Futebol
01 Fev 2025 | 12:52 |
A gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, no Flamengo completa um mês neste sábado (01) e já apresenta mudanças significativas em relação às administrações anteriores. A principal delas é a separação entre o futebol e as demais áreas do clube, tornando o Ninho do Urubu e a Gávea mais independentes do que nunca.
José Boto assume comando do futebol
A nova estrutura lembra a transformação de clubes que se tornaram SAFs, mas sem a criação de uma empresa ou venda para investidores. No Flamengo, a gestão do futebol foi isolada, com vice-presidentes afastados do Ninho do Urubu. Quem toma as decisões no CT é José Boto, diretor técnico contratado como primeiro ato da nova diretoria.
Bap concedeu autonomia total ao português, limitando sua própria presença no dia a dia do futebol. Quando visita o Ninho, costuma se encontrar com Boto fora do horário de treinos para evitar interferências no elenco. Além disso, mantém postura discreta, tendo concedido apenas uma coletiva antes da posse, em dezembro.
Principais mudanças no primeiro mês de gestão
Contratações
Juninho (atacante) veio do Qarabag, do Azerbaijão, por 5 milhões de euros (R$ 31 milhões), enquanto Danilo (zagueiro) chegou sem custos após encerrar contrato com a Juventus, mostrando uma mudança no perfil de reforços, com foco na procura de jogadores com custo mais reduzidos ou sem pagamento de multas para realizar a contratação.
Saídas de jogadores
Fabrício Bruno foi vendido ao Cruzeiro por 7 milhões de euros (R$ 42 milhões) pagos à vista. Já David Luiz e Gabigol, não tiveram seus contratos renovados e o meia Carlos Alcaraz foi emprestado ao Everton (ING) com cláusula de compra obrigatória após conversa com o técnico Filipe Luís.
Departamento Médico
José Luiz Runco retornou ao Flamengo após nove anos e assumiu a direção médica geral.
Reestruturação: Quase 40 profissionais foram desligados.
Categorias de Base
Mais de 50 funcionários e jogadores foram dispensados em janeiro. O clube identificou que havia cargos desnecessários e excesso de atletas nas categorias de formação no futebol.
Mudanças na Direção
Alfredo Almeida (português) contratado como assistente de Boto. Carlos Noval assumiu a direção da base. Gabriel Skinner voltou como gerente de Administração e Logística. Dekko Roisman assumiu como Relações Institucionais. Por útimo, Bruno Spindel foi mantido e encarregado de renegociar comissões para melhorar o fluxo de caixa.
Nova abordagem na comunicação: Flamengo busca maior abertura com a imprensa, com liberação do planejamento semanal sendo enviado aos jornalistas, facilitando o contato dos setoristas com o clube.
A nova gestão do Flamengo já demonstra mudanças profundas no clube. Com Boto no comando do futebol e uma estrutura mais profissionalizada, a expectativa é de um modelo de gestão mais independente e eficiente.
Equipe de Bruno Pivetti perdeu jogador nos minutos iniciais o que prejudicou o desempenho do time formado por crias do Ninho
17 Jan 2026 | 23:39 |
O Flamengo perdeu por 3 a 0 para a equipe do Volta Redonda em partida realizada no Estádio Raulino de Oliveira pelo Campeonato Carioca. O lateral Carbone recebeu cartão vermelho ainda nos minutos iniciais, deixando o Rubro-Negro em situação complicada.
Aos oito minutos a torcida do Flamengo tinha a expectativa da primeira vitória no Campeonato Carioca. Joshua em profundidade lança para Douglas Telles que coloca a bola no fundo do gol. No entanto, a arbitragem marca impedimento e o placar seguia sem alterações.
A partida começou equilibrada, mas rapidamente ganhou contornos inesperados. Aos dois minutos, Carbone cometeu falta dura em Catatau e foi advertido com cartão amarelo. Pouco depois, aos dez minutos, o jogador voltou a cometer infração considerada pesada pelo árbitro. O lateral recebeu nova punição e, consequentemente, a expulsão. Com isso, o Flamengo precisou atuar praticamente todo o jogo com um atleta a menos
Aos 16 da etapa inicial, o Volta Redonda aproveita ter um jogador e faz 1 a 0 contra o Mengão. Catatau, protagonista da expulsão de Carbone passa a bola para MV que coloca os donos da casa à frente no duelo. O Flamengo até tentou em alguns momentos o empate, mas sem sucesso.
