Futebol

CASAGRANDE FALA SOBRE O PONTO CERTO QUE TITE TEM PARA CONTROLAR O ELENCO DO FLAMENGO

Depois de um ano repleto de turbulências dentro e fora de campo, o Mengão reencontrou a calmaria com o técnico

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O ambiente conturbado parece não ser mais uma realidade no Flamengo. Depois de um ano amargo, dentro e fora de campo, em 2023, o Rubro-Negro se reencontrou no comando de Tite. Ao analisar o que mudou para o time se alinhar novamente, Casagrande apontou um aspecto principal envolvendo o treinador gaúcho.


O ex-jogador e hoje comentarista acredita que o Flamengo vinha pecando na escolha de treinadores. Para Walter Casagrande, o departamento de futebol selecionava técnicos “menores” do que o elenco estrelado do clube.


“Antes do Tite chegar, no ano passado, quando tava dando tudo errado, eu falava que o Flamengo precisava de um treinador maior que os jogadores. Porque os jogadores estava difícil de controlar, desde quando Jorge Jesus saiu, porque ele cresceu junto com o grupo. Mas depois, o Flamengo só trouxe treinadores menores que os jogadores”, disse ao programa ‘UOL News Esporte’.


Currículo faz Tite ser respeitado no Flamengo

Depois de Jorge Jesus, o Flamengo contratou Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vitor Pereira e Jorge Sampaoli, até conseguir Tite, em outubro do ano passado.


O gaúcho chegou a Gávea com um currículo extenso e de respeito. Por clubes, foi multicampeão no Corinthians, levando o time a vencer o Mundial de Clubes em 2012, feito que ainda não foi repetido por um clube brasileiro desde então. Além disso, Tite havia passado seis anos a frente da Seleção.

“Tite é um treinador muito maior que os jogadores do Flamengo. Já disputou duas Copas do Mundo, foi campeão do mundo e da Libertadores com o Corinthians. É muito respeitado no futebol, sempre achei um grande treinador. […] Não gosto da direção, do Landim, do Marcos Braz, acho que os caras não sabem nada de futebol, fora outras coisas. Mas acho que na escolha do Tite, o Braz não precisou pensar. Todas às vezes que ele pensou deu errado. Então no Tite, acho que eles viram ele livre e acertaram porque foram diretos”, disse Casagrande.

De La Cruz é peça que faltava no time

Outro fator apontado para o sucesso de Tite no Flamengo é a chegada de De La Cruz. O meia foi o primeiro reforço para a temporada, contratado ainda em dezembro de 2023. Em um curto período, o uruguaio já se estabeleceu como uma peça-chave da equipe do treinador.

“Segunda coisa, o time do Flamengo sempre foi forte, só que faltava o cara do meio-campo que pegasse a bola da defesa e levasse ao ataque com rapidez. E esse cara é o De La Cruz, ele está fazendo total diferença nesse time. Ele está fazendo com que o Flamengo tenha uma intensidade maior do que tinha nos últimos anos”, completou.


Futebol

Bastidores: Jogadores do Flamengo cobram verticalidade na era Filipe Luís

Partida diante do Corinthians mostrou um Rubro-Negro mais voltado para o jogo objetivo do que paciente para gerar espaços através do toque de bola

Jogadores cobram verticalidade no Flamengo de Filipe Luís - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Jogadores cobram verticalidade no Flamengo de Filipe Luís - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O mantra dos jogadores no vestiário: “vamos jogar para frente, vertical”, antes da estreia de Filipe Luís no comando do Flamengo, durante a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, foi cumprido. A vitória por 1 a 0 não refletiu completamente a superioridade rubro-negra no Maracanã, mas o estilo de jogo "arame liso" dos últimos confrontos, especialmente contra o Peñarol, foi deixado de lado. A informação é do portal 'GE'.


A mudança para um ritmo de jogo mais dinâmico já estava planejada. Liderados por Gerson, os jogadores criaram um ambiente de autocobrança e exigiram mais objetividade nas jogadas. A alteração do padrão de jogo veio com o objetivo de fazer as características dos atletas Rubro-Negros florecer cada vez mais.


No domingo anterior, apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, o time circulou muito a bola perto da área adversária, mas pouco ameaçou o rival. Contra o Corinthians, a postura foi outra, e os números comprovam isso. Foram 19 finalizações, com nove de fora da área. Com 57% de posse de bola, o time de Filipe Luís criou seis grandes chances, mas converteu apenas uma.


Filipe Luís, que também demonstrou muita energia em suas orientações no vestiário – algo que não se via com Tite – levou essa intensidade para o campo. A empolgação foi tanta que o treinador chegou a se jogar no gramado para comemorar o gol de Alex Sandro.

“Sensação maravilhosa. O que senti no banco de reservas, vi meus companheiros correndo por mim. Eu me senti muito orgulhoso. Sou um privilegiado. Não falo da boca para fora: quando a torcida quer ganhar o jogo, ela ganha sozinha”, afirmou Filipe Luís na coletiva pós jogo.


