelo Orgulho da Nação durante quatro anos. Em conversa com o Coluna do Fla, o jogador revelou histórias, abriu o coração e comentou sobre a expectativa de enfrentar o ex-time.
— Eu tinha um sonho muito grande de jogar no Flamengo e realizei. Sou muito fã da torcida. Meu pai morou no Rio de Janeiro e eu acompanhei. Já fui no Maracanã várias vezes. Foi sensacional jogar pelo Flamengo. Tudo que eu disputei pelo Flamengo, eu ganhei. Tive o prazer de jogar com Olivinha, Marquinhos e Varejão, grandes ícones do basquete. Eu não tive a oportunidade de jogar com Marcelinho Machado no Flamengo, mas joguei na seleção. Foi sensacional, Tive grandes momentos. Entrar no Maracanã para chamar a torcida para o Mundial foi surreal. Ver a torcida embalando a gente foi surreal — destacou sobre a torcida do Flamengo.
— É osso do ofício enfrentar o ex-time numa final de NBB. Não é a primeira vez, na temporada retrasada também foi o Flamengo. É complicado. Você faz amigos no time e de repente tem que sair. Eu não queria sair, não foi culpa minha, mas faz parte. Meu ciclo foi muito bom no Flamengo, ganhei de tudo e fui muito feliz. Agora estou do outro lado e tenho que respeitar. Respeito muito o Flamengo e o Franca. Sabemos que é um confronto e que vença o melhor — finalizou o ala sobre enfrentar o Flamengo na final do NBB.
Jhonatan Luz tem contrato com o Franca, mas o jogador deixou aberto a possibilidade de um dia retornar ao Flamengo. Apesar do desejo, o ala destacou que visa o presente, mas que prega respeito aos dois times que mais conquistou títulos na carreira.
— No presente estou disputando mais uma final. Minha sétima final seguida e tenho cinco títulos. Só Deus sabe o meu futuro, se eu continuo no Franca ou volto para o Flamengo ou para outro clube. Hoje estou defendendo a camisa do Franca e vou fazer o máximo para ganhar o maior número de títulos possíveis e fazer história. Se desse para voltar ao Flamengo, eu gostaria muito, mas agradeço pelas coisas que têm passado na minha vida e na minha carreira — comentou.
Assim sendo, o Flamengo encara o Franca de Jhonatan Luz nesta quinta-feira (06), às 19h (horário de Brasília), em São Paulo, em jogo válido pela segunda partida da final do NBB. Vale destacar que o Flamengo precisa vencer o Franca para seguir vivo no confronto. Isso porque, caso o Orgulho da Nação seja derrotado em São Paulo, a equipe paulista faz 2 a 0 na série melhor de três e conquista o título do NBB.
Com início de carreira no Paulistano, Onwenu jogou no Corinthians de 2022 a 2024, e foi destaque do clube paulista; Depois foi a G‑League
|
O FlaBasquete anuncia a chegada do ala Daniel Onwenu, de 22 anos, para a temporada 2025/26. O jovem atleta retorna ao basquete brasileiro após destaque no exterior — ele jogou nos Capitanes de la Ciudad de México, da G‑League, a liga de desenvolvimento da NBA.
Daniel Onwenu sobre sua chegada no Flamengo: "Vamos seguir buscando novas conquistas e fortalecendo essa grande história que o clube tem"
Com início de carreira no Paulistano, Onwenu jogou no Corinthians de 2022 a 2024, e foi destaque do clube paulista na temporada. O passo seguinte foi a G‑League, onde defendeu o Capitanes de la Ciudad de México. No México, Daniel aprimorou seu jogo, ganhando experiência internacional e maturidade, elementos que o Flamengo busca para reforçar seu perímetro.
Com 1,98 m de altura, Onwenu é um ala versátil que combina mobilidade, capacidade de criação e boa leitura de jogo. Sua chegada ao Orgulho da Nação agrega juventude, potencial de crescimento e experiência em competições de alto nível.