A volta do intervalo treinador do sub-20 optou em colocar Wanderson no lugar de Douglas Telles que pouco fez no jogo. Apesar da expectativa por pelo menos uma igualdade no placar, o gol saiu da parte do Volta Redonda.
Wagninho coloca a bola na área que sozinho, Rafael Augusto cabeceia para ampliar o resultado aos cinco da etapa final. A equipe mandante ainda teve um gol anulado de Igor Catatu após impedimento de Wellinghon Silva.
Igor Catatau teve mais um gol anulado, mas a equipe marcou mais um. Aos 35, Dener de cabeça após cruzamento de Wagninho e fechar o placar. Fim de jogo: Volta Redonda 3x0 Flamengo pelo Campeonato Carioca.
O Mais Querido agora terá um compromisso mais pesado: enfrenta o Vasco na próxima quarta (21) no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). O rubro-negro entra pressionado no clássico com risco de rebaixamento no estadual.
Diante do Voltaço, Mengão busca a primeira vitória na competição após dois tropeços e técnico Bruno Pivetti define os titulares para o confronto
17 Jan 2026 | 20:25 |
O Flamengo sub-20 entra em campo neste sábado (17), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. A equipe comandada por Bruno Pivetti terá mudanças importantes em relação aos dois primeiros jogos da competição.
O time rubro-negro está escalado com: Léo Nannetti; Daniel Salles, Iago, João Victor, Carbone; Pablo Lúcio, Kaio Nobrega, Guilherme Gomes; Douglas Telles, Joshua e Alan Santos.
As alterações são forçadas. O lateral-esquerdo Johnny passou por cirurgia no ombro esquerdo e está fora da partida. Já o atacante Wallace Yan foi negociado com o Red Bull Bragantino e não faz mais parte do elenco. Para as vagas, Gusttavo assume a lateral, enquanto David Viana larga na frente no setor ofensivo, com Alan Santos como opção.
Nos dois primeiros compromissos no Estadual, o Flamengo sub-20 soma um empate e uma derrota. A equipe ficou no 1 a 1 com a Portuguesa, na estreia, e perdeu para o Bangu na rodada seguinte. Com apenas um ponto conquistado, o time entra pressionado em busca da primeira vitória na competição.
A partir da próxima rodada, no clássico contra o Vasco, existe a possibilidade de reforços do elenco profissional. A equipe principal comandada por Filipe Luís, porém, ainda deve demorar um pouco mais para estrear oficialmente na temporada 2026.
O confronto entre Volta Redonda e Flamengo acontece neste sábado (17), às 21h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV, na TV fechada, e do Premiere, pelo sistema de pay-per-view.
Mengão entra em campo neste sábado (17) pela 2ª rodada da competição e busca a vitória para se reerguer após sequência negativa
17 Jan 2026 | 19:25 |
O Flamengo volta a campo neste sábado (17) para o terceiro compromisso no Campeonato Carioca 2026. A equipe sub-20 do clube viaja até a Cidade do Aço para enfrentar o Volta Redonda, em duelo válido pela segunda rodada da Taça Guanabara. A partida será disputada às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira.
A campanha dos Garotos do Ninho no Estadual é marcada por instabilidade. Até o momento, o Flamengo soma um empate e uma derrota, com apenas um ponto conquistado. Na estreia, a equipe ficou no 1 a 1 com a Portuguesa, em jogo adiantado da quinta rodada, e depois acabou derrotada pelo Bangu.
Com esse desempenho, o Mais Querido ocupa a terceira colocação do Grupo B. Vale destacar que Flamengo e Portuguesa são, até agora, os únicos clubes do grupo com dois jogos disputados, em função do ajuste no calendário da competição.
Para o confronto diante do Volta Redonda, o técnico Bruno Pivetti terá um desfalque certo. O lateral-esquerdo Johnny Góes está fora da partida após sofrer uma lesão no ombro esquerdo na derrota por 2 a 1 para o Bangu, na última quarta-feira (14).
O jogador passou por procedimento cirúrgico na quinta-feira (15) e não possui previsão de retorno imediato. A tendência é que Gusttavo, que já substituiu Johnny durante a partida anterior, seja mantido como titular na lateral esquerda.
Campeonato Carioca 2026 – 2ª rodada