
Futebol
|
A semana foi bastante agitada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que precisou demitir o técnico Dorival Júnior após a derrota para a Argentina. Entre os especulados para assumir o cargo, estava Filipe Luís, treinador do Flamengo. No entanto, durante a coletiva após o empate com o Internacional pelo Brasileirão, o comandante rubro-negro reforçou o compromisso com o clube e desejou boa sorte ao ex-técnico da Seleção.
“Minha semana foi o Internacional. Totalmente estudando, analisando, treinando… Assisti ao jogo da Seleção, fiquei muito triste pelo Dorival, que é um grande amigo, tenho um respeito muito grande por ele, me ajudou muito. Desejo sucesso e que em breve estejamos nos enfrentando novamente no campo. Assim sendo, vocês me conhecem, tenho contrato com o Flamengo. A única coisa que penso é Libertadores, o Deportivo Táchira (VEN)”, disse Filipe Luís.
SITUAÇÃO DE FILIPE LUÍS
Filipe Luís assumiu o comando do Flamengo em setembro do ano passado, após a saída de Tite. Com contrato válido até dezembro de 2025, o treinador já demonstrou estar satisfeito no cargo e considera a possibilidade de estender seu vínculo com o clube.
SEMANA AGITADA
Enquanto a CBF viveu dias turbulentos com a demissão de Dorival Júnior e a busca por um novo treinador, o Flamengo focou na preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro. No sábado (29), o time ficou no empate por 1 a 1 com o Internacional no Maracanã.
Agora, o Flamengo tem pouco tempo para lamentar o resultado. O próximo desafio será contra o Deportivo Táchira, na quinta-feira (03), às 21h30 (horário de Brasília), na Venezuela, pela primeira rodada da Libertadores.
Os técnicos se enfrentaram no último sábado (29), onde Flamengo e Internacional ficaram apenas no empate em 1 a 1, no Maracanã
|
Flamengo e Internacional ficaram apenas no empate em 1 a 1 no último sábado (29), em confronto válido pela 1ª rodada do Brasileirão. Assim, Filipe Luís e Roger Machado continuam sem saber o que é derrota em 2025, já que alcançaram o melhor aproveitamento do Brasil na temporada. O técnico do Mais Querido segue no topo da lista, enquanto o gaúcho pulou para a segunda posição com a derrota do Atlético-MG de Cuca.
Até o momento, Filipe Luís já comandou o Flamengo em 13 jogos na temporada, com dez vitórias e três empates. Além disso, o treinador do Mais Querido levantou três troféus: Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Roger Machado também chegou ao seu 13º jogo, mas com nove resultados positivos e quatro empates. O técnico da equipe gaúcha pulou para o aproveitamento de 79,5%, ultrapassando Cuca, que caiu para 77,8%, após derrota para o Grêmio.
Há um ex-Flamengo que também integra o top-5. Campeão do Brasileirão 2020 com o Rubro-Negro, Rogério Ceni soma 75% de aproveitamento na atual temporada pelo Bahia, tendo 20 jogos, sete a mais que Filipe Luís e Roger.
Assim, Filipe Luís tentará manter seu bom aproveitamento na temporada no próximo jogo. O Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (3), em confronto contra o Deportivo Táchira (VEN), pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.
O ex-jogador do Mais Querido tem sido destaque no Athletic e falou sobre os conselhos que recebeu do atual treinador do Rubro-Negro
|
Considerado uma das joias da base em 2019, o centroavante Lincoln, de 24 anos, já tem rodagem nacional e internacional, mas por ter aparecido muito cedo para o futebol. Atualmente no Athletic, time mineiro que se prepara para disputar a Série B, o ex-Flamengo está finalmente botando em prática uma 'profecia' de um ex-companheiro do Mais Querido.
"O Filipe Luís na época tinha falado para mim. ‘Você precisa de 10 jogos.
"Pela primeira vez consegui essa sequência de pelo menos três jogos seguidos como titular no profissional e aí sim pude mostrar o que eu sei. Desde os meus 16 anos eu não consegui mostrar o Lincoln, mostrar as minhas características, porque é muito difícil mostrar isso em 10 minutos", contou.
“O Filipe Luís na época tinha falado para mim. ‘Você precisa de 10 jogos para você mostrar o que a gente vê todos os dias no treinamento. A partir daí as coisas vão ficar muito mais fáceis, você vai enxergar o jogo de outra maneira e aí todo mundo vai conhecer o Lincoln", disse o ex-Flamengo, sobre a opinião de Filipe Luís.
O jovem também afirma que a profecia de Filipe Luís não foi um 'chute' e sim a prova do conhecimento que seu ex-colega de clube demonstra desde os tempos em que jogava. Lincoln também se mostrou feliz pelo sucesso do atual técnico rubro-negro e destacou que quem via seu comportamento e a percepção de Filipe no dia a dia já sabia que ele seria treinador.
“Já era uma pedra cantada.
O Filipe já era um treinador dentro de campo, conseguia enxergar coisas que a gente não conseguia taticamente.É um cara muito inteligente, que merece todo sucesso que está tendo. Começou muito bem e já era de se esperar. Estou muito feliz por ele, merece tudo de melhor”.
Até o momento, Lincoln fez 10 partidas na temporada 2025 pelo Athletic. Além disso, o cria do Flamengo marcou três gols e deu três assistências, sendo titular em oito jogos, quatro deles consecutivos, sua maior série da carreira.
Blues miram jogador fundamental do Barça para a temporada 2025/26 e pode ter reforço de peso antes de encarar o Mengão nos Estados Unidos
|
Apesar da melhora defensiva sob o comando de Enzo Maresca, o Chelsea, adversário do Flamengo no Mundial de Clubes, pretende reforçar seu setor defensivo na próxima janela de transferências. Os Blues buscam um zagueiro de alto nível e já têm um alvo definido: Jules Koundé, do Barcelona. A informação é do jornal catalão Sport. Enquanto o clube londrino busca um defensor, o Mengão está atrás de um reserva para Arrascaeta.
Atualmente, a equipe londrina utiliza uma intensa rotação no lado direito da defesa, com Benoît Badiashile, Wesley Fofana e Tosin Adarabioyo revezando-se ao lado do canhoto Levi Colwill. A chegada de Koundé ajudaria a dar mais solidez ao setor.
O francês, que foi alvo do Chelsea em 2022 antes de optar pelo Barcelona, tem atuado como lateral-direito na Catalunha. Apesar de se destacar na posição, ele já manifestou publicamente a preferência por jogar como zagueiro, algo que poderia ser viável em Stamford Bridge.
O Sport aponta que o Chelsea tem uma estratégia para tentar convencer o jogador a trocar o Camp Nou pela Premier League:
Mesmo ciente do interesse inglês, o Barcelona não pretende facilitar a saída do defensor. O clube já negocia uma renovação de contrato e busca um novo lateral-direito para aliviar a carga de Koundé, que disputou 45 partidas na temporada, sendo titular em 35.
Com o Chelsea no caminho do Flamengo no Mundial de Clubes, a possível chegada de Koundé pode tornar o desafio ainda mais complicado para o Rubro-Negro. No grupo C da competição, o Mengão encara ainda o Esperance de Tunis e um adversário a ser definido, após a exclusão do León, do México, do torneio.