O ala falou sobre seu retorno ao país e a oportunidade de defender o Flamengo. “Muito feliz de estar de volta ao Campeonato Brasileiro, e com muito orgulho por fazer parte desse grupo e vestir essa camisa rubro-negra. Vamos seguir buscando novas conquistas e fortalecendo essa grande história que o clube tem”, afirmou o novo reforço.
Daniel Onwenu se junta a Alexey Borges, Shaq Johnson, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Kayo Gonçalves, Ruan Miranda e Wesley Castro como os nomes confirmados para a próxima temporada do basquete rubro-negro.
Natural de Belo Horizonte, o pivô iniciou sua trajetória em 2013 no Pinheiros e acumulou experiência em clubes como Minas, Corinthians e Mogi
|
O Flamengo confirma a chegada do pivô Wesley Castro, que vestirá o Manto Sagrado na temporada 2025/26. O atleta, de 29 anos, chega após passagem marcante pelo Franca, onde se destacou no NBB e em torneios internacionais.
Wesley sobre o acerto: "Estou muito feliz em poder vestir a camisa do Flamengo"
Natural da cidade de Belo Horizonte, Wesley Castro iniciou sua trajetória em 2013 no Pinheiros e acumulou experiência em clubes como Minas, Corinthians e Mogi das Cruzes antes de desembarcar no Franca. No clube paulista, foi peça-chave na formação do tetracampeonato do NBB, saindo com médias de 10,1 pontos e 4,3 rebotes.
Além disso, conquistou a Copa Intercontinental da FIBA em 2023 e brilhou nas duas últimas temporadas do Franca — inclusive no retorno após breve passagem pelo México — retornando com duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes em sua reestreia.
Com presença física imponente (2,02 m), boa eficiência no garrafão e sólida defesa, o pivô representa um importante acréscimo à rotação do Flamengo, agregando força e experiência em jogos decisivos, principalmente no fim da temporada.
O novo reforço rubro-negro falou sobre a oportunidade de defender o clube. “É um enorme prazer fazer parte dessa equipe na temporada 25/26. Estou muito feliz em poder vestir a camisa do Flamengo, um clube de muita tradição no esporte, e espero conseguir somar nessa história gigante que esse clube carrega por onde passa”, afirmou Wesley.
Wesley Castro se junta a Alexey Borges, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Shaq Johnson, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda como os nomes confirmados para a próxima temporada do basquete rubro-negro e que prometem dar alegria a torcida.
Após destaque na última tempora, o ala seguirá vestindo o Manto na temporada 25/26, onde continuará buscando títulos e atuações de gala com o manto
|
O reforço que chegou com impacto e começou a escrever sua história no clube permanece no Flamengo! Shaquille Johnson teve seu vínculo renovado para a temporada 2025/26, mantendo a presença do ala norte-americano no elenco rubro-negro.
Shaq sobre renovação: 'É uma honra vestir essas cores"
Contratado para a temporada 2024/25, Shaq rapidamente conquistou seu espaço no time. Na última temporada, além da participação marcante na rotação, o ala foi peça importante nas conquistas da Copa Super 8 e da Basketball Champions League Americas.
O atleta ajudou colaborando de forma decisiva para que o Flamengo garantisse a vaga na Copa Intercontinental. Com média de 11,2 pontos, 3,1 rebotes e 2,0 assistências em 41 jogos pelo NBB, Shaq trouxe talento ofensivo e explosão.
Shaq falou sobre a expectativa para a nova temporada e valorizou a oportunidade de seguir defendendo o Mengão:
“A expectativa é dar continuidade ao que começamos no ano passado, tanto como time quanto individualmente. Teremos a chance de disputar quatro competições diferentes, e isso é o mais especial de jogar em um clube como o Flamengo. É uma honra vestir essas cores e representá-las da melhor forma possível”, destacou o ala.
Com a renovação assinada, Shaq Johnson se junta a Alexey Borges, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda como os nomes confirmados para a duríssima próxima temporada do basquete rubro-negro.