Ainda é cedo para dizer se o Flamengo conseguirá manter o ritmo e o espírito mostrados contra o Corinthians, mas a vontade de deixar para trás o recente passado de uma equipe que irritava a torcida pela falta de objetividade é evidente no olhar dos jogadores.


Futebol

Comentarista enaltece meia do Flamengo e destaca: "não tem brasileiro na Europa melhor que ele"

O meia do Flamengo recebeu diversos elogios pela sua performance com o Manto Sagrado na atual temporada

Meia do Flamengo é enaltecido por comentarista (Reprodução/ Flamengo)
Meia do Flamengo é enaltecido por comentarista (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Gerson tem sido um dos maiores destaques do Flamengo até o momento. Além de se destacar em campo, o jogador também chama a atenção como capitão do rubro-negro. Desse modo, o comentarista Osvaldo Pascoal, da ESPN, pediu o meia de titular na Seleção Brasileira e disparou contra os atletas que atuam na Europa.


"Hoje o Gerson é titular da Seleção Brasileira. Não tem nenhum jogador brasileiro no meio campo que joga na Europa, que joga mais que o Gerson. Eu já estou aporrinhado com alguns caras que jogam na Seleção Brasileira. Que eles jogam demais na Inglaterra, mas chegam na Seleção Brasileira e é só toquinho para o lado", disparou o comentarista.


GERSON NA SELEÇÃO


Com suas ótimas atuação pelo Mais Querido, Gerson foi convocado por Dorival Júnior. Desse modo, o Brasil encara o Chile pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, no dia 10 de outubro, no Estádio Nacional do Chile. Já no dia 15, a seleção enfrenta o Peru, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

RECORDE DE JOGOS 


Vale lembrar que Gerson ficou dois meses afastado dos gramados após realizar uma cirurgia no rim. O meia teve hidronefrose, problema renal. Após se recuperar, o camisa 8 não parou mais. Isso porque, ele atuou em 49 jogos na temporada, sendo titular em 41.

FOCO NO PRÓXIMO JOGO

Assim, com Gerson à disposição, Filipe Luís encerra a preparação da equipe rubro-negra para a partida contra o Bahia nesta sexta (4). O Mais Querido volta a campo neste sábado (5), às 19h, na Arena Fonte Nova.


Futebol

Agora sim! FIFA pagará indenização ao Flamengo por lesão de Pedro - confira valores

A entidade máxima do futebol se comprometeu a arcar com os salários do atacante do Flamengo até seu retorno aos gramados

Flamengo receberá indenização da FIFA por Pedro (Reprodução/ Flamengo)
Flamengo receberá indenização da FIFA por Pedro (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Pedro está fora do restante da temporada do Flamengo após sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo durante um treino da seleção brasileira. Desse modo, a FIFA assumirá os salários do camisa 9 até o jogador se recuperar.


De acordo com informações do GE, a FIFA pagará os salários de Pedro por motivo de a lesão ter ocorrido durante da Data destinada as competições de seleções. Assim, o Rubro-Negro tem direito ao "The FIFA Club Protection Programme" (Programa de Proteção de Clubes da FIFA). Desse modo, a entidade máxima do futebol comunicou o Mais Querido que arcará com os salários até que o camisa 9 volte a jogar.


Destacando que o mecanismo da FIFA tem como limite o pagamento de 7.5 milhões de euros (R$ 46, 77 milhões) por ano para um jogador individualmente. Já o teto diário é de 20,5 mil euros (R$ 127,8 mil), e o período máximo da cobertura é de 365 dias.


INDENIZAÇÃO DA CBF

O Flamengo segue em conversas com a CBF para resolver o pagamento de 40% do salário de Pedro. O valor é referente aos direitos de imagem do jogador. Isso porque, a recuperação da lesão do atleta não é rápida, podendo durar de seis a dez meses. Ou seja, o camisa 9 retorna aos gramados somente em 2025.


FOCO NO PRÓXIMO JOGO

Assim, sem Pedro, Filipe Luís encerra a preparação dos jogadores rubro-negros para a partida contra o Bahia nesta sexta-feira (40. O Mais Querido encara a equipe baiana no sábado (5), às 19h, na Arena Fonte Nova.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alex Sandro exalta Gabigol no Flamengo
Futebol

Alex Sandro exalta Gabigol no Flamengo

 

Icon Comentário0
Casagrande se mostra empolgado com Filipe Luís no Flamengo
Futebol

Casagrande se mostra empolgado com Filipe Luís no Flamengo

 

Icon Comentário0
Alex Sandro fala sobre título do Brasileirão: "quem não acredita, não é Flamengo"
Futebol

Alex Sandro fala sobre título do Brasileirão: "quem não acredita, não é Flamengo"

 

Icon Comentário0